O Departamento de Transporte e Instalações Públicas do Alasca (DOT&PF) diz que está testando um sistema drone-in-a-box, DJI Dock, junto com o drone DJI M30 , para reduzir os riscos de avalanche nas estradas.
É um desenvolvimento significativo para a gigante da tecnologia DJI porque esta é a primeira vez que sua docking station está sendo usada para uma missão de drone totalmente autônoma nos EUA.
O DJI Dock é uma estação robótica com classificação IP55 que permite que o M30 seja lançado e aterrissado automaticamente a partir de um local fixo. Ele também fornece ao drone a capacidade de recarregar suas baterias e trocar cargas úteis, tornando-o uma solução ideal para operações de longo prazo e frequentemente recorrentes em ambientes remotos e desafiadores do Alasca.
De acordo com o Alaska DOT&PF, a tecnologia está sendo testada em Juneau em colaboração com DJI e Frontier Precision. Ryan Marlow, coordenador de UAS para aviação estadual no Alaska DOT&PF, diz:
Essa nova solução inovadora tem o potencial de revolucionar a maneira como conduzimos operações de drones de longo prazo, principalmente nas áreas mais remotas do Alasca.
Durante o teste, o M30 capturou imagens aéreas de alta resolução de uma área conhecida por avalanches frequentes. Esses dados agora serão usados para apoiar os esforços do DOT&PF para melhorar a segurança dos passageiros e conduzir a redução do risco de avalanche na área.
A Frontier Precision aponta que o DJI Dock permitiu que o drone cobrisse uma grande área de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de vários lançamentos e aterrissagens.
“Os benefícios dessa nova tecnologia são inúmeros. Com operações automatizadas de drones, o Alaska DOT&PF pode coletar dados com mais rapidez e eficiência, levando a uma melhor tomada de decisões e, em última análise, a melhores resultados durante questões complexas de risco geológico e melhorando a segurança dos corredores rodoviários. Além disso, o sistema DJI Dock reduz a necessidade de intervenção humana em missões de drones, tornando-as mais seguras e confiáveis”, afirma Sean Muldoon, especialista em vendas e serviços da Frontier Precision.
O DOT&PF também concorda que os drones podem contribuir significativamente para aumentar a segurança no Alasca, fornecendo recursos avançados de monitoramento e inspeção.
Vale ressaltar que o DOT&PF supervisiona 237 aeroportos, nove balsas que atendem 35 comunidades ao longo de 3.500 milhas marítimas, mais de 5.600 milhas de rodovias e 839 instalações públicas em todo o estado do Alasca.