Sensor para medir bateria auxiliar – Eagle Tree E-Logger V4

Fóruns Tutoriais Sensor para medir bateria auxiliar – Eagle Tree E-Logger V4

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Você quer monitorar a tensão da bateria do TX de vídeo? Ou que tal do BEC? E por que não, as duas? 

    Este tutorial ensina como montar o “sensor” para medir mais duas baterias, além da bateria principal. Para isso, é necessário que as entradas “Temp2” em “Temp3” do seu E-Logger V4 estejam disponíveis.

    Materiais que utilizei. Pode ser feito com algumas variações.

    • 1 conector fêmea para servos, padrão futaba, com apenas 1 terminal;
    • 20 cm (ou o tamanho que necessitar), de fio de servo;
    • 1 barra de terminais, com a pinagem no mesmo passo do conector de balanceamento da bateria;
    • 1 resistor de 15 K ohm 1% (se não encontrar de 1%, pode ser de 5%, mas aí tem que comprar com sobra, e escolher o que mais se aproximar do valor)
    • ferro de solda e estanho;
    • termoretrátil;
    • alicate de corte;
    • alicate de crimpagem de microterminais.

    Custo aproximado dos componentes para 1 extensão: R$ 3,00

    Se não tiver conector de servo e terminais, dá para fazer com uma extensão de servo normal, mas aí fica um pouco mais caro.

    Passo 1

    Separar 1 condutor do fio de servo. Usei o branco, pois vou usar o vermelho e preto para mais um sensor de temperatura.

    Passo 2

    Cortar 2 pinos da barra de terminais, que serão conectados no plug de balanceamento da bateria que irá ser monitorada. Eu usei 2, pois dá mais firmeza na conexão, mas pode ser 1 só, até o tamanho do plug.


    Passo 3

    Cortar o pino que não terá solda. Também cortei a pontinha dele, para identificar facilmente qual o pino que o fio estará ligado.

    Passo 4

    Selecionar o resistor que tenha o valor mais próximo de 15 K ohm. Se for resistor de 1%, pode pular essa etapa. Os meus são de 1%, mas mesmo assim selecionei os melhores.

    Passo 5

    Soldar uma das pontas do resistor no terminal

    Passo 6

    Soldar a outra ponta do resistor no fio. Deixar um pouco do arame para posicionar o fil de uma forma que não quebre no manuseio.

    Passo 7

    Colocar um termoretrátil, para proteger e manter o fio no lugar

    Passo 8

    Descascar a outra ponta do fio, e prensar no terminal

    Passo 9

    Colocar o terminal no conector fêmea, posição central, e está pronto! Podem ver que tem um pino um pouco mais curto. A única função dele é ajudar a firmar no conector, e identificar qual é pino correto.

    Para conectar na bateria, basta colocar no plug de balanceamento, na ponta onde tem o positivo.

Visualizando 12 respostas - 1 até 12 (de um total de 12)
  • Replies

    Muito boa a informação, vou tentar montar. Me tire só uma dúvida, estou procurando este resistor e não entendo muito bem, estou vendo que existem diferenças entre eles, tipo 1/2w, 1/4w e 1/8w, qual desses eu compro?

    Valeu!

    1/8 está perfeito!

    Obrigado pela resposta Gilberto, eu não achei o de 1/8w serve esse???

    Abraços

    Serve sim. O tamanho dele é que muda. (As cores das faixas desse da foto não são as certas -> é imagem ilustrativa. O correto é marrom, verde, laranja e a última, se for de 1% marrom ou dourada/ouro para 5%).

    Muito obrigado Gilberto, já estava procurando esta resposta sobre a medição da bateria extra a um bom tempo! Problema resolvido!!!

    Abs

    Gilberto, tudo bem? 

    Comprei os resistores, dá uma olhada, é esse mesmo?

    Abs

    Exato.

    Roberto Dias
    Membro
    none

    Para ajudar quem não tem costume segue tabela de cores dos resistores!

    Essa por coincidência, mostra a seleção de um resistor de 15k como na foto acima!

    Vale apenas a observação de que já se separam as baterias de vídeo e motor para evitar interferências.

    Se um futuro leitor planejar monitorar a bateria de vídeo, esteja certo de ter testado bem o sistema antes de se aventurar para mais longe.

    Se depois dessa instalação as interferências forem notadas, penso que convém ficar sem a info da bateria e eliminar esse circuitinho né? 🙂

    Abração!

    Gilberto Junior disse:

    Exato.

    Roberto, essa interferência também pode ocorrer se o vídeo for ligado com a mesma bateria para os servos?

    obrigado

    Roberto Dias
    Membro
    none

    Há mestres aqui no FPV com muito mais conhecimento que eu para lhe dar uma resposta mais acertada Rodrigo.

    No meu modo de entender e por tudo que já pude ler à respeito das interferências do TX do vídeo, é justamente uma indução provocada pelo TX na linha do receptor (quando este compartilha a mesma fonte ou quando a antena está próxima demais do receptor) que causa as interferências e eventuais perdas de comando.

    Alguns operadores usam só uma bateria pra tudo,  não reclamam de interferências e ainda voam longe! Outros já notam e reportam perdas de comando com o aero ainda próximo! Como a chance de que problemas apareçam existe, achei melhor prevenir os que ainda não leram tudo à respeito.

    Sucesso aí nos seus testes!

    Muito obrigado Roberto

    Revivendo o tópico… O sensor de temperatura só tem o pino positivo, pois ele usa o terra comum. A bateria principal ele já mede. Para medir a bateria auxiliar, geralmente é a do vídeo, que já usa o terra do transmissor de vídeo e camera compartilhado com o E-Logger.

Visualizando 12 respostas - 1 até 12 (de um total de 12)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.