Compreendendo a eletrônica

Fóruns Equipamentos Compreendendo a eletrônica

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Minha formação é o direito, portanto, a eletrônica não me é muito familiar !

    Assim, pergunto “aos universitários”.

     

    Considerando que o meu link de video, embarcado no avião, é um LawMate 1.000 mw …

    Como faço para saber, quantos “mAh” ele consome por hora (ai divido por 60 para saber em minutos) ?

     

    Meu objetivo é saber, somando os consumos de: link de video + camera + pan tilt da camera, quanto de bateria eu preciso para obter 30 minutos, ou uma hora, ou duas horas de voo ! Sei que o resultado não é exato, todavia, naõ deve ter uma curva de desvio maior que 20% !

     

    Leandro Chaves

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Replies
    Capanema RJ
    Membro
    none

    Bom dia Leandro, vc não acha mais fácil descobrir isso praticamente, ou seja vc deve ter uma bateria que esta usando e um carregador que da a percentagem de utilização apos cada voo, desta forma é facil saber qual o consumo dos teus equipamentos embbarcados. Caso esta sugestão não seja satisfatória ai so perguntando mesmo aos Universitários…ABS

    Rs.. só perguntando aos universitários … 

    A pergunta tem haver com a “fase de planejamento” de uma aeronave que está sendo projetada; assim, consigo “juntar os pesos” e conhecer o seu provavel peso final e foi ai que entrou a dúvida:

    Se eu usar a Bateria X, que pesa Yg, vou precisar de 2… isso vai agregar tantos gramas no peso final … mas e ai, quanto essa bateria vai me dar de autonomia ? Foi ai, exatamente que “empacou” ! 

    Olá Leandro, na fase de especificação dos componentes “geralmente” conseguimos estes valores pelo próprio fornecedor dos equipamentos. Por exemplo: o LawMate 1000mW (1Watt) é a potência de saída do equipamento e vai estar relacionada á distância máxima (sem interferência externas) em que o transmissor poderá emitir o sinal, para saber a autonomia da sua bateria você tem que observar os dados de entrada do equipamento. Segundo o fabricante: Tensão 12Vdc e consumo de 450 mA (0,45A), neste caso a potência de entrada é: W=VxA… W=12×0,45… W=5,4 ou 5400mA.

    Resumindo: para ter a potência de saída em 1000mW o equipamento consome mais de 5 vezes esta potência na entrada. Bom, ai não vou entrar em detalhes, porque depende muito da qualidade dos componentes, dissipação e o próprio consumo interno do equipamento.

    Mesmo após eu montar meus projetos, eu faço testes em bancada e campo. Antes eu usava meu próprio multímetro (que já vem com Amperímetro) e conseguia bons resultados. Depois eu encontrei este medidor na HK que já dá conta do recado: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=10786 .

    1 ou 2 baterias???  Eu prefiro separar a parte da telemetria, da parte do motor, opto sempre por duas baterias bem dimensionadas. Pois caso eu perca a autonomia do motor, posso ao menos visualizar a área e tentar um pouso seguro e depois seguir a coordenada do GPS.

    Bom, espero tem ajudado, ou mesmo, despertado mais dúvidas! rsrsrs

    REGIS SILVA
    Membro
    none

    Ola Leandro, nao sou universitario mas deixa dar minha explica;’ao.

    lembre-se, bateria pro avi’ao e uma e pro lik de video e outra.

    no meu exempol”

    peso do aero 1900g

    receptor cl 100mha/h

    motor Rimfire 1250kv 3s 340w corr normal,…  pico 390w  helice 10×07 apc

    02 servos htx 9g aileron 1.5kg torque 80mha/h

    02 servos turnigy metal gear  profundor /leme 13g  2.8kg torque 100mha/h cada  

    02 servos 180* pantilt metal gear 14g  2.5kg 100mh/h cada

    uot pilot estabilizador fy31ap 50mha/h

    gps   60mha/h

    tudo isso uso na bateria 01 de 5000mha 3s 40c da marca Hyperion.

    lingando isso todo nessa bateria tempo de voo aprox +ou- 50 minutos dependo da hora do voo e da temperatura hora sem motor hora /60%

    link de video’

    tx lawmate 1w 450mha/h

    02 cameras 150mha/h cada

    osd hornet 200mha/h

    bateria 2.200mha 30c turnigy tempo de voo 02 voos de 50 minutos

    mas n’ao da pra ter certeza do consumo um voo e diferente do outro vento/ tempo/ termica/ o dedo do acelerador rsrsrs

    mas nao preucupa com isso n’ao tem todas as informa;’oes pra vc ler no oculos principalmente de bateria de aero e v/d

    e tambem o quanto vc ta comsumindo em mha e quanto ainda tem.

    mas ha muita diferen;a de uma determinada marca de bateria pra outra

    por exemplo, com uma bateria turnigy de 5000mha 3s 40c tempo de voo e 40minutos, dez a menos que a Yperion?

    abra:

    Roberto, 

    perfeita a resposta; era mesmo o que eu queria saber. 

    No projeto estou considerando “duas baterias NanoTech 25C  3S 6.0”; de fato, como todos fazem, o projeto é ter uma bateira para o link de som / video + minicamera (e seu pan/tilt)  e outra para o sistema rádio/RC, telmetria, OSD, servos, etc.

    Mas a sua informação caiu como luva ! 

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Ótimas explicações vivendo e aprendendo, mesmo que não apareçam os Universitários aparecem sempre os (mestres da obra) que são o terror dos Engenheiros Universitários pq eles sabem tanto o mais que os ditocujos. Em resumo compra uma bateria de 5000 mha coloca no bichinho e não esquenta mais pq caso contrário vai ficar com menos cabelos que vc ja tem…..hehehehe……perdoa a brincadeira na resistí…ABS

    REGIS SILVA
    Membro
    none

    obss. bat 01)5000mha alimenta… rx radio/esc/ motor/servos de aileron,profundor,leme/pantit/auto piloto/gps
    bat          02)2.200mha alimenta…osd/cameras/tx v/d

    essa e a minha configura;’ao! respeitando o modo como cada um usa seu sistema

    abra;.
    Leandro Chaves disse:

    Roberto, 

    perfeita a resposta; era mesmo o que eu queria saber. 

    No projeto estou considerando “duas baterias NanoTech 25C  3S 6.0”; de fato, como todos fazem, o projeto é ter uma bateira para o link de som / video + minicamera (e seu pan/tilt)  e outra para o sistema rádio/RC, telmetria, OSD, servos, etc.

    Mas a sua informação caiu como luva ! 

    REGIS SILVA
    Membro
    none

    que isso comandante Capanema como vc disse “e vivendo e aprendendo“ vou te falar que na meu caso perdi um punhado de cabelo mas foi devido ao sol na cabe;a la na pista rsrsrs

    Capanema RJ disse:

    Ótimas explicações vivendo e aprendendo, mesmo que não apareçam os Universitários aparecem sempre os (mestres da obra) que são o terror dos Engenheiros Universitários pq eles sabem tanto o mais que os ditocujos. Em resumo compra uma bateria de 5000 mha coloca no bichinho e não esquenta mais pq caso contrário vai ficar com menos cabelos que vc ja tem…..hehehehe……perdoa a brincadeira na resistí…ABS

    Considerando que:

    a) a bateria NanoTech 3S 25C 6000 mha pesa 417 g 

    b) a bateria que tenho para o Link é uma FlyPower 3S 25C 2170 mha pesa 217g 

    c) que o projeto da aeronave deve situar entre 2800 mm a 3000 mm, de envergadura

    Eu estou considerando colocar 2 Nano … porque com tanta asa, acho que a diferença de 200g não vai afetar tanto e, por outro lado, vou ter mais 4.230 mha no link de video. 

    Acho sempre que uma imagem vale mais que mil palavras … ai vai o que eu estou pensando:

    REGIS SILVA
    Membro
    none

    Leandro que motor pretende usar pra  tudo isso? 3mtrs de envergadura e bem grande?

    Leandro Chaves disse:

    Considerando que:

    a) a bateria NanoTech 3S 25C 6000 mha pesa 417 g 

    b) a bateria que tenho para o Link é uma FlyPower 3S 25C 2170 mha pesa 217g 

    c) que o projeto da aeronave deve situar entre 2800 mm a 3000 mm, de envergadura

    Eu estou considerando colocar 2 Nano … porque com tanta asa, acho que a diferença de 200g não vai afetar tanto e, por outro lado, vou ter mais 4.230 mha no link de video. 

    Leandro, com esta envergadura dá para carregar uma bateria Moura 60A…rsrsrs

    Não creio que a bateria será a sua principal preocupação, e sim o motor! 

    Obs: Onde escrevi: W=5,4 ou 5400mA… leia-se W=5,4 W ou 5400 mW… o vinho dos Dia dos Pais me distraiu!

    Ah, Roberto ..nem acho que foi o vinho ! Tenho certeza que aquela azeitona preta chilena que estava na maionese turvou seu raciocínio; é normal, porque elas carregam um elevado teor de vinagre … é isso ! 

    Falando do modelo, veja só .. estou querendo fazer ele um “misto de aza e planador”; estou tentando um contato com o Gonzales, para ver se ele me arruma o “desenho” dos perfis daquela Zagui 2000 que ele fez … eu acho que ali é exatamente o que eu preciso; já fiz vairas simulações, mas aquele modelo ali pode ser a solução imediata para  a parte central do projeto e, a partir dali, agregar asas e 2 boons e uma cauda em V que o troço deve tomar cara de modelo ! 

    Fiz um “cut and past” para simular o que desejo … acho que é mais ou menos isso ! 

    Mas eu não estou conseguindo contato com o Gonzales; mas vamos ver. 

    Perdoem a falta de habilidade com desenhos, rs… só entendo mesmo é do Paint … de resto, nada feito ! 

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.