Drone da Autel Robotics foi usado por uma equipe científica de acadêmicos internacionais para documentar as atividades no vulcão Irazú, na Costa Rica. O drone Autel EVO Lite+ foi selecionado pelos cientistas por causa de seu sensor de alta qualidade e durabilidade, tornando-o uma solução ideal para conduzir pesquisas profissionais com um Veículo Aéreo Não Tripulado (UAV).
O EVO Lite+ foi capaz de voar com segurança em ventos de 17 nós e pode ser usado em condições de até 37 nós, tornando-o um ajuste perfeito para o projeto de alta altitude. O drone foi pilotado por Ian Godfrey, um Piloto Remoto certificado pela FAA Part 107, certificado pelo SINAC para operações de UAS (Unmanned Aircraft System) em Parques Nacionais. A equipe científica coletou dados vitais sem complicações e relatou que o drone teve um desempenho extremamente bom, apesar do ambiente vulcânico de alta altitude a 3432 metros acima do nível do mar com condições de vento notáveis. “Pessoalmente, gosto muito do sensor e da durabilidade geral do drone”, comentou Ian Godfrey. “Operamos em muitos ambientes complexos e o drone funcionou perfeitamente. Esses fatores nos permitiram coletar os dados necessários sem complicações.
A equipe científica usou o drone Autel EVO Lite+ para documentar vários aspectos da Cratera Principal do Vulcão Irazú, incluindo níveis de água do lago, áreas de mineralização ou cristalização, potenciais aberturas de desgaseificação de emissões vulcânicas – e que nenhuma fumarola subaquática foi encontrada. Eles também verificaram áreas que poderiam sofrer futuras quedas de rochas e áreas de maior risco de erosão ou rachaduras dentro da cratera principal do vulcão.