› Fóruns › Equipamentos › Compreendendo a eletrônica
- Este tópico está vazio.
- Post
-
- agosto 12, 2012 às 3:06 pm
Minha formação é o direito, portanto, a eletrônica não me é muito familiar !
Assim, pergunto “aos universitários”.
Considerando que o meu link de video, embarcado no avião, é um LawMate 1.000 mw …
Como faço para saber, quantos “mAh” ele consome por hora (ai divido por 60 para saber em minutos) ?
Meu objetivo é saber, somando os consumos de: link de video + camera + pan tilt da camera, quanto de bateria eu preciso para obter 30 minutos, ou uma hora, ou duas horas de voo ! Sei que o resultado não é exato, todavia, naõ deve ter uma curva de desvio maior que 20% !
Leandro Chaves
- Replies
-
- agosto 12, 2012 às 3:21 pm
Bom dia Leandro, vc não acha mais fácil descobrir isso praticamente, ou seja vc deve ter uma bateria que esta usando e um carregador que da a percentagem de utilização apos cada voo, desta forma é facil saber qual o consumo dos teus equipamentos embbarcados. Caso esta sugestão não seja satisfatória ai so perguntando mesmo aos Universitários…ABS
- agosto 12, 2012 às 4:13 pm
Rs.. só perguntando aos universitários …
A pergunta tem haver com a “fase de planejamento” de uma aeronave que está sendo projetada; assim, consigo “juntar os pesos” e conhecer o seu provavel peso final e foi ai que entrou a dúvida:
Se eu usar a Bateria X, que pesa Yg, vou precisar de 2… isso vai agregar tantos gramas no peso final … mas e ai, quanto essa bateria vai me dar de autonomia ? Foi ai, exatamente que “empacou” !
- agosto 12, 2012 às 5:51 pm
Olá Leandro, na fase de especificação dos componentes “geralmente” conseguimos estes valores pelo próprio fornecedor dos equipamentos. Por exemplo: o LawMate 1000mW (1Watt) é a potência de saída do equipamento e vai estar relacionada á distância máxima (sem interferência externas) em que o transmissor poderá emitir o sinal, para saber a autonomia da sua bateria você tem que observar os dados de entrada do equipamento. Segundo o fabricante: Tensão 12Vdc e consumo de 450 mA (0,45A), neste caso a potência de entrada é: W=VxA… W=12×0,45… W=5,4 ou 5400mA.
Resumindo: para ter a potência de saída em 1000mW o equipamento consome mais de 5 vezes esta potência na entrada. Bom, ai não vou entrar em detalhes, porque depende muito da qualidade dos componentes, dissipação e o próprio consumo interno do equipamento.
Mesmo após eu montar meus projetos, eu faço testes em bancada e campo. Antes eu usava meu próprio multímetro (que já vem com Amperímetro) e conseguia bons resultados. Depois eu encontrei este medidor na HK que já dá conta do recado: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=10786 .
1 ou 2 baterias??? Eu prefiro separar a parte da telemetria, da parte do motor, opto sempre por duas baterias bem dimensionadas. Pois caso eu perca a autonomia do motor, posso ao menos visualizar a área e tentar um pouso seguro e depois seguir a coordenada do GPS.
Bom, espero tem ajudado, ou mesmo, despertado mais dúvidas! rsrsrs
- agosto 12, 2012 às 6:29 pm
Ola Leandro, nao sou universitario mas deixa dar minha explica;’ao.
lembre-se, bateria pro avi’ao e uma e pro lik de video e outra.
no meu exempol”
peso do aero 1900g
receptor cl 100mha/h
motor Rimfire 1250kv 3s 340w corr normal,… pico 390w helice 10×07 apc
02 servos htx 9g aileron 1.5kg torque 80mha/h
02 servos turnigy metal gear profundor /leme 13g 2.8kg torque 100mha/h cada
02 servos 180* pantilt metal gear 14g 2.5kg 100mh/h cada
uot pilot estabilizador fy31ap 50mha/h
gps 60mha/h
tudo isso uso na bateria 01 de 5000mha 3s 40c da marca Hyperion.
lingando isso todo nessa bateria tempo de voo aprox +ou- 50 minutos dependo da hora do voo e da temperatura hora sem motor hora /60%
link de video’
tx lawmate 1w 450mha/h
02 cameras 150mha/h cada
osd hornet 200mha/h
bateria 2.200mha 30c turnigy tempo de voo 02 voos de 50 minutos
mas n’ao da pra ter certeza do consumo um voo e diferente do outro vento/ tempo/ termica/ o dedo do acelerador rsrsrs
mas nao preucupa com isso n’ao tem todas as informa;’oes pra vc ler no oculos principalmente de bateria de aero e v/d
e tambem o quanto vc ta comsumindo em mha e quanto ainda tem.
mas ha muita diferen;a de uma determinada marca de bateria pra outra
por exemplo, com uma bateria turnigy de 5000mha 3s 40c tempo de voo e 40minutos, dez a menos que a Yperion?
abra:
- agosto 12, 2012 às 6:39 pm
Roberto,
perfeita a resposta; era mesmo o que eu queria saber.
No projeto estou considerando “duas baterias NanoTech 25C 3S 6.0”; de fato, como todos fazem, o projeto é ter uma bateira para o link de som / video + minicamera (e seu pan/tilt) e outra para o sistema rádio/RC, telmetria, OSD, servos, etc.
Mas a sua informação caiu como luva !
- agosto 12, 2012 às 6:43 pm
Ótimas explicações vivendo e aprendendo, mesmo que não apareçam os Universitários aparecem sempre os (mestres da obra) que são o terror dos Engenheiros Universitários pq eles sabem tanto o mais que os ditocujos. Em resumo compra uma bateria de 5000 mha coloca no bichinho e não esquenta mais pq caso contrário vai ficar com menos cabelos que vc ja tem…..hehehehe……perdoa a brincadeira na resistí…ABS
- agosto 12, 2012 às 6:53 pm
obss. bat 01)5000mha alimenta… rx radio/esc/ motor/servos de aileron,profundor,leme/pantit/auto piloto/gps
bat 02)2.200mha alimenta…osd/cameras/tx v/dessa e a minha configura;’ao! respeitando o modo como cada um usa seu sistema
abra;.
Leandro Chaves disse:Roberto,
perfeita a resposta; era mesmo o que eu queria saber.
No projeto estou considerando “duas baterias NanoTech 25C 3S 6.0”; de fato, como todos fazem, o projeto é ter uma bateira para o link de som / video + minicamera (e seu pan/tilt) e outra para o sistema rádio/RC, telmetria, OSD, servos, etc.
Mas a sua informação caiu como luva !
- agosto 12, 2012 às 7:03 pm
que isso comandante Capanema como vc disse “e vivendo e aprendendo“ vou te falar que na meu caso perdi um punhado de cabelo mas foi devido ao sol na cabe;a la na pista rsrsrs
Capanema RJ disse:
Ótimas explicações vivendo e aprendendo, mesmo que não apareçam os Universitários aparecem sempre os (mestres da obra) que são o terror dos Engenheiros Universitários pq eles sabem tanto o mais que os ditocujos. Em resumo compra uma bateria de 5000 mha coloca no bichinho e não esquenta mais pq caso contrário vai ficar com menos cabelos que vc ja tem…..hehehehe……perdoa a brincadeira na resistí…ABS
- agosto 12, 2012 às 7:17 pm
Considerando que:
a) a bateria NanoTech 3S 25C 6000 mha pesa 417 g
b) a bateria que tenho para o Link é uma FlyPower 3S 25C 2170 mha pesa 217g
c) que o projeto da aeronave deve situar entre 2800 mm a 3000 mm, de envergadura
Eu estou considerando colocar 2 Nano … porque com tanta asa, acho que a diferença de 200g não vai afetar tanto e, por outro lado, vou ter mais 4.230 mha no link de video.
- agosto 12, 2012 às 7:45 pm
- agosto 12, 2012 às 7:46 pm
Leandro que motor pretende usar pra tudo isso? 3mtrs de envergadura e bem grande?
Leandro Chaves disse:
Considerando que:
a) a bateria NanoTech 3S 25C 6000 mha pesa 417 g
b) a bateria que tenho para o Link é uma FlyPower 3S 25C 2170 mha pesa 217g
c) que o projeto da aeronave deve situar entre 2800 mm a 3000 mm, de envergadura
Eu estou considerando colocar 2 Nano … porque com tanta asa, acho que a diferença de 200g não vai afetar tanto e, por outro lado, vou ter mais 4.230 mha no link de video.
- agosto 12, 2012 às 8:13 pm
Leandro, com esta envergadura dá para carregar uma bateria Moura 60A…rsrsrs
Não creio que a bateria será a sua principal preocupação, e sim o motor!
Obs: Onde escrevi: W=5,4 ou 5400mA… leia-se W=5,4 W ou 5400 mW… o vinho dos Dia dos Pais me distraiu!
- agosto 12, 2012 às 8:54 pm
Ah, Roberto ..nem acho que foi o vinho ! Tenho certeza que aquela azeitona preta chilena que estava na maionese turvou seu raciocínio; é normal, porque elas carregam um elevado teor de vinagre … é isso !
Falando do modelo, veja só .. estou querendo fazer ele um “misto de aza e planador”; estou tentando um contato com o Gonzales, para ver se ele me arruma o “desenho” dos perfis daquela Zagui 2000 que ele fez … eu acho que ali é exatamente o que eu preciso; já fiz vairas simulações, mas aquele modelo ali pode ser a solução imediata para a parte central do projeto e, a partir dali, agregar asas e 2 boons e uma cauda em V que o troço deve tomar cara de modelo !
Fiz um “cut and past” para simular o que desejo … acho que é mais ou menos isso !
Mas eu não estou conseguindo contato com o Gonzales; mas vamos ver.
Perdoem a falta de habilidade com desenhos, rs… só entendo mesmo é do Paint … de resto, nada feito !
- Você deve fazer login para responder a este tópico.