FPV é um acrônimo para First Person View, ou Visão em Primeira Pessoa, e no caso dos drones e aeromodelos diz respeito à experiência de pilotar uma aeronave como se estivesse a bordo dela. Isso é feito com o uso de uma câmera, um transmissor e um receptor de vídeo e uma tela, de modo que o piloto é capaz de ver através da tela as imagens captadas pela câmera a bordo da aeronave.
Na verdade esta tecnologia não é exatamente uma novidade visto que praticantes utilizam este princípio ha cerca de uma década e, cabe dizer, sem praticamente nenhum avanço significativo desde então. Isso equivale a dizer que um dos principais problemas da tecnologia, que é baseada na transmissão de sinais analógicos, continua presente: a baixa qualidade de imagem.
FPV HD
Apesar de viabilizar o FPV, o vídeo analógico apresenta limitações técnicas indesejadas que podem frustrar novos praticantes e causar ataques de ansiedade até mesmo nos pilotos mais experientes. Isso porque além da baixa resolução a qualidade da transmissão é bastante suscetível a interferências externas de modo que a imagem pode degradar bastante ou até mesmo sumir totalmente em alguns momentos. E são esses os problemas que os sistemas de FPV HD tentam solucionar, trazendo mais confiabilidade e qualidade à modalidade.
DJI Digital FPV System
Apesar de não ser o primeiro sistema deste tipo a ser disponibilizado comercialmente, o DJI Digital FPV System é o primeiro a ser lançado por uma grande marca que ainda por cima é líder isolada no mercado mundial de drones.
Mas não é de hoje que a DJI olha para o mercado de FPV e das corridas de drones, tendo já lançado produtos como o sistema de propulsão Snail específico para drones de corrida e também o sistema de vídeo digital Ocusync Air.
O problema com o Ocusync Air é que apesar de barato e compatível com o DJI Goggles RE, o tempo que a imagem captada pela câmera demora para ser exibida na tela do piloto apesar de baixo (na casa dos 50ms) ainda é considerado alto para as corridas de drone, e foi este um dos principais problemas resolvidos pelo sistema apresentado nesta quarta feira. O DJI Digital FPV System possui delay próximo aos 28ms, o que o coloca na mesma faixa dos sistemas analógicos da atualidade.
Características
Além da baixa latência já citada, o DJI Digital FPV System trás algumas outras qualidades interessantes como:
Alcance de até 4Km em modo FCC (em modo CD o alcance diminui para cerca de 700m);
Transmissão de imagem em tempo real a 720p e 120 frames por segundo;
Latência de comando na casa dos 7ms;
Sistema de transmissão anti-interferência;
DVR HD incorporado ao óculos;
Compatível com sistemas analógicos (via AV-IN);
Focus mode: preserva a qualidade da área central da imagem, priorizando esta área e degradando inicialmente apenas a região periférica quando o sinal começa a ficar fraco;
8 canais de frequência para até 8 pilotos voando simultaneamente;
Integração com tecnologias de mercado
Grandes empresas gostam de desenvolver tecnologias proprietárias, seja para garantir uma fatia maior do mercado, seja para viabilizar inovações tecnológicas que de outra forma não seriam possíveis. E este parece ser o caso do DJI Digital FPV System.
Apenas para citar um exemplo, a Fatshark, líder deste segmento ha 1 década, nunca conseguiu entregar um nível de inovação tecnológico significativo à tecnologia de transmissão de dados, se limitando a aprimorar seus produtos em termos de design, recepção de sinal, qualidade do DVR, lentes e telas, mas sempre apoiados na mesma tecnologia analógica de sempre. Então era natural que para oferecer uma solução inovadora a DJI tivesse que desenvolver um pacote completo contando não apenas com o sistema de transmissão como também com os equipamentos necessários para recepção e controle.
Isso não significa no entanto que não exista integração com as tecnologias já utilizadas atualmente pois apesar de possuir um sistema integrado de transmissão de vídeo e controle (chamado de air unit) ele permite que o usuário utilize seu sistema de rádio – FrSky, FlySky, Futaba etc… – se assim o desejar, bastando para isso utilizar um receptor compatível. O sistema também é compatível com Betaflight, o firmware mais popular no segmento de drone racing na atualidade.
Além disso, ao invés de desenvolver seu próprio drone de corrida – ou enquanto não o faz – a DJI optou por recomendar algumas partes de fabricantes já consagrados, o que deve inclusive contribuir para a aceitação da nova tecnologia.
Custo elevado ou na média?
Todo lançamento de alta tecnologia costuma vir acompanhado de uma pergunta totalmente tão pertinente quanto determinante para o seu sucesso: qual o preço? E no caso do DJI Digital FPV System o valor pode parecer um pouco assustador de início mas basta fazer algumas contas para concluir que ele se posiciona na mesma faixa de outros sistemas de ponta deste segmento, variando entre U$819 e U$929.
É claro que para praticar FPV não é preciso gastar tudo isso. Um conjunto de óculos FPV da Eachine, câmera e transmissor de vídeo por exemplo podem ser adquiridos por cerca de U$120,00, mas o DJI Digital FPV System é um sistema de ponta e vem para brigar com as melhores opções disponíveis hoje, ou seja, Fatshark HDO e Fatshark HD3, ambos na faixa dos U$500,00.
Se considerarmos que o sistema da DJI oferece também o rádio, a câmera com gravação HD, o transmissor de vídeo e o receptor de comandos, talvez fique até um pouco mais barato. E como é possível comprar o DJI Digital FPV System sem o rádio, então é possível preservar o investimento realizado no seu Taranis e eliminar a necessidade de comprar um rádio apenas para este uso específico.