Lentes para cameras FPV

Fóruns Específicos Plataformas Lentes para cameras FPV

  • Este tópico está vazio.
  • Post
Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 29)
  • Replies

    Olá Israel, minha camera é a WDR770, e até agora esta tudo Ok!, nada te interferencia..

    vixe complicado né, quanto mais baixo mais aberto é e menor é a sensação de profundidade, e quando maior o mm mais profundo fica mais nitido mais perdo visao lateral. dizem que a 2.9mm é a visao realistica humana.

    ou 127 graus!!!

    Henrique Fontana disse:

    vixe complicado né, quanto mais baixo mais aberto é e menor é a sensação de profundidade, e quando maior o mm mais profundo fica mais nitido mais perdo visao lateral. dizem que a 2.9mm é a visao realistica humana.

    calma, cada conjunto optico e seu sensor teem um “numero em mm”.  nao se pode comparar a menos que esteja estipulado ao que eh equivalnte. ex.: em fotografia, de filme 35mm, o valor que mais se aproxima do angulo de visao nosso, eh 50mm. hoje em dia, os valores mostrados sao “equivalnte” aos de 35mm , pois a maioria dos sensores eh menor que o frame de um negativo/slide 35 mm. mais ou menos isso.

    O número em “mm” esta relacionado com a “abertura” da lente, afetando, portanto, no caso do “video” a profundidade; quanto maior o “número em mm” maior é a abertura e maior a quantidade de luz que ela capta; necessariamente isso não quer dizer que ela é “mais nítida” ou “menos nítida” porque isso esta relacionado à “qualidade da lente”. 

    Em se tratando de abertura, quanto menor o numero em mm eu tenho menos luz, todavia, mais profundidade (nitidez dos objetos de fundo mais distantes do objeto principal); faça uma analogia quando voce quer enxergar mais longe e “fecha mais os olhos ou restringe o campo de visão com um tubo”. Quanto maior o numero em mm eu tenho mais luz, todavia, isso “dá mais visão aos objetos mais proximos”, portanto, menor profundidade.

    Temos, para a fotografia, que a lente que consegue enxergar como os olhos humanos, é a lente de “50 mm” e aqui estamos falando de uma medida de “distância focal”  a qual, pode ter aberturas de 1.2mm, 2mm, 3,6mm, 4mm, etc…

    Concluindo, eu penso que a melhor situação para uma lente de FPV seria uma lente que pudesse captar “melhor a maior distância” do que “melhor em curta distância”, tendo-se em vista que a maior parte do tempo o voo é em longa distância da terra ! Eu posso decolar, perfeitamente, com uma visão boa a curta distância, porque os objtos estão proximos e eu não dependo de “ter nitidez” nesta situação; após decolar, o que eu vou precsar, é ter uma “visão com maior nitidez e profundidade”. Finalmente, vale dizer que “em se tratando de objetos óticos, a qualidade está relacionada diretamente com o preço”.

    Salvo enganos, são estas as considerações.

     

    tem um artigo que ajuda um pouco com tabelas relacionando Distância focal e tamanho da cena. 
    tem também uma calculadora para download. com ela dá pra simular a altura do avião, abertura focal e tamanho do objeto a ser enquadrado em solo.

    http://www.protecnos.com.br/escolha_lentes.htm

    E lentes monofocais ?

    A lente vcs colocam em cima da original da camera ?

    No caso citado pelo Israel, são lentes que voce “tira uma e coloca a outra no lugar”; as minicameras elas tem essa facilidade, de fazer, porque as lentes são de “rosquear”. 

    Em regra geral, no caso das máquinas fotográficas que permitem “intercambiar” as lentes, voce também faz a substituição por meio da troca. 

    Existem algumas maquinas fotográficas que permitem “sobrepor” as lentes, mas ai, a qualidade fica muito comprometida. 

    como que fica a imagem sem a lente ?

    Xingu, eu acredito que um “borrão de luz”, porque atrás da lente (ou conjunto de lentes) existe um “sensor” (CCD, CMOS, etc.)que capta a imagem e, neste caso, a lente é de fundamental importância para definir esta imagem ! 

    FB
    Membro
    none

    os “mm” representam a distância focal e, consequentemente, o ângulo de visão…

    o número “f”, ou “f-stop” é que representa a abertura da lente e sua capacidade de transmitir a luz…

    Leandro Chaves disse:

    O número em “mm” esta relacionado com a “abertura” da lente, afetando, portanto, no caso do “video” a profundidade; quanto maior o “número em mm” maior é a abertura e maior a quantidade de luz que ela capta; necessariamente isso não quer dizer que ela é “mais nítida” ou “menos nítida” porque isso esta relacionado à “qualidade da lente”. 

    Em se tratando de abertura, quanto menor o numero em mm eu tenho menos luz, todavia, mais profundidade (nitidez dos objetos de fundo mais distantes do objeto principal); faça uma analogia quando voce quer enxergar mais longe e “fecha mais os olhos ou restringe o campo de visão com um tubo”. Quanto maior o numero em mm eu tenho mais luz, todavia, isso “dá mais visão aos objetos mais proximos”, portanto, menor profundidade.

    Temos, para a fotografia, que a lente que consegue enxergar como os olhos humanos, é a lente de “50 mm” e aqui estamos falando de uma medida de “distância focal”  a qual, pode ter aberturas de 1.2mm, 2mm, 3,6mm, 4mm, etc…

    Concluindo, eu penso que a melhor situação para uma lente de FPV seria uma lente que pudesse captar “melhor a maior distância” do que “melhor em curta distância”, tendo-se em vista que a maior parte do tempo o voo é em longa distância da terra ! Eu posso decolar, perfeitamente, com uma visão boa a curta distância, porque os objtos estão proximos e eu não dependo de “ter nitidez” nesta situação; após decolar, o que eu vou precsar, é ter uma “visão com maior nitidez e profundidade”. Finalmente, vale dizer que “em se tratando de objetos óticos, a qualidade está relacionada diretamente com o preço”.

    Salvo enganos, são estas as considerações.

     

    Amigos, tive uma resposta do pessoal da hobbywireless.. Pelo que eu entendi, quanto menor o angulo em mm, maior sera a prfu didade, mas ao mesmo tempo, nao terei um detalhe mais nitido do que estoucapta do coma camera.. Me corrija
    Se estiver enganado:

    “Algumas pessoas mudam configuracao nos ajustes da camera e alguns OSD nao se dao bem com estes ajustes.
    A WDR770  possui muitos ajutes que facilitam o uso para FPV, e eh sem duvida a camera mais vendida hoje.
    A lente 2.97mm eh muito parecida com o angulo do olho humano, a 2.1mm eh bem mas ampla, porem tenha em mente que quanto mais amplo o campo de visao a lente produzir, menos detalhes voce tera na imagem.
    As lente original de 3.6mm que vem com a camera faz um bom trabalho, e se voce desejar uma imagem ainda melhor voce usa a 6.0mm.
    Agradecemos a preferencia e estamos a disposicao!
     

    lenadro, olhando a tabela do marcelo e ao que o pessoal da hobbywireless me disse, quanto maior o mm, tipo, 6mm, eu reteri a imagem mais  nitida…o problema é que pra imagens distantes, nao sei se seria o melhor pra mim,,pq ela me daria uma imagem de algum objeto de esteja perto…mas e longe???

    Israel

    é assim … dentro dos estudos fotográficos sabemos que nós temos que entender alguns conceitos; um deles é “profundidade” e é ai que entra a explicação dada anteriormente. 

    Quanto maior o número da abertura, mais luz entra pela lente, logo, enxergamos melhor os objetos mais próximos; e

    quanto menor o número da abertura, menos luz entra pela lente, logo, enxergamos melhor os objetos mais distantes.

    Havendo consenso de que lente 2,97 é a que mais se assemelha à visão dos olhos humano, eu diria que esta deveria ser a lente básica para um projeto, porque ela vai “enxergar” tanto mais próximo quanto mais distante, com uma nitidez satisfatória. Uma lente com número muito abaixo dos 2,97 vai te dar uma visão “muito curta” e isso vai dificultar a sua aproximação e visibilidade; uma lente muito acima dos 2,97 vai te dar uma visão “muito ampla” e isso vai te dar uma visão mais distante, todavia, mais embaralhada. 

    Não estou falando com a experiência do FPV, mas de 10 anos de fotografia e video que pratico por hobby, também. 

    FB
    Membro
    none

    só tem um jeito: experimentando…

    conheço pilotos que conseguem voar com a lente de 6mm (e pan/tilt obrigatório) o que para mim é horrível, voce fica com a “visão de túnel” enxergando apenas a área central…

    eu uso a lente de 2.5mm (com sensor de 1/3″ dá 120 graus) e foi a lente que eu melhor me adaptei…

    além disto, para lentes grandes angulares é preciso uma camera com maior qualidade… uso a Sony 600 WDR que é muito boa…

    Israel Almeida jr disse:

    lenadro, olhando a tabela do marcelo e ao que o pessoal da hobbywireless me disse, quanto maior o mm, tipo, 6mm, eu reteri a imagem mais  nitida…o problema é que pra imagens distantes, nao sei se seria o melhor pra mim,,pq ela me daria uma imagem de algum objeto de esteja perto…mas e longe???

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 29)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.