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- dezembro 19, 2011 às 1:25 pm
bom, estou com uns motores parados em casa e resolvi desenvolver 3 modelos distintos com algumas características para cada um. tenho disponível 2 motores iguais e mais 2 parecidos com estes, mas com enrolamentos diferentes. apesar de todos utilizarem a mesma hélice, a diferença no Kv, e o Kv alto também, não são atraentes para montar um tri ou quad. os motores são pequenos, mas os modelos planejados também.
vamos ao projeto conceitual.
modelo 1 – bimotor, motores na asa. parecido com um modelo que eu já construí, o Kepler, mas menor e com algumas características copiadas de outros modelos, principalmente do Maja. possibilita colocar a câmera ou tubo de pitot no nariz, em caso de falha de um dos motores pode ser possível o restorno à base ou a um local seguro de pouso. modelo médio 1,2-1,4m de envergadura, pretendido 1h de autonomia e carga paga de 300g (sistema de controle e câmera), e lançamento manual.
modelo 2 – monomotor, pusher. seria a reconstrução de um modelo que eu já fiz e voava muito bem, porém utilizei uma asa que eu já tinha de planador que não aguentou o peso extra. modelo pequeno, para carregar apenas uma câmera no nariz, para filmagens em locais onde é desejável voar com avião ao invés de multimotor, mas sem muito espaço para pouso. autonomia desejada de 15min.
modelo 3 – monomotor, tractor. autonomia pretendida de 30min, carga paga de 300g, câmera virada para baixo para fotos ortogonais. este modelo se assemelhará a motoplanadores, pois a aerodinâmica será importante para conseguir maiores tempos de vôo.
com o tempo vou evoluindo os projetos, devo começar com o bimotor. por enquanto vão algumas fotos de uavs que peguei do DIY Drones para servir de inspiração.
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- dezembro 19, 2011 às 11:10 pm
primeiros desenhos do bimotor, baseando em bastante coisa do Maja. fazendo a asa partida em 3, leme e profundor removíveis, fuselagem partida ao meio, o modelo de 1,2m de envergadura poderá ser encaixotado num espaço de 40x20x20cm.
método construtivo provavelmente será depron 4mm coberto com fibra de vidro fina, fica com um belo acabamento e muito resistente.
ainda não me decidi sobre a asa, gostaria de utilizar MH32, mas acho que vou optar por um perfil mais gordo, provavelmente clark-y (é o que está nos desenhos), pra facilitar a estrutura e baionetas de encaixe. diedro de 7 graus nas pontas, e motores fixados na seção central. possivelmente terá flaps na seção central, ainda não definido.
peso esperado na casa de 1kg RTF.
edit: segue o maja reduzido para a mesma escala, env. 120cm e hélice 8″
- dezembro 20, 2011 às 1:34 pm
um pouquinho de avanço na fuselagem, coloquei barras de balsa nos 4 cantos para melhorar a rigidez da estrutura e encaixes para cavernas e laterais e assoalho. com tudo meio quadrado, é bem fácil de construir.
o profundor eu já tenho pronto, de balsa, linkado e entelado. removi de um modelo anterior que não ficou bom, com o motor no leme. tinha muitas tendencias e resolvi aposentar, mas o profundor eu guardei e servirá perfeitamente. o leme também construirei de balsa. os encaixes e fixações do leme e profundor ainda necessitam de mais atenção.
estou pensando se faço aquela abertura no meio da fuselagem igual o maja, ou se fico só com aberturas na parte superior da fuselagem, de fora a fora. os encaixes e batentes seriam todos por dentro, mas aí eu acrescentaria mais barras de balsa nos batentes. é bem prático, mas deve fragilizar a estrutura ou aumentar o peso, e complicar a construção. devo ficar com aberturas na parte superior mesmo. ainda não sei se faço várias portinhas a cada caverna ou uma que abre tudo, ainda em dúvida quanto a praticidade e fragilidade.
a fuselagem de depron é muito barata e rápida de construir, porém os reforços de fibra já dão mais trabalho. posso fazer a fuselagem e testar como fica, se não ficar bom, faço outra antes de fibrar.
também estou pensando em adicionar um trem de pouso, ventral, embutido na fuselagem. permitirá pousos em pistas asfaltadas e protegerá a fuselagem. talvez triciclo fixo, ou talvez apenas duas rodinhas no cg, e um gancho de arame no nariz e proximo ao fim do assoalho
- dezembro 20, 2011 às 3:35 pm
- dezembro 20, 2011 às 3:38 pm
Belo trabalho, ze.mayer0. Parabéns!
Movido para “Projetos”…
- dezembro 20, 2011 às 5:03 pm
obrigado, Marcelo! e desculpe pelo erro na categoria.
pensei um pouco nas longarinas, e devo fazer com balsa dura e compensado. os joiners vão ser a parte mais chata e crítica deste projeto, mas a portabilidade do modelo deve compensar.
segue abaixo a idéia inicial das longarias. se for necessário posso utilizar balsa mais grossa nas longarinas, o modelo deve ficar na casa de 1kg, então a seção central tem que aguentar pelo menos 3. as pontas já não precisam de tanto.
pretendo reforçar com fibra de vidro também a seção central, pelo menos este trecho onde vou remover o depron para fazer o encaixe do joiner em compensado, provavelmente uma camada em tudo e duas nessa parte.
ailerons eu tenho que ver o que tenho aqui, provavelmente vou reaproveitar os restos de algum avião glow lenhado. comandos vou fazer todos em balsa.
próximo passo agora é pensar na fixação dos motores.
- dezembro 20, 2011 às 5:19 pm
Não tem porque se desculpar… a categoria “Projetos” é apenas para tópicos considerados adequados pelos moderadores. Não é possível um usuário incluir material diretamente nesta categoria 🙂
- dezembro 20, 2011 às 6:20 pm
- dezembro 20, 2011 às 6:29 pm
Essa é a ideia. Mover tópicos interessantes para “Projetos” e assim incentivar os autores a capricharem no conteúdo 🙂
- dezembro 20, 2011 às 6:32 pm
- dezembro 22, 2011 às 5:32 pm
achei os ailerons que vou utilizar, os que estão em melhor condição e tamanho para o projeto são de 35mm…não muda quase nada.
com tempo sobrando no esc. e sem tempo em casa pra construir, acabei fazendo um modelo 3D no AutoCAD, só pra ter idéia. faz muito tempo que eu não mexo em 3D no cad, apanhei um pouco e ficou bem ruim, mas dá pra tirar uma vista…
- dezembro 23, 2011 às 3:35 pm
2 chapas de depron 4mm compradas, 160g cada uma, 1000x700mm. infelizmente não tinha mais as chapas pretas que eu comprei da outra vez, já vou pensar num novo esquema de cores mais branco, pra não ter que pintar muita coisa. a idéia é pintar o depron com tinta acrílica antes de fibrar, mancha um pouco, mas se não tiver muitas cores nem muitos detalhes fica bom.
comprei uma de 2mm tb, que pesou 100g, mas não deve ser utilizada neste projeto não.
o lugar que eu comprei também tem uma chapa de 1pol. até pensei em comprar uma, mas mudei de idéia. eu ia acabar querendo usar pra alguma coisa, e deve ser muito pesada.
- dezembro 24, 2011 às 12:07 am
fiz uns cálculos, e sendo realista, acredito que dá pra chegar na casa das 400g na asa, e mais umas 350g na fuselagem (incluindo bateria). só com a câmera chego perto de 1kg, se colocar o transmissor também, ultrapasso por pouco. tá no planejado ainda…
joguei os dados no RCCalc agora. a velocidade de stall está em 27km/h com 12 graus de incidencia, planeio 31km/h com 5 graus e velocidade segura em 40km/h com 2 graus. 2 graus era o que eu ia usar, é o clark-y apoiando reto na fuselagem.
pelo resultado talvez eu acabe trocando a hélice, meu pitch speed com a 8×4 deu em 60km/h. para um modelo de 1,2m tá bom, mas talvez com uma 7×5 fique melhor, com pitch speed na casa dos 70km/h, ou uma 6.5×5.5, talvez chegue a 90km/h. mas com certeza vou começar com a 8×4, é o que eu tenho aqui, e o motor vai bem com ela.
- dezembro 26, 2011 às 9:23 pm
pensando um pouco, provavelmente vou tentar utilizar uma técnica nova nessa construção. vou cortar e fibrar tudo dos dois lados antes de montar a fuselagem, e depois de montado reforço os cantos por fora.
devo utilizar uma fibra de 38g/m² por fora e 18g/m² por dentro, pra não agregar muito peso. espero que fique bom!
na fuselagem tenho 0,2m². considerando que a resina pesa a mesma coisa que o tecido (se eu fibrar com cuidado), daria 112g/m²*0.2 = 22g de reforço na fuselagem.
na asa eu tava pensando em fibrar só o centro, mas acho que vou acabar fibrando as pontas também…melhora bastante a resistencia, e não deixa marcar no transporte.
- dezembro 26, 2011 às 10:18 pm
Caramba Ze. Mto legal seu projeto. Vi que sua idéia é transportá-lo numa caixa. Comprei uma caixa de alumínio na Leroy Merlin para guardar umas tranqueiras aqui de casa, muito interessantes. Bem leves, forradas com EVA por dentro, e o melhor de tudo, baratas.Tipo essa:
- dezembro 28, 2011 às 4:50 pm
interessante, Johnie! depois de pronto eu penso na caixa, mas uma caixa dessas maiorzinha que coubesse rádio, avião, baterias e umas ferramentas bem básicas seria muito interessante em viagens.
e infelizmente agora este projeto vai dar uma freada. tive problemas com speeds do meu tricoptero, e coloquei os que eu ia usar no bimotor lá. já comprei 4 speeds novos, mas até eles chegarem, estou sem. graças a isso, posso construir com calma, pois tenho pelo menos 1 mes até chegarem.
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