Um empresário ucraniano lançou uma competição para incentivar os fabricantes de drones a pousar uma aeronave no desfile anual do Dia da Vitória em Moscou, em 9 de maio, na Praça Vermelha. O que é difícil de resistir é a enorme premiação, que atualmente é de $ 550.000 e está ficando cada vez maior.
O concurso foi anunciado pelo cofundador do Monobank, Volodymyr Yatsenko, durante uma maratona ao vivo na semana passada. Yatsenko, cuja empresa fintech atende a mais de 5,5 milhões de clientes, explicou posteriormente em um post no Facebook que o drone deve carregar em suas asas o grito de guerra dos militares ucranianos: “Glória à Ucrânia! Glória aos heróis!”
Aqui está Yatsenko:
Estou oficialmente concedendo um prêmio a um fabricante ucraniano de UAV, cuja aeronave, com a ajuda dos militares, é claro, voará e pousará na Praça Vermelha de Moscou em 9 de maio.
Yatsenko reservou $ 500.000 de seu bolso para o jackpot, enquanto outros $ 500.000 devem ser arrecadados por meio de crowdsourcing . O empresário espera que o dinheiro do prêmio seja dividido de forma justa entre o fabricante do drone e os operadores militares que concluírem a tarefa com sucesso.
Essencialmente, a ideia é recompensar o fabricante de drones ucraniano mais promissor com fundos que possam ser usados para melhorar a aeronave. “Convoco todos os empresários interessados”, disse Yatsenko. “Em algum lugar perto de você está o nosso ‘Steve Jobs’ ucraniano, que está criando coisas bastante interessantes nas garagens. Assista e apoie-os.”
O próprio Yatsenko fabrica drones de reconhecimento Dovbush T10 que também podem ser atualizados para atingir um alvo, mas ele deixou claro que eles não farão parte da competição. Dito isso, Dovbush também deve voar para Moscou no dia que comemora a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Uma empresa ucraniana de drones que já confirmou sua participação no concurso é a SpecAero. Ela planeja modificar dois drones para voos de longo alcance e aumentar as chances de completar a missão.
Yatsenko está convencido de que a tarefa pode ser realizada porque um drone ucraniano conseguiu chegar a Nova Moscou no mês passado.
“Em 28 de março, já havia notícias de que algum pequeno drone de treinamento com slogans ucranianos voou para Nova Moscou. Mas atingiu uma linha de alta tensão. Tínhamos apenas 45 km até a Praça Vermelha para voar. Era a preparação para o desfile. Vimos como eles reagiram – se nos viram ou não. E posso dizer que tudo ficará bem. Então, vamos organizar um ‘feriado’ para eles juntos!” disse Yatsenko.