A DroneSense, uma empresa com sede no Texas que desenvolve software de drone para socorristas, diz que está pronta para se aventurar no espaço de hardware com a produção de um novo dispositivo de comunicação que pode ser conectado a qualquer drone de segurança pública, como o DJI M300 ou o M30 . Este dispositivo complementar funcionará essencialmente como um computador de mochila e garantirá que nenhuma informação vaze para o fabricante do drone.
O anúncio da DroneSense ocorre dias depois que o governo da Flórida proibiu as agências de segurança pública de usar drones DJI porque eles são fabricados em um “país estrangeiro preocupante”.
O dispositivo que o DroneSense planejou estará em conformidade com a Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA). Ele ignorará o link de radiofrequência existente usado para operar drones DJI a partir do solo e operará com priorização de tráfego de primeira resposta, também conhecida como frequência de rádio FirstNet. Ele também dará à aeronave conectividade de dados 4G/5G.
Como a solução colocará inteligência adicional a bordo, os socorristas poderão garantir limites de altitude, zonas de exclusão aérea e locais de pouso de emergência, mesmo quando o drone perder sua conexão. Isso será especialmente valioso em regiões com limitações máximas de potência de radiofrequência que restringem o alcance dos controladores de drones existentes.
Basicamente, o novo dispositivo do DroneSense não apenas melhorará a segurança dos dados, mas também será benéfico para voos em que o drone voa além do alcance visual do operador (BVLOS), aproveitando as redes 4G/5G existentes sobre protocolos de RF proprietários usados em controladores de solo .
O CEO da DroneSense, Christopher Eyhorn, tem certeza de que a solução trará valor imediato para a segurança pública e ajudará a salvar vidas.
Eyhorn diz: “Recentemente, muita atenção foi dada ao uso de drones na segurança pública, com alguns legisladores propondo proibições gerais de drones fabricados em certos países devido a questões de segurança da informação e soberania de dados. Apoiamos totalmente a necessidade de proteger a segurança nacional americana e projetamos este produto para atender a essas necessidades e dar às agências o máximo de opções ao selecionar as melhores ferramentas para realizar seus trabalhos. Existem muitas tecnologias, como telefones celulares, por exemplo, que utilizamos todos os dias e que são desenvolvidas em outros países, mas dependem de software fabricado nos EUA para fornecer segurança robusta para dados confidenciais. O DroneSense a bordo fornecerá uma solução semelhante para drones.”
O dispositivo está atualmente em conceito, mas DroneSense diz que os planos são acelerados para permitir a disponibilidade no final de 2023.