› Fóruns › Projetos DIY › EasyGlider – Canopy Full HD
- Este tópico está vazio.
- janeiro 22, 2012 às 3:06 am
Opa Galera, venho aqui mostrar um projeto novo que eu to fazendo para o meu EasyGlider FPV velho de guerra.
Sei que hoje em dia a galera usa outros aviões como o Skywalker para FPV, mas eu fiquei apegado ao Easy pois ele voa muuuuito 🙂
Bom, no meu setup só estava faltando conseguir filmar os voos. Depois de muito pesquisar, escolhi comprar uma camera Xing-Ling que filma HD e que eu poderia desmontar sem dó para aliviar peso.
De 194g deu pra deixar com 33g.
Vou alimentar a camera pela porta USB, usando 5v do BEC.
Bom, resolvemos um problema e caímos em outro, a camera ta bem leve agora, mas não da pra prender ela no avião assim. Logo tive que projetar um canopy novo que levasse tb um case aerodinâmico para a câmera.
Depois de muito suor, eis que saiu do 3d max isso que lembra um Tripod do Guerra dos Mundos 🙂
Projetado para ser cortado em caixeta de 1,5 mm, a parte em vermelho serão duas placas de 1,5mm para dar mais resistência.
Depois de pronto eu converti para vetor e levei numa empresa em SP que corta projetos a laser.
Aqui o que sobrou das chapas de caixeta:
Depois de montar tudo, colar, quebrar algumas peças e descobrir que algumas coisinhas sairam errado, eu preenchi os espaços com espuma de poliuretano para poder lixar e dar o acabamento arredondado:
A espuma resolveu bem, mas ainda ficaram uns buracos que estavam me incomodando, para tapar eu usei uma massa super leve ja indicada aqui no fórum para tirar imperfeições. Pode usar a LitePlast ou uma massa da Rener que é mais fácil de encontrar:
Aqui depois de massa e muita lixa:
Bom, ta quase pronto, o saco ja ta cheio , ja se passou quase 1 mês fazendo isso nas horas vagas, mas vamos la, falta a camada de fibra de vidro e a pintura ainda:
Usei uma camada super fina de tecido de fibra de vidro apenas para não ficar exposto o isopor e a massa, essa camada tb ajudou a segurar melhor a tinta, ja que direto no isopor fica ruim pacas.
Da pra ver que cortei a parte de cima onde vou inserir o que sobrou da câmera, eu passei fita transparente depois para segurar essa “escotilha”.
E agora como ficou o EasyGlider:
No final das contas o Canopy novo + camera acrescentou 50g a mais no avião. Daria pra fazer ele bem mais leve usando outras técnica, mas fiquei na dúvida se ia ficar resistente à pressão do vento e da hélice do motor que esta logo ali na cara.
Bom, apesar do trabalho foi bem recompensador, agora consigo voar FPV e gravar os voos com apenas uma câmera e com quase nada a mais de peso.
A parte mais legal foi quando encaixei todo o projeto cortado a laser e vi ali em cima da mesa, mal dava pra acreditar que 1 dia atras tava dentro do monitor 🙂
Bom, incentivo a quem tiver tempo, projetar suas próprias peças e soluções customizadas, da pra aliviar bastante peso do avião e ter soluções que antes se dependiam de terceiros.
Logo mais eu posto aqui o video do voo.
Abraços.
Anexos
- Planta_Closed_corel_15.cdr, 129 KB
- Replies
-
- janeiro 22, 2012 às 10:09 am
parabens mano! show de engenharia! agora ja to aqui na espera dos videos em!
- janeiro 22, 2012 às 3:12 pm
Movido para “Projetos”.
Agora, só falta a planta! 🙂
Parabéns…
- janeiro 22, 2012 às 10:03 pm
grandeeeeee Fabio…dedicado como sempre, parabens pelo projeto.
- janeiro 22, 2012 às 11:12 pm
Opa galera, obrigado. Fiz o voo hoje e consegui gravar o video em 720p 60fps, ficou melhor do que eu esperava.
Por algum motivo que eu ainda não sei qual é, o video não ficou tremido, achei que o motor ia gerar aquelas ondulações no video quando se acelera, mas ficou super redondo.
Vou dar uma editada e essa semana ainda subo pra vocês verem 🙂
- janeiro 27, 2012 às 2:14 pm
Finalmente, eis o video:
Samaritá – 22/01/2012 from FabioMussaRLZ on Vimeo.
Voo de inauguração da câmera HD no EasyGlider FPV.
O video que sai da câmera não é perfeitamente assim, ja que eu dei um belo tapa de pós produção, mas da pra ter uma ideia da qualidade.
Não é uma GoPro, mas quebra o galho 🙂
Abraço a todos.
- janeiro 27, 2012 às 2:49 pm
Tenho uma camera dessas, Extreme Cam, não conheço outras mas a imagem dessa é incrivel, e fica melhor se usar um cartão de memória classe 10, a minha paguei 245USD com cartão de 32GB classe 10 e frete incluso. Podem add no skype “tedani” ele envia de hong kong, menciona que eu recomendei que ele atende.
- janeiro 27, 2012 às 3:05 pm
Fábio que 10 que ficou… você é mestre.
- janeiro 27, 2012 às 3:20 pm
Muito legal Fábio… Parabéns!
Compartilha o vídeo aqui na galeria do FPVBrasil.
Você tem intenção de distribuir a planta?
- janeiro 27, 2012 às 3:46 pm
Eu quero uma antena dessas “V” custom, me passa conta para depósito limadias.roberto@gmail.com. a respeito da vibração acredito que a mangueira de silicone do glow tambem ajude.
- janeiro 28, 2012 às 12:34 am
Opa Marcelo, posso distribuir sim, sem problema. Quem for mandar cortar a laser tem que tomar cuidado pois balsa e caixeta são bem frágeis, se a peça não encaixar de primeira, dê uma lixada nas partes de contato pois se forçar vai quebrar.
O projeto esta em Corel Draw v15.
- janeiro 28, 2012 às 1:47 am
“needless to say”…..tupaliu! a “paraguaia” é danada de boa.
Parabens pela conquista.!
- janeiro 28, 2012 às 5:15 pm
Valeu Fabio!
Adicionei o arquivo na primeira mensagem desse tópico para facilitar a distribuição.
- fevereiro 2, 2012 às 3:29 pm
muito legal, Fabio! pra um planador, com certeza a aerodinâmica e peso fazem diferença, e você resolveu os dois problemas.
vi agora o vídeo, e só por curiosidade, precisa levantar muito a câmera pra conseguir fugir da hélice? sei que como é planador dá pra desligar o motor e pronto, imagem limpa. mas se não der muito trabalho, não compensaria levantar um pouquinho mais?
- Você deve fazer login para responder a este tópico.