O setor de drones e mobilidade aérea avançada está evoluindo rapidamente e oferece novas oportunidades de desenvolvimento para a indústria da aviação. É por isso que o Aeroporto de Bruxelas quer investir no DronePort, um ecossistema único focado em pesquisa, inovação e desenvolvimento no mercado de drones e mobilidade aérea avançada. Com este investimento, o Aeroporto de Bruxelas pretende apoiar ainda mais a inovação e o desenvolvimento no campo dos drones.
O DronePort está localizado na antiga base da força aérea de Sint-Truiden e é uma iniciativa da Limburg Investment Company LRM, da cidade de Sint-Truiden, POM Limburg e JK Invest. O desenvolvimento do site começou em 2013, e o DronePort visa estimular a pesquisa e a inovação criando um ecossistema para o setor de drones e mobilidade aérea avançada. Este ecossistema inclui um aeroporto regional, bem como vários serviços, incluindo um campus, um local de teste de drones e uma incubadora que formam uma plataforma de crescimento para empresas que desejam desenvolver ainda mais este novo mercado.
O Aeroporto de Bruxelas tem a ambição de desempenhar um papel de liderança no desenvolvimento e aplicação de soluções inovadoras baseadas na utilização de drones. Em 2021, o Aeroporto de Bruxelas já se tornou acionista da SkeyDrone, pioneira na área de serviços de drones e sistemas de gerenciamento de drones. Devido a esta injeção de capital pretendida na DronePort, o Aeroporto de Bruxelas agora também se tornaria um co-acionista.
“Ao adquirir uma participação de 30% na DronePort, teremos a oportunidade de assumir uma posição única nesta indústria emergente”, explica Arnaud Feist, CEO da Brussels Airport Company. “Estamos investindo cada vez mais no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e trabalhando em vários projetos de drones, incluindo segurança aeroportuária e eficiência operacional. Com esta participação na DronePort, o Aeroporto de Bruxelas pretende reforçar o seu papel no desenvolvimento de soluções e serviços baseados na tecnologia drone.”
Este aumento de capital pretendido permitirá que a DronePort continue e acelere o desenvolvimento de sua infraestrutura e ecossistema. A parceria de acionistas possibilita acelerar a cocriação e promover a comunidade de drones e seus desenvolvimentos na Bélgica e além. Os parceiros têm a ambição conjunta de transformar o DronePort em um aeroporto de drones com reputação internacional.
“A DronePort foi fundada há alguns anos, já respondendo à crescente indústria de drones e estava à frente de seu tempo graças às suas instalações de teste exclusivas, operação de incubação e infraestrutura. A entrada da Brussels Airport Company marcará um novo capítulo para a DronePort, um próximo passo no ciclo de vida da empresa. O Aeroporto de Bruxelas é um forte parceiro estratégico com sólidos conhecimentos de aviação, uma ambição clara e uma rede internacional que ajudará a DronePort a crescer para uma referência no setor dos drones a nível europeu”, afirma Tom Vanham, General Manager da LRM.
A transação está sujeita a finalização e aprovação pelas autoridades de concorrência relevantes e respetivos órgãos sociais e deverá ser concluída ainda em 2023.