› Fóruns › Equipamentos › Perda de Sinal Dragon Link
- Este tópico está vazio.
- agosto 10, 2011 às 12:25 am
ola, preciso sa ajuda de voces, eu e meu amigo gutemberg compramos um dragon link. instalamos no Futaba 9c conforme o manual so produto, Fizemos o bind, no avião instalamos a antena do uhf no sendido vertical numa das pontas da asa conforme ele recomenda no site dele. o link de video é da lawmate de 1,2 de 1000w que fica na calda do skywalker. nos ja voavamos com um modulo futaba 2.4ghz. trocamos para o uhf e agora o avião a mais de 10m vive entrando em failsafe … sei que o modulo uhf se configura o failsae quando deixamos o botão do Tx e ele grava a posição dos comandos do avião … o bind é feito segurando o botão quando eu ligo o modulo depois eu ligo o Rx. eu não entendi muito bem como faz o rang teste .. mas é tudo tão simples que eu não sei o que esta errado. O Aero vive entrando em fail safe ai não confio tem como desabilitar essa configuração futuramente pois pretendo colocar o Cyclope osd. se puder ajudar eu agradeço antes que eu reenvie o produto para o fabricante.
- Replies
-
- agosto 10, 2011 às 12:46 am
Amigao,
Teste de range do Dragon link.
Retire a antena do trasmissor e coloque o Dummy (aquela porquinha que veio atarrachada alí quando veio da fabrica).
Liguei o radio e o aviao. (peça pra alguem segurar o aviao, caso entre em failsafe ele nao vai sair voando).
Se afaste do aviao aproximadamente 20m. Se tudo estiver certo, você ainda deve ter controle sobre os comandos e a recepção está boa.
Agora retire o Dummy, coloque de volta a antena no transmissor.
Desatarrache a antena do receptor no aviao e mantenha o conector pelo menos 5cm longe do receptor. Ligue tudo, se afaste 20m. Se tudo estiver certo, você continua com controle sobre os comandos e isso indica que a transmissão está boa.
Se você não conseguir chegar a 10m de distancia em um dos casos, o problema é de instalação. Alguma coisa está gerando harmonicas.
Certifique-se de que o receptor foi bindado direito.
Certifique-se de que as antenas estão bem conectadas (não aperte muito, nao precisa).
Não voe sem failsafe. A função já existe pra isso !!
Não se esqueça de ligar o link de video e tudo que você tiver de eletronico quando fizer o range test, só assim você descobrirá o que está errado.
Também não deixe seu transmissor de video ligado por mais de 3 minutos sem refrigeração. O transmissor precisa de um fluxo de ar de no mínimo 7km/h para refrigerar.
- agosto 10, 2011 às 12:50 am
Ah lembrei de outra coisa…
Colocaram o resistor na hora de ligar no 9C ? O 9C só funciona com o resistor.
A luz do módulo do Dragon link fica verde direto ?
- agosto 10, 2011 às 1:07 am
Sim, a antena original do DL eu uso na cauda, por ser mais fácil de instalar.
O link de video geralmente coloco na ponta da asa, e o receptor de GPS em cima, na fuselagem.
Se for muito ruim pra voce instalar a antena na cauda, tente fabricar essa antena que pode ser instalada em baixo da asa, colada com fita de pacote. O Fred me passou essa dica, eu fiz e funcionou ainda melhor que a original !
- agosto 10, 2011 às 1:10 am
Ta, mas perai…
o de 10k e o de 1k são pra aplicações diferentes…
O de 10k você instala entre o sinal PPM e o positivo do rádio.
O de 1K você instala se quiser que a luzinha azul do sinal RF acenda quando você liga o rádio.
Não invertesse ?
- agosto 10, 2011 às 1:33 am
ola ricardo, foi isso mesmo que fizemos, como esta no manual.
- agosto 10, 2011 às 1:35 am
Entao faz o teste de range com a camera e o TX de video desligados.
Depois faz o teste de range com eles ligados. Vai ligando e desligando as coisas alternadamente até achar o que está causando a interferência.
Vai anotando em um papel pra não se perder.
- agosto 10, 2011 às 1:57 am
1 – vc tem dois receptores, certo? tenta fazer o teste com o outro receptor e nos diga o resultado.
2 – Outra coisa, por um acaso vc nao ligou o transmissor, sem querer, alguma unica vez sem a antena conectada?
3 – Faca o teste de alcance desligando TODO o seu equipamento de FPV, deixe somente ligado o transmissor (radio + DL) e no aviao somente o Receptor.
Poste os resultados.
abracos
- agosto 10, 2011 às 3:39 pm
A GoPro também não gera um monte de ruído em 433??michell jesus disse:
sim a luz do do dragon link fica acesa direto, e usei 2 resistores na instalação, um de 10k e outro de 1k conforme o manual. mas mesmo com a antena do radio instalada ele não passa de 20m .. só se eu fiz o bind errado, mas funcionou todos os comandos e é simplesmente ligar o radio com o botão apertado e o Tx vai piscar e é só ligar o receptor tão tem nenhum jumper. andei lendo que existe algumas cameras ccd que dão interferencias no 433. estou usando uma ccd enquando a gopro não chega tenho que ligar só o tx e rx pra testar a configuração do meu aero deve estar errado estou usando a antena do rx radio na ponta da asa e o tx do video na calda do aero, reparei que todas as fotos eu vejo a antena do dragon link na traseira do avião. AbraçosRicardo Stein disse:
- agosto 10, 2011 às 4:22 pm
Gera sim, muita interferencia em 433… tem que deixar a GoPro o mais afastada possivel tanto do transmissor de Video quanto o receptor 433.Franco Ripoll Leite disse:
A GoPro também não gera um monte de ruído em 433??michell jesus disse:
sim a luz do do dragon link fica acesa direto, e usei 2 resistores na instalação, um de 10k e outro de 1k conforme o manual. mas mesmo com a antena do radio instalada ele não passa de 20m .. só se eu fiz o bind errado, mas funcionou todos os comandos e é simplesmente ligar o radio com o botão apertado e o Tx vai piscar e é só ligar o receptor tão tem nenhum jumper. andei lendo que existe algumas cameras ccd que dão interferencias no 433. estou usando uma ccd enquando a gopro não chega tenho que ligar só o tx e rx pra testar a configuração do meu aero deve estar errado estou usando a antena do rx radio na ponta da asa e o tx do video na calda do aero, reparei que todas as fotos eu vejo a antena do dragon link na traseira do avião. AbraçosRicardo Stein disse:
- agosto 17, 2011 às 3:13 pm
E ai amigo, conseguiu resolver o problema? Eu to tentando comprar um DL com o Mike, mas recebi aquele email automatico de férias..- agosto 18, 2011 às 8:30 am
Que bom que encontrou a solução. Eu só achei estranho esse diagrama mostrado no site do opto acoplador sem usar um resistor em série com o emissor.. talvez esteja simplificado na figura.- agosto 18, 2011 às 12:34 pm
O Range test você faz usando aquela tampinha que vem junto (que espero que vc não tenha jogado fora, rsrs)
Você coloca a tampinha e vai se afastando. Se chegar a 30 passos, você vai ter mais de 10 km de alcance.
Você deve deixar os equipamentos de video e de rádio bem separados. Veja se as antenas estão bem separadas e se não estão em curto (teste com o multímetro para ver se o centro não está em curto com a parte externa do conector)
Não ligue sem antena. E deixe pouco tempo ligado só com a tampinha, só o suficiente para o range test.
Depois de bindar o modelo, você colocar os comandos na posição que você deseja para o fail safe (normalmente com o leme virado para um dos lados, o profundor um pouco cabrado e o motor com um pouco de aceleração), daí com os comandos nessa posição segura o botão do dragonlink por dois segundos que ele guarda a posição.
No seu caso, está me parecendo mal contato em alguma parte ou curto em alguma das antenas, mesmo.
- março 22, 2012 às 6:16 pm
Juverto, peguei emprestado com um amigo, um Dragon link, mas ele está com problema de alcance. Com a tampinha (carga fantasma) ou com a antena, o alcance é quase o mesmo. Estou achando que a antena do transmissor está com o fio ativo aberto. Quando coloco o multímetro na ponta da antena e no pino central do conector, não tem continuidade. A menos que esteja enganado, teria que ter continuidade. Voce, ou qualquer outro colega do forum, tem essa imformação para tirar minha dúvida ?
Um abaraço,
Antonio Lazaro
JuvertoKR disse:
O Range test você faz usando aquela tampinha que vem junto (que espero que vc não tenha jogado fora, rsrs)
Você coloca a tampinha e vai se afastando. Se chegar a 30 passos, você vai ter mais de 10 km de alcance.
Você deve deixar os equipamentos de video e de rádio bem separados. Veja se as antenas estão bem separadas e se não estão em curto (teste com o multímetro para ver se o centro não está em curto com a parte externa do conector)
Não ligue sem antena. E deixe pouco tempo ligado só com a tampinha, só o suficiente para o range test.
Depois de bindar o modelo, você colocar os comandos na posição que você deseja para o fail safe (normalmente com o leme virado para um dos lados, o profundor um pouco cabrado e o motor com um pouco de aceleração), daí com os comandos nessa posição segura o botão do dragonlink por dois segundos que ele guarda a posição.
No seu caso, está me parecendo mal contato em alguma parte ou curto em alguma das antenas, mesmo.
- março 22, 2012 às 10:56 pm
Teste para ver se suas antenas não estão em curto (teste o centro e o terra com o multímetro)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.