EasyGlider – Canopy Full HD

Fóruns Projetos DIY EasyGlider – Canopy Full HD

• Este tópico está vazio.
    Membro
    none

Opa Galera, venho aqui mostrar um projeto novo que eu to fazendo para o meu EasyGlider FPV velho de guerra.

Sei que hoje em dia a galera usa outros aviões como o Skywalker para FPV, mas eu fiquei apegado ao Easy pois ele voa muuuuito 🙂

Bom, no meu setup só estava faltando conseguir filmar os voos. Depois de muito pesquisar, escolhi comprar uma camera Xing-Ling que filma HD e que eu poderia desmontar sem dó para aliviar peso.

De 194g deu pra deixar com 33g.

Vou alimentar a camera pela porta USB, usando 5v do BEC.

Bom, resolvemos um problema e caímos em outro, a camera ta bem leve agora, mas não da pra prender ela no avião assim. Logo tive que projetar um canopy novo que levasse tb um case aerodinâmico para a câmera.

Depois de muito suor, eis que saiu do 3d max isso que lembra um Tripod do Guerra dos Mundos 🙂

Projetado para ser cortado em caixeta de 1,5 mm, a parte em vermelho serão duas placas de 1,5mm para dar mais resistência.

Depois de pronto eu converti para vetor e levei numa empresa em SP que corta projetos a laser.

Aqui o que sobrou das chapas de caixeta:

Depois de montar tudo, colar, quebrar algumas peças e descobrir que algumas coisinhas sairam errado, eu preenchi os espaços com espuma de poliuretano para poder lixar e dar o acabamento arredondado:

A espuma resolveu bem, mas ainda ficaram uns buracos que estavam me incomodando, para tapar eu usei uma massa super leve ja indicada aqui no fórum para tirar imperfeições. Pode usar a LitePlast ou uma massa da Rener que é mais fácil de encontrar:

Aqui depois de massa e muita lixa:

Bom, ta quase pronto, o saco ja ta cheio , ja se passou quase 1 mês fazendo isso nas horas vagas, mas vamos la, falta a camada de fibra de vidro e a pintura ainda:

Usei uma camada super fina de tecido de fibra de vidro apenas para não ficar exposto o isopor e a massa, essa camada tb ajudou a segurar melhor a tinta, ja que direto no isopor fica ruim pacas.

Da pra ver que cortei a parte de cima onde vou inserir o que sobrou da câmera, eu passei fita transparente depois para segurar essa “escotilha”.

E agora como ficou o EasyGlider:

No final das contas o Canopy novo + camera acrescentou 50g a mais no avião.  Daria pra fazer ele bem mais leve usando outras técnica, mas fiquei na dúvida se ia ficar resistente à pressão do vento e da hélice do motor que esta logo ali na cara.

Bom, apesar do trabalho foi bem recompensador, agora consigo voar FPV e gravar os voos com apenas uma câmera e com quase nada a mais de peso.

A parte mais legal foi quando encaixei todo o projeto cortado a laser e vi ali em cima da mesa, mal dava pra acreditar que 1 dia atras tava dentro do monitor 🙂

Bom, incentivo a quem tiver tempo, projetar suas próprias peças e soluções customizadas, da pra aliviar bastante peso do avião e ter soluções que antes se dependiam de terceiros.

Logo mais eu posto aqui o video do voo.

Abraços.

Anexos

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 37)
  • Replies
    CAPUSSO
    Membro
    none

parabens mano! show de engenharia! agora ja to aqui na espera dos videos em!

Marcelo Camargo
    Participante
    none

Movido para “Projetos”.

Agora, só falta a planta! 🙂

Parabéns…

grandeeeeee Fabio…dedicado como sempre, parabens pelo projeto.

JuvertoKR
    Membro
    none

PQP”! Alto nível!

Fabio A.
    Membro
    none

Opa galera, obrigado. Fiz o voo hoje e consegui gravar o video em 720p 60fps, ficou melhor do que eu esperava.

Por algum motivo que eu ainda não sei qual é, o video não ficou tremido, achei que o motor ia gerar aquelas ondulações no video quando se acelera, mas ficou super redondo.

Vou dar uma editada e essa semana ainda subo pra vocês verem 🙂

Fabio A.
    Membro
    none

Finalmente, eis o video:

Samaritá – 22/01/2012 from FabioMussaRLZ on Vimeo.

Voo de inauguração da câmera HD no EasyGlider FPV.

O video que sai da câmera não é perfeitamente assim, ja que eu dei um belo tapa de pós produção, mas da pra ter uma ideia da qualidade.

Não é uma GoPro, mas quebra o galho 🙂

Abraço a todos.

Tenho uma camera dessas, Extreme Cam, não conheço outras mas a imagem dessa é incrivel, e fica melhor se usar um cartão de memória classe 10, a minha paguei 245USD com cartão de 32GB classe 10 e frete incluso. Podem add no skype “tedani” ele envia de hong kong, menciona que eu recomendei que ele atende.

Fábio que 10 que ficou… você é mestre.

Marcelo Camargo
    Participante
    none

Muito legal Fábio… Parabéns!

Compartilha o vídeo aqui na galeria do FPVBrasil.

Você tem intenção de distribuir a planta?

Eu quero uma antena dessas “V” custom, me passa conta para depósito limadias.roberto@gmail.com. a respeito da vibração acredito que a mangueira de silicone do glow tambem ajude.

Fabio A.
    Membro
    none

Opa Marcelo, posso distribuir sim, sem problema. Quem for mandar cortar a laser tem que tomar cuidado pois balsa e caixeta são bem frágeis, se a peça não encaixar de primeira, dê uma lixada nas partes de contato pois se forçar vai quebrar.

O projeto esta em Corel Draw v15.

“needless to say”…..tupaliu! a “paraguaia” é danada de boa.

Parabens pela conquista.!

Marcelo Camargo
    Participante
    none

Valeu Fabio!

Adicionei o arquivo na primeira mensagem desse tópico para facilitar a distribuição.

Gustavo
    Membro
    none

Parabéns pelo projeto!

muito bem feito.

Abraço

muito legal, Fabio! pra um planador, com certeza a aerodinâmica e peso fazem diferença, e você resolveu os dois problemas.

vi agora o vídeo, e só por curiosidade, precisa levantar muito a câmera pra conseguir fugir da hélice? sei que como é planador dá pra desligar o motor e pronto, imagem limpa. mas se não der muito trabalho, não compensaria levantar um pouquinho mais?

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 37)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.