Ajuda!1a decolagem fpv- Skywalker pronto”

Fóruns Principal Ajuda!1a decolagem fpv- Skywalker pronto”

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Gustavo
    Membro
    none

    Pessoal, é com grande satisfação que anuncio estar com meu equipamento fpv pronto! Após 1 ano de leitura do forum, pesquisas de preços, lojas, equipamentos, em janeiro deste ano comecei as compras, e agora esta tudo pronto e instalado. Esse fim de semana fui a um campo para minha primeira decolagem, e fiz alguns testes, os quais me deixaram com medo de decolar. Primeiro gostaria de compartilhar os teste que fiz, para ver o que me sugerem de mudanças, pois acredito não estar pronto.

    Bom, os testes foram realizados no solo. Meu pai ficava na base e eu ia caminhando com o aeromodelo na mão, ao longo do acostamento de uma BR. Ele acompanhava a distancia no OSD. Eu levava o avião com uma mão e com a outra mantinha a antena do receptor do controle remoto esticada.

    – Distancia em que a cortou a imagem da camera-  580 metros. Ela foi nítida, sem nenhuma chiado até essa distância, Apagando de uma só vez.

    – Distancia até que o primeiro servo começasse a tremer 150 metros. Este servo é um hyperion Atlas DS09-AMD Servo Digital Metal Gear que coloquei no movimento pan da camera, é 170 graus de giro, por isso sua escolha. Os demais, 1 somente começou a tremer com 280 metros,

    – Distancia que o controle parou de responder por completo 300 metros

    – Com o TX desligado, o controle respondeu até 600 metros.

    Bom , depois de muito bater perna, resolvi guardar tudo e ir para casa para escrever este post. Essas distâncias de teste por mim alcançadas estão normal, pelo avião estar proximo ao solo? Isto vai melhorar quando eu decolar, ou fiz certo em não decolar com estes resultados?

    SEgue a lista dos meus equipamentos. o Avião é um skywalker. O TX de video esta instalado atrás da hélice, na posição que manda o manual. O Rx berg 72.xxxx canal 44 está instalado a 30 cm do video, antes da capotinha removível do avião. O receptor do gps está entre o bordo de fuga da asa e o motor, centralizado no avião.

     

     1.2GHz Lawmate 8Ch Wireless A/V Receiver UPGRADED SAW FILTER

     

    – 800mW* 1300MHz Transmitter ( esse tem 600 mw como fala na pagina do readymaderc. O vendedor disse que prefere esse transmissor ao lawmate, quando usado com as antenas blubeam whip, pois o lawmate nao tem o canal 1280, a qual as antenas estao tunadas.)

     

    – Low Pass Filter for 1.3GHz

    – 1.3 GHz Bluebeam Whip Antenna Set (RHCP)

     – SMA Right Angle Adapter ( colocar a antena 90 graus no transmissor)

    – FAt shark dominator

     – TBS 69 camera

     – BERG 72 rx

     – Cyclops Easy OSD 

    – Mini microfone

    – Rádio Futama T6XA

     

    Fico no aguardo da ajuda dos colegas, obrigado.

    Devo colocar mais algum filtro, anel de ferrite, mudar equipamento de lugar, substituir algo, que testes mais fazer?

     

    Gustavo

     

     

     

     

     

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 41)
  • Replies

    muito show a especificacao, parece que voce realmente acompanhou bem o forum… quanto as distancias em solo, nao sei se estao dentro do padrao, se voce tivesse um RTH dava pra testar voando 😉

    Gustavo
    Membro
    none

    Poisé Antonio, vou aguardar mais gente dar sua opnião para ter alguma segurança ou fazer uma modificação. Minha compra foi feita pensando em ter um equipamento de qualidade de imagem, para voar 1km. Espero conseguir este resultado. Não quero por em risco todo esse investimento ja no primeiro voo.

     

     

    Interferencia em servos metal gear é normal, é só colocar aneis toroidals.

    Gustavo
    Membro
    none

    e quanto ao alcance em solo, o que me diz?

     

    Ah, existem varios fatores, vc poderia estar numa regiao que da muita interferencia em 72 mhz.

    Interferencia em 72mhz é inevitavel, quanto mais vc se afasta mais vc fica propicio a ter problemas com sinal, recomendo um módulo 433mhz. 

    Primeiro parabéns pela preparação e equipamento.

    Gostaria de recomendar o seguinte:

    1) Para aeromodelos elétricos sempre afaste as linhas de alimentação do RX e sua antena. Assim afaste os fios da bateria e ESC do RX/antena.

    2) Cuidado com os fios longos e enrolados. Procure trabalhar com as menores conexões possíveis e evite enrolar os fios longos

    3) Apesar do RX estar a frente onde estaria a antena do mesmo? Será que não estaria através da fuselagem e próxima ao TX? Se sim, pense em mudar ela para ficar no comprimento da asa.

    4) O RX Berg está com cristal Berg? A Berg recomenda isso por marketing e talvez porque o sinal seja melhor

    5) Alguns equipamentos de vídeo são configurados com tela azul, que entra em ação quando o sinal fica fraco. Para FPV é melhor que o vejamos chuvisco ao invés de entrar a tela azul, ai temos chance de mudar a rota antes de perdermos o sinal por completo. Se isto estiver acontecendo com você veja se pode alterar a configuração.

    6) O link será melhor no ar que na terra. Faça os primeiros voos em 3ª pessoa e peça para o seu pai ir acompanhando nos óculos.

    7) Se você desejar continuar operando em 72Mhz, então recomendo usar PCM ao invés de PPM. Lembre-se que o valor do RX será sempre muito inferior ao conjunto

    8) Passe fita crepe nos conectores (corte a espessura adequadamente) para evitar que eles se soltem do OSD

    9) Utilizar cintas Hellermann para prender os fios, evitando que se movimentem pode também ser uma solução inteligente para evitar mal-contato no sistema FPV

    Espero ter ajudado.

    Xingu, vc teria fotos da instalação do seu equipamento ? ajudaria na decisao. Para tanto, vou te descrever uma situação similar, que outrora aconteceu comigo quando eu montei meu Skywalker e utilizava um Rx 72mhz Futaba.

    Caso o seu fio do RX futaba esteja passando ao longo da fuselagem do SW até a cauda, e como voce descreveu que está com o TX de video atras do motor (naquela base plana da cauda e por sinal igual ao meu), quando eu acionava o link de video, os meus servos ficavam doidos, até mesmo o motor acelerava e cortava. Resolvi esse problema de forma bem simples, roubei da minha esposa o rolo de papel aluminio, fiz uma tira de uns 5 dedos de largura com umas 4 camadas de papel aluminio, depois passei uma fita isolante sobre o aluminio e por fim coloquei o TX de video por cima. Resolvido esse problema (no meu caso), e estou voando assim já faz um bom tempo.

    No servo do pan, nesse mesmo aviao, acontecia a mesma coisa ! Primeiro, verifique se o servo que vc esta utilizando suporta com folga o peso da camera e os demais periféricos, pois se vc estiver usando aqueles servinhos pequenos (os mais baratinhos da HK) recomendo vc trocar por um mais forte (substitui por um servo de retratil STD e ficou excelente). Ou experimente envolver o cabo do servo com aluminio, formando uma blindagem.

    Outra coisa, procure utilizar uma bateria para o TX de video, independente da bateria do motor do aviao (não sei se esse é o seu caso).

    Utilizar anéis de ferrite nos cabos de alimentação do TX de video, para minimizar ruidos.

    Faça os testes e veja se melhora as coisas ai, boa sorte.

    Depois veja algumas fotos do meu SW aqui no perfil, onde mostra alguns detalhes.

    Espero ter ajudado

    Eu vi o video aqui no site mesmo, antes sem os ferrites tremia bastante e fazia barulho, depois com um ferrite em cada cabo, ficou silencioso, nao tremia, 0 interferencia.

    Mas podem ser outros fatores, como o marcelo comentou, foi o tx de video.

    A antena do rx estava enrolada ou com um nó ?

    É bom ferritar os cabos da bateria, da camera e dos servos.

     

    Gustavo
    Membro
    none

    Obrigado pelas dicas.

    Respondendo algumas questões para continuar o bate papo.

     

    3) Apesar do RX estar a frente onde estaria a antena do mesmo? Será que não estaria através da fuselagem e próxima ao TX? Se sim, pense em mudar ela para ficar no comprimento da asa.

     

    R: A antena sai lateralmente e fica no bordo de ataque da asa. No teste que fiz, caminhei somente com a fuselagem em uma mão e segurando a antena esticada com a outra.  Será que eu segurando a antena seria um motivo para menos alcance? Pensei nisto agora…..

     

    4) O RX Berg está com cristal Berg? A Berg recomenda isso por marketing e talvez porque o sinal seja melhor

    R: Sim está com o cristal Berg.

     

    5) Alguns equipamentos de vídeo são configurados com tela azul, que entra em ação quando o sinal fica fraco. Para FPV é melhor que o vejamos chuvisco ao invés de entrar a tela azul, ai temos chance de mudar a rota antes de perdermos o sinal por completo. Se isto estiver acontecendo com você veja se pode alterar a configuração.

     

    R: Nao sei como ocorreu. Neste momento meu pai estava com o fat shark dominator. Ele relatou somente que a imagem apagou.  Voces sabem se tem como regular o FAt shark dominator para ficar com chuviscos em vez da tela azul?

     

    7) Se você desejar continuar operando em 72Mhz, então recomendo usar PCM ao invés de PPM. Lembre-se que o valor do RX será sempre muito inferior ao conjunto.

     

    R: Diz no manual do berg que ele somente opera em ppm. SErá que li errado? Vou ter que revisar este assunto.

     

    “Outra coisa, procure utilizar uma bateria para o TX de video, independente da bateria do motor do aviao (não sei se esse é o seu caso).”

     

    Estou usando 2 baterias no avião. Uma para o motor , uma para o conjunto de video.

     

    Vou fazer o teste com o receptor original deste futaba. É um quadradão grande, bem antigo, coisa de 10 anos atras. Vou ver se ele da mais alcance em solo que o BERG.

    OBrigado pessoal pelas dicas, um abraço.

     

     

     

    Não quero ser oportunista, mas caso precise, estou com um RX Futaba 72mhz PCM e sintetizado novo na caixa a venda… apenas montei no meu SW e depois removi sem voar, pq adiquiri um LRS Chain Link. Ta sobrando esse.

    O BERG é só PPM. Você teria de usar um receptor Futaba PCM, isto se o seu rádio suportar tal modulação.

    Com relação a mão na antena isto pode influenciar sim. Prenda a antena antes do próximo teste

    Como o pessoal disse, é recomendável colocar anéis de ferrite com no mínimo 5 voltas de fio no ESC, TX de vídeo e câmera.

    Boa sorte!

    Boa tarde Gustavo td bom , como o  Marcelo “Cmte. Fox” disse , seria bom vc tbem postar as fotos dos seus equipamentos e de como estão dispostos em sua montagem , isso ajudaria melhor o pessoal resolver o problema e tbem ajudaria os demais a tirarem suas duvidas qdo forem montar esse aero.

    Ate +++ espero que resolva logo esse probleminha e divirta-se muito ABS

    Boa, estou acompanhando o projeto, Boa Sorte!!!!

    axo q estou com sorte, montei meu aero e uso Futaba PCm 72 mhz, video 1.2, eagle tree com guardian. ainda não notei nada de errado ainda, estou na fase dos voos de adaptação, pois mesmo com uma tela boa de 8 pol que tenho o sol atrapalha, só vou voar bem depois que comprar os óculos, o OSD do Gustavo não tem rth, isso é ruim por que tudo no aero depende dele, com o eagle tree completo só me preocupo com o pouso, o resto o OSD faz.devia instalar pelo menos um estabilizador, já ajuda muito.

    Jakson, não confie 100% em estabilizadores ou RTH, já vi alguns que se deram mal com tantos recursos e quando falha um RTH em vôo, a coisa fica feia. Eu mesmo utilizo e tem horas que ele Atrapalha. Para se ter um bom vôo, é preciso estar independente de RTH, estabilizadores, etc. Certifique-se que seu equipamento esta bem regulado, lembre-se que vc esta utilizando outro transmissor próximo a um receptor, e mesmo sendo de outra freqüência esse TX, gera armonicas que podem atrApalhar seu RX ali próximo !
    Quero deixar claro que não estou menosprezando nenhum equipamento de RTH ou afins ! Quero apenas alertar a todos para não esperar que vai acontecer milagres, e que as vezes agente coloca tanta tralha e dispositivos no avião, que acabam mais atrapalhando do que ajudando !!!

    Com relação a sua tela de 8″, faca um abafador, veja nas minhas fotos a minha Ground Station, utilizo uma telinha de 10″ e fiz uns quebra sol de pasta de papelaria, que tampa o sol ! Ajuda e da pra ir voando de boa sem o óculos, até chegar o seu !

    Abraço a todo mundo aí !!!

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 41)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.