Aproveitando a tecnologia avançada para aprimorar as operações, a ComEd anunciou que, pela primeira vez, seus pilotos certificados operarão drones remotamente de qualquer local no norte de Illinois. Usando a nova tecnologia Skydio Drone Dock, as equipes da ComEd testarão soluções de monitoramento remoto por drones que permitirão capacidades de vigilância seguras e econômicas no local e sob demanda sem despachar caminhões de equipes para realizar inspeções pessoais.
“Na ComEd, estamos sempre procurando maneiras de melhorar a experiência de nossos clientes e avançar em nossos esforços de recuperação de tempestades. O monitoramento de equipamentos mais inteligente é uma maneira de prevenir proativamente as interrupções e apoiar o desempenho geral da rede”, disse Terence Donnelly , presidente e COO da ComEd. “A expansão do nosso programa de drones se baseia no trabalho inovador que realizamos na última década para fortalecer e modernizar nosso sistema.”
A Federal Aviation Administration (FAA), que regula a operação comercial de drones, permite que organizações como a ComEd solicitem isenções operacionais que permitem aos pilotos operar drones remotamente sem uma linha de visão visual. Essas renúncias operacionais permitirão que os pilotos ComEd certificados pela FAA usem drones aprimorados para apoiar a inspeção de equipamentos de rotina, permitindo que as equipes de serviços públicos se concentrem no reparo e melhorias prioritárias da rede.
O monitoramento remoto por drone apoiará o desempenho geral da rede, aumentando a capacidade da ComEd de inspecionar equipamentos rapidamente em todo o território de serviço da empresa elétrica. Isso ajudará a reduzir os custos de operação e manutenção, ao mesmo tempo em que ajuda a identificar possíveis áreas problemáticas e a evitar quedas de energia antes que elas ocorram. Os recursos de voo remoto e fora do local também maximizarão os esforços dos pilotos de drones da ComEd, limitando o tempo que eles são fisicamente necessários no campo.
Para apoiar a resiliência líder nacional da ComEd , o monitoramento de rotina do equipamento é crucial para garantir que todos os ativos da rede estejam operando conforme o planejado. A ComEd usa drones de várias maneiras, inclusive para inspecionar linhas de energia e seguir tempestades para avaliar danos e permitir que as equipes restaurem a energia com mais rapidez e eficiência. Os pilotos de drones regularmente se juntam aos trabalhadores da linha de frente no campo para ajudar na inspeção de linha e equipamentos. Em 2022, o ComEd também passou a usar drones para apoiar o manejo da vegetação .
Os drones incluídos no programa Drone Dock da ComEd serão equipados com uma câmera de alta resolução e ferramentas de termografia. Esses recursos permitirão que os drones capturem dados extensos, imagens digitais e vídeos de todos os ângulos do equipamento da grade, que serão revisados para ajudar a lidar preventivamente com futuras falhas do equipamento com base nas condições do equipamento e fatores ambientais.
A docking station, fabricada pela Skydio, fornece uma unidade de alojamento remoto e uma plataforma de lançamento para os drones quando não estão em uso. Atualmente, a tecnologia está instalada no Chicago Training Center da ComEd, enquanto os pilotos da ComEd são treinados para usar a nova tecnologia; a instalação de docas adicionais está prevista para o final de 2023 em locais seguros em todo o território de serviço da ComEd.