Aparentemente a DJI ainda não deu 2022 por encerrado e pretende nas próximas semanas lançar uma variante do seu novo DJI Goggles 2, o DJI Goggles Lite, junto com as novas DJI O3 Air Units.
Não entendi nada
Para quem está boiando, desde 2019 a DJI tem investido pesado no segmento de FPV (First Person View), que é o nome da modalidade onde o piloto voa com o uso de um óculos que exibe em tempo real as imagens captadas pelo drone.
Na ocasião ela lançou o DJI Digital FPV, um kit composto por um óculos, o DJI FPV Goggles, um rádio, o DJI FPV Remote Controller, e uma Air Unit, que é a parte que fica a bordo do drone.
E obviamente que todos os drones da DJI já transmitem imagem em tempo real pro piloto, de modo que esse sistema serve para adicionar esse recurso a outras coisas como drones feitos em casa, automodelos, nautimodelos ou qualquer outra coisa.
E não que FPV já não existisse antes, pois já existia, mas o grande feito deste sistema foi a “popularização” do vídeo digital em alta definição, um grande avanço em comparação com os sistemas analógicos de baixa definição que eram utilizados até então.
Depois disso a DJI lançou o drone DJI FPV, que introduziu também uma atualização do DJI FPV Goggles, batizada de DJI FPV Goggles V2, o Motion Controller, e uma atualização do DJI FPV Remote Controller, batizada de DJI FPV Remote Controller 2.
Tudo fácil de entender até que mais recentemente a DJI lançou o AVATA, que introduziu um tal de DJI Goggles 2 (e não DJI FPV Goggles V3).
Confuso né? Pois é. Já fiz alguns vídeos falando sobre esse strogonoff de nomes.
E qual é a desse DJI Goggles Lite?
Bom, com base no que sabemos até o momento, eles serão praticamente iguais aos DJI Goggles 2, porém sem o touchpad e o head tracker, que é um sistema que permite ao piloto controlar alguns movimentos do drone apenas movimentando a cabeça. Legal né?
Talvez em um aeromodelo onde realmente é muito bacana poder olhar para os lados como se fossemos o piloto a bordo do avião, ou no caso de pessoas com mobilidade limitada, ou até mesmo para fazer vídeos impactantes no TikTok. Mas no geral é um recurso que nem todo mundo vai usar então uma versão mais barata sem esse recurso pode sim fazer sentido. Tudo vai depender do preço.
Além do mais, em imagem divulgada recentemente é possível ver o já conhecido menu dos goggles da DJI listando 2 modelos de drone que atualmente não dispõem de óculos compatível: o DJI Mini 3 e o DJI Mavic 3.
Se for verdade, só isso já fará com que a linha DJI Goggles se torne um grande sucesso.