O Paris Air Show quebrou todos os recordes de público com seus habituais aviões de passageiros de longa distância e jatos militares, mas as principais estrelas do evento bianual de 2023 foram indiscutivelmente os táxis aéreos de decolagem e aterrissagem elétricos de última geração ( eVTOL ).
O Paris Air Show fechou suas portas em Le Bourget ontem, com os organizadores relatando 400.000 visitantes durante a primeira exposição de uma semana desde que o COVID-19 forçou o cancelamento do evento de 2021. Embora a maior parte dos US$ 55 bilhões em acordos assinados durante o encontro envolvesse aeronaves tradicionais, no entanto, grande parte dessa atividade – e interesse público – foi gerada pela primeira seção de Paris Air Mobility da feira, reunindo os principais desenvolvedores eVTOL preparando serviços de táxi aéreo para já no próximo ano.
Os eVTOLs de tamanho real e equipados pelas empresas líderes do setor Archer e Volocopter atraíram enorme interesse da multidão o último como a embarcação programada para fornecer os primeiros serviços de táxi aéreo do mundo durante os Jogo Olímpicos de Paris 2024.
Rivais do setor, incluindo Eve e Lilium, participaram com modelos de demonstração de suas respectivas seções de passageiros de táxi aéreo.
Outros fabricantes apresentaram versões em escala reduzida de seus eVTOLs, incluindo o táxi aéreo movido a rotor com dutos de asa e combustível híbrido da Ascendance Flight Technologies, com sede em Toulouse.
Também estiveram presentes os desenvolvedores Airbus , Wisk , AutoFlight , Plana , Joby e a chinesa EHang , que exibiu sua nave em tamanho real.
Não surpreendentemente, as maiores multidões para a Paris Air Mobility se reuniram em torno dos eVTOLs em tamanho real exibidos por Volocopter e Archer. Uma inspeção minuciosa de ambas as embarcações revelou a ênfase que os fabricantes estão colocando no conforto do passageiro e nas informações de voo personalizadas para cada viagem.
Também visíveis em meio aos cheiros de carros novos desses interiores, estavam os controles e painéis de navegação que os pilotos usarão para operação de táxi aéreo.
Essas e outras exibições orgulhosas de tecnologia aérea serviram como adoçantes para fechar os muitos negócios concluídos por empresas de táxi aéreo com futuros fornecedores de seus componentes eVTOL .
Mas também vital para a exposição inaugural do Paris Air Mobility, disse o organizador-chefe do Paris Air Show, Patrick Daher, estava familiarizando e atraindo os visitantes do público por meio de uma interação pessoal e de perto com o transporte emergente que eles logo verão no ar – e levando para suas próprias viagens urbanas.
“As tecnologias estão prontas, os primeiros testes foram bem-sucedidos e a revolução da mobilidade aérea diária pode ser para amanhã”, disse Daher. “Estarão esses ‘carros’ voando nos céus sobre as cidades de amanhã como nos motivos de ficção científica? Estamos quase lá… e este evento nos permite ajudar o público a entender isso melhor.”