A Autel Robotics emitiu uma nova declaração explicando que o uso militar não é a “intenção original” de seu design de produto. O desenvolvimento vem logo após a descoberta de drones “semelhantes” à Autel sob a marca Patriot no recém-concluído Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF) na Rússia.
O SPIEF é uma vitrine econômica anual frequentemente chamada de “Davos da Rússia”. Embora o evento seja encabeçado pelo próprio Vladimir Putin, foi boicotado pelos países ocidentais pelo segundo ano consecutivo devido à guerra na Ucrânia.
No entanto, vários fabricantes de drones exibiram seus produtos no SPIEF 2023. Mas o que foi particularmente interessante de ver foi que um drone que correspondia não apenas ao design, mas também às especificações do Autel EVO II Pro V3 foi exibido sob a marca Patriot K30T na exposição chão. Outro produto exibido sob a marca Patriot parecia estranhamente semelhante ao recém-lançado drone 8K EVO Max 4T.
Embora várias empresas tenham se livrado da Rússia, muitas empresas renomearam ou lançaram novas unidades sob propriedade russa. Portanto, a Autel Robotics seguindo o mesmo caminho não seria uma surpresa completa. Mas o porta-voz da empresa não respondeu imediatamente a essas questões levantadas pelo DroneDJ .
Vale ressaltar que a Autel foi a segunda marca de drones mais popular vendida na Rússia no ano passado. De acordo com uma reportagem recente do New York Times , as vendas da empresa na Rússia desde a invasão em grande escala da Ucrânia totalizaram cerca de US$ 2 milhões, com a remessa mais recente de drones Autel sendo rastreada até fevereiro de 2023.
Enquanto isso, a fabricante de drones enfatiza em uma nova declaração que a conformidade de exportação é crítica para os negócios da Autel Robotics e suas subsidiárias ou subsidiárias controladas e entidades afiliadas. A empresa acrescenta: