› Fóruns › Projetos DIY › Desenvolvimento de Software Próprio para estabilização de Multirotores
- Este tópico está vazio.
- outubro 11, 2012 às 8:55 pm
Olá Pessoal, meu nome é Alexandre Mainardi, tenho 24 anos, sou Analista de Sistemas ( e Hardcoder 😛 ) Minha história com multirotores começou no início de 2010 com um Ar.Drone, e o que era para ser um brinquedo acabou virando paixão! Não pelo Ar.Drone em sí, mas pelos Multirotores e pelo Hardware e Software que os envolvia. No mesmo dia da compra já consegui o SDK e comecei a “brincar” com os dados da câmera.
Desde então eu tenho passado várias horas “livres” programando o meu próprio código de estabilização (com PID), já fiz e refiz as partes inúmeras vezes, e só em julho de 2012 é que eu comecei a apreciar o resultado. Hoje eu possuo as seguintes características:
- – Estabilização Básica por Gyro (Acro mode)
- – Estabilização por Acelerômetro (Stable Mode)
- – Auxílio por Magnometro
- – Controle de altitude por Barômetro (Funcionando, mas precisa muitas algumas de melhorias)
- – Controle de altitude por Laser (Em desenvolvimento)
- – Desvio de objetos por Laser (Em desenvolvimento)
- – GPS HP
- – GPS RTH
- – Estabilização de Gimbal x e y
- – Suporte a Quad X e Hexa em Y (Que são os modelos que possuo, mas dá pra adaptar facilmente para outros Setups)
Utilizo como Hardware um Arduino Home made “Adaptado” por mim, e sensores Sirius Navigator.
E por que eu resolvi escrever este post?
Bem, eu sei que os códigos existentes no mercado hoje (OpenSource e proprietários) Estão ANOS na frente do meu, porém eu consegui alguns resultados bem interessantes com idéias simples, como exemplo:
Consegui eliminar cerca de 40% da vibração no frame central apenas “evitando” que os motores entrassem em ressonância com o frame de carbono, parece besteira mas a estabilidade melhorou significativamente depois dessa implementação.
Então é por detalhes assim que decidi programar minhas próprias plataformas voadoras 😀
Eu gostaria de saber se alguém aqui do fórum já se aventurou em modificar ou mesmo escrever algo relacionado a multirotores? Se sim, alguém tem alguma dica? Uma idéia?
Em breve pretendo postar um vídeo do código no Ar. Obrigado pela atenção de todos!
Comentem por favor.
Alexandre Mainardi
- Replies
-
- outubro 11, 2012 às 10:08 pm
Alexandre parabéns pela iniciativa. Sou louco por aeromodelos. Tenho um arduino mega 2560 e executo algumas coisas básicas, em função do meu dia a dia não tenho conseguido grandes avanços, no entanto acho que você poderá nos ajudar muito com a sua experiencia.
- outubro 11, 2012 às 10:19 pm
Você vai Abrir o Código?
Em vez de controle de altitude com Laser não seria melhor com Sonar?
Sou apaixonado por mutirotores e Arduinos se puder ajudar em algo pode contar comigo pois sou programador tb.
- outubro 11, 2012 às 10:47 pm
Parabéns pela iniciativa, estou torcendo para que seu projeto de certo, estou acompanhando.
- outubro 12, 2012 às 12:05 am
Tambem pretendo ajudar como micreiro. Qual o sdk que utiliza nessa plataforma? pode postar o link para download? qual o hardware que este sdk abrange? pode nos orientar nos primeiros passo-a-passo? Certamente muitas idéias poderão surgir e contribuir com seu projeto.
- outubro 16, 2012 às 12:41 am
Olá Henrique!
Muito obrigado! Ficarei feliz em ajudar em qualquer coisa dentro do meu alcance!
Abraços
Henrique Ferreira Lima disse:
Alexandre parabéns pela iniciativa. Sou louco por aeromodelos. Tenho um arduino mega 2560 e executo algumas coisas básicas, em função do meu dia a dia não tenho conseguido grandes avanços, no entanto acho que você poderá nos ajudar muito com a sua experiencia.
- outubro 16, 2012 às 12:48 am
Olá Rafael!
Eu pretendo abrir o código sim! Mas infelizmente isso pode demorar um pouco, pois como eu produzi alguns projetos enquanto trabalhava na empresa “X” (Que por acaso não tem NADA a ver com Drones ou Multirotores) eles estão me processando pra tentar tirar alguns trocados. Mas assim que essa situação se resolver vou torná-lo OpenSource. Quem sabe não iniciamos nossas próprias placas e firmwares aqui no FPV Brasil?
Sobre o controle de altitude a laser, eu achei ele mais preciso e com uma maior confiabilidade em superfícies que “absorvem” o som do sonar tradicional.
Que bom que você é programador tb! Com certeza trocaremos várias idéias e experiências!
Abraços!
Rafael disse:
Você vai Abrir o Código?
Em vez de controle de altitude com Laser não seria melhor com Sonar?
Sou apaixonado por mutirotores e Arduinos se puder ajudar em algo pode contar comigo pois sou programador tb.
- outubro 16, 2012 às 12:49 am
Obrigado Mateus! Vou lhes informando sobre o progresso na medida do TEMPO possível!
Abraços!
mateus oliveira freitas disse:
Parabéns pela iniciativa, estou torcendo para que seu projeto de certo, estou acompanhando.
- outubro 16, 2012 às 12:50 am
Obrigado pelo apoio Francisco! Lhe respondo em breve! Abraços!
Francisco Nascimento disse:
Tambem pretendo ajudar como micreiro. Qual o sdk que utiliza nessa plataforma? pode postar o link para download? qual o hardware que este sdk abrange? pode nos orientar nos primeiros passo-a-passo? Certamente muitas idéias poderão surgir e contribuir com seu projeto.
- outubro 17, 2012 às 12:54 am
Olá Francisco, vamos as respostas:
Qual o sdk que utiliza nessa plataforma?
R: Utilizo o SDK original do Arduino 1.0
pode postar o link para download?
R: Por gentileza leia a resposta que fiz para o amigo Rafael. Obrigado!
qual o hardware que este sdk abrange?
Você quis dizer do firmware? Se sim, ele abrange qualquer placa de Arduino, bastando apenas alterar a numeração das portas. A comunicação com o sensores é feita via i2c.
pode nos orientar nos primeiros passo-a-passo?
R: Eu gostaria muito, mas como comentei na resposta ao Rafael “por enquanto” eu não consigo liberar o código inteiro.
Vou lhes informando das novidades! Obrigado pelo apoio!
- outubro 17, 2012 às 1:37 am
Olá Alexandre,
Com relação ao download, quero saber a respeito do sdk, para que possamos utilizar a mesma versão que você. Não fiz referência ao código fonte do projeto que está na justiça. É algo para a gente se familiarizar e com a sua experiência e ajuda, otimizar nossa curva de aprendizagem.
Assim, vale ressaltar que informação costuma custar caro no mercado de software proprietário, entretanto no mundo do software livre, você encontra ferramentas, tutoriais e código a vontade para aprendizagem e customização de projetos. Esta é uma seara do pessoal de engenharia da computação. Porem, com tempo livre e motivação, um iniciado em programação pode contribuir com idéias, documentação, testes, ou até mesmo código para uma pequena rotina.
Olha um exemplo de conteúdo sobre arduino no mudo do SL:
http://www.linux-magazine.com.br/noticia/desenvolvimento_para_o_ard…
Na prática, pra gente te acompanhar, quero saber quais as ferramentas (hardware e software) que está utilizando e como consegue compilar e transferir o código para o arduino (é algo semelhante a atualização do firmware de uma placa da HK para multirotores?).
Pretendo comprar uma placa arduino para fazer essas experiências. No ML encontrei o seguinte:
***** editado pela moderação *****
Será que serve para implementar os sensores necessários em multirotores (gps, acelerômetro, magnetômetro, barômetro, giroscópico, etc)?
Alexandre Mainardi disse:
Olá Francisco, vamos as respostas:
Qual o sdk que utiliza nessa plataforma?
R: Utilizo o SDK original do Arduino 1.0
pode postar o link para download?
R: Por gentileza leia a resposta que fiz para o amigo Rafael. Obrigado!
qual o hardware que este sdk abrange?
Você quis dizer do firmware? Se sim, ele abrange qualquer placa de Arduino, bastando apenas alterar a numeração das portas. A comunicação com o sensores é feita via i2c.
pode nos orientar nos primeiros passo-a-passo?
R: Eu gostaria muito, mas como comentei na resposta ao Rafael “por enquanto” eu não consigo liberar o código inteiro.
Vou lhes informando das novidades! Obrigado pelo apoio!
- outubro 17, 2012 às 2:03 am
Vai uma outra matéria a respeito do arduino:
http://www.linuxnewmedia.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM_85_56_59_04_ana-arduino.pdf
- outubro 22, 2012 às 2:39 pm
Boa tarde pessoal, uma coisa que não vi nos itens de desemvolvimento seria uma ( Auto Etabilização caso se perca em voo). Isso serve pra mim que sou meio ruim de voo. Pense nisso ao desenvolver ok Abraços.
- dezembro 5, 2012 às 4:02 pm
Alexandre,
Eu sou desenvolvedor de hardware, já fiz algumas brincadeiras com o Arduino mas atualmente estou testando a plataforma Chipkit. Esta utiliza um PIC32, muito mais poderoso que o ATMEGA do Arduino. O bom deste CHIPKIT é que vc usa as mesmas bibliotecas do Arduino, a IDE também, e se o seu código foi bem escrito, é quase um ctr-C ctr-V de um código para outro e já sai rodando.
Existe algumas vantagens nesta plataforma de 32 bits, mais memoria, processamento, Ads, pinos de I/O, e processamento matemático. Dê uma olhada, qquer coisa me avisa, estou aqui para ajudar.
- dezembro 14, 2012 às 11:11 pm
Muito interessante esse trabalho, fiz eng. elétrica e gosto muito de controle.
Acho mesmo que um sistema realimentado é importante, mas não tiro da cabeça uma rede neural treinada para o controle, mesmo na ausência dos sensores…
- julho 2, 2013 às 12:26 am
Meus parabéns, virei seu fã. Sou novo (2012) nessa área Multcopters, sou estudante de Mecatrônica controle e automação. Estou enveredando meu trabalho de conclusão de curso em um multcopter totalmente de minha autoria, já tenho muito material virtual e físico ($$$). E quero incluir o software também. Se você puder (em qualquer coisa) me ajudar nos meus primeiros passos, lhe agradeceria. Abraço boa sorte.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.