Connect with us

Notícias

A partir de março, a Helisul vai gerenciar a venda, suporte e operação dos drones FIXAR 007 aqui no Brasil.

Publicado

em

A empresa europeia inovadora de drones corporativos FIXAR continua sua expansão global de negócios com uma entrada no mercado de serviços robusto além da linha de visão (BVLOS) do Brasil, em parceria com a empresa de aviação local Helisul Aviação para fazê-lo.

A FIXAR, com sede na Letônia, disse que o vínculo permitirá atender clientes empresariais no Brasil com a Helisul supervisionando a importação, vendas e operação de seus drones 007. Espera-se que as capacidades dessa nave híbrida de asa fixa para missões estendidas sejam um ativo valioso para uma ampla gama de empresas brasileiras cujas missões de levantamento, sensoriamento remoto e vigilância BVLOS geralmente cobrem grandes extensões de terreno.

O desempenho BVLOS estendido do drone, FIXAR acredita, será particularmente atraente para empresas nos setores de agricultura, mineração, inspeção de infraestrutura e serviços de plataforma offshore em expansão no Brasil, cuja coleta de dados ou missões de transporte em áreas amplas se beneficiarão de operações mais longas.

A FIXAR diz que o 007 é capaz de voar 60 quilômetros transportando uma carga útil de dois kg por até uma hora a velocidades de 20 m/s. Essa velocidade, diz, é cerca de 30% mais rápida do que as naves concorrentes, permitindo não apenas resultados de coleta de dados mais rápidos, mas também cobertura de áreas mais amplas do que as rivais durante cada missão.

O FIXAR 007 apresenta um design único e atraente que posiciona seus quatro rotores para que não precisem ser girados para permitir a transição da decolagem vertical para o voo frontal, como fazem outras aeronaves de asa fixa.

Isso permite decolagens e pousos rápidos e fáceis em qualquer terreno – sem pára-quedas, catapultas ou outros acessórios que a maioria das aeronaves de asa fixa precisa – e distâncias de missão prolongadas com maior velocidade e eficiência que o design de asa fixa oferece.

A diretora de expansão global da FIXAR, Yulia Druzhnikova, diz que a parceria da empresa com a Helisul permitirá que os clientes brasileiros se beneficiem do desempenho aprimorado do 007, bem como dos serviços de treinamento e manutenção que seu parceiro fornece. Também estabelecerá as bases para a expansão planejada para outras nações da região.

“A Helisul, com sua experiência de 50 anos na aviação, oferece tudo o que a FIXAR precisa para se expandir na região da América Latina”, diz Druzhnikova. “Estamos felizes em contribuir com os drones VTOL da FIXAR, projetados para missões avançadas em ambientes desafiadores, para liberar todo o potencial do mercado latino-americano de drones e aumentar a segurança e a eficiência.”

Inicialmente a Helisul vai orquestrar as vendas e, a pedido dos clientes, a operação no Brasil do drone 007 da FIXAR. Também é esperado adicionar o 025 UAV de desempenho ainda mais alto à sua oferta depois que a FIXAR o introduziu no final deste ano. O 025 está sendo produzido para transportar até 10 kg de carga útil e voar até 300 km por missão. Além de voos BVLOS ainda mais longos e resultados mais eficientes que eles oferecerão, a FIXAR diz que o 025 compartilhará a robustez considerável do 007.

No ano passado, o 007 realizou uma missão de mapeamento de 19,8 km em terreno montanhoso irregular em altitudes de até 6.115 metros e em temperaturas que oscilaram entre 5°C e -20°C. Druzhnikova diz que faz dos drones FIXAR os únicos UAVs no mercado capazes de operar a mais de 6.000 metros de altitude e capazes de resistir a campos geomagnéticos devido à ausência da bússola.

Embora não se espere que as condições de voo sejam tão rigorosas no Brasil, Lucas Fontoura, chefe da divisão de drones da Helisul, diz que uma das razões pelas quais a FIXAR selecionou a empresa foi por seu histórico de trabalhar – e obter autorização para – drones operando em condições excepcionais circunstâncias.

“Ao considerar parceiros brasileiros, a FIXAR… apreciou nossa experiência e capacidade incomparável em obter a certificação dos drones utilizados e autorização para realizar missões acima de 400 pés da Agência Nacional de Aviação Civil”, disse Fontoura – um talento da Helisul que será útil para clientes que inspecionam infraestrutura elevada e ativos offshore. “(A FIXAR também) reconheceu a reputação da Helisul em segurança, qualidade e tecnologia no mercado de aviação.”

Continue Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *