Skywalker – Minhas vez….

Fóruns Principal Skywalker – Minhas vez….

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    É, meu dia chegou….infelizmente!

    Ontem (domingo) resolvi voar depois do jogo do Barcelona….peguei meu sky e fui pro campo com um amigo. Estava ventando muito, mesmo assim resolvi decolar. Após cerca de 4 minutos e voo e aproximadamente 900 metros de distancia, o avião meio que perdeu controle, nao obedecia comandos de aileron. Tentei ativar o RTH pensando ser um problema de rádio mas mesmo assim nao funcionou, o avião entrou em parafuso. Voltei o comando manual e o problema continuava: nao obedecia de aileron…..neste meio tempo o Guardian continuava tentando estabilizar o nivel do aviao, e as vezes até conseguia. Por fim perdi o sinal do rádio.

    Após o aviao cair, peguei as tralhas e fui atras dele. Eu SEMPRE esqueço de gravar as imagens no solo pq o meu gravador pinaccle, ao perder o sinal por alguns instantes, ele para de gravar sozinho….entao sempre para a gravação qd da alguma interferencia. Ontem, por sorte, coloquei pra gravar…e mais: eu NUNCA tinha usado telemetria do sistema EagleTree (OSD + Eagle Eyes). Ontem resolvi montar e levar o notebook para mostrar para um amigo…..foi minha sorte!

    Voltando: peguei o video de solo e tentei ver o local pelo notebook, mas o video estava meio ruim e muito sol, consegui identificar +- o local e fui atras, pelas estradas de terra. Após uns 5 minutos de busca, lembrei do esquema de apontar a antena de video para encontrar a direçã odo Aero…quase deu certo! Chegando próximo ao local onde o aviao realmente caiu (e eu descobri depois pela telemetria), peguei um sinal muito fraco, todo chuviscado…..mas dava pra ver uma pessoa olhando para a camera e um carro ou caminhao atras, parecia uma Van. Infelizmente estava com muita estatica e nao deu pra identificar nada, apenas que tinha uma pessoa olhando para a camera. Tentei procurar veiculos naquela área, mas só tinha caminhões de cana passando na mesma estrada onde o aero caiu. Perguntei para uns 2 e ninguem viu…..ou viu e nao quis falar. Não há outra fazenda ou casa na área, além de onde eu voo. Deixei avisado o pessoal lá, caso alguem apareça….mas infelizmente quem pegou nao quer devolver mesmo, pois todos ali conhecem a pista (que é de aviação mesmo, uma empresa)….além do mais passei businando, chamando, fazendo barulho, tudo no momento que peguei o `video` (mas nao sabia o local exato ainda), ninguem respondeu 🙁

    Depois de cerca de 1h30 procurando, voltei pra casa e carreguei os dados da telemetria e o video para saber onde caiu (a net nao pega lá no campo). Realmente, eu estava muito próximo de onde caiu o aero….mas nao deu tempo, alguem achou antes 🙁

    Minha falha: dias antes eu modifiquei a eletronica e esqueci de colocar o papel com meu telefone 🙁  Eu acho que nao ia adiantar nada, já que aparentemente a pessoa nao quis devolver mesmo, uma vez q eu estava no mesmo local, businando, procurando, etc etc…mas, devia ter colocado o papel novamente.

    Qt a distancia, 900m é perto…o problema é que lá é tudo canavial e nao é plano, o q dificulta muito achar um aviao qd cai. Abaixo a imagem de onde ocorreu a queda…..a pista onde voo tem exatamente 1km.

Visualizando 12 respostas - 1 até 12 (de um total de 12)
  • Replies
    Poxa jonis, q droga cara. Infelizmente, alem dos cuidados q temos q ter para achar o aero, temos q contar com a sorte para ninguem achar antes (alguem de ma fe). Acho q o momento agora e pra abstrair um pouco. Deixe virar o ano para pensar com calma em outro projeto.

    Abs

    to tanto chateado quanto vc jonis..toda vez que vou voar, eu lembro que o meu aero pode cair, apesar de toda telemetria e eletronica para que o aero volte..Esse hobby tem esse porem..o investimento nao é pequeno, pra vc ter ideia, eu to montando meu equipamento desde o comeco de 2011. E pra o azar nosso, alguem pode achar um aviao desse e simplismente nao devolver..e fica aquele sentimento de perda, nao so pelo valor material, mas pelo trabalho de meses montando, aprendendo..E é igual vc disse, vc tinha tudo para que nao acontecesse tal coisa, mas uma simples falha mecanica, de um servo da asa por exemplo, pode por fim a um projeto de longa data..

    Fica a torcida que, ou vc encontre logo seu aero ou comece um novo projeto…

    Daniel, eu nao tive problema algum em localizar o aero. Com a telemetria e o video gravado, consegui chegar ao local exato onde caiu. O meu problema foi alguem ter encontrado ele no momento da queda e ter pego ele.

    daniel rodrigues filho disse:

    labgeo.blogspot.com/2009/02/chips-para-gps-uma-nova-geracao.html

    Muito chato isso … e eu fiz hoje uma etiqueta pensando exatamente nisso… mas de nada vai adiantar se um safado achar primeiro que eu … é muita covardia mesmo … 

    Boa sorte!!

    Edson
    Membro
    none

    Fala jonis

    Realmente e uma pena .. sei bem como voce esta se sentindo…

    o meu skywalker tenho 90% de chance que alguem pegou e não quer devolver….

    Mais força ae cara

    o negocio e bola pra frente 

    Abração

    é foda….o meu eu tinha feito a gravação remotamente…..mas não sobrou nada….principalmente minha gopro2 com 1 mês de uso!

    Rodrigo, a GP2 tem live feed de video, como a GP1? Estou pensando em partir pra GP2 no proximo aero….mas isso me preocupou, já que uso a GoPro como camera principal pra FPV (e nao somente para gravaçao em voo)

    Pelo que o luiz leu jonis, a Gopro 2 nao da pra fazer FPV.

    A gp2 não tem como fazer FPV como disse o Israel….

    É por isso que eu recomendo não colocar muita coisa, tudo deve ser muito simples. Nada de telemetria, Escolha um bom transmissor, um avião muito estável e regulado, que dê uma distância boa entre receptor r / transmissor v, use sempre duas baterias nas alimentações, bateria 3S no rádio, faça um simulador no local do vôo pra não se perder, a chance assim de ter interferência é praticamente zero. Te garanto que serás muito, muito mesmo FELIZ.

    Emerson, nao tive problema de interferencia….foi problema mecanico mesmo. O aero estava ótimo, video perfeito, baterias separadas e Ok, com carga total, RTH funcionando perfeitamente, Tx longe dos equipamentos, etc….enfim, nao havia problema algum no aero. Infelizmente perdi o controle de um dos ailerons…..nao sei se algum servo queimou (nao era servo tabajara) ou se algum comando soltou, mas algo mecanico aconteceu. Qt aos recursos, se nao fosse a telemetria, eu nao saberia onde ele caiu EXATAMENTE. A questao deu nao encontra-lo no momento da queda é pq onde voo é canavial…em todos os lados, por uma boa distancia…..quem já voou em local assim sabe como é. Qd eu disse que o video nao estava legal, me referia ao gravado em solo. Meu pinaccle nao é lá essas coisas, por isso o problema.

    Qt ao local, eu conheço muito bem lá….voo a mais de 10 anos naquele local. Como eu disse, infelizmente tive um problema mecanico + uma pessoa que pegou o aero e nao devolveu….mas, fazer o q né….partir pro proximo.

    Olá jonis.
    Espero que encontre o aero.
    Acho que devemos incentivar o uso alem de todos os rcursos usados por voce tambem o uso de um gps traker escondido na fuselagem do aero, para que no caso de um filha da pwtis achar primeiro, agente rastrear ele ate onde ele levou o coitado do caido.

    No ML achei ele até por 139,00

    Boa sorte e boms voos.

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Emerson, nao tive problema de interferencia….foi problema mecanico mesmo. O aero estava ótimo, video perfeito, baterias separadas e Ok, com carga total, RTH funcionando perfeitamente, Tx longe dos equipamentos, etc….enfim, nao havia problema algum no aero. Infelizmente perdi o controle de um dos ailerons…..nao sei se algum servo queimou (nao era servo tabajara) ou se algum comando soltou, mas algo mecanico aconteceu. Qt aos recursos, se nao fosse a telemetria, eu nao saberia onde ele caiu EXATAMENTE. A questao deu nao encontra-lo no momento da queda é pq onde voo é canavial…em todos os lados, por uma boa distancia…..quem já voou em local assim sabe como é. Qd eu disse que o video nao estava legal, me referia ao gravado em solo. Meu pinaccle nao é lá essas coisas, por isso o problema.

    Qt ao local, eu conheço muito bem lá….voo a mais de 10 anos naquele local. Como eu disse, infelizmente tive um problema mecanico + uma pessoa que pegou o aero e nao devolveu….mas, fazer o q né….partir pro proximo.

Visualizando 12 respostas - 1 até 12 (de um total de 12)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.