LAWMATE 1.2 1000mw CAUSA INTERFERENCIA TX DO RADIO ACIONANDO ATÉ O MOTOR?

Fóruns Equipamentos LAWMATE 1.2 1000mw CAUSA INTERFERENCIA TX DO RADIO ACIONANDO ATÉ O MOTOR?

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Amigos fui testar meu equipamento 1.2 1000mw , após tudo ligado quando me posicionei meu avião saiu em disparada quase decolando sem ao mesmo eu utilizar meu radio, por pouco não decola sozinho(rsrsrsrs),desliguei o radio e ele não parou…fiquei sem entender.

    Poderia ser o lawmate 1.2, utilizo um radio 2.4 (hk)? Ou até mesmo problemas com o trasmissor do radio hk?

    Alguem já passou por isso?

    abs

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 23)
  • Replies
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Não só o Lawmate, mas qualquer outro equipamento na faixa 1.2GHz tem grandes chances de interferir em rádio 2.4Ghz, devido às harmônicas. O ideal é utilizar um filtro passa-baixa e seguir todos os outros procedimentos para evitar interferências.

    Quanto ao acionamento do motor, sim, pode acontecer, assim como em qualquer outro canal do rádio.

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Outra coisa que vc tem que prestar a atenção seria o failsafe que foi feito no seu Tx (rádio) vamos supor que vc indivertidamente ligou o Rx e as antenas de vídeo para testar e depois ligar o Tx(radio) e caso vc temha invertido o servo do acelerador com o bind ja feito ele decola sozinho sim, como no FPV o ideal é ter o failsafe com 50% de aceleração pois caso precise ele voa tranquilamente vc desligando o Tx primeiro ele assume esta aceleração e te da um susto..ja vi isto ja vi isto acontecer algumas vezes, caso eu tenha chovido no molhado fica a orientação para os novatos…ABS

    axo que piorou quando vc desligou…

    foi o que aconteceu, qundo deliguei o radio piorou

    romel nogueira disse:

    axo que piorou quando vc desligou…

    estou usando anel de ferrite, o filtro passa-baixa poderia colocaria aonde Marcelo?

    Sou novato no fpv, preciso de dicas . Grato

    Marcelo Camargo disse:

    Não só o Lawmate, mas qualquer outro equipamento na faixa 1.2GHz tem grandes chances de interferir em rádio 2.4Ghz, devido às harmônicas. O ideal é utilizar um filtro passa-baixa e seguir todos os outros procedimentos para evitar interferências.

    Quanto ao acionamento do motor, sim, pode acontecer, assim como em qualquer outro canal do rádio.es

    Boa tarde Alexandre!

    Em comunicações via radio existe um fenômeno chamado de harmônicos que é sempre o dobro da frequência em que se transmite.

    Pois bem, seu lawmate está no espectro da frequência de 1.2Ghz ,multiplique isso por 2 e teremos 2.4Ghz com uma potência de  +30Dbm  que equivalem a 1000mw (1W) ok.

    Mesmo sendo criptografado a modulação do TX (transmissor)  para o rx do modelo,pode sim ocasionar interferências nos canais  do RX (receptor), causando espúrios e uma falsa informação que no seu caso foi no canal 3.

    SOLUÇÃO: Caso possível usar ferrites nos cabos de sinal ou tentar baixar a potência.

    Desculpe-me caso isso não te ajudar e ficarei no aguardo de uma solução  melhor, aí nós todos aprenderemos juntos.

    Forte abraço!

    Esse assunto já foi bastante discutido e o que faltou, no caso, foi uma leitura ANTECIPADA de como as coisas funcinam antes de tentar um voo; o FPV não é plug and play e precisa estudo do conjunto de coisas para não se acidentar.

    A interferencia pode ter acontecido “pelo seu TX” ou qualquer outro na pista. Os armônicos de frequencia acontecem em seus multiplos (para cima ou para baixo) e, a potencia maior sobrepõe a menor; no seu caso 1.000 mw do link de video é maior que a potencia do seu TX para o R/C e ai, a interferencia tem ação.

    Voce teve muita sorte ser um “aero” porque existem relatos tristes de muitos acidentes com helis elétricos em razão de “interferencia no R/C” ligar o motor e o acidente está feito; tanto é fato que, quem voa de helis, tem por hábito “ou desligar o fio do canal do motor” do R/C ou quando necessário manter ligado, remover as pás.

    Ainda bem que o pior não aconteceu.

    Revise tudo; siga os procedimentos de segurança já descritos em várias mensagens do forum e outras que poderá pesquisar pelo google. Vale a pena perder um tempinho para ler a teoria, antes da prática.

    Valeu pela dica Sebastiao,mas para mim que esta começando fiquei com  duvida no que diz respeito a baixar a potencia, na pratica como poderia faze-lo?

    Encomendei um filtro low-pass que acredito que ajudara juntamente com ferrites no speed, e no cabo a/v do transmissor.

    se souber de algo mais agradeço as dicas pois é frustante quando esperamos com tanta ansiedade para receber o equipamento e testa-lo pela primeira vez e isto acontece.Quando ligo o transmissor  1.2Ghz os servos começam a  fazer barulho sofrendo uns tic-tic nervoso.Hoje por pouco não vejo neu aero decolar sozinho e ir embora sem nenhum comando e pior com todo equipamento junto, foi por pouco.

    abrs obrigado
    Sebastião Maria de Souza disse:

    Boa tarde Alexandre!

    Em comunicações via radio existe um fenômeno chamado de harmônicos que é sempre o dobro da frequência em que se transmite.

    Pois bem, seu lawmate está no espectro da frequência de 1.2Ghz ,multiplique isso por 2 e teremos 2.4Ghz com uma potência de  +30Dbm  que equivalem a 1000mw (1W) ok.

    Mesmo sendo criptografado a modulação do TX (transmissor)  para o rx do modelo,pode sim ocasionar interferências nos canais  do RX (receptor), causando espúrios e uma falsa informação que no seu caso foi no canal 3.

    SOLUÇÃO: Caso possível usar ferrites nos cabos de sinal ou tentar baixar a potência.

    Desculpe-me caso isso não te ajudar e ficarei no aguardo de uma solução  melhor, aí nós todos aprenderemos juntos.

    Forte abraço!

    Ola Leandro no meu caso  eu estava sozinho no campo , ainda bem, apenas meu radio.Quando liguei o radio segundo depois ele acionou o motor e saiu em disparada, nem desligando o radio parou na hora.Vou providenciar mais ferrites e tentar novamente.Tambem meu radio não é um radio de boa qualidade é um 07 ch da HK.Creio que isso pode ter influenciado.

    abs boa noite

    Leandro Chaves disse:

    Esse assunto já foi bastante discutido e o que faltou, no caso, foi uma leitura ANTECIPADA de como as coisas funcinam antes de tentar um voo; o FPV não é plug and play e precisa estudo do conjunto de coisas para não se acidentar.

    A interferencia pode ter acontecido “pelo seu TX” ou qualquer outro na pista. Os armônicos de frequencia acontecem em seus multiplos (para cima ou para baixo) e, a potencia maior sobrepõe a menor; no seu caso 1.000 mw do link de video é maior que a potencia do seu TX para o R/C e ai, a interferencia tem ação.

    Voce teve muita sorte ser um “aero” porque existem relatos tristes de muitos acidentes com helis elétricos em razão de “interferencia no R/C” ligar o motor e o acidente está feito; tanto é fato que, quem voa de helis, tem por hábito “ou desligar o fio do canal do motor” do R/C ou quando necessário manter ligado, remover as pás.

    Ainda bem que o pior não aconteceu.

    Revise tudo; siga os procedimentos de segurança já descritos em várias mensagens do forum e outras que poderá pesquisar pelo google. Vale a pena perder um tempinho para ler a teoria, antes da prática.

    o melhor seria vc pegar um 72mhz, ou entao um LRS.

    Alexandre, eu nem acho que tem haver com a qualidade do seu rádio; isso pode acontecer com qualquer rádio, desde um ching ling como um rádio de marca super hiper top ! NA MINHA OPINIÃO (outros poderão divergir, claro), eu nem tentaria eliminar as interferencias e continuar usando o mesmo rádio; tentaria outra situação. Só para voce avalilar o que eu estou falando, eu estou usando um rádio 72 Mhz para não incorrer nesse risco e, estou vendo qual sistema LRS eu vou comprar para instalar no rádio 72 ! O rádio 2.4 perdeu o sentido, no meu caso em particular. Eu tenho por meta ter : a) um planador, e comprei um DG-1000; b) um helli, e comprei um T-REX 600 Nitro Pro; c) e um Quadri, estou vendo qual … mas já estou muito próximo de comprar um XAircraft X650 (mas ainda estou pesquisando e quando me decidir quero ter um e que seja bom).

    Voce por acaso não tem ai nos seus guardados um radio 72 mhz ? Faz um teste com ele …. evite o 2.4 por enquanto. 

    Abraço e obrigado por compreender a minha resposta acima e não tomar por uma critica negativa, o que de fato não foi mesmo; foi com a preocupação de não saber de um colega machucado ou perder um equipamento caro. 

    ALEXANDRE TAVEIRA disse:

    Ola Leandro no meu caso  eu estava sozinho no campo , ainda bem, apenas meu radio.Quando liguei o radio segundo depois ele acionou o motor e saiu em disparada, nem desligando o radio parou na hora.Vou providenciar mais ferrites e tentar novamente.Tambem meu radio não é um radio de boa qualidade é um 07 ch da HK.Creio que isso pode ter influenciado.

    abs boa noite


    Ola Romel, já ouvi comentarios a respeito de 72mhz, seria melhor com este equipamento 1.2 lawmate 1000mw, pois meu

    medo é isso acontecer de novo e perder todo equipamento alem do risco de um acidente.

    abs

    Não de jeito nenhum, para quem esta engatinhando no fpv todo dica e sugestões são validas.

    Tenho um equipamento 5.8ghz 100 mw e usei pouco porem nunca tive problemas deste tipo.Tenho ciencia que 1.2 sofreria interferencias porem não achei que afetaria o canal do motor, fiquei surpreso.Porem vou continuar estudando aprendendo com  a boa vontade e conhecimentos dos colegas que aqui estão .Creio que vou partir para um radio 72ghz.

    abs

    Leandro Chaves disse:

    Alexandre, eu nem acho que tem haver com a qualidade do seu rádio; isso pode acontecer com qualquer rádio, desde um ching ling como um rádio de marca super hiper top ! NA MINHA OPINIÃO (outros poderão divergir, claro), eu nem tentaria eliminar as interferencias e continuar usando o mesmo rádio; tentaria outra situação. Só para voce avalilar o que eu estou falando, eu estou usando um rádio 72 Mhz para não incorrer nesse risco e, estou vendo qual sistema LRS eu vou comprar para instalar no rádio 72 ! O rádio 2.4 perdeu o sentido, no meu caso em particular. Eu tenho por meta ter : a) um planador, e comprei um DG-1000; b) um helli, e comprei um T-REX 600 Nitro Pro; c) e um Quadri, estou vendo qual … mas já estou muito próximo de comprar um XAircraft X650 (mas ainda estou pesquisando e quando me decidir quero ter um e que seja bom).

    Voce por acaso não tem ai nos seus guardados um radio 72 mhz ? Faz um teste com ele …. evite o 2.4 por enquanto. 

    Abraço e obrigado por compreender a minha resposta acima e não tomar por uma critica negativa, o que de fato não foi mesmo; foi com a preocupação de não saber de um colega machucado ou perder um equipamento caro. 

    ALEXANDRE TAVEIRA disse:

    Ola Leandro no meu caso  eu estava sozinho no campo , ainda bem, apenas meu radio.Quando liguei o radio segundo depois ele acionou o motor e saiu em disparada, nem desligando o radio parou na hora.Vou providenciar mais ferrites e tentar novamente.Tambem meu radio não é um radio de boa qualidade é um 07 ch da HK.Creio que isso pode ter influenciado.

    abs boa noite


    REGIS SILVA
    Membro
    none

    ola amigo se o seu radio nao for um futaba, o ferrite o filtro passa baixo nao vai funcionar!!! digo isso pelos diversos testes que ja fiz com tx 1.2 e radios turnigy, hk,hitec,e o unico que funciona mais perde o sinal com poucos metros mtrs as vezes com 500 mtros e o futaba! mas nao e recomendado vooar com este conjunto tx1.2 e 2.4.

    uma solu;ao simples e barata que vai te dar 1km de voo com seguranca,  e usar um radio 72mhz pcm 1024, ou ate mesmo 72mhz comun! com ferrite no esc, e na saida da camera entrada do tx video, mantendo o tx video com sua antena longe do receptor do radio., um bom lugar e na asa, funciona perfeitamente!

    a opcao mais cara e correta e modulos tx radio UHF 433mhz com varias op;oes de marca.

     

     

    Ola Regis depois do susto resolvi testar em terra sem asa o aero, funcionou porem com uns 50 metros de distancia em terra  perdi todo sinal do tx, fiquei sem comando nenhum.O que vc  relata tem fundamento.Vejo que a maioria aqui esta me sugerindo um radio 72ghz, já tenho ferrite no esc e no tx de video.Vou conseguir um radio emprestado com um colega para fazer a experiencia, antes de comprar um .grato abs

    REGIS SILVA disse:

    ola amigo se o seu radio nao for um futaba, o ferrite o filtro passa baixo nao vai funcionar!!! digo isso pelos diversos testes que ja fiz com tx 1.2 e radios turnigy, hk,hitec,e o unico que funciona mais perde o sinal com poucos metros mtrs as vezes com 500 mtros e o futaba! mas nao e recomendado vooar com este conjunto tx1.2 e 2.4.

    uma solu;ao simples e barata que vai te dar 1km de voo com seguranca,  e usar um radio 72mhz pcm 1024, ou ate mesmo 72mhz comun! com ferrite no esc, e na saida da camera entrada do tx video, mantendo o tx video com sua antena longe do receptor do radio., um bom lugar e na asa, funciona perfeitamente!

    a opcao mais cara e correta e modulos tx radio UHF 433mhz com varias op;oes de marca.

     

     

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 23)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.