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- fevereiro 5, 2012 às 11:33 pm
A FAA diz que aeromodelos estão livres de regulamentação conforme a SEC. 336. SPECIAL RULE FOR MODEL AIRCRAFT
o problema é que na definição deles de aeromodelo consta “(2) flown within visual line of sight of the person operating the aircraft” (voado dentro da linha de visão da pessoa operando a aeronave)
ou seja, se o piloto não estiver pilotando em voo visual a aeronave não se encaixa mais na definição de aeromodelo e portanto fica sujeita as regras do FAA, que no momento ainda não existem e portanto a aeronave torna-se ilegal… mesmo que a aeronave esteja sendo pilotada com co-piloto a tiracolo ainda assim é ilegal pois “a pessoa operando a aeronave” não vai estar vendo a dita cuja…
essa carta ainda depende de aprovação do Congresso/Senado mas se for aprovada nestes termos vai ter um impacto muito grande no FPV…
na mesma carta ainda define que aeromodelo é a aeronave voada para fins de hobby ou recreação, ou seja, quem estiver defendendo um trocado fazendo qualquer tipo de voo remunerado também será um criminoso e também que voos feitos a menos de 8Km de aeroportos devem ter autorização da torre… no Rio quem voar qualquer coisa no Flamengo, não precisa nem ser FPV, até aviaozinho de papel, já seria ilegal por estar a menos de 8Km do Santos Dumont…
é por estes motivos que devemos nos unir e ir contra qualquer tipo de regulamentação, principalmente as absurdas como essas que estão acontecendo lá no EUA e que por osmose acabarão aparecendo por aqui…
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- fevereiro 5, 2012 às 11:57 pm
Isto acontece pq o pessoal esagera na dose além de voar em lugares perigosos, proibidos ainda postam vídeos se gabando do fato. Agora que estou na pilha para entrar no FPV ja vejo indícios de fumaça no fim do tunel..eu até acho que esta demorando muito para acontecer. Espero que a turma que esteja iniciando nesta modalidade seja bem orientada pelos mais experientes para que o hobby possa proliferar sem problemas, e sem muita regulamentação, caso contrário isto vai acontecer não tenho dúvidas. O Marcelo postou um tópico muito importante que deveria ser lido por todos os colegas do hobby. PRIORIDADES em FPV.
- fevereiro 6, 2012 às 1:07 am
De forma geral, regulamentar não é sinônimo de proibir.
Regulamentar é criar regras para se executar alguma coisa, e estas regras têm como objetivo o bem da maioria.
Na minha opinião, o que devemos e podemos fazer (e já devíamos ter começado há muito tempo), é sugerir um modelo de conduta, baseado em procedimentos que não propiciem a ocorrência de danos a terceiros e ao próprio praticante de FPV.
Este modelo, se for bem estruturado e estiver composto por argumentos plausíveis, nortearia a elaboração de leis que determinem a prática de FPV em nosso país, atualizando também as leis de aeromodelismo em geral, já bastante ultrapassadas, e que não refletem a realidade atual.
- fevereiro 6, 2012 às 1:11 am
Apenas uma sugestão para melhoria do título. Como a lei ainda depende de aprovação, eu diria que o “FPV nos EUA pode vir a ser ilegal…”
Sejamos otimistas! 🙂- fevereiro 6, 2012 às 11:58 am
Saudações,
Uma idéia me ocorreu.
No Brasil, ao contrário do que ocorre nos EUA, entre outros países, nossas leis são escritas de uma maneira tão forçadamente rebuscada que abrem espaço para interpretações. Praticamente temos de traduzir o que os legisladores escrevem para poder tentar descobrir o que eles quiseram dizer. Assim, “voado dentro da linha de visão da pessoa operando a aeronave” já nos abre espaço para interpretação. O que é linha de visão? Um objeto como um aeromodelo de 1 ou 2 metros de tamanho a 1 km pode ser considerado “à vista”? À olho nu, creio que não, exceto talvez por um aeromodelo laranja fosforescente contra uma núvem negra… Mas um binóculo faz com que essa visualização seja possível, não faz? Logicamente não é prático ficar voando com um binóculo atatado à cabeça. E um link de video? Vc não vê onde o avião está, pra onde ele vai, o que está acontecendo com ele? E aí, a linha de visão tb não é a que o link alcança? Tal como o binóculo, o link não seria uma ferramenta que amplia a capacidade de visão do piloto? O que seria passível de proibição, nesse caso, seria o voo por piloto automático seguindo uma lista de waypoints – uma vez que o piloto poderia nem estar olhando pra aeronave e até mesmo poderia perder o link de video. Mas e o RTH nessa história? Um sistema de segurança que evita que um avião que acidentalmente perdeu o controle voe sem rumo até cair, potecialmente ferindo alguém ou danificando alguma propriedade, fazendo com que ele tome o rumo de onde foi lançado e assim possibilitando ao piloto retomar o controle e recuperar o aparelho em segurança. Como dispositivo de segurança, seria admissível?
Concordo com o Marcelo. Já deveria ter sido bolado um código de conduta que poderia servir de base para uma regulamentação modernizada. Se houver uma auto regulamentação que nos permita fazer o que gostamos sem prejudicar nem oferecer risco a ninguém, e todos nós a seguirmos expontaneamente, a evolução natural disso é essa regulamentação se tornar base para a regulamentação oficial sem nos prejudicar no processo.
Perigo é algum legislador que não sabe ao certo o que é ou deixa de ser um aeromodelo, achar que ele possa representar um risco se mal usado e acabar proibindo tudo.- fevereiro 6, 2012 às 1:52 pm
FB, discordo totalmente de vc…
Eu acho que DEVE sim existir uma regulamentação, principalmente para a proteção de quem esta voando em um 747, por exemplo…..eu nao gostaria de estar viajando e um aeromodelo entrar na turbina do aviao e cair. Hoje, o que impede isso de acontecer? NADA! Existe lei para controle de voo e aeromodelo, mas nao especificadamene FPV, abrindo varias brechas.
O que eu acho é que além da regulamentação, exista uma forma ACESSIVEL de se conseguir uma autorização LEGAL para voos FPV, com planos de voo, equipamentos, relatorios, etc…
Eu nao ligaria de fazer um relatorio de voo por trimestre, por exemplo….eu nao ligaria de ter que montar todo um plano de voo e esquemas de segurança, por exemplo……desde que isso seja possivel para meros mortais e fácil de se fazer! Ex: depois de devidamente ‘treinado’ e ‘autorizado’ por um orgão, eu poderia submeter meus planos de voo online e guarar uma autorização no dia seguinte, por exemplo….ou já submeter planos de voo para o mes corrente e ter a autorização online, por exemplo…..seria ótimo!
É claro que nao adiantaria de nada vc ir lá, fazer o ‘curso’ preparatorio sobre responsabilidades, cartas de voo, etc etc….e depois nao usar nada disso, apenas enviar os planos para autorização e voar sem obedecer as regras…
- fevereiro 6, 2012 às 2:57 pm
não deve não, por uma única razão: não existe maneira de se regulamentar um HOBBY que é para ser praticado livremente sem cometer absurdos como o que o FAA está propondo… tem coisa mais absurda do que ter que pedir permissão da torre do aeroporto para voar um planador manual que pesa 5 gramas??? veja que a proposta do FAA não estabelece tamanhos, pesos, alcances mínimos portanto qualquer coisa que voe se enquadra…
se voce acha que deve existir proteção para quem está num 747 então comece a fazer campanha para o extermínio dos pássaros pois para cada modelo de FPV existem MILHÕES de pássaros no ar… este é o tipo de absurdo que nós temos que combater: o risco existe mas é infinitesimal e portanto não se justifica a regulamentação…
o estabelecimento de RECOMENDAÇÕES na forma de SUGESTÃO é que deve existir, de modo a ORIENTER e EDUCAR os participantes e não na forma de regras e leis para punir…
fazer plano de voo para FPV é uma das idéias mais retrógradas que existem pois nem aviões de verdade precisam plano de voo para voo visual… ou o seu Skywalker representa mais risco do que um avião de várias toneladas???
é preciso bom senso e não paranóia, FPV é um hobby que representa um risco quase que incomensurável quando comparado com outras atividades do nosso dia a dia, como por exemplo, atravessar uma rua…
Jonis Maurin Ceará disse:
FB, discordo totalmente de vc…
Eu acho que DEVE sim existir uma regulamentação, principalmente para a proteção de quem esta voando em um 747, por exemplo…..eu nao gostaria de estar viajando e um aeromodelo entrar na turbina do aviao e cair. Hoje, o que impede isso de acontecer? NADA! Existe lei para controle de voo e aeromodelo, mas nao especificadamene FPV, abrindo varias brechas.
O que eu acho é que além da regulamentação, exista uma forma ACESSIVEL de se conseguir uma autorização LEGAL para voos FPV, com planos de voo, equipamentos, relatorios, etc…
Eu nao ligaria de fazer um relatorio de voo por trimestre, por exemplo….eu nao ligaria de ter que montar todo um plano de voo e esquemas de segurança, por exemplo……desde que isso seja possivel para meros mortais e fácil de se fazer! Ex: depois de devidamente ‘treinado’ e ‘autorizado’ por um orgão, eu poderia submeter meus planos de voo online e guarar uma autorização no dia seguinte, por exemplo….ou já submeter planos de voo para o mes corrente e ter a autorização online, por exemplo…..seria ótimo!
É claro que nao adiantaria de nada vc ir lá, fazer o ‘curso’ preparatorio sobre responsabilidades, cartas de voo, etc etc….e depois nao usar nada disso, apenas enviar os planos para autorização e voar sem obedecer as regras…
- fevereiro 6, 2012 às 3:11 pm
Hobby é um aeromodelo na linha de visada, abaixo de 400m (se não me engano), voando em locais credenciados e com autorização do orgão que regulamenta o hobby no pais, COBRA. Qualquer coisa fora disso é ilegal, legalmente falando.
Mesmo eliminando as questoes do orgão que regulamenta e cuida do hobby, ainda sim FPV fica fora da classificaçã ode Hobby, pois é voado fora da linha de visada, com equipamentos eletronicos e em altitudes de voos comerciais. É um hobby pq nós queremos, mas nao de fato. Esse mesmo ‘hobby’ é usado para se ganhar dinheiro com filmagens aereas, estudios de cinema, etc etc…..este é mais um motivo para nao ser classificado como hobby.
E sim, eu apoio e acredito que seja necessário SIM um plano de voo para nao ter riscos de colisão aerea. Para muitas pessoas é fácil desprezar isso, pois muitas cidades malemá tem aeroporto…..mas vai voar FPV em SP pra vc ver o número de aeronaves reais que estao em voo simultaneamente.
Qt a comparação com passaros, acho que vc foi um pouco infeliz….primeiro pq passaros sao normalmente BEM menores que os nosso aeromodelos; segundo, e principal: passaro vc nao controla! Já os aeromodelos, nós podemos controlar e assim EVITAR acidentes.
Eu nao sou paranóico, apenas APOIO que exista sim as leis e regulamentação, MAS que também exista uma forma VIAVEL de se conseguir o direito de voar meu aviao com FPV, fazendo voos altos, longe, etc…com total segurança, tendo o mínimo de risco tanto para o meu avião, como para os aviões reais.
FB disse:
não deve não, por uma única razão: não existe maneira de se regulamentar um HOBBY que é para ser praticado livremente sem cometer absurdos como o que o FAA está propondo… tem coisa mais absurda do que ter que pedir permissão da torre do aeroporto para voar um planador manual que pesa 5 gramas??? veja que a proposta do FAA não estabelece tamanhos, pesos, alcances mínimos portanto qualquer coisa que voe se enquadra…
se voce acha que deve existir proteção para quem está num 747 então comece a fazer campanha para o extermínio dos pássaros pois para cada modelo de FPV existem MILHÕES de pássaros no ar… este é o tipo de absurdo que nós temos que combater: o risco existe mas é infinitesimal e portanto não se justifica a regulamentação…
o estabelecimento de RECOMENDAÇÕES na forma de SUGESTÃO é que deve existir, de modo a ORIENTER e EDUCAR os participantes e não na forma de regras e leis para punir…
fazer plano de voo para FPV é uma das idéias mais retrógradas que existem pois nem aviões de verdade precisam plano de voo para voo visual… ou o seu Skywalker representa mais risco do que um avião de várias toneladas???
é preciso bom senso e não paranóia, FPV é um hobby que representa um risco quase que incomensurável quando comparado com outras atividades do nosso dia a dia, como por exemplo, atravessar uma rua…
- fevereiro 6, 2012 às 5:10 pm
Sabia que ia virar polêmica acirrada, sou Piloto Privado, Instrutor de ULM, Aeromidelista a 40 anos e atualmente Instrutor de Helis. Posso assegurar que os dois estão certos cada um no seu ponto de vista. Quando o colega FB diz : é preciso bom senso e não paranóia, FPV é um hobby que representa um risco quase que incomensurável quando comparado com outras atividades do nosso dia a dia, como por exemplo, atravessar uma rua…na minha opinião ele esta certo se não fosse a explosão de novos usuários que estão ficando interessados nesta modadlidade, inclusive eu que parece que estou entrando atrazado. Agora quando o Jonis diz : E sim, eu apoio e acredito que seja necessário SIM um plano de voo para nao ter riscos de colisão aerea. Para muitas pessoas é fácil desprezar isso, pois muitas cidades malemá tem aeroporto…..mas vai voar FPV em SP pra vc ver o número de aeronaves reais que estao em voo simultaneamente. Ele na minha opinião tb esta certo conforme ele mesmo diz ” pois muitas cidades malemá tem aeroporto….” isto me parece que seria uma forma de dizer que sejam criadas regras para lugares que precisam de regras, nas grandes metrópolis por exemplo, pq ninguem pode negar que um voo no RJ por exemplo ao lado do Santos Dumont seja menos perigoso do que em uma localidade dificil até de achar no Google. Resumindo, a polêmica aqui é boa e de difícil solução que agrade a tôdos. É importante notar que existem interesses diversos em relação a utlilização do FPV. Uns gastam dinheiro e procuram se divertir e outros ganham dinheiro disfarçados em Hobbistas. é dificil desenvolver um plano que agrade gregos e troianos, mais alguma coisa tem que ser feita pois coisas podem acontecer conforme eu ja tinha comentado em outros topicos…ABS
- fevereiro 6, 2012 às 5:21 pm
Boa discussão essa.
Vamos traçar aqui um paralelo com outro ramo de atividade: radiodifusão.
há regras claras e razoáveis para se fazer a transmissão de voz amadoramente – daí a legislação que rege o radioamadorismo – um conjunto de regras que define classes de operadores e as faixas de frequencia e potência que cada classe está habilitada a usar, que torna perfeitamente possível a qualquer mortal (parafraseando o Jonis) ter seu rádio e bater seu papo. Jà foi de suma importância em tempos em que não haviam celulares, mas hj ficou relegado aos afixionados. Para tanto, faz-se uma prova para comprovar o conhecimento das regras, do que se obtém uma licença pela qual paga-se uma taxa anual, que serve (servia… nos tempos do DENTEL servia – hj virou terra de ninguém e quem fiscaliza é a ANATEL com o apoio da polícia, e a taxa é cobrada assim mesmo) para custear a fiscalização do cumprimento dessas regras pelos operadores licenciados e evitar que os não licenciados operassem clandestinamente. O que não se enquadra nessas regras deve se enquadrar em outras mais específicas (caso das rádios, emissoras de televisão, empresas que usam rádio para se comunicar com suas frotas), e para as quais existem licenças especificas.No aeromodelismo poderia-se proceder da mesma forma: regras claras para operar, com faixas de mínimas e máximas altitudes, velocidade, peso, que deveriam sim ser obedecidas por todos os praticantes. Poderia-se estabelecer um licenciamento dos pilotos mediante uma prova de conhecimentos técnicos da área e das próprias regras e o pagamento de uma taxa razoável para a fiscalização.
Dessa forma poderíamos até mesmo ter regras do tipo: não voar à menos de 2 km das pistas de pouso dos aviões tripulados nem a menos de 5 km num ângulo de 15º das cabeceiras dessas mesmas pistas, salvo quando marcado alguma demonstração ao público nesses lugares. Voar entre 30 e 300 m de altitude, salvo para pouso e decolagem e até 3 km de distância do piloto. Voo com modelos pilotados em terceira pessoa ficariam naturalmente restritos a distâncias menores, até porque os pilotos devem enxergar seus modelos ou os perderiam, sempre fora de áreas densamente povoadas (cidades de qualquer tamanho, sobre as casas, onde uma pane poderia representar risco aos habitantes). O único plano necessário para o voo seria não sair desses limites!
A questão de não voar nas grandes cidades seria eliminada de cara, já que não se poderia voar nem sobre as pequenas.
Os aviões tripulados, dos teco-tecos dos aeroclubes aos grandes aviões de passageiros, não voariam nessa faixa de altitude exceto nos eixos de pista e imediações em operações de pouso e decolagens, exatamente onde os modelistas não voariam, e acima dos 300 metros, onde novamente não deverão encontrar modelos RC voando.
Poderia-se ter classes, como no radiomadorismo: iniciantes (modelos até x gramas, elétricos, pilotos maiores de 14 anos sozinhos ou de 8, supervisionados por pais ou responsáveis licenciados); experientes (maiores de 18 anos, modelos elétricos ou à combustão até X gramas ou quilos, FPV…) e avançados (maiores de 18, modelos maiores, FPV, plataformas de filmagens aéreas, podendo fazer uso comercial dessas imagens, mas com regras específicas para tais filmagens, de maneira a salvaguardar a vida de terceiros e a propriedade alheia, de maneira a poder fazer tudo na maior segurança e ainda assim poder fazer.
E como FPV nada mais é que radiodifusão, poderia-se usar as mesmas regras pra isso que ja norteiam o radiomodelismo, tais como a divulgação do prefixo do operador, sua inclusão na imagem transmitida, potências máximas, frequências para isso.
A questão da potência precisa ainda de uma ressalva: se numa dada frequência todo mundo respeitar uma potência máxima, uma potência menor é requerida para o mesmo fim, já que com baixo ruido é possível aumentar a sensibilidade do receptor ao invés de sair gritando com o transmissor a ponto de ensurdecer todo mundo e atrapalhar tudo. Celular trabalha assim e são muito mais celulares que aeromodelos com FPV por aí.
- fevereiro 6, 2012 às 5:37 pm
Isso a idéia me pareceu esta, promover um debate inteligente e democrático onde cada um exponha seu ponto de vista e se possivel apresente soluções inteligentes, para que depois não apareça um legislador com outra ótica, e que nunca viu um aeromodelo despejar regras até incompativeis com a atividade. Antes desta hora o com ajuda do FPVBrasil ja teria algo elaborado para apresentar aos orgãos reguladores isto se a coisa evoluir para isso. Eu era Radioamador the68 e fiz esta provinha, bons tempos aqueles, mais ja até dei baixa na minha licença pq perdi o interesse.Sugiro tb que o idealizador do tópico que não tem bola de cristal renomeie o título de acôrdo com sugestão do colega Marcelo Camargo para “FPV nos EEUU pode vir a ser ilegal”
- fevereiro 6, 2012 às 5:50 pm
Luiz Sérgio,
tb já fui radioamador mas confesso que a única coisa que eu gostava de fazer era ficar ouvindo, “corujando” conforme se costumava dizer, então cancelei minha licença e continuei ouvindo enquanto tive rádio. Realmente, bons tempos. Falar mesmo, falei muito pouco.Aproveitando, regras simples e claras como essas que rabisquei rapidamente seriam perfeitamente seguíveis. O pessoal do FPV pode vir a achar 300 metros muito pouco, ctz, mas só coloquei 300 pra usar de exemplo, poderiam ser 400 ou 500, e a aviação “tripulada” (pra não chamar de comercial) ficaria acima dessa altura, em perfeita seguranca. Os caçadores de nuvens ficariam desapontados, na certa… mas não é nada que um dia com alguma neblina não resolva. Temos que buscar um equilíbrio, trocando os abusos de alguns pelo direito de termos um espaço aéreo pra chamar de nosso.
- fevereiro 6, 2012 às 5:54 pm
tche, esta é a ideia! Gostei da analogia!
O FPV deve ter suas ‘regras’ próprias, estilo as para modelismo como hobby…dai pergunta: pq nao a mesma? Pq sao aplicações diferentes. Enquanto no aeromodelismo vc voa em terceira pessoa, no FPV vc voa em primeira e com isso, vai muito mais longe. A questao nao seria nem a forma de ‘visão’, mas sim as distancias….por isso nao da pra enquadrar FPV nas regra ‘padrão’ do aeromodelismo. Este exemplo que vc deu sobre as ‘regras’ para FPV esta ótimo…. 3km e 300m de altura. Particularmente acho que ainda poderia melhorar um pouco os valores, visto que é muito fácil subir com um aviao FPV a mais de 2km, por exemplo… mas isso demandaria um certo estudo para se chegar a um valor que agrade aos FPVistas e aos orgãos. A minha sugestão de ‘plano de voo’ foi justamente para poder utilizar o mesmo espaço aereo real. Se vc tem um plano de voo e este mesmo é aprovado, vc pode voar a X Km de distancia e Y km de altura que nao irá encontrar nenhum avião para colidir……dai vem alguem e diz: ah, mas acidentes acontecem! Quem disse q o aeromodelo nao vai se perder? perder sinal de rádio? quebrar um comando? ai é que esta o verdadeiro motivo de ser necessário uma ‘regra’ e uma habilitação dos pilotos: situações de emergencia. Se qualquer ‘acidente’ destes acontecer, o piloto credenciado teria que ter medidas de emergencia prontas no aeromodelo e um treinamento para tal….ex: obrigatoriedade de piloto automatico….. obrigatoriedade de GPS e módulos OSD com pelo menos coordenadas, altitude e distancia… plano de contingencia para caso de uma pane mecanica…..etc etc…
A maioria dos pilotos experientes já tem (e faz) tudo isso antes de seus voos FPV, mas a grande maioria dos iniciantes nao fazem se quer 30% disso….e é nessa grande maioria que esta o perigo de acidentes. Se TODO MUNDO utilizasse equipamentos ótimos, de qualiade, com sistemas de backup e td mais, nao precisaria de muitas leis para regulamentar….mas, infelizmente nao é assim….uns por pressa de voar, outros por nao ter dinheiro para um OSD e mesmo assim querer voar a 15km…..outros por pura ignorancia.
- fevereiro 6, 2012 às 6:13 pm
Como eu disse, usei alguns valores apenas como exemplo, poderiam ser maiores, sem problemas, mas aí entra uma questão de divisão de espaço. A aviação civil leve, os teco-tecos dos aeroclubes, os voos panorâmicos, esse povo todo, já estão aí e também tem direito à sua fatia do espaço aéreo. Se queremos ter o nosso, temos que entrar num acordo com nossos “vizinhos de cima” e abrir mão das grandes altitudes. Se formos razoáveis em não querer demais, eles podem subir um pouco e nos deixar em paz. Tem muito tecoteco aí que não voa direito a 2000 metros, afinal o motor e os ocupantes tem que respirar e os ultimos sofrem de dores nos ouvidos com a descompressão – obrigá-los a ficar acima disso só porque a gente tá querendo ocupar esse espaço é pedir um pouco demais.
De qualquer forma, porque não incluir na classe dos avançados a possibilidade de checarmos se ninguém vai voar numa determinada área e altitude e avisarmos que nós estaremos voando nessa área tal dia entre tal e tal hora? Não é bem um plano de voo, mas é uma coisa que, como vc gosta de dizer, os mortais podem estar fazendo… poderia até ser um sistema online, alguma coisa que vc pudesse consultar com um notebook e um modem 3G antes de decolar e, descobrindo que está livre, poderia já reservar para vc. Fora isso, vc fica abaixo do máximo de altura e se diverte sem atrapalhar nem ser atrapalhado.
O cadastramento poderia acarretar uma pequena taxa por voo a ser recolhida 1x por mês e esse dinheiro seria usado para manter o sistema funcionando… uma espécie de pedágio dos ares, praqueles que se sentem necessitados de voar mais alto por qualquer motivo.
Seria como a bandeirola vermelha obrigatória na ponta das escadas carregadas nos carros de tantos eletricistas por aí: alguma coisa avisar de uma irregularidade e assim evitar acidentes…
Jonis Maurin Ceará disse:
tche, esta é a ideia! Gostei da analogia!
[diet quote]
A maioria dos pilotos experientes já tem (e faz) tudo isso antes de seus voos FPV, mas a grande maioria dos iniciantes nao fazem se quer 30% disso….e é nessa grande maioria que esta o perigo de acidentes. Se TODO MUNDO utilizasse equipamentos ótimos, de qualiade, com sistemas de backup e td mais, nao precisaria de muitas leis para regulamentar….mas, infelizmente nao é assim….uns por pressa de voar, outros por nao ter dinheiro para um OSD e mesmo assim querer voar a 15km…..outros por pura ignorancia.
- fevereiro 6, 2012 às 6:16 pm
Nossa o Jonis acertou na mosca, outro dia estava vendo um tópico onde o colega pedia sugestão para comprar um OSD “BOM E BARATO” aquela dupla dinâmica que é incompativel com o voo FPV, apareceu logoum colega membro do FPVBRASIL oferecendo o solicitado, entrei dei minha opinião e parece que o colega se contentou e vai repensar. Sendo assim Jonis posso até estar disvirtuando o tópico , quem sabe sua permissão posso criar outro onde vc e outros mais experientes passem uma relação de tudo que o novato precisa para iniciar no FPV inclusive que precisa saber voar pelo menos..Sábado eu estava no clube apareceu um cidadão com maior carrão e perguntou o que precisava comprar para poder voar, eu perguntei vc ja voa aeromodelos?? Ele respondeu que não, ai fui irônico e disse antes de correr precisamos aprender a andar vou te apresentar um Instrutor que vai te ajudar a dar os primeiros passos depois conversamos sobre o que comprar… Hehehehehe até parece que sei muito sobre isso. Mais sobre aviação conheço um pouco e gosto com a mesma intensidade dos dois amôres….ABS
- fevereiro 6, 2012 às 10:59 pm
segundo o próprio site da AMA a carta vai para o Congresso esta semana e deve ser aprovada sem alterações, ou seja, vai estar um passo mais próximo da aprovação final…
Marcelo Camargo disse:
Apenas uma sugestão para melhoria do título. Como a lei ainda depende de aprovação, eu diria que o “FPV nos EUA pode vir a ser ilegal…”
Sejamos otimistas! 🙂
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