› Fóruns › Equipamentos › Equipamento de FPV/OSD Alta Performa
- Este tópico está vazio.
- novembro 23, 2011 às 4:40 am
Trocando emails com o Marcelo Camargo, ele surgeriu que eu criasse um tópico sobre o que eu gostaria de saber e obter ajuda dos membros do site.
Sou modelista a muitos anos, comecei com aviões (vários modelos e escalas, projetando, construindo e voando).
Hoje estou praticando o helimodelismo, não faço projetos, mas monto e quando necessário fabrico as minhas partes. O meu tipo de voo é o tranquilo. Meus helis tem fuselagens, de forma que não da para voar 3D.
Eu estou querendo montar um equipamento FPV/OSD que eu use tanto num helicóptero como em um avião.
O local que eu moro é bem plano com muito vegetação e tem muitos lagos.
Quero montar algo que seja bom em preço e qualidade para usar como hobby.
Para facilitar vou dividir por tópicos.
O que eu usarei:
1) Modelos que usarão o equipamento:
– helicóptero size 600
– avião ION A5 large Scale Amphibian
2) O rádio é um TX/RX 2.4 Ghz ? 9 canais que eu estarei usando é um Turnigy
Perguntas:
1) Preciso de um UHF de longa distância.
Vi muito coisa boa sobre este equipamento http://www.bevrc.com/chainlinkdare-uhf-long-range-systempreorder-p-272.html, inclusive este vídeo é de um brasileiro http://www.youtube.com/watch?v=S7Jd-X7aXf0&feature=related
2) Um sitema de que caso ocorra a perda de sinal traga o modelo para a base. Gostaria de mais opções, por enquanto so conheco o do site da bevrc.
3) Li alguma coisa qua diz que o sintema TX/RX da camera não poderia ser 2.4 Ghz, porque haveria problema com o sinal do rádio.
4) Que modelo de camera colorida com boa resulução seria a ideal.
5) Que estação seria compativel com o equipamento .
6) Como captar as imagens em um monitor e poder grava-las.
7) Que goggle seria o ideal.
8) Um OSD que tivesse todas as informações necessárias, inclusive indicação da posição da base.
Bom não sei se tem mais alguma coisa que eu não perguntei.
Desde de já agradeço a ajuda.
Abs,
Fernando
- Replies
-
- novembro 23, 2011 às 8:19 am
sou iniciante mas algumas coisas já posso te ajudar, já estou a um mês pesquisando em vários sites como o fpvbrasil antes de comprar….
1) muito bom, mas recomendo dragonlink
2) ainda não li muito sobre isso, mas pelo pouco que sei é que pra fazer isso você vai precisar de um equipamento completo da eagle tree, inclusive com o OSD pro, e-logger e gps, não podendo ser outro osd, como o cyclops por exemplo… o bom de comprar eagle tree é poder fazer antenna tracking depois.
3) caso você for usar o chainlink você não vai ter este problêma, mas recomendo o tx/rx 1.2ghz 1000mw da lawmate e UHF da dragonlink, são equipamentos mais caros mas de qualidade muito melhor, não da pra comprar equipamentos baratos e ter bons resultados no FPV.
4) 420linhas pelo menos: http://www.fvprc.com.br/product.php?id_product=184 essa já da pra começar, o ideal é ter duas cameras, uma pra gravar(GoPro) e outra para assistir ao vivo.
6) tem vários modos, na verdade qualquer coisa que grave e aceite av-in, mas recomendo mesmo comprar uma GoPro, muito melhor…
8) o cyclops OSD é bom, mas não tem como fazer atenna tracking sem gastar MUITO.
espero ter ajudado, mas espere alguem mais experiênte confirmar minhas dicas
- novembro 23, 2011 às 12:54 pm
Amigo,todas essas perguntas tem respostas diferentes dependendo do que vc pretende no FPV.
Primeiro, vc precisa definir qual será seu objetivo na modalidade e depois se atualizar (ler muito) focando para o que vc decidiu, pois são muitas opções ( de qualidade e de preço ) .
Acho que a melhor opção no momento, é a leitura, pois quando comecei , achava que já havia lido o bastante e joguei algum dinheiro fora por causa disso !! Antes de comprar qualquer coisa, entenda o que está comprando!!
Um abraço e espero ter ajudado.- novembro 23, 2011 às 1:32 pm
- novembro 24, 2011 às 5:21 am
Ricardo, Tiago e Joins
Obrigado pelas dicas, mas surgiram mais duvidas ainda rsrsrs!
Quero pedir desculpas por alguma pergunta desnecessaria mas realmente quero diminuir as besteiras na comprar do equipamento!
1) Eu ja li bastante sobre o eagle tree em alguns foruns daqui, e eh bem recomendado, ele realmente tem um sistema para perda de sinal com retorno automatico “home”. O que eh bem mais seguro.So preciso entender todos os opcionais que ele oferece, e o que eu deveria comprar. Agora o mais importante ele eh compativel com o dragonlink ou o chainlink ?
2) Voce esta me recomendando este http://www.dronesvision.com/lawmate-1-2ghz-wireless-av-receiver-vrx-for-fpv-wireless-cctv-cameras/ , mas qual transmitter seria o ideal? Li que que por exemplo no meu caso o raido eh 2.4Ghz nao poderia usar um tx igual teria que usar um 5.8 Ghz esta correto?
3) Quannto a camera, legal eh um bom comeco. Para gravar eu tenho algumas opcoes comigo, mas quando falei em gravar, na realidade o que eu estou dizendo eh gravar a tela do OSD, ou melhor, a imagem que a camera wireless transmite.
4) No caso da atenna tracking, se eu nao estivel enganado poderia ser algo assim http://fpvpilot.com/AntennaTrackerMount.aspx ou http://www.readymaderc.com/store/index.php?main_page=product_info&cPath=11_27&products_id=96&zenid=69nnutg0n2s7g0dobludml8g86
5) Quanto aos oculos goggles, podem ser usados com qualquer tx ou so os Futabas?
6) Tiago, concordo perfeitamente com vc, mas nao eh uma questao de ler so, mas sim tirar as duvidas com quem conhece melhor doque eu. Livros existe milhares, mas o aulo precisa do professor para entender e aprender! Gostaria muito se voce me indicasse mais material para ler, ja que eu ja tenho bons professores rsrsrs
7) Joins, ja estive neste link, tem muito informacao boa, mas nao tirou as minhas duvidas, por isso abri este topico
Todos estao ajudando bastante.
Abs
Fernando
- novembro 24, 2011 às 10:32 am
1) Não existe compatibilidade ou incompatibilidade. DragonLink/ChainLink/etc….sao apenas módulos de rádio genéricos. Eles nao fazem NADA além de enviar e receber o sinal. É mais ou menos assim: qual marca é compativel com o meu aeromodelo (em geral), Futaba ou JR? Os dois. Todos são iguais. Os dois funcionaum com qualquer servo. O que muda é a tecnologia interna, marca, fabricação, etc…
2) Se você for comprar um Rx de video Lawmate de frequencia 5.8Gz, o Tx de video TEM que ser um lawmate com a mesma frequencia. Existem vários topicos aqui na comu com links de onde vende e varios textos sobre frequencias, interferencias, etc…de uma pesquisada que tem praticamente TUDO referente a esse assunto aqui.
4) A parte mecanica é essa ai mesmo….a questao é que para isso ai funcionar, você precisa de alguma parte eletronica que faça a antena mover-se na direção do avião. Para isso, esse circuito precisa receber a posição (GPS) do aviao em tempo real….e para isso, a eletronica do avião precisa enviar esses dados…..e esses dados TEM que ser interpretados por essa eletronica em solo……entendeu pq no caso do antenna tracking TEM que ser um conjunto que funcione? Não da pra ser uma peça de uma marca e outra peça de outra marca (exceto em raros casos). Normalmente é obrigatório o uso dos equipamentos se solo e onboard da mesma marca.
6) Agora vc viajou legal….hehehehhe. Goggle nao tem nada a ver com rádio. Imagina o óculos como uma TV, simples assim. Ele só precisa ter uma entrada de video (o que todos tem) para você liga-lo no seu receptor de video, pronto. É uma TV em formato de óculos, mais nada.
- novembro 24, 2011 às 11:18 am
Fernado,
vendo as suas perguntas , vejo que vc já esta um pouco familiarizado, mas com a pergunta 5 vou ter que insistir pra que vc leia ( pesquise aqui no fórum ) um pouco mais.srsrsrs
Quanto ao material de leitura, vá no campo “busca no site” , no canto superior direito aqui do site e faça suas perguntas alí ..
Eu , por exemplo , mesmo querendo ajudar, não tenho muita didática, vc mesmo vai fazer as perguntas e terá suas respostar analisando diversos tópicos já existentes. Tenho certeza de que qualquer dúvida inicial que vc tenha, ela já foi respondida diversas vezes em algum lugar aqui!!Um exemplo, pesquisei por óculos, dê uma olhada. Dá pra ficar o dia todo aprendendo… srsrsrs http://fpvbrasil.com.br/main/search/search?q=oculos
Um abraço e boa leitura !!!
- novembro 24, 2011 às 12:04 pm
Fernando, o Tiago está correto. Suas dúvidas são comuns em iniciantes e há vários tópicos no fórum que trata das mesmas. Pesquise que você encontrará as respostas.
Se após esta etapa você ainda tiver dúvidas sobre um item específico, que não foi encontrado, abra um tópico sobre ele.
[]s
- novembro 24, 2011 às 7:11 pm
2) é melhor você comprar o kit completo, que já vem o TX e RX, sai até mais barato…
funciona assim:
900mhz: pode usar com radio 72mhz ou 2.4ghz, é a frequencia que consegue mais “penetrar”, consegue as maiores distâncias, POREM não recomendo pois as redes de celular causa interferencia, só de ter um celular perto de você já piora o sinal.
1200mhz: pode usar com 2.4ghz ou 72mhz, eu considero que é a frequencia “segura”
2400mhz: não pode usar com 2.4ghz, é afetada por redes wireless, vantagem é que tem varios tipos de antenas
5800mhz: é mais segura por ter menos interferencia, mas é a que tem menor distancia e qualquer coisa bloqueia o sinal.
por esse motivo eu recomendo o video 1.2ghz e um uhf como dragonlink, mas isso depende muito de onde você vai voar
- novembro 24, 2011 às 7:18 pm
Na verdade o site não é muito bem informativo para iniciantes não, acredite, estou a um mês lendo o forum e tive muita dificuldade de entender as coisas, o pessoal fala de um modo muito “tecnico”, poucos detalhes…
um exemplo disso é que não encontrei o pessoal postando os equipamentos que tem, por exemplo qual avião, até agora só encontrei o básico: easyglider, easy-flite, skywalker, etc, mas não encontrei informações de que tipo de motor usar, qual bateria… criei um tópico com essa pergunta, e até agora, só o marcelo postou, vou acabar tendo que apelar para os gringos ;/
Cesar (Magneto) disse:
Fernando, o Tiago está correto. Suas dúvidas são comuns em iniciantes e há vários tópicos no fórum que trata das mesmas. Pesquise que você encontrará as respostas.
Se após esta etapa você ainda tiver dúvidas sobre um item específico, que não foi encontrado, abra um tópico sobre ele.
[]s
- novembro 24, 2011 às 7:39 pm
Ricardo, permita-me discordar.
O uso de termos técnicos é imprescindível, visto que o foco de nossas discussões é extremamente tecnológico.
Após a leitura dos tópicos básicos obrigatórios, qualquer um é capaz de entender o mínimo necessário para iniciar a prática de FPV.
Na página dos usuários existe um campo onde expomos o equipamento. E também, muitos descrevem com detalhes todos os itens utilizados em seus vídeos.
Talvez você esteja lendo os tópicos errados, que tratam de assuntos mais avançados.
Quanto a não terem respondido seu tópico, acredito que seja por conter perguntas já respondidas várias vezes.
A sugestão continua a mesma, desde o início… Comece devagar para não se atrapalhar!
- novembro 24, 2011 às 7:44 pm
É isso ai Marcelo. Eu mesmo já postei o meu setup (incluindo modelo e até o valor q paguei em TODOS os equipamentos) em pelo menos 3 topicos diferentes.
- novembro 24, 2011 às 9:05 pm
Eu entendo a dificuldade de se encontrar o que procura, pois sei que existe muita informação, muita mesmo! Sei disso pois leio todas as mensagens desde o início, sem exceção. Às vezes, quando alguém me pergunta alguma coisa, tenho vaga impressão de que aquilo já foi discutido, e demoro para encontrar, dada a quantidade de mensagens no fórum ou nos comentários das galerias de vídeos e fotos.
- novembro 24, 2011 às 10:40 pm
Só corroborando o que o Marcelo falou, acho muito difícil, um iniciante não conseguir tudo o que precisa para deixar de ser “leigo” no assunto, no “busca no site”. Pois eu mesmo sou prova disso, até pouco tempo não fazia nem ideia do que era FPV, mas todas as minhas dúvidas iniciais , foram tiradas pela pesquisa diária… quando vc tem interesse em aprender e tem informações disponíveis, vc consegue encontrar. Basta procurar e ter paciência!
- novembro 25, 2011 às 12:39 am
Concordo plenamente com vc, eh isso que estou fazendo! Pesquisando e perguntando para que tem mais conhecimento do que eu.
Voces tem ajudado bastante, hoje ja sei bem mais doque sabia ontem, e ja tomei algumas decisoes sobre equipamentos que devo comprar. O apredizado eh diario, ate porque a competicao faz com que a todo momento sejam colocados no mercado novos produtos.
Vou continuar pesquisando e logicamente trocando informacoes com voces.
Mais uma vez obrigado!
- novembro 25, 2011 às 1:02 am
1) Perfeito isto ja resolve o problema do “range”
2) Estarei dando uma pesquisada para saber um pouco mais.
4) Entendi, realmente tem logica. O que vc recomendaria?
6) Ainda nao viajei quero viajar rsrsrsr, mas falando serio. Tenho lido que os FatShark Wireless (acredito modelos mais novos) usam plugs Futaba “The Dominator comes in a hard protective case with 3m AV cable (for connecting to external
receivers) and a 1m head tracking cable (for connecting to Futaba style radios). The optional
RF modules are available in 2.4Ghz and 5.8Ghz and are compatible with Fat Shark
transmitters (not compatible with Chinese brand transmitters).” fa vi esta informacao em varias lojas esta que peguei esta neste site http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19445__Fat_Shark_Dominator_3rd_Generation_modular_FPV_System.hmlAcredito que nao soube colocar bem a pergunta, entao isso quer dizer o que?
Mais uma coisa que li sobre os goggles : ” 2.4Ghz or 5.8Ghz, which is best for you?
If you fly with a Mhz radio such as 72, 36 or 35mhz then you should choose a 2.4Ghz FPV system as it will give you more range for the same power. Many hard-core FPV pilots fly with Mhz radios because of its superior range to 2.4Ghz radio control systems.
If you have a Spektrum, Futaba or other 2.4Ghz radio, then you need to fly with a 5.8Ghz system.” isto vale para todos FatShark Wireless ?
Jonis Maurin Ceará disse:1) Não existe compatibilidade ou incompatibilidade. DragonLink/ChainLink/etc….sao apenas módulos de rádio genéricos. Eles nao fazem NADA além de enviar e receber o sinal. É mais ou menos assim: qual marca é compativel com o meu aeromodelo (em geral), Futaba ou JR? Os dois. Todos são iguais. Os dois funcionaum com qualquer servo. O que muda é a tecnologia interna, marca, fabricação, etc…
2) Se você for comprar um Rx de video Lawmate de frequencia 5.8Gz, o Tx de video TEM que ser um lawmate com a mesma frequencia. Existem vários topicos aqui na comu com links de onde vende e varios textos sobre frequencias, interferencias, etc…de uma pesquisada que tem praticamente TUDO referente a esse assunto aqui.
4) A parte mecanica é essa ai mesmo….a questao é que para isso ai funcionar, você precisa de alguma parte eletronica que faça a antena mover-se na direção do avião. Para isso, esse circuito precisa receber a posição (GPS) do aviao em tempo real….e para isso, a eletronica do avião precisa enviar esses dados…..e esses dados TEM que ser interpretados por essa eletronica em solo……entendeu pq no caso do antenna tracking TEM que ser um conjunto que funcione? Não da pra ser uma peça de uma marca e outra peça de outra marca (exceto em raros casos). Normalmente é obrigatório o uso dos equipamentos se solo e onboard da mesma marca.
6) Agora vc viajou legal….hehehehhe. Goggle nao tem nada a ver com rádio. Imagina o óculos como uma TV, simples assim. Ele só precisa ter uma entrada de video (o que todos tem) para você liga-lo no seu receptor de video, pronto. É uma TV em formato de óculos, mais nada.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.