› Fóruns › Equipamentos › Servo p/ Antena Tracking
- Este tópico está vazio.
        - agosto 18, 2011 às 10:59 pm
 Olá. Perguntei em um topico antigo, mas nao tive resposta alguma….por isso resolvi perguntar aqui. Estou com dois servos S3003 e gostaria de usar estes servos p/ antena tracking…o problema é que todo tutorial que eu encontro na net, o pessoal modifica o servo p/ 360 graus (sumiu o simbolo no meu teclado :/ ), fazendo com que ele fique com rotação continua….afinal, é possivel ter um antena tracking com 360 de pan sem utilizar engrenagens? Caso sim, como? PS: vou utilizar o Eagle Eyes 
- Replies
- 

- agosto 30, 2011 às 2:29 pm
 Poxa…..sério mesmo que ninguem aqui possui antenna tracking pra me responder sobre os servos? (nao sobre os S3003 em especifico, mas sobre as engrenagens e 360º de giro, limitação, etc)? - agosto 30, 2011 às 3:26 pm
 o 3003 usa um potenciomentro de feedbak ligado diretamente ao braço de saída e para fazer com que ele fique com rotação livre é preciso separá-los… pode ser feito de duas maneiras: entortar as pernas do potenciometro para baixá-lo ou cortar o eixo do mesmo… além disso é preciso cortar o limitador que tem na engrenagem final… - agosto 30, 2011 às 3:32 pm
 FB, qt ao potenciometro e a modificaçao, eu jah conheço….a questao é que com esta modificaçao, o servo vai ficar com giro livre, isto é, ele vai ficar girando além dos 360, uma vez que nao tem mais o potenciometro para limitar/posicionar o servo….como fica isso com relação a antena? Vou usar eagleyes, mas acredito que esta ‘problema’ de giro livre se aplique em qualquer servo, nao somente a este da futaba….e qual é a soluçao?- agosto 30, 2011 às 4:31 pm
 360 proporcional? aí é diferente… nunca precisei desse tipo de servo, as únicas modificações que fiz foram para movimento livre (usado no tracker) e multivoltas (nos barcos)… - agosto 30, 2011 às 4:50 pm
 Ai é que esta! Você fez esta modificação p/ usar no tracker? Se ‘sim’, é ai que esta minha duvida: como o tracker controla a posição exata da antena, sendo que o servo nao tem mais referencia da posição atual? Até onde eu sei, o tracker somente altera a largura do pulso para posicionar o servo, como qualquer outro servo….dai é função do servo mover o braço e detectar qd chegar na posição correspondente ao tamanho do pulso atual….mas isso nao é possivel sem o potenciomentro. Sendo assim, como é feito? - agosto 30, 2011 às 9:02 pm
 uso o tracker do IBCrazy do RCG que é baseado o RSSI dos receptores e não precisa de GPS… ele compara o sinal entre as diferentes antenas e ajusta a posição… - agosto 31, 2011 às 12:45 pm
 é, nesse caso nao me ajuda muito 🙁- julho 28, 2012 às 9:18 pm
 Me diz uma coisa, teria como voce me madar fotos da sua modificação? Tentei no meu futaba 3003, mas ele tende a girar para um dos lados…se corrigo com comando no radio, ele para, mas se não, fica girando…liguei ele com dois 2k2, seguindo o tutorial do youtube, ams não sei o que deu errado…alguem pode me ajudar? FB disse: o 3003 usa um potenciomentro de feedbak ligado diretamente ao braço de saída e para fazer com que ele fique com rotação livre é preciso separá-los… pode ser feito de duas maneiras: entortar as pernas do potenciometro para baixá-lo ou cortar o eixo do mesmo… além disso é preciso cortar o limitador que tem na engrenagem final… - julho 28, 2012 às 11:12 pm
 Você precisa aumentar a resolução do potenciometro.Na teoria é assim: EX: 0 a 90 graus = 12ohms a 22ohms Você tem que achar um potenciometro que tenha entre 12ohms e 22ohms só que em 360 graus e não 90. Entendeu? - julho 28, 2012 às 11:45 pm
 A solução é mais simples do que imagina, abaixo tem alguns links de servos que funcionam em trackers, eu ainda vou ajustar minha eagle eyes, mas pelo que vi no manual o ajuste de fins de curso dos giros da mesa da antena é programada na eagle eyes e eu acho que não depende do potenciometro do servo, pelo menos eu tenho um de 360 graus aqui e um de 720 graus, o de 360 gira direto, da Spring rc, é muito fácil adquirir estes servos, eu acho que servos comuns não suportam a antena. abaixo link de servo de 180 e360 graus (que estão no meu tracker) com engrenagem plastica  360 spring rc 360 spring rc 180 graus GWS que estão no meu tracker 180 graus GWS que estão no meu trackerhttp://www.himodel.com/radios/SpringRC_44g_6.2kg_360%C2%B0_Robot_Servo_S4306R.html http://www.himodel.com/radios/GWS_S125_1_2T_Double_Ball_Bearing_Sail_Winch.html abaixo servo de 360 graus da mesma série http://www.himodel.com/radios/GWS_S125_1T_Double_Ball_Bearing_Sail_Winch.html abaixo link da Himodel onde se encontram os servos especiais http://www.himodel.com/sort.php?sub2=G9 Na Hobby king também vendem servos com estas caracteristicas, me parecem ser de menor qualidade, mas é menos arriscado que ficar modificando servos comuns. - julho 29, 2012 às 3:17 am
 Jackson, claro que comprar um servo de 360 graus é mais facil do que modificar, mas para o tracking funcionar corretamente o melhor seria um servo de 0 a 360 graus no pulso minimo e máximo do PWM.
 Servos de veleiro (quatro voltas ou mais) não fica bom pois a resolução do servo é muito baixa ou seja ele tem de 0 a 1140 graus na mesmo pulso PWM. A melhor opção é um servo de 360º para o Pan e 180º para o Tilt assim o movimento fica muito preciso. No caso do Eagle Eyes não funciona com servos roboticos pois os mesmos não tem feedback de posição.
 PS: Normalmente os servos de 360 graus não tem limitador mecanico, por isso giram livremente, isso não significa que não tem o feedback.
 Abs- julho 29, 2012 às 4:52 pm
 Bem, o meu de 180 centraliza corrretamente, já o de 360 da Spring RC possui um trimpot para ajuste manual do centro, creio que com os 2 minha eagle eyes irá funcionar, mesmo que eu é quem vou fazer o ajustes manualmente do inicio e do fim do curso da antena. - março 23, 2013 às 1:27 am
 E ai vinicius, blza?? Me tira uma duvida’ aquela tracker q peguei com vc, queria trocar os serovs delas, pois quando a tracker movimenta, a imagem da tela fica com chuvisco ondulados, como se ao movimentar os servos, eles estao trabalhando forcado. Qual o servo que vc me recomendaria pra acabar com essa interferencia e aguentar o peso de uma patch ou ate de uma yagi?? Vinícius Fantini disse: Jackson, claro que comprar um servo de 360 graus é mais facil do que modificar, mas para o tracking funcionar corretamente o melhor seria um servo de 0 a 360 graus no pulso minimo e máximo do PWM.
 Servos de veleiro (quatro voltas ou mais) não fica bom pois a resolução do servo é muito baixa ou seja ele tem de 0 a 1140 graus na mesmo pulso PWM. A melhor opção é um servo de 360º para o Pan e 180º para o Tilt assim o movimento fica muito preciso. No caso do Eagle Eyes não funciona com servos roboticos pois os mesmos não tem feedback de posição.
 PS: Normalmente os servos de 360 graus não tem limitador mecanico, por isso giram livremente, isso não significa que não tem o feedback.
 Abs- março 23, 2013 às 4:50 am
 Bom pessoal eu ia colocar um tópico para pedir ajuda sobre regulagem da antena tracking, o meu servo e modificado e agora gira infinito o fato e que eu montei tanto o pan e o tilt em cima de rolamentos e não estão com nenhum tipo de atrito e nem fazendo força excessiva, vou acompanha o tópico para ver se consigo alguma solução ou alguma alma boa para fazer um tutorial para explicar o passo a passo rsrsrsrsr- março 24, 2013 às 11:55 pm
 Montei minha pan tilt caseira, não ficou ruim com os rolamentos, mas um dos servos, o spring rc não centraliza corretamente com a eagle eyes, somento o GWS de 180 graus (90 para cada lado) comprado na himodel, já decidi comprar um pan tilt na ready made rc, que já vem com servos hitec, qualquer coisa uso o GWS para aumentar algum angulo, custa apenas 89 USD com servo e tudo. 
- Você deve fazer login para responder a este tópico.