› Fóruns › Equipamentos › Posição de antena vee
- Este tópico está vazio.
- agosto 23, 2011 às 4:29 pm
Senhores,
tenho uma zag para FPV e vou colocar uma antena vee. sei que que as duas pontas do V tem de apontar para frente, o que fará com que a parte de trás do aero fique com a pior condição de transmissão, facilitando o controle do limite da distância, pois a volta será em uma condição melhor.
mas a dúvida é. posso colocar a VEE deitada sobre a Zag ou tenho que necessariamente deixar “em pé”, como nesta foto do nosso amigo Laércio.
- Replies
-
- agosto 23, 2011 às 9:56 pm
Tecnicamente ela ficaria com polarização horizontal, ai vc teria que fazer o mesmo na antena do receptor. Mas não tenho certeza se a antena V funciona bem deitada.
Mesmo quando deixar ela em pé, na vertical, o terra da antena tem que ficar pra baixo.
Abração.
- agosto 23, 2011 às 10:43 pm
Esse é o problema, se você deixar ela de lado, quando você voltasse, teria que inverter a posição da antena do tx, também, pois haveria a inversão do ground.
Quando está na vertical, a polarização se mantém igual na ida e na volta, alterando somente se você colocar o avião de dorso.
Para resumir, deixe da vertical, mesmo
- agosto 24, 2011 às 10:44 am
Valeu pessoal, muito obrigado pela ajuda.- janeiro 21, 2012 às 3:14 pm
Oi Maurício, o terra da antena vai pra baixo, é a ponta soldada na malha externa do cabo. Abraço.
- janeiro 21, 2012 às 5:31 pm
Opa Maurício, isso mesmo, a malha externa é o terra e fica para baixo, mas uma coisa esta estranha nessa antena, o terra esta fazendo uma quebra de 90 graus, depois outra quebra em angulo para a haste da antena e o mesmo ocorre na parte do sinal. Isso deixa a antena com uma geometria ruim e deve deformar o padrão de radiação.
- janeiro 21, 2012 às 6:09 pm
Sim, a do início do tópico tb tem essas quebras na geometria…… A um tempo atrás quando eu estava começando a montar a antena V eu tive essa dúvida e postei no rcgroups. Algumas pessoas que tentaram montar a V estavam tendo a performance meio ruim e quando postaram a imagem da antena, o cara que aprimorou a V pra FPV comentou sobre a geometria da antena que estava ruim. Mas só da pra afirmar testando mesmo. Abraço. 🙂
- janeiro 22, 2012 às 11:19 pm
Oi Maurício, beleza? é, FPV parece não ser uma ciência exata né. Agora uma dúvida, essa haste que segura o quad é de metal? e o frame é de fibra de carbono? Metais próximos a antenas e fibra de carbono geram distorções no sinal. Tente posicionar a antena em outra parte do quad pra ver se melhora. Abraço.
- janeiro 23, 2012 às 4:37 pm
Opa Maurício, da uma lida na parte de tras da patch se tem escrito algo de polarização vertical ou horizontal. A minha como é polarização vertical, deixo o fio pra cima ou pra baixo, tanto faz, o que não poderia era deixar ele saindo pelo lado pois teria perda. Abraço.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.