Arduino, ArduPilot, Etc…

Fóruns Equipamentos Arduino, ArduPilot, Etc…

• Este tópico está vazio.

Não sei quantos dias está ai a parceria da ArduPilot, mas somente hoje observei e entrei no site deles; tenho visto muitos projetos estilo DIY e os produtos da 3D Robotics são, invariavelmente, uma maioria nestes projetos, por serem “open source”.

Eu naõ tenho muita experiência, ainda, com os equipamentos de FPV, mas acabei comprando, por impulso, todos da EagleTree, mas, sinceramente, se eu tiver a oportunidade de mudar, vou mudar tudo para os produtos 3D Robotics.

Gostaria muito, se tiver gente da ArduPilot aqui, partindo deste post, abrir algumas discussões e explicações dos produtos.

Por exemplo:

No Aeromodelo, quais produtos embarcar e quais ele substitui no EagleTree ?

Na estação de solo, quais produtos disponíveis e quais ele substituida EagleTree ?

Quais produtos, a mais, a 3D Robotics oferece para um projeto FPV/UAV ?

Estou pensando, seriamente, antes de embarcar os meus equipos, esclarecer algumas dúvidas, e, provavelmente coloco a venda todos os EagleTree e vou partir para um “open source” !

Alguém aqui usa os produtos 3D Robotics e poderia comentar sobre a instalação, configuração recursos ?

E uma coisa que me agrada muito: tem loja virtual no Brasil e vou preferir isso a comprar no exterior ! (a propósito, comprei tudo no Brasil).

Visualizando 12 respostas - 1 até 12 (de um total de 12)
  • Replies
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

Leandro, apenas para complementar, a parceria é recente, e com a Ardupilot Brasil Store, distribuidores autorizados DIYDrones, revendedores no Brasil dos produtos da marca 3D Robotics.

Para informações, acesse o grupo de suporte: http://fpvbrasil.com.br/group/ardupilot-brasil-store

Marcelo, 

muito boa parceria com o FPVBrasil … que vai trazer para os FPVistas produtos e informações importantes que vão colaborar, sobremaneira, com o desenvolvimento da atividade no Brasil.  Sou sempre partidário que inventores, fabricantes, comerciantes e desenvolvedores de produtos, peças, partes e componentes para a atividade, estejam presentes no site. 

Pode a princípio, para alguns, achar que o site está “virando” uma central de vendas, todavia, acho que é muito importante incentivar este tipo de parceria e mais ainda, um “sistema classificado” para a compra, venda e troca de usados … em um outro local que participo, lá é chamado de “Feira do Rolo” e é bastante ativa com efetiva colaboração para quem quer comprar, quem quer vender ou quem quer fazer um rolo (troca, catira, escambo, etc… rs). 

Só para registrar, o Guto da ArduPilot trocou e-mail particular comigo e me deu um excelente atendimento inicial; só posso desejar sorte, sucesso e prosperidade. 

Uma dúvida … 

Posso montar uma “Ground Station” com um computador para ter a totalidade das informações na tela, inclusive, visualizar o Eagle Earth durante o voo e as outras informações  e, AO MESMO TEMPO, ter a visão dA IMAGEM DA CAMERA + OSD no “óculos” ?

Se isso é possível, eu só preciso de um notebook para administrar a minha Ground Station ?

Gabriel, a vida prepara os caminhos … tenho um Acer 9300 com tela de 19″ que, fatalmente, quebrou aquela “orelhinhna” que vira a tela … ai, depois de ver os recursos do Ardu …. rs… naõ tive dúvida, acabei de “destripar”, sem a menor piedade, o bicho já está prontinho para instalar os software para a Ground Station ! Acho que agora vou ter que comprar um novo note para trabalhar .. kkkkkkkkkk mas tudo bem, o hobby em primeiro lugar, porque ele garante a minha sanidade (ou insanidade) para aguentar os dias e stress do trabalho. 

Como costumo dizer: ” o trabalho danifica o homem, cansa, causa stress e atrapalha as horas de lazer” ! 

Considerando o que voce falou, vamos lá … acho que voce já tem uma ideia formada e ai, é o que eu preciso definir:

1. usar o note com todos os recursos e programas 

2. usar um monitor ou óculos para a função principal (OSD) 

É isso que voce esta sugerindo ? Como fazer isso ?

Rapaaaaaaaaaaaaaaaazzzzzzzzzzzzzzzzzzz 

Enquanto eu destripava o micro, verificamos que ele usa uma bateria de 11.1 v  de 4.000 mah de Litio-ion ou seja, perfeitamente possível usar uma “Li-Po” de 5.000 mah !  Tem um amigo em outro forum, que quero trazer para cá, porque o cara é um “professor pardal” dos bons … vou consultar com ele a possibilidade de “uma LiPo 11.1 v de 6000 mah” direto, no lugar do “conector de energia que vem da fonte” e com isso, acredito esta parte fica solucionada. 

Como seria a ligação em paralelo do note + um óculo (ou monitor)  somente para o OSD ? O óculos eu já comprei (um headplay) mas gostaria de ter um monitor pequeno para o OSD e, ainda, se possível o oculos, funcionando os tres juntos ! Desta forma eu teria uma “redundancia” de informações para, na eventualidade da falha de um deles, ainda ter mais duas fontes alternativas ! (isso se deve a um elevado CC = coeficiente de cagaço que sempre tenho nas coisas). Penso em alguma coisa mais ou menos como na imagem abaixo, onde, eu teria os dois monitores e um conjunto de chaves ON/OFF para todos os equipos.

Relaxa …. os erros não são importantes …. 

Então, eu tenho um EagleEyes da EagleTree … mas se eu migrar de plataforma, vou migrar por inteiro, inclusive, a Antenna Tracker ! 

Eu tenho todos os equipos da EagleTree … mas estou pensando, severamente, em vender tudo e comprar tudo Ardu … vou correr o risco sem qualquer preocupação, porque, aprender configurar, vou ter que aprender, de qualquer forma, seja qual plataforma for … apenas, achei que na linha “ardu” … vou ter um horizonte maior de recursos dentro daquilo que eu pretendo fazer. 

Marcelo Camargo
    Participante
    none

Leandro, é perfeitamente possível a utilização de uma bateria de 6000mAh, desde que seja com a tensão nominal de 11.1v.

A “amperagem” diz respeito apenas à quantidade de carga armazenada, e terá efeito apenas como maior autonomia do equipamento.

Leandro Chaves disse:

…vou consultar com ele a possibilidade de “uma LiPo 11.1 v de 6000 mah” direto, no lugar do “conector de energia que vem da fonte” e com isso, acredito esta parte fica solucionada.

Gabriel, ele possui o ArduStation (foto abaixo)

Veja os videos abaixo, ele funcionando: 

http://www.youtube.com/watch?v=UZFjiyd9ZCA

http://www.youtube.com/watch?v=X7wP4XI_JcE

Então, 

eu não vi ainda se eles tem esse produto, mas, acredito que sim … a questão agora é “remontar o projeto” que eu tinha feito tudo em EagleTree (e já comprei tudo) e fazer agora usando equipos Ardu…. Estou estudando aqui cada item, mas acho que vai ser possível, de alguma forma, fazer isso !  De qualquer forma, sem usar o antenna tracker já seria possível voar com uma distância razoável usando somente os equipos básicos.

1 APM2.0
    1 Airspeed Kit
    1 Kit de telemetria em 433 ou 900MHz
    (itens indicados pelo Guto, da ArduPilot)
    E ai, usando o notebook para fazer a estação de solo; quanto ao antenna tracker, pode ser uma sofisticação a ser implementada em segundo momento. 

Gabriel,  vamos lá … 

O que comprei da EagleTree – o que listo abaixo, acredito, é o suficiente para uma primeira fase do projeto:

1 OSD Pro

1 GPS v4

1 eLogger V4

1 EagleEyes

1 Antenna Tracker (aquele de compensado) com os servos instalados

Rádios, comprei:

1 TX Lawmate 1.2 Ghz  1.000 mw

2 RX Lawmate 1.2 Ghz

Pois bem … comprei como aeronave um MQ-9, que esta montado e ainda não voei; faltou o “adaptador” para a hélice e a hélice propriamente dita !  Mas confesso, achei que o conjunto ficou pesado … estou vendo outras possibilidades. Por enquanto, estou voando um aero que comprei da MR Modelismo, um clone do Easy Flight com 1,80 de envergadura. 

Meu objetivo no FPV:

1a. Fase: decolar, fazer tráfego padrão e pousar a aeronave “imersão total” (somente usando o óculos / ou monitor)

2a. Fase: atingir 2,5 km até final deste ano e executar vários voos  nesta distância com total segurança e habilidade no uso dos recursos embarcados e de solo, com imersão total 

Fase final: atingir 10 km em igualdade de condições da 2a fase. 

Sim, quando fiz minha primeira pesquisa, cheguei nestes produtos; depois, acabei conhecendo outros produtos mais avançados e profissionais, como é o caso dos produtos da DMD/LRS. 

Sobre os rádios, acabei comprando um JR 72 Mhz para justamente instalar nele um módulo para UHF ! Mas agora, olhando os equipos da 3D Robotics, acho que consigo uma plataforma melhor com eles. 

Depois de atingir um grau de maturidade e experiência, com certeza, vou investir em um equipamento da DMD/LRS completo, inclusive, comprando o Rádio Controle da WFLY que vem com o módulo Long Range System 869-915 Mhz e sistema de telemetria bidirecional para até 72 km. Não que eu pretenda atingir esta distância, mas a qualidade do link de video e os recursos do OSD644DMDG são inegáveis, tanto que, o mesmo OSD, é utilizado em UAVs militares, para uso profissional.

Voce pode dar uma lida nos recursos e produtos em http://lrsdmd.wikispaces.com/LRS_Version_2.51

Então … vendo os produtos da 3D Robotics, acho que o modulo UHF deles é suficiente para meus propósitos. Hoje fiquei em casa, logo, passei a tarde inteira assistindo vídeos destes produtos e, pelo que vi, fiquei muito, muito satisfeito ! A propósito eu instalei o ArduPlanner e estou vendo os recursos do programa … caramba, que plataforma legal ! Vi uma coisa que eu gostei muito: ele trabalha com Joystick ! Não sei se consigo configurar todos os botões (que inclusive foram reconhecidos pelo programa) e, também, não sei como faria para usar o Joystick nele … mas, a coisa promete ! 

Visualizando 12 respostas - 1 até 12 (de um total de 12)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.