› Fóruns › Específicos › Plataformas › Y6 Hexacoptero – Setup, Tutorial, Montagem, Firmeware, etc
- Este tópico está vazio.
- setembro 7, 2011 às 10:41 pm
Bom pessoal, continuando a saga dos multimotores, agora inicio aqui a montagem do Y6 da Feiyu Tech, com a controlada FY-91Q e modulo GPS para Return To Home e Position Hold (Futuramente OSD AP177 e Link de video para FPV)
Bom, o Kit do Y6 é composto:
1X Frame Desmontado6X Motores Blushlees com Prop Adapter (Sem especificação de KV e W)6X ESC’s (Conector JST)1X Conector tipo T (Deans) com 6 saidas JST (Bateria e ECS’s)8X hélices 10X4.5 SF Style (4 Normais e 4 Contra-Rotativas)Todos os conectores já soldados e todas as peças necessárias para montagem (espaçadores, velcros, parafusos, fitas hellermann, etc)Uma particularidade deste Kit é que o frame já possui luzes e buzzer de indicação de bateria baixa, alimentada pelo plug de balanceamento da bateria (somente 3S).
Inicialmente vou montar somente com a FY-90Q, depois de estabilizado o voo vou adicionar o GPS e posteriormente o OSD AP117 e sistema de Downlink (o OSD AP117 é compatível com o FY-90Q (mostra as informações de tipo de voo na tela)
A unica bola fora é que não veio com manual do frame, tive que baixar no site da Feiuyu: http://cn.feiyudz.cn/uploads/soft/110817/1_1527061481.rar
FeiYu Y6 Scorpion
1.Dimensões2. Peso vazio: 630g (Não incluído receptor e bateria)3. Capacidade de carga (payload): 900g (Bateria e receptor incluídos)4. Peso Máximo de decolagem: 1430g.5. Características da bateria: 3S 1500mAh ~ 5000mAh Li-Po (15C no minimo)7. Necessário rádio de 4 canais no mínimo (sem GPS e comandos remotos), recomendado rádio de 5 canais (com comandos remotos) e 6 canais com GPS.O FY-91Q já veio com o USB-TTL para programação via software.
Manual: http://cn.feiyudz.cn/uploads/soft/110816/1_1020154861.rar
Conforme eu for montando eu vou postando as fotos e impressões aqui.
Todo comentário, critica ou ajuda são bem vindos!
(PS: Não me enviem MP com duvidas, postem elas aqui, a sua duvida pode ser a mesma de outros amigos!)
Abs
Vinícius
- Replies
-
- setembro 8, 2011 às 1:07 am
Já que não posso editar o primeiro vou fazendo atualizações por aqui:
Motores:
Os motores (6) vieram bem embalados 2 em 2 em uma caixa de papelão com plastico bolha e dentro de Zip-Lock, todos os Spiner’s já parafusados porem desmontei tudo para colocar thread-lock médio (estava seco)
Outro detalhe é que os termo retrateis não estavam retraidos, então foi só esquentar um pouco com o soprador.
Eles não tem marca, nem informação de KV, Watt’s ou se aceita 4S. Quando eu montar na estrutura eu testo estes valores.
- setembro 8, 2011 às 1:43 am
ESC:
Assim como todos os itens (menos os motores) estão bem embalado em plásticos anti-estática. Os ESC’s não são genéricos (OEM) assim como a Feiyu não recomenda, possuem alto frame-rate (acima de 400Hz) porem como os motores não possuem especificação nenhuma (isso deixa o material um pouco empobrecido), já com todos os conectores (bem) soldados. Parece ter entre 10 e 15A pelo tamanho dos Fet’s e do capacitor (um pouco maior do que do Gaui 330X Scorpion)
Peso: 9.8g
- setembro 8, 2011 às 2:16 am
Hélices:
Parecem bastante com as hélices da Gaui, no Kit vem 8 hélices (2 reservas) 10″ por 4.5″ estilo Slow Flyer e seus adaptadores de diâmetro do furo.
Y padrão de T Plug para 6 JST (vou trocar o T para XT-60 padrão que eu uso)
Bom, essa era a peça que eu tinha mais duvida quanto a qualidade, é uma placa de circuito impresso (parece ser fibra de vidro) tem 1.27mm de espessura nas 3 estão impressos os circuitos que controlam os LED’s de acordo com a voltagem, porem somente em uma tem o CI e os componentes. A qualidade das trilhas são muito boas.
Os LED’s são alimentados pelo plug de balanceamento e informam visualmente o Status da Bateria da seguinte forma:
Maior que 11.5V: Led’s Ligados
Entre 11.1V e 11.5V: Piscado lento
Entre 10.8V e 11.1V: Piscando médio
Menor que 10.8V: Piscando Rápido- setembro 8, 2011 às 2:55 am
Braços:
Eles são soldados (sim soldados com estanho) no Center Plate, a solda serve para passar o contato para os LED’s do braço e também para segurar ele no lugar (pretendo passar CA para deixar mais firme)
Os braços vieram em três cores de LED’s (vermelho, verde e azul), seria melhor duas cores iguais para diferenciar a cauda em voo.
Todos os parafusos são M3 Allen 5mm o que facilita muito a montagem (vem com chave 2.5mm) e os espaçadores em alumínio com as roscas em dois tamanhos.
Bom é isso! Amanhã inicio a montagem.
- setembro 8, 2011 às 5:27 pm
- setembro 8, 2011 às 8:27 pm
- setembro 9, 2011 às 12:18 am
- setembro 9, 2011 às 2:57 am
Bom finalizei a montagem, ainda falta balancear as hélices e bolar um trem de pouso melhor para não danificalas.
Eu pluguei a FY-91Q no computador só para ver o software e a versão.
Para utilizar o USB-TTL basta baixar o driver neste link: http://shop.fyetech.com/dl/ttldriver.rar (testei no Win7 Ultimate)
E o software aqui: http://www.feiyu-tech.cn/uploads/soft/110829/1-110R9154T9.rar
Vou utilizar como receptor um AR7100 com uma antena remota, e para o inicio dos vôos bateria de 3S 2200mAh 25C.
Fotos:
- setembro 9, 2011 às 12:49 pm
Parabéns,
Muito Bom Vinicius! quando será a estreia? não esqueça do video..
Montagem relativamente fácil e limpa..quero ver o FY-91Q em ação..
Abraço to acompanhando a evolução.
Martello
- setembro 9, 2011 às 12:53 pm
Olá Maurício, obrigado!
Sera amanhã no CE-Imigrantes, depois que estiver bem regulado o FY-91Q vou instalar o GPS. Vou gravar sim!
Abs!
- setembro 9, 2011 às 2:59 pm
Showwww!!
Eu qro ver o video do hold position + gps + returno to home 😉
abraços
Vinícius Fantini disse:
Olá Maurício, obrigado!
Sera amanhã no CE-Imigrantes, depois que estiver bem regulado o FY-91Q vou instalar o GPS. Vou gravar sim!
Abs!
- setembro 9, 2011 às 3:54 pm
Compra de hélices na Infinity:
4 x 10×4.5 Slow Fly (x2) (80247808) = $9.96
4 x 10×4.5 Slow Fly-Pusher (x2) (50303102) = $9.96
2 x 8” Props.-8A (x2) (52505102) = $4.98
2 x 8” Props.-8B Pusher (x2) (52604102) = $4.98
4 x High Preformance 10×4.5 (Push+Pull) (B) (TL2710-01) = $7.16
4 x High Preformance 10×4.5 (Push+Pull) (O) (TL2710-02) = $7.16
4 x High Preformance 10×4.5 (Push+Pull) (T) (TL2710-03) = $7.16
Sub-Total: $51.36 por 48 Hélices vamos ver se são boas!
- setembro 10, 2011 às 5:27 am
- setembro 11, 2011 às 12:24 pm
Hoje eu fiz o vôo do Y6 + FY91Q…. E…..
O primeiro voo foi bom, não tive dificuldade de decolar, apenas o barulho que não é comum assusta um pouco. Este voo não foi gravado
Bom, no segundo voo o plug de balanceamento soltou e quebrou uma hélice, mais ainda consegui pousar tranquilamente. (O Hilton gravou, vou pedir para ele postar aqui)
Já no terceiro voo o problema do trem de pouso veio a tona, ele tocou primeiro com um e inclinou, mesmo tirando o motor lá vai 2 hélices.
Bom, achei bem estável, porem nada espetacular. Consegui dois momentos de free-hand no primeiro voo (para regular o Return to Home e Position Hold é necessário que ele voe sem as mãos).
Vou trocar as 2 hélices danificadas e tentar novamente, mais antes vou fazer um esquema melhor para o trem de pouso.
To com vontade de tirar e colocar no Quad-Boom-Copter http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/hexa-boom-copter-setup vai ser bem mais facil de testar tudo.
Segundo “vôo”:
Abs,
Vinícius
- setembro 11, 2011 às 2:01 pm
Eu fiz mais um voo hoje me casa, preciso diminuir um pouco o ganho.
O pouso é realmente bem complicado para não estragar nada, estou subindo para o Youtube e já posto aqui.
Como eu tinha quebrado 3 hélices ontem (2 normais e 1 contra-rotativa) ele veio apenas com 2 de cada reserva, ai coloquei uma hélice normal 10X4.7 (ao invez de 4.5) na cauda isso na verdade não muda muita coisa.
Os Y6 da WOV usa hélices 14″ em cima e 8″ em baixo.
Já vimos tambem no RCGroups que quem manda mais é a controladora, colocaram um QUAD com 4 motores diferentes assim como as hélices e voou.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.