- Este tópico está vazio.
- março 21, 2012 às 12:50 am
Mais uma versão da Multiwii, agora para Aviões e Helicópteros:
OBS: Não esqueça de habilitar o D12, do contrario não ira alimentação para os sensores, se for usar o sinal para dois ailerons separados, deixe D12 desabilitado e alimente os sensores através dos 5 volts usando dois diodos 1n4148 em série.
Firmware e configurador: aqui
Esquema de ligação dos servos:
Configurador:
Teste da Multiwii para aero:
- Replies
-
- março 21, 2012 às 10:47 am
Sabe dizer como funciona para helis? é só substituir o gyro pela multi wii e fazer as ligações dos servos?
- março 21, 2012 às 12:24 pm
Marcelo, você tem a placa disponível?
- março 21, 2012 às 8:00 pm
Sim funciona Filipe, já coloque no meu 450 de testes, precisa ter paciência para ajustar os PIDs, eu comecei com 1.8 de P e acabei deixando com 2.2. os outros parâmetros não precisei mexer, agora estou habilitando os sensores um a um e testando.
Também coloquei em meu Predador e fiz alguns testes preliminares que me deixaram muito otimista.
Um abraço
filipe dmengeon disse:
Sabe dizer como funciona para helis? é só substituir o gyro pela multi wii e fazer as ligações dos servos?
- março 21, 2012 às 8:02 pm
Henrique, felizmente toda a minha pequena produção foi comprada antes mesmo que ficasse pronta, estou sem nenhuma para venda no momento, o próximo lote somente para o final da semana que vem.
Obrigado
Henrique Ferreira Lima disse:
Marcelo, você tem a placa disponível?
- março 21, 2012 às 10:23 pm
Grande Marcelo, uma MultiWii para quad ou tri, sai por quantas dilmas $ ?
Abs
- março 22, 2012 às 7:17 pm
Olá Thiago, vou passar os valores, porem não tenho nenhuma delas em estoque, somente na primeira semana de março.
MiniMultiwii V3.1 com giroscópio acelerômetro e conversor usb integrado R$200,00
MiniMultiwii V3.1 com giroscópio, acererômetro, magnetômetro, barômetro e conversor usb integrado R$290,00
Um TFS
Thiago Aragão .’. disse:
Grande Marcelo, uma MultiWii para quad ou tri, sai por quantas dilmas $ ?
Abs
- março 23, 2012 às 12:21 am
O meu I.’., estou estudando mais a respeito dos multis!
Ainda estou voando em relação as vantagens do magnetômetro, barômetro em multis! Eu estava a pegar uma placa KK da HobbyKing, mas ainda pensandoo e pensandooo muito… no caso da placa MiniMultiwii V3.1 com giroscópio, acererômetro, magnetômetro, barômetro e conversor usb integrado R$290,00 quais as vantagens com relação as de mais, tanto as KK da HobbyKing, quanto a MiniMultiwii V3.1 sem o magnetômetro, barômetro?
A diferença seria no voo?
TFA e Boa noite!
- março 23, 2012 às 12:53 am
Thiago, a placa da KK da HK é bem simples e com poucos recursos, bem pelo contrário a multiwii é cheia de recursos, mas tem que aprender a usá-los.
Quanto mais sensores disponíveis mais a gente se atrapalha, “hi, não era para falar isso”.hehehe
Brincadeiras a parte, quanto mais sensores, maior é a quantidade de recursos para se ter uma aeronave mais auto controlável.
Um TFA.
Thiago Aragão .’. disse:
O meu I.’., estou estudando mais a respeito dos multis!
Ainda estou voando em relação as vantagens do magnetômetro, barômetro em multis! Eu estava a pegar uma placa KK da HobbyKing, mas ainda pensandoo e pensandooo muito… no caso da placa MiniMultiwii V3.1 com giroscópio, acererômetro, magnetômetro, barômetro e conversor usb integrado R$290,00 quais as vantagens com relação as de mais, tanto as KK da HobbyKing, quanto a MiniMultiwii V3.1 sem o magnetômetro, barômetro?
A diferença seria no voo?
TFA e Boa noite!
- março 23, 2012 às 3:52 am
Teste simples de funcionamento:
- março 23, 2012 às 10:37 am
Marcelo, eu tinha definido adquirir um ardupilot, no entanto mudei de ideia e vou usar a sua controladora. A pergunta é como integrar, lógico se possível, ela junto ao arduino para ter um retorno para casa e seguir waypoints? Ou, caso tenha uma outra ideia (forma), por favor me ajude.
- março 23, 2012 às 12:29 pm
bom dia marcelo, teria como colocar umas fotos ou video do seu teste para heli 450? onde vc colocou a placa? é que as dimensoes são um tanto grandes para helis né? estava pensando em usar um arduino nano.. o q acha?
- março 23, 2012 às 12:50 pm
Bom dia Marcelão!
Cara, nessa versão tem como fazer um by-pass dos gyros via rádio. Para caso os ganhos estiverem errado eu não derrubar a bagassa. Pra quê serve o D9? Não seria só ligar o ESC direto ao receptor?
Abraço
- março 23, 2012 às 5:16 pm
Henrique, se você precisa de agilidade em relação ao seu projeto, te aconselho a usar a APM mesmo, este projeto esta no inicio e a implementação de algum software com a função que você quer pode demorar um pouco.
Henrique Ferreira Lima disse:
Marcelo, eu tinha definido adquirir um ardupilot, no entanto mudei de ideia e vou usar a sua controladora. A pergunta é como integrar, lógico se possível, ela junto ao arduino para ter um retorno para casa e seguir waypoints? Ou, caso tenha uma outra ideia (forma), por favor me ajude.
- março 23, 2012 às 5:20 pm
Filipe, não vou poder fazer isso hoje, estou muito atarefado, neste instante estou escrevendo e testando um dos transmissores da Antena1 que tenho que entregar daqui a pouquinho, mas amanhã tiro e posto.
Só para você ir começando a pensar, a placa fica no meio do trem de pouso presa por um suporte.
Você pode usar a nano ou a mini também sem nenhum problema, você só terá que fazer os adaptadores para os pinos.
filipe dmengeon disse:
bom dia marcelo, teria como colocar umas fotos ou video do seu teste para heli 450? onde vc colocou a placa? é que as dimensoes são um tanto grandes para helis né? estava pensando em usar um arduino nano.. o q acha?
- março 23, 2012 às 5:27 pm
Felipe, não tem, mas vou implementar.
Quanto ao D9, eu mesmo uso, pois em todos os meus receptores tem PPM SUM , evitando aquela fiarada, mas você pode usar o canal do radio para o esc sem problemas.
Um abraço
Felipe disse:
Bom dia Marcelão!
Cara, nessa versão tem como fazer um by-pass dos gyros via rádio. Para caso os ganhos estiverem errado eu não derrubar a bagassa. Pra quê serve o D9? Não seria só ligar o ESC direto ao receptor?
Abraço
- Você deve fazer login para responder a este tópico.