RSSI receptor TURNIGY

Fóruns Projetos DIY RSSI receptor TURNIGY

  • Post

    pessoal apos quaze perder meu aero esse fim de semana por não ter informaçoes de rssi do receptor da turnigy resolvi fazer um esquema p/ converter os pulsos de rssi do turnigy p/ nivel de tensão como os q eu ja tinha ouvido falar,.. como o receptor da turnigy são pulsos fica dificil medir com multimetro ou até mesmo direto no OSD, bom por enquanto esta tudo beleza, ta mostrando em nivel de tensão com o ccto adicionado mas a minha duvida é a seguiinte, no caso o q eu fiz ele varia de (1,31v p/ 100% de sinal e 0,2v p/ 0% de sinal ) eu queria saber se isso esta correto ou eu teria q ajustar esse nivel, pois não sei se existe um padrão porq não conheço outros equipamentos, como por exemplo (1v 100% e 0,0v 0%) alguem pode da uma força ? ou tbm se o jeito q eu fiz for correto tbm ae nem preciso mexer mais.. . valeu !

    esse sinal q ta no osciloscopio é o q sai direto do pino de RF do receptor da Turnigy depentendo do nivel de sinal a largura de pulso vai diminuindo proporcionalmente com a intensidade. 

    essa imagem mostra o sinal após o filtro, passando de pulsos p/ uma tensão linear em relação ao nivel de sinal recebido. obss.. é o q esta sendo mostrado no multimetro !

    esse é o filtro,.. 

    aki mostra como coloquei o diodo e o resistor, e daonde peguei o sinal de RF.

    o capacitor tive q colocar do outro lado da placa pois mesmo sendo pequeno acabou atrapalhando na hora de fechar a carcaça do receptor.

    e por final a saida da tensão de RSSI ficou no ultimo pino, olhando a foto contando de baixo p/ cima é o ultimo conector !, o bindo ficou sendo no penultimo ! 

    vou fazer testes em campo e postarei respostas se agradou ou não. ! mas por enquanto com testes em bancada no laboratorio fico bem satisfatorio ! funcionou 100%

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 32)
  • Replies
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Que eu saiba, não existe um padrão.

    Por exemplo, o DragonLink trabalha com aproximadamente 0.75 volts para 0% e cerca de 3.5 volts para 100% de sinal.

    bom Marcelo, ja que não existe um padrão vou deixar assim mesmo.. vou fazer o desenho do esquema e colocar aqui mesmo ! 1,31V p/ 100% e 0,2v p/ 0% ! valeu !

     Diogo Martins Rembold valeu pela dica ae ! até penssei em utilizar um CI com comparadores como esse lm358, mas eu queria deixar o mais compacto possivel, e deixar dentro do receptor ! mas vou testar esse circuito pois essa jogada da entrada negativa do comparador ligado diretamente na saida do mesmo esta estranho,.. pois teria q ter um resistor ou algo assim p/ dar ganho etc..

    ae ja q não tem um padrão ta feito… =)

    esse é o filtro,.. 

    aki mostra como coloquei o diodo e o resistor, e daonde peguei o sinal de RF.

    o capacitor tive q colocar do outro lado da placa pois mesmo sendo pequeno acabou atrapalhando na hora de fechar a carcaça do receptor.

    e por final a saida da tensão de RSSI ficou no ultimo pino, olhando a foto contando de baixo p/ cima é o ultimo conector !, o bindo ficou sendo no penultimo ! 

    vou fazer testes em campo e postarei respostas se agradou ou não. ! mas por enquanto com testes em bancada no laboratorio fico bem satisfatorio ! funcionou 100%

    Muito boa a iniciativa!

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Rodrigo, movi o conteúdo do tópico anterior para a mensagem principal.

    Transferido para categoria “Projetos” e destacado.

    Parabéns.

    ontem anoite liguei no G_OSD q eu tenho da hobbyking e ficou perfeito, la tem o ajuste p/ mostrar de 0 a 100 na tela, agora só espera o fim de semana p/ testar em voo, p/ ver se isso vai me ajudar a evitar de perder o sinal de radio como perdi semana passada =S ! quaze perdi todo meu equipamento, sorte q concegui recuperar, eu parecia um loko correndo com o radio na direção do aero e o amigo meu com a tela na mão kkkk mas deu td certo. 

    o rodrigo quanto vc me cobra pra fazer um desse ai????

    vou confirmar o funcionamento dele na pratica esse sabado. mas na bancada ja funcionou como tudo na pratica sempre da alguma diferença, vou fazer os ultimos testes. agora com relação a cobrar p/ fazer é complicado, é um circuito simples, se for ver custos com correios ja não compensaria, vc teria q me enviar o receptor p/ eu adaptar e te mandar de volta, vc gastaria uns 30 reais de ida e volta de correio mais uns 20 de mão de obra minha , ” não compensa” mas eu te passo aki no forum tudo bem detalhado p/ vc mesmo fazer a modificação;. aguarde até segunda feira e assim q estiver tudo 100% testado na pratica vc podera montar q não tera erros.. 

    gabriel sosnoski cabral disse:

    o rodrigo quanto vc me cobra pra fazer um desse ai????

    Salve Rodrigão !

    Parabéns por mais esse projeto !

    Quero ver na prática no próximo final de semana heim…

    Grande abraço e sucesso sempre… merece!

    Daniel

    Pessoal, fiz o teste em campo e funcionou 100%., com ele deu ate p/ eu chegar em uma conclusão, pois meu radio da turnigy de uma hora p/ outra perdeu drasticamente o alcance q tinha antes, e eu estava desconfiando do receptor. mas medindo o sinal com o receptor modificado e comparando com outro radio da turnigy deu p/ ver q infelizmente a saida de RF de um dos radios estava queimado e com baixa potencia de saida. 

    enfim quem quizer fazer essa modificação, pode fazer sem problema pois mostrou-se muito eficiente !

    Parabéns Rodrigo, você algo que mesmo em fóruns externos já tinha procurado e não tinha encontrado. Melhor ainda, compartilhou isso com todos aqui.

    Rodrigo, uma pergunta…vc trocou os pinos do bind para o canal 8? teve que modificar a placa por conta disso???

    valew

    na verdade o bind é no canal 8 ! c vc olha a placa vai ver q tem um jumper do canal 8 p/ o 9 então como a trilha do bind passa primeiro pelo canal 8 eu cortei o junper entre o canal 8 e 9 e liguei a saida do filtro de sinal RSSI no pino do canal 9 se quizer mais detalhes só fala q eu coloco mais fotos p/ ajuda a entender melhor.

    se puder por as fotos..agradeceria muito

    é o modulo original sim ” flysky”, eu ate poderia informar a distancia, mas infelizmente meu osd não mostra distancia em metros do ponto de partida, mas antes de eu fazer esse circuito de RSSI, voei a quaze 2km “vi pelo google earth”, e os comandos começaram a ficar dificeis de estabilizar, foi isso que me levou a fazer essa modificação,p/ não correr o risco de perder o aero.  no meu OSD mostra certinho o nivel de RSSI com essa modificação no receptor.

    Alexandre Lopes disse:

    Rodrigo, boa noite.

    O usuário do e-voo (Sabongi) me enviou este link em um tópico, gostei muito da idéia! Parabés!

    Me tira uma dúvida, o seu radio usa o modulo original da turnigy, correto? Qual foi o alcance máximo que já conseguiu com ele?

    No ultimo domingo fiz um voo de 1km, sendo que a distância máxima entre o aero e base foi 800 metros, pretendo refazer este voo com a base no ponto de partida.

    Este sinal do Rssi, aparece no seu osd, correto? 

    Obrigado desde já.

    Rodrigo Dener Fernandes disse:

    Pessoal, fiz o teste em campo e funcionou 100%., com ele deu ate p/ eu chegar em uma conclusão, pois meu radio da turnigy de uma hora p/ outra perdeu drasticamente o alcance q tinha antes, e eu estava desconfiando do receptor. mas medindo o sinal com o receptor modificado e comparando com outro radio da turnigy deu p/ ver q infelizmente a saida de RF de um dos radios estava queimado e com baixa potencia de saida. 

    enfim quem quizer fazer essa modificação, pode fazer sem problema pois mostrou-se muito eficiente !

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 32)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.