Tricópteros, Quadricópteros e Octópteros.

Fóruns Equipamentos Tricópteros, Quadricópteros e Octópteros.

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Pessoal,

    tenho visto muitos videos com tricópteros, quadricópteros e octopteros …

    Dentro do aeromodelismo, além de aviões, temos, também, 2 T-REX 600 Nitro.

    Começo ver esses “multimotores” com muito interesse, porque eu acredito que sejam muito mais dóceis que os helicópteros e muito mais seguros, em particular, no caso do FPV.

    Gostaria da opinião de voces sobre os tres modelos:

    Tricópteros

    Quadricópteros

    Octópteros

    Seria interessante falarem da eficiência de cada modelo bem com sua autonomia; também muito deséjável conhecer as melhores marcas.

    Outro mistério para mim, seria, qual a eletrônica que eu preciso para instalar um destes modelos ? Pelo que vejo, preciso de “um frame”, tantos motores quantos o modelo exige e um ESC para cada motor. Fica a dúvida, portanto, de quantas baterias vão (se uma para cada motor) e, ainda, quais os outros equipamentos necessários para montar um.

     

     

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 22)
  • Replies
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Leandro, muito antes dos multicópteros virarem febre no aeromodelismo, fiz algumas pesquisas e cheguei a desenvolver um quadricóptero utilizando apenas equipamentos disponíveis naquela época (ainda não existiam as placas controladoras).

    O resultado preliminar, que deu bastante certo, foi o Quadrimixer, mas isso foi no início de 2010, mais de 2 anos e meio atrás. Atualmente, o negócio está muito mais simples, mais eficiente, e com muito mais recursos.

    Garimpando no “São Youtube” eu encontrei um video tutorial muito simples, bacana e acredito que para os mais experientes, até muito sem graça; mas para quem esta iniciando, é uma boa dica !

    Video Tutorial da montagem de um Tricóptero

    Esta ai uma dica !

    Pelo que eu entendi, vendo os anuncios e videos:

    Para montar um Tricóptero / Quadricóptero, tem que usar:

    1 frame

    1 placa controladora para Tri / Quad

    3 ou 4 motores

    3 ou 4 ESCs

    3 ou 4 servos

    1 Bateria para motores / servos

    Gostei muito dos models Tri … mas em termo de estabilidade, não são criticos ?

    Por acaso, os sistemas ArduPilots nele se aplicam ?

     

     

    Marcelo,

    eu não tinha me atentado muito para estes modelos multimotores; convesei algumas vezes com o Laercio (FVPRC) e ele sempre comentou muito sobre a estabilidade e segurança dos equipamentos; tá certo, não vamos usar o modelo que ele utiliza, porque é o top do top dos tops e seguramente um projeto da NASA ! (rs)

    Mas, tenho assistido muitos bons videos feitos com estes modelos multimotores e uma coisa que chama muito a atenção é a possibilidade de ficar parado ou filmar mais lentamente eventuais locais; vejo como inconveniente, a dificuldade de voos de longa distância e ainda não sei falar sobre a autonomia, mas, a coisa é muito, muito interessante !

     

    leandro, eu iniciei em aeromodelismo pelos multi, optei por multiwii. É isso mesmo que vc colocou, a placa controladora-existem várias, agora multiwii já com gps ficando bem incorporado. a multiwii é muito boa, mas tem que ter paciencia para deixar TUDO muito bem balanceado e coerente. Os ESC precisam ser para multirrotores, devido a taxa de atualização- refresh rate , que precisa ser >= a 400hz. a potencia do motor precisa ser coerente com o tamanho da armação/ frame.

    Contrariando meu prof. Marcelo Gonçalves, a quantidade de motores não determina de forma primária a estabiliade em voo, digo um voo bem equilibrado e suave, mas é claro que qto mais motores , mais segurança. um hexa desbalanceado é pior que um tri filé. Pra começar , uma armação menor é mais fácil de controlar. Pelo que já tentei no aerosim, quad e tri é bem mais facil que heli- que no meu caso, já levanta voo “de lado”! rsrs

    resumo: placa controladora, motores, ESC, e conecções/ pra facilitar uma placa de distribuição da energia(onde se liga a bat e distribui para os ESC). Servo e mecaniso de leme ser for tricoptero.

    Eu estou satisfeito com o resultado.

    Motores para começar são esses de 10 ou 13 dolares na HK, mas depois vc pode querer melhorar, para uns de 60 ou até 90 dolares!!! serão mais eficientes mas não poderão se transformarem em trem de pouso!!! – o que muitas vezes acontece no inicio, é verdade!

    as baterias: tri e quad- 1 basta, mas prefira as de alta descarga, não adianta vc colocar um 3s de 6000 , que ele gastará mias pra compensar o peso extra.

    de hex a octa, pode-*se usar 2 , desde que sejam iguais, mas há mais chance de diferença. e talvez vc use motores de 4 a 6s ( ainda não montei meu hexa, que deve ser com NAZA  motores bons- tiger T.

    motores bons: scorpions, cobra, AXI, outros…

    autonomia pouca+/- 7 min, razoavel 7-10 min  boa 10-15 min, excelente +12 ou 15min( já vi um video que o quad voa 25 min!!!) com motores $$$$$$$$$

    mais ou menos isso.

    receptor e radio

    eu vi o video, realmente pra quem já montou já não faz tanta falta, mas acho que de fundamental valia pra quem não conhece um colega pessoalmente pra ajudar.

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    A estabilidade, acredito eu, não está diretamente ligada à plataforma em si.

    Depende muito mais da eletrônica embarcada do que da estrutura propriamente dita.

    Na minha concepção, os multicópteros surgiram como “concorrentes” dos monocópteros (leia-se helicópteros), popularizando os “asas rotativas” e desenvolvendo os sistemas de estabilização. O que antes custava uma fortuna, atualmente tem um valor infinitamente menor (graças também aos chineses) e com melhores resultados.

    Hoje, posso dizer com certeza, é possível criar um multirrotor utilizando X motores fixados em uma tampa de privada, que com o auxílio de uma boa controladora (e um módulo GPS), se transformará numa excelente plataforma, com um voo estável e confiável.

    Boa Leonardo, 

    sua resposta é bem legal e vou te falar … essa coisa começa me animar ..rs.. 

    A possibilidade de usar ArduPilot, OSD, Telemetria, etc… tudo perfeito, certo ? Fico imaginando que deve ser muito interessante um voo FPV com esses Tricópteros / Quadricópteros. 

    Marcelo, Leonardo … sem querer abusar … 

    Qual controladora voces consideram a “top” de linha para Tricóptero / Quadricóptero (me limito nestes, porque acho menos complexo que os Octópteros).

    Como o Marcelo já sabe, estou indo para a Plataforma Ardupilot .. eles tem produto para esta linha de hobby ? São boas ? 

    Ah, falando em modelo …. 

    eu pesquisei na HK e encontrei um modelo que me agrada muito … não sei se é bom ou eficiente, mas é um modelo que me agrada:

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22801__Hobbyking_Y650_Scorpion_Glass_Fiber_Multi_Rotor_Frame_650mm.html

    Alguém tem algum comentário sobre esse ?

    Uma coisa que percebi, ele tem o motor de cauda fixo … não seria melhor que ele tivesse o movimento “giro lateral” ?

    esse poderá ser um y4 ou hexa y, mas não dá pra ser tri. há modelo de V tail também , que é legal e sem servo.

    sim o ardupilot serve em multicoptero.

    controladora top, ” de facil aquisição” é a do MK(mikrokopter), com suas placas acessorias.

    mais que uma controladora top, vá com calma, no inicio a top ficará muito sub utilizada e sofreará de mais com as quedas.

    sem certeza, mas poucas são as controladoras par tri.- multiwii é uma delas.

    dica: contacte-se com o marcelo gonzales/  http://www.multirototres.com.br / para te aliciar para o lado bom da força! kkk e com o laercio, que sabe muito sobra  multirrotor, mas como ele é profiça, precisa da confiabilidade e eficiencia alemã.

    Leandro Chaves disse:

    Ah, falando em modelo …. 

    eu pesquisei na HK e encontrei um modelo que me agrada muito … não sei se é bom ou eficiente, mas é um modelo que me agrada:

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22801__Hobbyking_Y650_Sc…

    Alguém tem algum comentário sobre esse ?

    Uma coisa que percebi, ele tem o motor de cauda fixo … não seria melhor que ele tivesse o movimento “giro lateral” ?

    Tem um Tricoptero muito legal, do fpvmanuals que a qualidade e muito grande, e o incriviel e que tem video dele voando por

    28 minutos!!!! Outra coisa legal deste kit e que voce pode converter ele para Y6.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=yTcyjpvZo5E

    http://www.youtube.com/watch?v=jMHr6LQhTRE 

    Pedro, 

    muito interessante …. os videos são conclusivos ! 

    Bom, uma coisa que acredito não estou errado, não ó o frame, mas o “conjunto dos eletrônicos” que dá esta autonomia. Se copiar o conjunto de eletrônicos que ele usou e instalar em qualquer outro frame (com o mesmo peso), certamente vai atingir estas autonomias…. certo ? 

    Eu gosto desse modelo “escopião” (chamado Frame Y) e acho que em termos de estabilidade, pelos videos que eu estou assistindo, é semelhante aos “quadri” (frame X).

    Ai meu Deus… lá vou eu pensar em mais uma estraquizumba voadora .. kkkkkk Ainda bem que minha mulher me conheceu voando aeromodelos e toda nossa vida de casados, ela convive com estes seres dentro de casa e, pior ainda, tenho um filho (24 anos) igualmente viciado !

    Eu comprei uma FY90QPRO e um frame de quad da HK, escs da HK mais simples, aquele de plywood há quase um ano atras, o frame não presta pra iniciante e até uma aceleração mais forte distoce o mesmo, escs tem que ter no mínimo calibração manual de throtlle senão nada feito, resultado comprei tudo de novo, menos a placa, que é muito boa, estou gostando tanto do quad que faz tempo que levei o aero pra pista, mesmo meu aero de fpv ser equipádo com eagle tree. já estou iniciando a montagem de um hexa para colocar uma camera semi-profissa (comprei o frame) hoje tem uma infinidade  de modelos de placas, olha que eu ando pesquisando nestes sites ai, apareceu até uma nova na Himodel com entrada de GPS, estou conseguindo próximo de 15 minutos de voo com meu quad com uma nanotech 3s e 3.300ma. links abaixo.

    http://www.himodel.com/multi_rotors/MMC10_Flight_Controller.html

    video HD do meu quad voando

    http://youtu.be/6GAAZlXgEKo

    Leandro Chaves disse:

    Boa Leonardo, 

    sua resposta é bem legal e vou te falar … essa coisa começa me animar ..rs.. 

    A possibilidade de usar ArduPilot, OSD, Telemetria, etc… tudo perfeito, certo ? Fico imaginando que deve ser muito interessante um voo FPV com esses Tricópteros / Quadricópteros. 

    FB
    Membro
    none

    acabei de receber uma controladora KK2, a nova com acelerometros (auto-level) e display LCD… estou fazendo um micro quad para testá-la…

     

    tenho um tri (feito em casa do projeto V2.5 do rcexplorer.se) e um quad spider (também feito em casa, projeto meu mesmo), ambos com controladora KK da Hobbyking… funciona bem mas não é o ideal para principiantes…

     

    no geral, o tri é comparado a um ônibus enquanto o quad é comparado a um carro esporte…

     

     

    eu sempre recomendo começar com um quad bem barato e sem câmera para aprender a voar, depois troca. se quiser eu tenho um gaui 330xs to vendendo bem barato e aceito propostas. tem um tópico dele no fórum com fotos e tudo mais.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 22)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.