Desenvolvimento de Software Próprio para estabilização de Multirotores

Fóruns Projetos DIY Desenvolvimento de Software Próprio para estabilização de Multirotores

• Este tópico está vazio.
    Olá Pessoal, meu nome é Alexandre Mainardi, tenho 24 anos, sou Analista de Sistemas ( e Hardcoder 😛 ) Minha história com multirotores começou no início de 2010 com um Ar.Drone, e o que era para ser um brinquedo acabou virando paixão! Não pelo Ar.Drone em sí, mas pelos Multirotores e pelo  Hardware e Software que os envolvia. No mesmo dia da compra já consegui o SDK e comecei a “brincar” com os dados da câmera.

Desde então eu tenho passado várias horas “livres” programando o meu próprio código de estabilização (com PID), já fiz e refiz as partes inúmeras vezes, e só em julho de 2012 é que eu comecei a apreciar o resultado. Hoje eu possuo as seguintes características:

• – Estabilização Básica por Gyro (Acro mode)
    • – Estabilização por Acelerômetro (Stable Mode)
    • – Auxílio por Magnometro 
    • – Controle de altitude por Barômetro (Funcionando, mas precisa muitas algumas de melhorias)
    • – Controle de altitude por Laser (Em desenvolvimento)
    • – Desvio de objetos por Laser (Em desenvolvimento)
    • – GPS HP
    • – GPS RTH
    • – Estabilização de Gimbal x e y
    • – Suporte a Quad X e Hexa em Y (Que são os modelos que possuo, mas dá pra adaptar facilmente para outros Setups)

Utilizo como Hardware um Arduino Home made “Adaptado” por mim, e sensores Sirius Navigator.

E por que eu resolvi escrever este post? 

Bem, eu sei que os códigos existentes no mercado hoje (OpenSource e proprietários) Estão ANOS na frente do meu, porém eu consegui alguns resultados bem interessantes com idéias simples, como exemplo:

Consegui eliminar cerca de 40% da vibração no frame central apenas “evitando” que os motores entrassem em ressonância com o frame de carbono, parece besteira mas a estabilidade melhorou significativamente depois dessa implementação.

Então é por detalhes assim que decidi programar minhas próprias plataformas voadoras 😀

Eu gostaria de saber se alguém aqui do fórum já se aventurou em modificar ou mesmo escrever algo relacionado a multirotores? Se sim, alguém tem alguma dica? Uma idéia? 

Em breve pretendo postar um vídeo do código no Ar. Obrigado pela atenção de todos!

Comentem por favor.

Alexandre Mainardi

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 25)
  • Replies

Alexandre parabéns pela iniciativa. Sou louco por aeromodelos. Tenho um arduino mega 2560 e executo algumas coisas básicas, em função do meu dia a dia não tenho conseguido grandes avanços, no entanto acho que você poderá nos ajudar muito com a sua experiencia.

Rafael
    Membro
    none

Você vai Abrir o Código?

Em vez de controle de altitude com Laser não seria melhor com Sonar?

Sou apaixonado por mutirotores e Arduinos se puder ajudar em algo pode contar comigo pois sou programador tb.

Parabéns pela iniciativa, estou torcendo para que seu projeto de certo, estou acompanhando.

Tambem pretendo ajudar como micreiro. Qual o sdk que utiliza nessa plataforma? pode postar o link para download? qual o hardware que este sdk abrange? pode nos orientar nos primeiros passo-a-passo? Certamente muitas idéias poderão surgir e contribuir com seu projeto.

Olá Henrique! 

Muito obrigado! Ficarei feliz em ajudar em qualquer coisa dentro do meu alcance! 

Abraços

Henrique Ferreira Lima disse:

Alexandre parabéns pela iniciativa. Sou louco por aeromodelos. Tenho um arduino mega 2560 e executo algumas coisas básicas, em função do meu dia a dia não tenho conseguido grandes avanços, no entanto acho que você poderá nos ajudar muito com a sua experiencia.

Olá Rafael!

Eu pretendo abrir o código sim! Mas infelizmente isso pode demorar um pouco, pois como eu produzi alguns projetos enquanto trabalhava na empresa “X” (Que por acaso não tem NADA a ver com Drones ou Multirotores) eles estão me processando pra tentar tirar alguns trocados. Mas assim que essa situação se resolver vou torná-lo OpenSource. Quem sabe não iniciamos nossas próprias placas e firmwares aqui no FPV Brasil?

Sobre o controle de altitude a laser, eu achei ele mais preciso e com uma maior confiabilidade em superfícies que “absorvem” o som do sonar tradicional.

Que bom que você é programador tb! Com certeza trocaremos várias idéias e experiências! 

Abraços!

Rafael disse:

Você vai Abrir o Código?

Em vez de controle de altitude com Laser não seria melhor com Sonar?

Sou apaixonado por mutirotores e Arduinos se puder ajudar em algo pode contar comigo pois sou programador tb.

Obrigado Mateus! Vou lhes informando sobre o progresso na medida do TEMPO possível!

Abraços!

mateus oliveira freitas disse:

Parabéns pela iniciativa, estou torcendo para que seu projeto de certo, estou acompanhando.

Obrigado pelo apoio Francisco!  Lhe respondo em breve! Abraços!

Francisco Nascimento disse:

Tambem pretendo ajudar como micreiro. Qual o sdk que utiliza nessa plataforma? pode postar o link para download? qual o hardware que este sdk abrange? pode nos orientar nos primeiros passo-a-passo? Certamente muitas idéias poderão surgir e contribuir com seu projeto.

Olá Francisco, vamos as respostas:

Qual o sdk que utiliza nessa plataforma?

R: Utilizo o SDK original do Arduino 1.0

pode postar o link para download?

R: Por gentileza leia a resposta que fiz para o amigo Rafael. Obrigado!

qual o hardware que este sdk abrange?

Você quis dizer do firmware? Se sim, ele abrange qualquer placa de Arduino, bastando apenas alterar a numeração das portas. A comunicação com o sensores é feita via i2c.

pode nos orientar nos primeiros passo-a-passo? 

R: Eu gostaria muito, mas como comentei na resposta ao Rafael “por enquanto” eu não consigo liberar o código inteiro.

Vou lhes informando das novidades! Obrigado pelo apoio!

Olá Alexandre,

Com relação ao download, quero saber a respeito do sdk, para que possamos utilizar a mesma versão que você. Não fiz referência ao código fonte do projeto que está na justiça. É algo para a gente se familiarizar e com a sua experiência e ajuda, otimizar nossa curva de aprendizagem.

Assim, vale ressaltar que informação costuma custar caro no mercado de software proprietário, entretanto no mundo do software livre, você encontra ferramentas, tutoriais e código a vontade para aprendizagem e customização de projetos. Esta é uma seara do pessoal de engenharia da computação. Porem, com tempo livre e motivação, um iniciado em programação pode contribuir com idéias, documentação, testes, ou até mesmo código para uma pequena rotina.

Olha um exemplo de conteúdo sobre arduino no mudo do SL:

http://www.linux-magazine.com.br/noticia/desenvolvimento_para_o_ard…

Na prática, pra gente te acompanhar, quero saber quais as ferramentas (hardware e software) que está utilizando e como consegue compilar e transferir o código para o arduino (é algo semelhante a atualização do firmware de uma placa da HK para multirotores?).

Pretendo comprar uma placa arduino para fazer essas experiências. No ML encontrei o seguinte:

***** editado pela moderação *****

Será que serve para implementar os sensores necessários em multirotores (gps, acelerômetro, magnetômetro, barômetro, giroscópico, etc)?

Alexandre Mainardi disse:

Olá Francisco, vamos as respostas:

Qual o sdk que utiliza nessa plataforma?

R: Utilizo o SDK original do Arduino 1.0

pode postar o link para download?

R: Por gentileza leia a resposta que fiz para o amigo Rafael. Obrigado!

qual o hardware que este sdk abrange?

Você quis dizer do firmware? Se sim, ele abrange qualquer placa de Arduino, bastando apenas alterar a numeração das portas. A comunicação com o sensores é feita via i2c.

pode nos orientar nos primeiros passo-a-passo? 

R: Eu gostaria muito, mas como comentei na resposta ao Rafael “por enquanto” eu não consigo liberar o código inteiro.

Vou lhes informando das novidades! Obrigado pelo apoio!

Boa tarde pessoal, uma coisa que não vi nos itens de desemvolvimento seria uma ( Auto Etabilização caso se perca em voo). Isso serve pra mim que sou meio ruim de voo. Pense nisso ao desenvolver ok Abraços.

Alexandre,

Eu sou desenvolvedor de hardware, já fiz algumas brincadeiras com o Arduino mas atualmente estou testando a plataforma Chipkit. Esta utiliza um PIC32, muito mais poderoso que o ATMEGA do Arduino. O bom deste CHIPKIT é que vc usa as mesmas bibliotecas do Arduino, a IDE também, e se o seu código foi bem escrito, é quase um ctr-C ctr-V de um código para outro e já sai rodando.

Existe algumas vantagens  nesta plataforma de 32 bits, mais memoria, processamento, Ads, pinos de I/O, e processamento matemático. Dê uma olhada, qquer coisa me avisa, estou aqui para ajudar.

Muito interessante esse trabalho, fiz eng. elétrica e gosto muito de controle. 

Acho mesmo que um sistema realimentado é importante, mas não  tiro da cabeça uma rede neural treinada para o controle, mesmo na ausência dos sensores… 

Meus parabéns, virei seu fã. Sou novo (2012) nessa área Multcopters, sou estudante de Mecatrônica  controle e automação. Estou enveredando meu trabalho de conclusão de curso em um multcopter totalmente de minha autoria, já tenho muito material virtual e físico ($$$). E quero incluir o software também. Se você puder (em qualquer coisa) me ajudar nos meus primeiros passos, lhe agradeceria. Abraço boa sorte.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 25)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.