O principal fornecedor de soluções drone-in-a-box, Percepto, recebeu uma renúncia sem precedentes da Federal Aviation Administration (FAA). Essa nova aprovação permite que a empresa opere drones autônomos além da linha de visão visual (BVLOS) em espaço aéreo blindado, e isso também sem sistemas caros de detecção e prevenção (DAA) terrestres ou aéreos.
A nova isenção de voo de drone BVLOS da Percepto é válida para operações de inspeção e monitoramento em todos os locais de infraestrutura crítica e não crítica nos Estados Unidos.
Sob a isenção, as operações BVLOS “blindadas” de baixo risco são autorizadas 200 pés acima e ao redor de ativos localizados em locais críticos de infraestrutura. Em locais de infraestrutura não crítica, as operações BVLOS blindadas são permitidas 50 pés acima da obstrução mais alta localizada a 800 metros do local.
A Percepto diz que sua conquista beneficiará toda a indústria de drones e servirá como um passo crucial na integração total dos drones ao Sistema Nacional de Espaço Aéreo (NAS). Como Neta Gliksman, vice-presidente de política e assuntos governamentais da Percepto, coloca:
Essa renúncia ajudará a inaugurar uma nova era de operações escalonáveis de drones que beneficiarão o setor de infraestrutura crítica imediatamente e, no futuro, de maneiras que ainda não imaginamos.
A Koch Ag and Energy Solutions, uma subsidiária da Koch Industries e defensora da solução drone-in-a-box da Percepto, está igualmente entusiasmada com o desenvolvimento. “A capacidade de realizar inspeções remotas do BVLOS sem a supervisão humana do sistema e sem a necessidade de ativos DAA caros aumentará o valor do sistema Percepto, reduzindo significativamente os custos e as barreiras às operações do BVLOS em nossa infraestrutura crítica e locais comerciais industriais em todo o país, ” diz Tim Shanfelt, PMP, diretor de capacitação de operações da Koch Ag and Energy Solutions.
Danny Allen, supervisor de inteligência geoespacial da ConocoPhillips (outro cliente Percepto) acrescenta:
O uso do UAS da Percepto para realizar inspeções de infraestrutura crítica melhora significativamente a segurança do trabalhador e a eficiência das operações, permitindo que as inspeções ocorram remotamente de qualquer lugar nos Estados Unidos.