transmissor 5.8ghz 200mw com antena setorial de 21dBi

Fóruns Equipamentos transmissor 5.8ghz 200mw com antena setorial de 21dBi

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    pessoal tenho esse transmissor q comprei na HobbyKing de 5.8ghz com 200mw mas com as antenas padrão nao passo dos 300mt, passei a utilizar

     um de 1.2ghz com 1000mw melhorou absurdamente oalcance do video qndo eu estava utilizando um radio RC FM 72Mhz , mas qndo passei a utilizar com um radio 2.4ghz as harmonicas do 1.2ghz me atrapalhou no controle do aero ! a 500mt perdia sinal !

    Enfim estou a voltar a utilizar meu link de 5.8ghz ! mas com uma antena no rx setorial de 21dBi essa aki:

    oq voces axam ? vale a pena instalar no receptor vou ter melhora no sinal ou não adianta ?

    eu trabalho a anos com eletronica mas parte de RF me deixa ainda de cabelo em pé., por isso recorro a opinião do pessoal do forum ! valeu !

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 21)
  • Replies

    Caracas, 21dBi de ganho em uma Path!!!! Com certeza ira melhorar seu sinal!!!! o unico problema que vejo é com relação a directividade! Essa deve ter um angulo muito estreito!!!

     

    Hoje eu utilizo 5.8G com uma path no RX de 12dBi! Uso 5.8G por ser uma frequencia que menos agride o mundo das teles no Brasil e tbm porque posso utilizar meu radio 2.4G sem problemas. Eu nao estou com o setup correto neste momento, uso uma CL no Tx, mas com essa Path de 12dBi ja cheguei proximo dos 600m, pouco?!?!, pode ser, mas essa distancia foi obtida em uma altitude de 60metros +/-. Acredito que possa ir mais longe se eu conseguir diminuir o fator K determinado por mim.

     

    Abrs.

    entendi, quanto ao angulo da antena eu vou voar sempre a frente dela, eu qria ter pelo menos 1km de raio p/ voar com segurança, é q como a grana ta curta e não vai dar p/ eu adiquirir um modulo uhf p/ utilizar meu tx de 1.2ghz.

    pretendi testar essa antena ja q eu ganhei ela 🙂 

    agradeço a atenção sua aew ! vou testar esse fim de semana !!!! o seu tx de 5.8ghz é de quantos watts ??

    Gustavo F. de Almeida Albertini disse:

    Caracas, 21dBi de ganho em uma Path!!!! Com certeza ira melhorar seu sinal!!!! o unico problema que vejo é com relação a directividade! Essa deve ter um angulo muito estreito!!!

     

    Hoje eu utilizo 5.8G com uma path no RX de 12dBi! Uso 5.8G por ser uma frequencia que menos agride o mundo das teles no Brasil e tbm porque posso utilizar meu radio 2.4G sem problemas. Eu nao estou com o setup correto neste momento, uso uma CL no Tx, mas com essa Path de 12dBi ja cheguei proximo dos 600m, pouco?!?!, pode ser, mas essa distancia foi obtida em uma altitude de 60metros +/-. Acredito que possa ir mais longe se eu conseguir diminuir o fator K determinado por mim.

     

    Abrs.

    Entao Rodrigo,

    Tenho dois transmissores um de 400 e 500mW respectivamente, o valor que obtive foi com o de 500mw (primeiro que comprei) mas confesso que nao vi ainda diferença para o de 400mW que é identico em tamanho e peso do de 200mW mencionado. Ainda com relação a directividade minha antena path tem 45° de raio de ação e ja sinto diferença em alcance quando o tracker nao esta muito bem calibrado… Por este motivo tome cuidado, pois acredito que esta sua antena deve ter bem menos angulo de ação que a minha, podendo piorar mais que ajudar caso nao tenha um antena tracker.

    Obs: Nao sou adepto dos links de UHF por terem justamente uma potencia muito alta dando assim um raio de ação ou destruição dos outros sistemas de telecomincações muito grande, ainda mais pela faixa de operação que estes usam inteferindo diretamente em sistemas importantes e ja consolidados no Brasil.

    Se a intenção é voar com alcance de 1km aparentemente, acredito que seja possivel com 2.4G e 5.8G ( Ja existem relatos mais que confirmados de links de radio e video nestas frequencias com alcances superiores a 1km), porem, obviamente temos de ter equipamentos bem confiaveis. Esse nivel de confiança hj obtido pelo 1.2G e UHF é todo merito dos gringos que tem autorização para usar estas frequencias. Acredito que se a marca almejada hj de 1km com 2.4 e 5.8G ainda seja algo dificil ou instavel de alcancar é porque pouco estudamos ou nos importamos com estas frequencias, lembrando que limitações todas as tecnicas e frequencias existem! Sendo assim, apesar de ainda estar aprendendo e me adaptando ainda ao FPV, so sou nem de longe um conhecedor nato de RF, mas pode contar comigo para duvidas ou dicas a respeito destas frequencias e tecnicas, desde que eu saiba responder,é claro!

    Pesso desculpas pelo desabafo, mesmo pq o desabafo nao esta direcionado a ninguem em especifico, vulgo, sai do tema! Apenas gostaria assim como outros deste Forum, Forum que respeito muito assim como todos seus colaboradores, tentar engajar ou mesmo fortificar a ideia de patriotismo. Digo patriotismo, pois acredito que para que nao venhamos a estragar a modalidade FPV ou ainda pior, criar situações desagradeveis que possam sair do controle de ordem e bom senso para esta nossa nacao, precisamos definir ou pelo menos direcionar nos esforços a esta pratica de maneira que seja criada nenhuma ou pelo menos um minimo de problemas. Isto é, quanto menos problemas melhor para sanar ou mesmo convecer os orgãos cabiveis que nossas praticas são saudaveis e nao estao aqui para influenciar negativamente o desenvolvimento do Brasil.

    Tem posts do gringos com alcances superiores a 50km em 2.4Ghz (link de rádio), usando antenas adequadas e amplificadores.

    A faixa de 433Mhz são de uso para radioamadores. O uso de módulos UHF seria permitido desde que se tenha licença de radioamador.

    Não entendi referência a sistemas importantes operando nessa frequência. 1.2Ghz sim.

    muito bom Gustavo, fiquei animado com o desempenho q vc teve com a antena., eu infelizmente não tenho uma antena tracker, mas vou fazer um teste esse fim de semana com a antena , e vou arrumar alguem p/ ir comigo e manter contato visual com o aero ja que corro risco de perder o video por causa da directividade dela, e vou postar os resultados. ! valeu e muito obrigado pela atenção, e com referencia ao desabafo realmente concordo com o fato de se praticar FPV sem que interfira em outros sistemas ou meios de comunicação, com relação a UHF teria q correr atraz e ver se é possivel conseguir autorização etc.. como disse o Gilberto, mas por enquanto ta longe de eu conseguir um modulo desses. 

    postarei os resultados semana que vem !

    Gustavo F. de Almeida Albertini disse:

    Entao Rodrigo,

    Tenho dois transmissores um de 400 e 500mW respectivamente, o valor que obtive foi com o de 500mw (primeiro que comprei) mas confesso que nao vi ainda diferença para o de 400mW que é identico em tamanho e peso do de 200mW mencionado. Ainda com relação a directividade minha antena path tem 45° de raio de ação e ja sinto diferença em alcance quando o tracker nao esta muito bem calibrado… Por este motivo tome cuidado, pois acredito que esta sua antena deve ter bem menos angulo de ação que a minha, podendo piorar mais que ajudar caso nao tenha um antena tracker.

    Obs: Nao sou adepto dos links de UHF por terem justamente uma potencia muito alta dando assim um raio de ação ou destruição dos outros sistemas de telecomincações muito grande, ainda mais pela faixa de operação que estes usam inteferindo diretamente em sistemas importantes e ja consolidados no Brasil.

    Se a intenção é voar com alcance de 1km aparentemente, acredito que seja possivel com 2.4G e 5.8G ( Ja existem relatos mais que confirmados de links de radio e video nestas frequencias com alcances superiores a 1km), porem, obviamente temos de ter equipamentos bem confiaveis. Esse nivel de confiança hj obtido pelo 1.2G e UHF é todo merito dos gringos que tem autorização para usar estas frequencias. Acredito que se a marca almejada hj de 1km com 2.4 e 5.8G ainda seja algo dificil ou instavel de alcancar é porque pouco estudamos ou nos importamos com estas frequencias, lembrando que limitações todas as tecnicas e frequencias existem! Sendo assim, apesar de ainda estar aprendendo e me adaptando ainda ao FPV, so sou nem de longe um conhecedor nato de RF, mas pode contar comigo para duvidas ou dicas a respeito destas frequencias e tecnicas, desde que eu saiba responder,é claro!

    Pesso desculpas pelo desabafo, mesmo pq o desabafo nao esta direcionado a ninguem em especifico, vulgo, sai do tema! Apenas gostaria assim como outros deste Forum, Forum que respeito muito assim como todos seus colaboradores, tentar engajar ou mesmo fortificar a ideia de patriotismo. Digo patriotismo, pois acredito que para que nao venhamos a estragar a modalidade FPV ou ainda pior, criar situações desagradeveis que possam sair do controle de ordem e bom senso para esta nossa nacao, precisamos definir ou pelo menos direcionar nos esforços a esta pratica de maneira que seja criada nenhuma ou pelo menos um minimo de problemas. Isto é, quanto menos problemas melhor para sanar ou mesmo convecer os orgãos cabiveis que nossas praticas são saudaveis e nao estao aqui para influenciar negativamente o desenvolvimento do Brasil.

    Gilberto esse amplificadores q vc chegou a ver gringos utilizando em 2.4ghz seria os mesmos q se encontra p/ wifi ? 

    Gilberto Junior disse:

    Tem posts do gringos com alcances superiores a 50km em 2.4Ghz (link de rádio), usando antenas adequadas e amplificadores.

    A faixa de 433Mhz são de uso para radioamadores. O uso de módulos UHF seria permitido desde que se tenha licença de radioamador.

    Não entendi referência a sistemas importantes operando nessa frequência. 1.2Ghz sim.

    Wagner Loebel usa esse kit, com antenas skew planar e clover leaf. Ele relata muito bom desempenho.

    dê uma olhada aqui:http://www.multirotores.com.br/forum/topics/fabricando-sua-antena-clover-leaf

    Rodrigo, como disse o Gustavo, tome cuidado com essa antena.

    Pelo ganho, ela deve ter uma abertura pequena. Se não estiver bem apontada para o aero, capaz de ter alcance menor que as antenas stock!

    Gustavo, só a título de informação, a grande parte desses módulos UHF não ultrapassa 500mW de potência!

    Radioamadores, classe D, são permitidos até 50W nessa frequência!

    O amigo Leandro Freitas aqui do fórum (que anda sumido), se não me engano, é radioamador e poderia paplpitar com maior autoridade no assunto!

    valeu pelo alerta ! vou fazer testes acompanhado com mais uma pessoa p/ não perder o aero de vista… e depois eu vou colocar os resultados !

    Gilberto Junior disse:

    Rodrigo, como disse o Gustavo, tome cuidado com essa antena.

    Pelo ganho, ela deve ter uma abertura pequena. Se não estiver bem apontada para o aero, capaz de ter alcance menor que as antenas stock!

    Gustavo, só a título de informação, a grande parte desses módulos UHF não ultrapassa 500mW de potência!

    Radioamadores, classe D, são permitidos até 50W nessa frequência!

    O amigo Leandro Freitas aqui do fórum (que anda sumido), se não me engano, é radioamador e poderia paplpitar com maior autoridade no assunto!

    Leonardo vou fazer o cadastro no multirotores e dar uma olhada nesse link ! valeu !

    Leonardo Pinelli Araujo disse:

    Wagner Loebel usa esse kit, com antenas skew planar e clover leaf. Ele relata muito bom desempenho.

    dê uma olhada aqui:http://www.multirotores.com.br/forum/topics/fabricando-sua-antena-c…

    Rodrigo recomendo usar um TX ImmersionRC 600mw com um set de antenas Bluebeam, chego a 1.2km tranquilamente com esse setup, com uma antena direcional já voei a 2.5km e não tive coragem de ir além.

    Olá Gilberto,

    Espero estar enganado com relação ao 1.2G, mas pelo que andei pesquisando na ANATEL a Frequencia de 1,2G já esta alocada para aplicacoes de Radioamador, Radionavegação da aeronautica, radionavegação por satelite (terra espaço).

    Se lembra de um post colocado aqui mesmo neste forum sobre um ruido encontrado em um radar da aeronaltica? Problema este causado por uma camera de segurança com link de 50mW?

    Estas Tabelas retiradas do site da ANATEL provam que a Aeronautica usa mesmo esta faixa de frequencia!

    Como segue:

    https://dl.dropbox.com/u/7435018/ANATEL_1_2Hz_alta_atribui%C3%A7%C3%B5es.JPG

    https://dl.dropbox.com/u/7435018/ANATEL_1_2Hz_atribui%C3%A7%C3%B5es.JPG

    https://dl.dropbox.com/u/7435018/ANATEL_1_2Hz_baixa_atribui%C3%A7%C3%B5es.JPG

    Como pode ver no link abaixo a frequencia de 433MHz é realmente para radioamador e tbm para radiação restrita

    https://dl.dropbox.com/u/7435018/ANATEL_43XHz_atribui%C3%A7%C3%B5es.JPG

    Nao sei se existe aplicação para Radioamandor diferente da transmissao de voz entre A e B ou mesmo A e B+n. Caso exista, talvez, e apenas talvez a ANATEL aceite este pleito. Mas como para esta frequencia existe tambem a aplicação de Radiacao restrita, o que entendo é que, para nossa aplicação o que ira prevalecer será as regras de radiação restrita, pois neste caso existe aplicação para telecomando e sendo assim a potencia destes nunca poderiam ultrapassar os 10mW!!! Esta informação vc encontra no Resolução 506 da ANATEL.

    Confesso que sou leigo principalmente no mundo do radioamador, e por este motivo, como citei acima, posso estar errado com relação as possiveis applicações de radioamandor.

     

    Gilberto Junior disse:

    Tem posts do gringos com alcances superiores a 50km em 2.4Ghz (link de rádio), usando antenas adequadas e amplificadores.

    A faixa de 433Mhz são de uso para radioamadores. O uso de módulos UHF seria permitido desde que se tenha licença de radioamador.

    Não entendi referência a sistemas importantes operando nessa frequência. 1.2Ghz sim.

    Gilberto,

     

    Nao conhecia este video! É realmente impressionante!!!

     

    Infelizmente, com a amplificação do sinal TX estamos tbm amplificando ruidos e coisas do genero, alem disso, o famoso e inofencivo 2.4G passa a ter potencia de transmissao muito alta ou proximo dos limites permitidos para aplicação a que foi destinada. Desculpe estar sendo chato com estas informações, mas o intuito mais uma vez é a de esclarecer, e segundo regras da ANATEL, nao é permitido sem uma licença para uso, licença essa apenas obtida para equipamentos de uso profissional, o uso de aplificadores seja ativo ou passivo em transmissores de RF. A amplificação descaracteriza a fonte geradora de sinal, obvio. Já para o caso de aumentar o raio de acao do link almejado, nao conheço barreiras ou proibições para a aplificação em receptores de RF.

    Gilberto Junior disse:

    Boa tarde Rodrigo!

    O Olympio aqui do fórum fez antenas e conseguiu alcance de 1700 m.

    http://fpvbrasil.com.br/photo/clover-leaf-and-helical-5-8-ghz-2?context=user 

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 21)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.