Qual o melhor desempenho: Cloverleaf ou inverted vee?

Fóruns Equipamentos Qual o melhor desempenho: Cloverleaf ou inverted vee?

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Aproveitando o tópico do Leandro, surgiu uma dúvida: qual o melhor tipo de antena para long range, uma inverted Vee ou uma Cloverleaf?

    Eu sei que a inverted vee é mais direcional…..dependendo da posição do avião o sinal será perdido (dependendo da distancia tb, é claro)…..porém, vi que a Cloverleaf tem um ótimo desempenho!

    Dai a dúvida: qual a melhor para long range?

     

    PS1: Comparando antenas de Tx, 1.2Ghz

    PS2: Usando a mesma antena de Rx na comparação….no caso, uma atch 8db

    PS3: Sim, eu sei que uma zag seria melhor….mas quero comparar o desempenho de antenas p/ Tx e não o conjunto que proporciona maior distancia.

     

     

    Obrigado

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 22)
  • Replies
    Fabio A.
    Membro
    none

    Oi Jonis, beleza?

    Isso de antena melhor é meio relativo….

    A Inverted Vee tem padrão de radiação esférico e polarização linear, tecnicamente ela tem mais alcance do que a cloverleaf, é mais fácil de construir, e é mais facil de montar no avião.

     

    A cloverleaf e outras antenas de padrão circular são boas para evitar um tipo de interferência chamado de “multipath” , onde o receptor capta tb um sinal refletido do tx, podendo mostrar duas imagens, chuviscos ou fantasmas.

    O Sinal circular pode ser horario ou anti-horario, sendo que se vc usa uma antena no Tx que transmite o sinal no sentido horario, tem que usar uma antena no receptor que receba no sentido horario tb.  Ai que esta a “mágica” pois o sinal quando reflete em algum objeto, ele é invertido e passa a ficar anti-horario, logo a antena do receptor não captara quase nada desse sinal refletido.

    Outra vantagem da polarização circular tb é o fato de vc não perder DBs quando o avião faz curvas fechadas, o que é comun nas antenas lineares.

     

    Eu vi um video do carinha que constrói essas antenas indo a uns 10km com polarização circular. Não sei o quão longe pra vc isso seria long range.

    Eu construi uma Inverted V tunada para a frequencia exata que uso no avião e uso uma patch de 8dbs em solo e to muito satisfeito, meu video ta sempre limpo.

     

    Abraço.

     

     

    É, eu sei que é um tópico dificil de responder, por isso espero ajua de quem já usou as duas….hehehe

    O mais longe que fui até hj foi no meu ultimo voo, a uns 3 finais de semana atras….10.2Km. Infelizmente o video começou a ficar muito ruim e o tempo estava totalmente nublado e com chuviscos, o q eu acho que atrapalha o sinal tb. Hoje eu uso uma inverted vee tunada pra minha frequencia e uma patch de 8db, mas infelizmente meu antenna tracker nao chegou ainda….dai um amigo meu ficou apontando a patch, o que pode justificar a qualiade do sinal.

    Eu acredito que irá melhorar MUITO com o antena tracker, mas gostaria de um comparativo entre as duas antenas no avião.

    Pergunta: Se eu usar uma cloverleaf no plane, posso usar uma patch e/ou omni no Rx?

     

    Estou pensando em fazer os seguintes testes: 

    Teste a) Esta configuração eu tenho atualmente

    Rx 1: patch 8db

    Rx 2: omni 6db

    Tx: Inverted vee

     

    Teste b)

    Rx 1: patch 8db

    Rx 2:  omni 6db

    Tx: cloverleaf

     

    Teste c)

    Rx 1: patch 8db

    Rx 2:  cloverleaf

    Tx: cloverleaf

     

    Teste d)

    Rx 1: patch 8db

    Rx 2:  cloverleaf

    Tx: inverted vee

     

    Alguma sugestão?

     

    Fabio A.
    Membro
    none

    Oi Jonis, não há muito sentido usar a Cloverleaf que é circular no avião e a patch que é linear no chão.  A grande vantagem da cloverleaf é justamente a rejeição da interferência multipath.

     

    Existem antenas de polarização circular que são “flats” como a antena patch. Ai sim seu sistema ficaria mais eficiente.

    Vc usaria a Cloverleaf no avião e uma antena de polarização circular de maior ganho em terra. 

    Usar a Cloverleaf com a sua patch linear, teoricamente vc estaria perdendo uns bons DBs, que no longo alcance fazem a diferença.

     

    Eu recomendo Uma inverted V no avião , e no chão uma patch de 8 dbs e talvez uma Yagii direcional ja que vc vai ter diversity e antena tracker.

     

    Se for pela linha de polarização circular, coloca a cloverleaf no avião e uma similar a patch em solo, mas com polarização circular tb.

     

    Como nossos aviões são todos frankenstein, cheio de soldas, fios, e coisas interferindo umas nas outras, nem sempre o vilão de uma transmissão ruim esta no tx ou nas antenas.

    Abração.

    É, acho q vc já tirou a minha duvida: se vira ou nao usar CL com uma patch…hehehehe

    Acho que vou continuar com a minha V mesmo e qt a yagi, acho ela meio pesadinha para o suporte de madeira da ReadyMadeRC.

    Fabio A.
    Membro
    none

    Se vc montar a sua propria Yagi fica bem leve 🙂

     

    Mas existem outras soluções de antenas direcionais com ganho alto. Assim que me for humanamente possível eu monto uma e posto aqui 🙂

     

     

    Jonis, se quer usar a cloverleaf, seria interessante comprar para o Rx uma Helical como essa: http://videoaerialsystems.com/products/receiver-antennas/7-5-dbi-helix-antenna/  ou essa: http://videoaerialsystems.com/products/receiver-antennas/9-5-dbi-helix-antenna-rhcp/

     

    Como o Fabio ja explicou, ha duas formas de polarizaçao; Linear e a circular. Se pretende usar apenas um rx seria interessante usar uma dessas antenas q postei. A de 7.5 dbi tem aproximadamente 150 graus de abertura e a de 9.5, 110 graus.

     

    Tem um video interessante no Rcgroups q fala sobre isso. No melhor dos mundos, onde dinheiro nao é problema, o ideal seria usar 2 diversities. Um com 2 yagys para polarizaçao linea (uma em uma posiçao e a outra 90 graus em relaçao a ela)r e outro com  antenas de polarizaçao circular. Uma Helical e outra cloverleaf.

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Tópico destacado!

    Legal galera, ajudou pra caramba!

    Vou comprar alguns conectores e cabos no ML e vou fabricar a Cliverleaf e esta antena RHCP, quero fazer o teste de desempenho comparando o conjunto V + Patch (que é o que eu tenho hj) e o conjunto Cloverleaf + RHCP.

    Franco
    Membro
    none

    Jonis, muito bacana seu tópico. Gostaria de aproveitar e perguntar se alguem já usou a seguinte antena (não sei o nome):

    Ela é uma antena dipolo 1/4 onda, porém com uma ligação no ponto em que a fase é a mesma. Isto deixa ela mais resistente mecanicamente e acredito que ajude no casamento de impedância também. Ela foi tunada para a freq que eu uso, 1040MHz. Fiz para o TX e o RX, uso com um kit HK1,5W e tive resultados bem  melhores que com as antenas originais do kit.

    Postei aqui pois mais tarde pretendo comparar ela com uma inverted V, ou até mesmo misturar os dois conceitos, fazendo uma inverted V com esse ponto de tomada de fase. Espero não ter desvirtuado muito seu tópico, mas é mais uma alternativa a ser testada.. Abraços

    Essa o Fabio fez para mim, muito legal a antena, mais leve que a minha antiga e muito melhor 🙂

    Pra tirar a duvida do que é melhor pra vc, eu sempre faço uma analogia que resume bem o que o Fabio descreveu:

    Long Range: Vai de Dipolo (180º ou 165º (vee)) no TX e Patch ou Yagi no RX –> Pode dar chuviscos quando vc faz mergulhos ou curvas acentudas ou em grandes altitudes perto do local de origem do voo.

    Medium Low Range: Vai de Polarização Circular em ambos (TX – RX)  –> Dificilmente vai apresentar chuviscos (repeitando a distancia).  

    Muito legal o topico jonis..hoje possuo no link 1.2 1000mw, no tx antena 6dbi e no rx patch 8dbi. Comprei uma yagi de 13 dbi. Queria saber oq eu preciso para montar a antena tracker. Eu tneho osd eagfle tree, acabei de receber o email da hobbywireless dizendo q o eagle eyes esta em estoque. Alem do eagle eyes, oq eo posso compra para montar minha antena tracker??Minha cidade é ciculada por uns morros, como se ela surgisse no meio de uma cratera..vc acha que para eu ter melhor sinal de video, eu teria q voar numa altura consideravel para mei sinal nao dar chuviscos?quando fui a 8km, o sinal estava dando umas chiados.

    Fabio A.
    Membro
    none

    Oi Israel, vc não tem uma extensão SMA ?  Essa antena de 6dbs se for a que eu to pensando é pesadinha. Qualquer pouso mais “macho” 🙂 pode dar uma zoada no conector SMA devido ao peso + impacto. O conector pode envergar ou até mesmo arrancar a solda da placa.

    Se vc quer antena com mais Dbs pra poder ir mais longe, faz uma dipolo de 6dbs com extensão, ou compra uma extensãozinha pequena só pra essa antenona não ficar ligada direto no tx 🙂

    Abraço.

    Como seria uma dipolo Fabio. A extensao eu consigo aqui no brasil ou ha alguma dificuldade?? a antena do tx é essa http://www.hobbywireless.com/cart/index.php?main_page=product_info&cPath=5&products_id=154 e realmente, numa queda q tive, ela empenou um pouco meu tx de video, na basa..quase quebra…

    Fabio A.
    Membro
    none

    Opa Israel, eu cheguei a comprar essa antena tb antes de descobrir que eu poderia montar a minha propria 🙂

    Quando chegou em casa e vi o peso dela, bateu aquele arrependimento.

    A dipolo é essa aqui:

    Eu ainda prefiro a V invertida, mas a dipolo da pra montar com mais Dbs.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 22)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.