› Fóruns › Equipamentos › Configuração Eagle Tree – Duvidas diferentes
- Este tópico está vazio.
- Post
-
- janeiro 20, 2012 às 4:16 pm
Pessoal,
Acabei de configurar meu Eagle Tree. Li a manual várias vezes. Consegui configurar sem muitos problemas, apesar de achar o manual confuso. Para configurar por exemplo o RTH, vc tem que seguir vários pontos que estão espalhados pelo manual. enfim… Mas ainda tenho algumas dúvidas que não achei no manual, ou tinham mas não consegui entender. Solicito a ajuda dos mais experientes:
- Coloquei a configuração via rádio em um canal de 3 pontos e uso apenas 1 canal para isso. O aux 2 está ligado no receptor. Esse canal pode ser usado para ajustar o ganho, ligar ou desligar o guardian. Esse ganho é o mesmo que aparece no menu do OSD? No OSD são vários ganhos, qual deles é ajustado pelo canal aux 2? Não consegui habilitar essa função. Tem vantagens e usa-la?
- Estou entendendo que o parametro Altitude Error(100/40) definie (entre outros) a altura mínima em que o RTH irá entra em operação, isso para evitar que o motor seja acionado quando o modelo estiver no solo. Não sei de onde tirei isso, mas foi o que entendi lendo o trecho abaixo do manual: “Secondly, this setting is also used as the limit to the input of the pitch PID controller.”;
- O motor não aciona quando o RTH é acionado com o modelo no solo. É erro ou normal, conforme item 2?
É isso.. grato desde já pela ajuda.
- Replies
-
- janeiro 20, 2012 às 5:17 pm
1) Existem apenas dois ganhos: o para voo normal (menu do guardian); o ganho para RTH (menu do RTH ou safety, nao me lembro o nome exato). Com o aux2, vc seta o ganho do guardian enquanto em voo. Se ativar o RTH, este ganho é ignorado (do controle) e passa a ser utilizado o ganho setado no menu do RTH. Habilite a exibição dos servos e ganho na tela do OSD (é um menu q nao me lembro o nome agora). Com esta informação habilitada, vc verá no seu OSD o ganho atual do guardian. Conforme vc mua o potenciometro do canal aux2 (sim, ligue ele em um potenciometro/knob), vc vai notar que o valor “G” irá alternar entre 0 e 8. 0 = Guardian desabilitado, 8 = ganho maximo. Após enconrar um ganho que fique legal no seu aviao, entre no menu do RTH e coloque este ganho lá. Assim que o RTH for acionado, este será o ganho utilizado.
2) Errado. Este parametro define a diferença aceitavel antes de tentar corrigir a altitude. Ex: a altitude definida no RTH é de 150m; o parametro esta setado para 50m; Se o aviao estiver entre 100 e 200 metros de altitude, a correção de altitude pelo piloto automatico será minima ou nula. Isto é, 50m (configuração) é a faixa de erro aceitavel (para cima e para baixo). Qt menor este valor, mais precisa será a alitude do aviao, porém o piloto irá precisar controlar mais o aviao, dependedo do modelo (mais estavel, menos estavel, mito rapido, etc…)
3) Motor só liga no RTH acima de 20 metros de altura. Se quiser desbilitar este item de segurança (nao recomendo), existe um menu especifico para isso….mas é muito perigoso. Imagine que esteja com o aviao na pista depois (ou antes) de um voo, alguem foi pegar ele….por acidente vc desliga o Tx e a pessoa nao desligou a bateria do aviao. O que acontece? O motor vai acelerar e provavelmente machucar muito quem esta com o plane. Por isso é altamente recomendavel deixar esta opção de segurança ligada (padrao).
Se quiser testar o RTH, faça o seguinte:
1) O seu rádio provavelmente possui um recursos chamado “throthe cut” ou “idle down”. Este recurso serve para vc mover um servo (ou outro comando) abaixo do limite do stick, qd for acionado. Ex: o stick mexe o meu servo de 0 a 100%. Qd eu aciono o “throtle cut”, este mexe no meu servo e deixa ele em -10% de curso. PS: este recurso só é acionado com o stick no minimo, pra nao correr o risco de vc afogar um motor glow/gas em voo.
2) Ligue o rádio teste se a chave esta funcionando. Se sim, ok! Acione a chave throtle cut para o servo ficar na posição minima dele. Após isso, sete o failsafe no DragonLink. Feito isso, o DragonLink irá colocar o ‘servo’ (ou ESC) nesta mesma posição quando o rádio for desligado ou perder o sinal.
3) Rode o wizard do eagletree completo. Você irá perceber que ao desligar o seu rádio, mesmo que o stick do acelerador esteja no minimo, o servo do acelerador irá se movimentar mais um pouco para baixo (aqueles -10%). Desta forma, com o rádio ligado o servo irá de 0 a 100% e ao desligar, o failsafe colocará o servo em -10%, fazendo com que o eagletree ative o RTH.
4) Em voo, basta desacelerar o motor e ativar a chave “trhotle cut”. Fazendo isso, o rádioirá detectar a posição do servo e mesmo recebendo o sinal do rádio, irá pensar que perdeu o controle, pois o servo esta na posição definida para ativar o RTH (-10%). Se algo der errado, basta voltar a chave trhotle cut e continuar controlando o aero.
Durante os testes, mesmo com o rádio ligado, eu acredito que vc nao irá controlar o aileron do aviao SE o RTH estivver em funcionamento no OSD, pois é ele que controla os comandos e para ele, vc perdeu o sinal do rádio. Este ‘esquema’ de uma chave para acionar o RTH é util para vc nao ter que desligar e ligar o rádio inteiro.
- janeiro 20, 2012 às 6:52 pm
Caro Jonis… grato pelo apoio… ajudou muito! esse fds vou estreiar o sistema. depois posto o resultado.
Jonis Maurin Ceará disse:
1) Existem apenas dois ganhos: o para voo normal (menu do guardian); o ganho para RTH (menu do RTH ou safety, nao me lembro o nome exato). Com o aux2, vc seta o ganho do guardian enquanto em voo. Se ativar o RTH, este ganho é ignorado (do controle) e passa a ser utilizado o ganho setado no menu do RTH. Habilite a exibição dos servos e ganho na tela do OSD (é um menu q nao me lembro o nome agora). Com esta informação habilitada, vc verá no seu OSD o ganho atual do guardian. Conforme vc mua o potenciometro do canal aux2 (sim, ligue ele em um potenciometro/knob), vc vai notar que o valor “G” irá alternar entre 0 e 8. 0 = Guardian desabilitado, 8 = ganho maximo. Após enconrar um ganho que fique legal no seu aviao, entre no menu do RTH e coloque este ganho lá. Assim que o RTH for acionado, este será o ganho utilizado.
2) Errado. Este parametro define a diferença aceitavel antes de tentar corrigir a altitude. Ex: a altitude definida no RTH é de 150m; o parametro esta setado para 50m; Se o aviao estiver entre 100 e 200 metros de altitude, a correção de altitude pelo piloto automatico será minima ou nula. Isto é, 50m (configuração) é a faixa de erro aceitavel (para cima e para baixo). Qt menor este valor, mais precisa será a alitude do aviao, porém o piloto irá precisar controlar mais o aviao, dependedo do modelo (mais estavel, menos estavel, mito rapido, etc…)
3) Motor só liga no RTH acima de 20 metros de altura. Se quiser desbilitar este item de segurança (nao recomendo), existe um menu especifico para isso….mas é muito perigoso. Imagine que esteja com o aviao na pista depois (ou antes) de um voo, alguem foi pegar ele….por acidente vc desliga o Tx e a pessoa nao desligou a bateria do aviao. O que acontece? O motor vai acelerar e provavelmente machucar muito quem esta com o plane. Por isso é altamente recomendavel deixar esta opção de segurança ligada (padrao).
Se quiser testar o RTH, faça o seguinte:
1) O seu rádio provavelmente possui um recursos chamado “throthe cut” ou “idle down”. Este recurso serve para vc mover um servo (ou outro comando) abaixo do limite do stick, qd for acionado. Ex: o stick mexe o meu servo de 0 a 100%. Qd eu aciono o “throtle cut”, este mexe no meu servo e deixa ele em -10% de curso. PS: este recurso só é acionado com o stick no minimo, pra nao correr o risco de vc afogar um motor glow/gas em voo.
2) Ligue o rádio teste se a chave esta funcionando. Se sim, ok! Acione a chave throtle cut para o servo ficar na posição minima dele. Após isso, sete o failsafe no DragonLink. Feito isso, o DragonLink irá colocar o ‘servo’ (ou ESC) nesta mesma posição quando o rádio for desligado ou perder o sinal.
3) Rode o wizard do eagletree completo. Você irá perceber que ao desligar o seu rádio, mesmo que o stick do acelerador esteja no minimo, o servo do acelerador irá se movimentar mais um pouco para baixo (aqueles -10%). Desta forma, com o rádio ligado o servo irá de 0 a 100% e ao desligar, o failsafe colocará o servo em -10%, fazendo com que o eagletree ative o RTH.
4) Em voo, basta desacelerar o motor e ativar a chave “trhotle cut”. Fazendo isso, o rádioirá detectar a posição do servo e mesmo recebendo o sinal do rádio, irá pensar que perdeu o controle, pois o servo esta na posição definida para ativar o RTH (-10%). Se algo der errado, basta voltar a chave trhotle cut e continuar controlando o aero.
Durante os testes, mesmo com o rádio ligado, eu acredito que vc nao irá controlar o aileron do aviao SE o RTH estivver em funcionamento no OSD, pois é ele que controla os comandos e para ele, vc perdeu o sinal do rádio. Este ‘esquema’ de uma chave para acionar o RTH é util para vc nao ter que desligar e ligar o rádio inteiro.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.