PERDA DE SINAL, DRAGON LINK, DEFEITO NO RADIO OU NO RX DO AVIAO? AJUDA!

Fóruns Equipamentos PERDA DE SINAL, DRAGON LINK, DEFEITO NO RADIO OU NO RX DO AVIAO? AJUDA!

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Pessoal, nos ultimos 4 voos que eu fiz começou uns “espasmos” no aviao durante o voo, depois de pelo menos uns 15-20 min de voo. Percebi que o rx (dragon link) perdia o sinal com o radio. Isso durava 0,5 segundo +/-, depois aumenta para 1s ate uns 3s. No primeiro voo que comecou foi umas 2 vezes. Depois isso foi se agravando, no proximo voo aconteceu varias vezes e uma das vezes durou uns 2 segundos… por fim no ultimo voo que fiz e nao vou voar mais ate descobrir o que esta acontecendo, fez umas 20vezes. Vejam o video.

    Detalhes: ate uns 1,5km de distancia nao tinha acontecido nada, depois começa. Isso para quando eu estou uns 500 metros na volta e consigo pousar numa boa.

    Vejam o video que fica facil de entender o que estou dizendo. É a mesma coisa que se eu desligasse o radio. A camera vai para o centro do servo, que no caso visualiza a asa, o aviao acelera, cabra um pouco e vira aileron, pois perdeu o sinal.

    Alguem ja passou por isso ?

    Alguem pode dar um palpite do que esta acontecendo? Ja fiz muitos voos e nunca tive esse problema. Nao mudei a configuracao/posicao(tx, rx, antenas, ertc…) do aviao.

    http://www.youtube.com/watch?v=kTki2Mxhijg&list=UUeSX2_QuXbLEt9g-LcDtrWA&index=1&feature=plcp

     

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 23)
  • Replies

    Pietro, boa tarde. Cara, eu comprei meu dragon Link e está para chegar.

    Se eu fosse você primeiramente enviaria um email para o Mike da DL, com uma foto anexa do seu avião para ele ver se montou algo errado. Eu enviei um email logo após minha compra perguntando umas coisas para ele e quanto a interferência, ele me disse que com o novo Firmware eles tem voado em 5 ao mesmo tempo sem problemas com interferência.

    Seria bacana postar imagens de como está montado seu avião para que todos vejam e de repente encontrem até alguma incompatibilidade.

    Li alguns coments de pessoas que não confiam no DL ligado na tomada do trainer, algumas pessoas abrem o rádio e soldam os cabos, não sei te dizer com certeza até quanto isso poderia influenciar…

    Vou pesquisar mais a respeito se souber de algo mais preciso te aviso.

    Valeu, abraço….

    Outra coisa, voce recebeu 2 receptores da DL? Se sim teste o outro só para desencargo de consciência….

     Joao, veja nas minhas imagens, tem foto do meu aviao como ele esta. É o cessna laranja e branco, so que nas fotos ele esta com a go pro…

    Ola Pietro, qual a sua câmera de vídeo? pergunto isso pois estou com uma sn777 e esta difícil fazer funcionar o dragon link sem perda de sinal.

    Abraço

    Maurício, ja usei com o dragon link 2 tipo de cam. Uma que veio com meu oculos fatshark (figura abaixo) e a gopro. Eu estou tendo problemas agora, nao sei se é o dragon ou o radio. Pois nao tinha isso antes, entao acredito que nao é interferencia das harmonicas…

    Maurio, mas essa perda de sinal no seu é igual o que esta acontecendo no meu video, sao espasmos de alguns segundos ?
     
    Maurício Martello disse:

    Ola Pietro, qual a sua câmera de vídeo? pergunto isso pois estou com uma sn777 e esta difícil fazer funcionar o dragon link sem perda de sinal.

    Abraço

    Nao sei como e no DL, mas nao seria necessario usar um resistor entre o sinal e o positivo ? Pelo q me lembre o sinal pela porta trainer dos futabas e fraco, vc precisa aumentar a potencia dele. No chainlink e necessario usar um resistor de 10k entre o positivo e o sinal ppm ( nos futabas). ou entao fazer a ligacao direto no modulo interno do radio.

    Abs

    Correto Gustavo, no site da Dragon labs pede esse resistor, inclusive veio junto, mas somente se nao funcionasse, mas vou tentar fazer isso….

    Pietro, vc chegou a fazer o test range no solo? No seu caso funciona, mas aparentemente o sinal chega ao bem mais fraco. Posta umas fotos da instalacao do aero tb.

    Abs

    Pietro então a minha perda de sinal é total dou 5 passos com a carga.. e o dragon link perde totalmente o sinal..

     

    Talves o seu problema seja outro.. ele esta dando isso com as 2 cameras??

     

    Abraço

    PIETRO PEDRAZZA JR disse:

    Maurio, mas essa perda de sinal no seu é igual o que esta acontecendo no meu video, sao espasmos de alguns segundos ?
     
    Maurício Martello disse:

    Ola Pietro, qual a sua câmera de vídeo? pergunto isso pois estou com uma sn777 e esta difícil fazer funcionar o dragon link sem perda de sinal.

    Abraço

    Fabio A.
    Membro
    none

    Aconteceu algumas vezes comigo, de acionar o RTH com o avião super perto, mas quando eu mexo no plug trainer volta. No meu caso acho que é mal contato do trainer ou o famoso caso da voltagem baixa do PPM no Dx6i

    Vi algumas pessoas relatando problemas do tx de video estar interferindo no DL, no caso não é o sinal emitido pela antena do tx de video e sim os fios de alimentação e sinal do tx que geram alguma interferencia.  Nesse caso o velho truque do ferrite nos fios funciona.

    Outro problema tb pode ser a polarização das antenas, se a antena do DL esta vertical no avião, tem que estar vertical no seu radio tb , se estiver horizontal, idem.

    Vertical no radio e horizontal no avião tem uma perda de mais de 20 dbs se não me engano.

    E por último certifique-se que o BEC do seu ESC esta conseguindo alimentar o DL e os servos tranquilamente, o ideal é ter um BEC separado.

    Abraço.

    Valeu Fabio, vou verificar tudo isso… eu estava muito feliz porque ate hoje nunca tive problemas serios… to tentando lembrar se eu mudei alguma coisa no aviao, mas que eu me lembre nao, por isso to achando que pode ser um mal contato no plug futaba… vou abrir esse plug…

    Sobre a antena no aviao, esta na vertical e no controle veja na foto em cima, ai é so eu segurar o controle na vertical tambem, seria isso ?
     
    Fabio A. disse:

    Aconteceu algumas vezes comigo, de acionar o RTH com o avião super perto, mas quando eu mexo no plug trainer volta. No meu caso acho que é mal contato do trainer ou o famoso caso da voltagem baixa do PPM no Dx6i

    Vi algumas pessoas relatando problemas do tx de video estar interferindo no DL, no caso não é o sinal emitido pela antena do tx de video e sim os fios de alimentação e sinal do tx que geram alguma interferencia.  Nesse caso o velho truque do ferrite nos fios funciona.

    Outro problema tb pode ser a polarização das antenas, se a antena do DL esta vertical no avião, tem que estar vertical no seu radio tb , se estiver horizontal, idem.

    Vertical no radio e horizontal no avião tem uma perda de mais de 20 dbs se não me engano.

    E por último certifique-se que o BEC do seu ESC esta conseguindo alimentar o DL e os servos tranquilamente, o ideal é ter um BEC separado.

    Abraço.

    Mauricio, nas duas cameras eu tenho essas perdas de sinal…
     
    Maurício Martello disse:

    Pietro então a minha perda de sinal é total dou 5 passos com a carga.. e o dragon link perde totalmente o sinal..

     

    Talves o seu problema seja outro.. ele esta dando isso com as 2 cameras??

     

    Abraço

    PIETRO PEDRAZZA JR disse:

    Maurio, mas essa perda de sinal no seu é igual o que esta acontecendo no meu video, sao espasmos de alguns segundos ?
     
    Maurício Martello disse:

    Ola Pietro, qual a sua câmera de vídeo? pergunto isso pois estou com uma sn777 e esta difícil fazer funcionar o dragon link sem perda de sinal.

    Abraço

    JuvertoKR
    Membro
    none

    A antena do dragonlink está com o ground para baixo? No meu primeiro vôo eu tive um failsafe a 4800 metros porque a antena estava com o ground para cima.

    Outra coisa, o ideal é deixá-la o mais afastado possível do downlink.

    Desculpe se já falaram isso, mas estou num notebook da pré-história aqui e é lenha ler o tópico inteiro

    Abraço

    Juverto, caraca meu, nao sabia disso, mas como eu sei qual é o lado do ground ? veja na foto abaixo disposição do downlink e antena do DL, estou com uma boa distancia…a antena esta la na ponta da asa(caninho preto) e o downlink na fuselagem do lado oposto.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 23)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.