antena patch 1.2 ghz alguem pode me ajudar passando um tutorial de medidas

Fóruns Equipamentos antena patch 1.2 ghz alguem pode me ajudar passando um tutorial de medidas

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    quero fabricar minha  antena setorial mas nao encontro medidas concretas alguem se tiver as medidas e se puder compartilhar agradeço

Visualizando 7 respostas - 1 até 7 (de um total de 7)
  • Replies
    olympio neto
    Membro
    none

    Pode ser mais preciso no canal que você vai usar (1160 MHz, 1280 MHz)?

    Tutorial do IBCrazy (rcgroups): http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1292451

    Basicamente são duas chapas com essas medidas (foto do IBCrazy: http://static.rcgroups.net/forums/attachments/1/0/3/1/1/3/a3417772-145-Measurements%20on%20patch.jpg).

    A minha ficou assim:

    O elemento da frente (chapa menor) tem a altura de meio comprimento de onda.

    Usar essa fórmula: 130150/frequência em MHz (o resultado está em mm/no meu caso 1280 MHz (canal 9)resultou em 101,6mm).

    A largura desse elemento menor é 2/3 (dois terços) a 3/4 (três quartos) do comprimento de onda.

    Usar essa fórmula: 195227/frequência em MHz (o resultado está em mm/no meu caso 1280 MHz (canal 9)resultou em 152,5mm).

    O espaçamento entre as chapas pode variar entre 9,525 mm (3/8 da polegada) e 15,875 mm(5/8 da polegada).

    Pegue essa medida da altura (espaçamento entre as chapas) e multiplique por 4 e some à largura da chapa menor.

    (15 mm * 4) +152= 212mm

    Pronto você já tem a dimensão da chapa maior (ela é um quadrado com essa medida de lado).

    Falta pouco.

    Furação.

    Marcar uma linha dividindo o meio da chapa menor no sentido da altura.

    Marcar a dimensão do espaçamento entre as chapas sobre essa linha e furar.

    Projetar o furo sobre a chapa maior e furar também.

    O cabo coaxial  (usei um de 50 oms) deverá ser soldado (fio central) no elemento ativo (chapa menor).

    A malha do cabo coaxial deverá ser soldada na chapa maior.

    Nessa minha antena usei alumínio de fotolito (não pega solda – estanho).

    Acabei por usar um rebite (pop) para unir a malha e a chapa.

    Já a chapa galvanizada aceita bem a solda de estanho.

    Olympio

    Anônimo
    Inativo

    Pessoal,

    estamos falando de quantos DBI nesta antena??

    Abraço

    olympio neto
    Membro
    none

    O IBCrazy fala em 7 a 8 dbi

    Samuel Bauer

    Encontrei em um post do tutorial dessa patch a seguinte informação:

    Você pode aumentar as dimensões do antena através da multiplicação das dimensões da antena por três.

    O ganho da antena será acrescido em 3 dbi.

    Obs: o espaçamento dos elementos (entre as chapas) não deve ser alterado.

    Pessoalmente acho a biquadmelhor (11 dbi).

    http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1328260

    Olympio

    Olá, montei a minha com chapas de zinco, mas pode montar com outro material que consiga bom contato para os conectores (aluminio, chapa de fenolite cobreada que é barato etc.), segue a receita: refletor (o que fica atras) 21,5×21,5cm polo central 11,5×11,5, os espaçadores (isoladores) que ligam as duas chapas devem possuir 1cm e deve ser rigoroso com esta medida, pois influencia na qualidade da montagem e recepção do sinal consegui ir a 2km  sem chuvisco algum no canal 8 do meu rx, sem direcionar a antena, com a mesma no chao, se montar faça um teste com os canais para ver a frequencia que da melhor resultado, pois a relação entre o numero do canal e a frequencia de operação destes tx-rx não é padrao.

    blz jackson agora fiquei em duvida num post mais acima o Olympio diz as mesmas coisa ok mais ele usa  o canal 8 tambem pela frequencia dita  só que sao medidas diferente nao sei qual fazer pois as duas pelo jeito sao da mesma frequencia..

    Jackson Souza Lima disse:

    Olá, montei a minha com chapas de zinco, mas pode montar com outro material que consiga bom contato para os conectores (aluminio, chapa de fenolite cobreada que é barato etc.), segue a receita: refletor (o que fica atras) 21,5×21,5cm polo central 11,5×11,5, os espaçadores (isoladores) que ligam as duas chapas devem possuir 1cm e deve ser rigoroso com esta medida, pois influencia na qualidade da montagem e recepção do sinal consegui ir a 2km  sem chuvisco algum no canal 8 do meu rx, sem direcionar a antena, com a mesma no chao, se montar faça um teste com os canais para ver a frequencia que da melhor resultado, pois a relação entre o numero do canal e a frequencia de operação destes tx-rx não é padrao.

    olá  Olympio blz

    estas medias desta sua antena é para o canal 8 correto.

    sobre o furo intendi mas na chapa menor  de baibo pra cima quantos centimetro é o furo. pelo que vi deve ser um 2 cm … e esta medida funcionou bem com vc?

    olympio neto disse:

    Pode ser mais preciso no canal que você vai usar (1160 MHz, 1280 MHz)?

    Tutorial do IBCrazy (rcgroups): http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1292451

    Basicamente são duas chapas com essas medidas (foto do IBCrazy: http://static.rcgroups.net/forums/attachments/1/0/3/1/1/3/a3417772-…).

    A minha ficou assim:

    O elemento da frente (chapa menor) tem a altura de meio comprimento de onda.

    Usar essa fórmula: 130150/frequência em MHz (o resultado está em mm/no meu caso 1280 MHz (canal 9)resultou em 101,6mm).

    A largura desse elemento menor é 2/3 (dois terços) a 3/4 (três quartos) do comprimento de onda.

    Usar essa fórmula: 195227/frequência em MHz (o resultado está em mm/no meu caso 1280 MHz (canal 9)resultou em 152,5mm).

    O espaçamento entre as chapas pode variar entre 9,525 mm (3/8 da polegada) e 15,875 mm(5/8 da polegada).

    Pegue essa medida da altura (espaçamento entre as chapas) e multiplique por 4 e some à largura da chapa menor.

    (15 mm * 4) +152= 212mm

    Pronto você já tem a dimensão da chapa maior (ela é um quadrado com essa medida de lado).

    Falta pouco.

    Furação.

    Marcar uma linha dividindo o meio da chapa menor no sentido da altura.

    Marcar a dimensão do espaçamento entre as chapas sobre essa linha e furar.

    Projetar o furo sobre a chapa maior e furar também.

    O cabo coaxial  (usei um de 50 oms) deverá ser soldado (fio central) no elemento ativo (chapa menor).

    A malha do cabo coaxial deverá ser soldada na chapa maior.

    Nessa minha antena usei alumínio de fotolito (não pega solda – estanho).

    Acabei por usar um rebite (pop) para unir a malha e a chapa.

    Já a chapa galvanizada aceita bem a solda de estanho.

    Olympio

    Franco
    Membro
    none

    Fiz uma Bi-Quad pra 1040Mhz com base nas medidas do post do IBCrazy do rcgroups. Fiz com placa de PCB (28,7cm x 28,7cm) Muito boa a antena!

Visualizando 7 respostas - 1 até 7 (de um total de 7)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.