Alguma dica para o primeiro voo FPV?

Fóruns Principal Alguma dica para o primeiro voo FPV?

• Este tópico está vazio.
    • pessoal, vou fazer meu primeiro voo fpv domingo, ja li de quase tudo, mas continuo inseguro e apreensivo. meu maior medo é quanto a minha configuração de equipamento. tenho medo de estar faltando alguma coisa, ou de nao poder uzar algum equipamento junto com outro…

• estou abrindo um topco para que voces digam o que acham do meu equipamento, bem cmo algum conselho que seja util.

meu equipamento é.

SW

eagle tree com guardiao 

lawate 1.2 e antenas originais.

gopro gravando e transmitindo o voo.

radio futaba 72mhz

uma bateria extra para o sistema de video. 3s 1A

no solo tem um dvd portatil

e uma camera filmando o dvd, pois nao tenho ainda como gravar os videos.

Visualizando 9 respostas - 1 até 9 (de um total de 9)
  • Replies
    JuvertoKR
    Membro
    none

Seu equipamento como descrito está com um bom setup.

Eu lhe aconselho a dar uma boa olhada pelo google earth no local em que pretende realizar o primeiro voo e se orientar por alguns pontos de referência e no dia procurar voar próximo, indo e voltando, até se habituar com o local de vôo, pois é fácil se perder lá em cima, mesmo com o OSD

E quanto ao OSD, setar ele para cobrir um rádio de no máximo 2 km, já que não vai exceder essa distância no início.

Teste o comando do avião em terceira pessoa, antes do primeiro vôo em imersão.

Se aparecerem interferências, dê motor e suba o modelo (e tente voltar), pois muitas vezes a interferência é por obstrução decorrente de objetos de baixa altura.

tenha sempre algum amigo ao lado para orientar o voo, caso vc tenha q sair da imersão e voar em modo visual, sozinho fica dificil localizar o aero la em cima !

Caso possua um cabo trainer, é legal fazer um voo em duplo comando sendo um em 1a. pessoa e a outra em 3a. pessoa.

Já fiz fpv utilizando o trainer e posso afirmar que a tranquilidade é outra com alguém te orientando e podendo te salvar a qualquer momento.

Caso use cabo trainer, lembre-se de voar perto, pois a outra pessoa estará em 3a. pessoa.

Abraço.

Dica importante, use o simulador do eagle tree antes de voar, no mesmo simulador voce testa o RTH, se ocorrer tudo bem no voo do simulador (da pra observar o movimento dos servo, nao esqueça de desligar o fio dom motor) pode decolar em terceira pessoa (sempre) dar certa altura e se ligar na tela, observe se o seu sistema de video esta funcionando nos limites de distancia que voce pretende voar. tenho uma configuração igual a sua, e pra dizer a verdade quase nao piloto o aviao, com o auxilio do osd so nao esqueço o aviao por causa da bateria. boa sorte.

Existem duas formas de voar FPV, com a câmera em 30 e em 90 graus. Em 30 é o vôo dos black goat’s, o vôo rasteiro, e em 90 o vôo panorâmico. Em 30 você perde metade da imagem do chão, mas tem uma mira centrada, em 90 você tem a visualização toda do território, ótimo para vôos acima de 50 metros de altura, portanto esta é a forma mais adequada para quem está começando, visto o aproveitamento total da tela. Ao regular a câmera, procure colocar a linha do horizonte pouco abaixo da margem superior do vídeo, de modo a facilitar a noção de tendência do avião a subir ou descer. Você deve gravar o vôo do seu avião antes, depois assista e obtenha parâmetros de guia visual. Vai tranquilo que vai dar tudo certo. Não se esqueça do batismo depois do vôo (você pode se jogar numa piscina, num lago ou num balde mesmo. Não se esqueça de nos contar como foi depois.

obrigado pela ajuda pessoal. vou tentar seguir essas dicas, todas muito boas e novas para mim…

vou levar meu primo e um amigo experiente em aeromodelismo. amanha vou ver esse simulador do eagle tree, nem sabia que tinha. vou ver se encontro. a camera ficará encima do SW, entao nao tenho como colocar 90 graus, mas vou colocar o mais para baixo possivel, sendo que o limite é o bico do aviao…

o local que vou voar é de meu conhecimento, mas mesmo assim eu dei uma olhada no google eart para ter uma visao de cima. 

obrigado pessoal, se tiverem mais dicas estou na escuta.

Para tornar o vôo agradável e orientável, você deve manter o horizonte dentro do vídeo, isso é imprescindível. Vamos torcer por você.

Gustavo
    Membro
    none

Com certeza recomendo que tenha alguem que pilote aeromodelo ao seu lado. Passei por minha primeira decolagem semana passada, e como comentaram, mesmo  com o OSD é facil se perder. Vai uns 3 a 5 voos no mesmo local para começar a se habituar bem com o terreno, pontos de referencia, e a navegar pelo OSD. Pelo menos para mim foi assim. No 6 voo ja estava indo a 800m. MAs no começo fiquei no visual do copiloto 200m.

Abraço

Marcelo Camargo
    Participante
    none

Além de todas as dicas dos colegas, sugiro que faça vários voos em 3ª pessoa, e grave em vídeo.

Assista várias vezes para se acostumar com o local e reconhecer alguns pontos de referência visual.

Visualizando 9 respostas - 1 até 9 (de um total de 9)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.