Passo a passo FPV

Fóruns Principal Passo a passo FPV

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Boa tarde galera.

    Sou aeromodelista a um tempo no interior de São Paulo e aqui na minha região somos poucos sobreviventes. Então demora para chegar as novidades. Tenho me interessado muito por FPV mas a não ser na net não tenho de onde tirar informações.

    Quero montar meu sistema, mas gostaria de dicas dos amigos mais experientes.

    A dúvida está:  depois de comprar meu tx e rx, camera, tela e baterias, o que fazer na sequencia?

    Gostaria de montar um sistema para voos de 10km. Vou comprar tx e rx de 900mhz e 200mW.

    Tenho vário aeros, a principio, para conhecer o sistema e tal vou instalar num aero treiner combustão.  Já estou comprando um glider motorizado sem aelerons para intalar o sistema. 

    Tenho rx-rc um hitec eclipse 7 com modulo 2.4, mas originalmente é um radio 72mhz e tenho um Aurora 9. Tenho vario s receptores full range da hitec e ainda tenho um JR 6 canais 72mhz originalzinho com rx ful range tb, porém esta emprestado.

    Estou colocando todas as informações para que talvez os amigos possam me ajudar. Sei que talvez tenha um pessoal contra as perguntas pois vão achar que é entregar tudo de bandeja, mas já li muito e só consegui ficar mais confuso.

    Por exemplo: para que meu fpv pelo menos voasse com o alcance do meu radio, poderia usar uma daquelas antenas de celular que operam em 900mhz para dar um gain na minha recepção?

    O que eu tenho de fazer para conseguir pelo menos isso??  E depoism, qual seria o próximo passo para aumentar a minha autonomis tanto de fpv qto do sistema de contro le do avião?? 

    Obrigado e Abrass Galera

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 45)
  • Replies
    FB
    Membro
    none

    72MHz da Hitec com receptor banda estreita/dupla conversão vai a 2Km sem problemas… com 5.8GHz 200mW eu chego nos 2Km com video perfeito, usando antenas de polarização circular, cloverleaf no Tx e virevent no Rx… se mudar o Rx para duas helicoidais com diversidade dá para 5Km e com uma helicoidal com tracker dá para ir além de 10Km…

    Olá amigo, agora que tenho um sistema montado posso dar uma opiniao, para iniciar use o radio controle na faixa de 72mhz, de preferencoa pcm, vc alcança uns 2km com segurança. pois com 72 mhz nao terá problemas com interferencia, para o osd use eagle tree, ou se quiser um sisitema mais autonomo use o osd FY31AP 8 waypoint aircraft autopilot & Hornet OSD, pois já vem com sistema de estação de terra onde vc prgrama um voo autonomo apenas usando o mouse.

    Obrigado pelas respostas, mas como não sou profundo conhecedor, fiquei a deriva com alguns termos. 

    = O que seria um receptor banda estreita/dupla?? Aqui no forum tem algo sobre as antenas elicoidais? 

    Grato

    Na verdade Jackson, 72 é a que mais tem interferencia, mas nao com FPV. 

    Xingu…então o que usar? 72 ou 2.4?  

    Olha, eu nao sei na sua regiao, mas aqui da interferencia d+, impossivel usar 72.

    2.4 é bom também, mas o alcance é menor e alguns dao interferencia com o video. 

    As interferências no 72mhz são provenientes de quais fontes? Seriam por outros rádios ou elementos diversos? Isso só pra eu analisar a frequencia que vou usar;

    pelo que eu saiba, radio amador.

    Mas na minha regiao tem +- 20 antenas e a cidade tem uns 35 mil habitantes. Antena de mais pro numeor de popullaçao

    Radio amador tipo aqueles usados pela policia/veículos rurais(PX) ou radios tipo rádios públicas?  Qual sua região?

    Depois de escolher o radio eu tenho de comprar um sistema long range para o rádio, assim eu tenho um alcance maior com o radio do avião….correto??! É isso?? 

    Para amplificar o video: como fasso? Existem muitos tipos de antena, mas não encontre um lugar onde explique os tipos…

    Pra um sistema de 10km posso usar uma path sem track?? 

    é isso mesmo.

    Amplificar video só com antena melhor msm.

    Patch sem track nao é a melhor opçao, de alguma forma a antena tem que ser apontada pro aero. 

    Use o UHF para alcaçar maiores distancias, existem algumas opções no mercado: Dragon Link, Chain Link, Chain Link Dare, Rmilec (nao recomendado segundo alguns colegas aqui), existem mais alguns… Posso dizer que o ChainLink é muito bom (utilizo em um Radio Futaba e um Aurora9).

    Para o video, acho que se vc usar uma Patch vai ser meio dificil chegar a 10km, pois estou usando uma patch acoplado a um tracker e as vezes a 2 ou 3 km perco o sinal de video (pretendo substituir por uma Yag com o meu tracker)

    Moisés Luis Pedrici disse:

    Xingu…então o que usar? 72 ou 2.4?  

    Obrigado amigo. uhf seria 72mhz? Qto a antena, encontrei uma yagi 900mhz com 14 dbi de gain. Com o track vc acha que chgegaria no alcance? Pela calculadora da comu nao da pra calcular corretamente, pois n tem essa yagi de 14, mas com a antena de 12dbi chega nos 9,5km, o que me deixaria feliz! Qto ao lrs vc voa com osd com rssi? Sera q usando o aurora 9 com CL eu chego nos 10k? Wallleu

    Onde eu moro já voei com radio 72 mhz fm (nao pcm)  ao lado de 2 torres de radio fm e nunca tive problemas. pode ser problema localizado, onde o Moisés poderá utilizar sem problemas, módulos uhf só compensa se quiser voar mais de 3km, menos que isso radio comum faz.

    Moisés Luis Pedrici disse:

    As interferências no 72mhz são provenientes de quais fontes? Seriam por outros rádios ou elementos diversos? Isso só pra eu analisar a frequencia que vou usar;

    Obrigado Jackson, o caso é que quero mesmo alcançar mais de 3k, minha intenção são os 10k!!!

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 45)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.