› Fóruns › Bateria de 5000 aguenta apenas 3500 Mahh
- Este tópico está vazio.
- Post
-
- novembro 13, 2012 às 12:49 am
Pessoal.ll nao sei se alguem ja passou por isso.. ou se tem algumamcoisa que estou fazendomerrado.lTemho 2 baterias nanotech de 5000mah… com as duas acontece igual..
Durante o voo.. elas duram aoenas 3500 ou 3900 mah.. nao mais do que isso…
Tentei comprar um carregador melhor… e acontece a mesma coisa..
Carreguei com 5 amperes… com 2 e ate com 1 amper e acontece a mesma coisa..
A bateria te, 5c de carga…
tentei comprar outra bateria… compre uma zippy… de 5000 e tambem dura por volta de 3900 mah.
Eu mimca deixo minhas baterias abaixar pra menos de 10v…
Alguem tem ma dica?
Obrigado desde ja, pessoal.
- Replies
-
- novembro 13, 2012 às 1:17 am
Aproveitando… tenho uma duvida semelhante:
Minhas baterias de 2200 3s… não tenho mais potencia quando chego em 1600mah no osd…
nesse ponto elas já estão em 10v tambem…
Depois que passei a usar o hornet que reparei mas algo esta “estranho”…
- novembro 13, 2012 às 1:20 am
é isso mesmo… está certo.
você falou que descarrega até 10v. se continuar descarregando até uns 9,0v provavelmente irá conseguir os 5Ah.
mas recomendo continuar utilizando somente os 3.5~3.9Ah para preservar as baterias.- novembro 13, 2012 às 10:08 am
hummmm pode ser…iaso.. eu achei que a bateria estragasse se abaixasse abaixo dos 10….
Entao se eu quiser 5000 terei que ter uns 7000?- novembro 13, 2012 às 12:06 pm
para garantir a vida útil da bateria e o resto de seu equipamento é mais ou menos isso que tem que fazer
aqui um esclarecimento do Alexandre Magalhães.
“Até 3V por célula você descarrega 100% da LiPo, portanto deve dar bem próximo do valor nominal, já que o valor nominal normalmente é obtido em baixa corrente (1C ou menos na maioria dos casos).
Se sua bateria já está assim, tente ciclá-la umas 3 ou 4 vezes anotando os valores, dependendo da bateria dá para conseguir um bom ganho de capacidade assim (vide gráficos mais acima).
Continuando na história dos 3V. Na verdade antes disto a bateria já não é lá muito útil.
O gráfico abaixo foi feito com o Bantam 902 e o software que o acompanha, descarregando uma LiPo, que na época já era bem usada.
Repare que cerca de 1 minutos antes de atingir os 9V a tensão entra em um “joelho” e cai rapidamente. Neste ponto é perigoso voar, pois a tensão cai rapidamente e pode-se acabar não conseguindo trazer o modelo de volta. O ideal é perceber quando o modelo já não está rendendo tanto (o início do joelho) e trazê-lo de volta. É muito mais saudável para o modelo e para a bateria.
Repare também que a tensão do pack aumenta uns 12°C do início do vôo (a 25°C) até o final (a 37°C). Isto foi em uma condição controlada, em local fresco, agora imagine o que acontece com o modelo no sol e a bateria enfurnada dentro de um bloco de isopor… O aumento de temperatura é ainda mais pronunciado, podendo passar de 50°C facilmente, temperaturas não muito saudáveis para as Lipo.
Este é o motivo de termos que deixar a bateria sempre ventilada.
Outra informação. Neste gráfico não mostra, mas tirei outros conjuntos de dados no programa com as mesmas medidas em cada célula individualmente. Por ser fechada dentro do pack, a célula do meio aumenta de temperatura mais rapidamente que as demais, deteriorando mais rápido. Este é o motivo de precisarmos balancear os packs e de termos que tomar ainda mais cuidado com temperatura.
Tem gente que afirma que nunca precisou balancear o pack. Acredito plenamente, provavelmente estas pessoas compraram LiPo de alta qualidade e sempre trabalharam com folga, de forma que não aquecesse. À mesma temperatura, a deterioração de todas as células ocorrerá ao mesmo tempo, e portanto a perda de capacidade também, mantendo-se balanceadas.”
fonte:AlexCMag- novembro 13, 2012 às 12:16 pm
Fonte; http://prototalk.net/forums/showthread.php?t=22
como visto nos dois gráficos, em 3,33v por célula (que vai dar 10v em 3S) ainda resta pelo menos 10% de carga na bateria… e isso em baixa taxa de descarga e com baterias boas.
Em regimes de maior descarga e com baterias ruins esse valor pode passar de 40%. ou seja, num caso desses (e totalmente hipotético pois as variáveis são variáveis. rs) poderá ter uma bateria de 2000mAh e quando chegar em 10v ter consumido somente 1320mAh.
- novembro 13, 2012 às 12:51 pm
Ótima análize. Aproveitando a discução, a maioria da galera tem reclamado dessas nanotech. Estão inchando rapidamente e não tem apresentado o rendimento desejado.
- novembro 13, 2012 às 1:05 pm
comprei só uma nanotech para testes e não passou… inchou e é o exemplo de cima. de 12,6v até 10v só disponibiliza metade da capacidade da etiqueta.
- novembro 13, 2012 às 1:42 pm
nossa… essas respostas são mais do que completas. São perfeitas para entender!
Antes de mais nada, Muito Obrigado!
bom.. com relação ao gráfico.. deu pra entender que a “vida” da carga está entre 3.7 ~ 3.5 Volts por célula..
E esse “joelho” realmente ocorre pois quando estava testando, percebi que de repente ela cai de 10.5 par 10.0 em questão de segundos.
Então creio que em uma condição baixa de consumo, posso contar com um pouco mais de carga pois posso ter mais 10% de carga da bateria(cerca de 500mah amais)
Vou fazer os testes.
com relação ao inchasso, realmente mesmo com consumo leve ela volta um pouco estufada.
Eu preciso de corrente total apenas na decolagem.. depois disso voo num regikme méido de 6000mha / Hora.
Muito bom esse post!
- novembro 13, 2012 às 1:54 pm
lembrando que esses gráficos são somente exemplificativos pois são de uma determinada bateria, em determinada temperatura, e condição de uso… não representa todas. não é regra geral…
muito cuidado para não deixar cair a tensão abaixo da mínima em seu teste, pois poderá comprometer a bateria.- novembro 13, 2012 às 3:22 pm
Marcelo, dentro desse escopo, sabe informar os resultados para para as turnigy nano-tech A-spec? Pois, escutei que as a-spec vieram para substituir as nano-tech normais. Sabe alguma informação a respeito disso?
Marcelo Haupenthal disse:
lembrando que esses gráficos são somente exemplificativos pois são de uma determinada bateria, em determinada temperatura, e condição de uso… não representa todas. não é regra geral…
muito cuidado para não deixar cair a tensão abaixo da mínima em seu teste, pois poderá comprometer a bateria.- novembro 13, 2012 às 3:29 pm
Legal… pode deixar que eu nao vou deixar descarregar menod de 9 volts…Quais sao as melhores baterias? As que conseguem manter a corrente por mais tempo.
? alguem sabe exemplificar algns dos melhores modelos?
- novembro 13, 2012 às 11:53 pm
Rodrigo a melhor bateria que ja usei foi.(Hyperion G3 CX – 3S 5000mAh (25C) 50 minutos de voo! o resto da hk so muda de nome!… eu acho.
- dezembro 3, 2012 às 2:33 am
Bom ter encontrado esse tópico. Estava desconfiado que meu hexa estava com muito pouco tempo de vôo, utilizando uma bateria de 5000 MAH, 20C da Turnigy. Também queria ter certeza que não estaria forçando demais a bateria. Conectei o E-Logger da EagleTree no hexa, e fiz um vôo. A duração foi de 6 minutos.
O consumo total foi de 3750 MAH, equivalente a 75% do valor nominal da bateria. Coloquei também um sensor de temperatura na bateria, e segue o meu gráfico. Muito parecido com os outros postados nesse tópico. No final do vôo, esperei a bateria esfriar, descarreguei-a até 9V, e carreguei novamente. Cheguei aos 12,6V, com 5000 MAH cravados.
Podemos ver que no momento da decolagem, em que o consumo vai para 31A, a voltagem da bateria de cara já cai de 12.6 para 11.8V. Meu hexa dá o primeiro aviso com 3.5V/célula, e o segundo nível com 3.3V/célula. Endendi que esse é o limite máximo para vôo, já com muito risco. Próximo desse valor, eu já estava hoverando baixo, pois o objetivo era testar a bateria.
Minha preocupação era se o fato da bateria ser de 20C, atenderia bem. Levando-se em conta que o consumo médio foi de 35A, e 20C de uma bateria de 5000 seria 100A, está bem longe do limite. Baterias de 10C já atenderiam.
A temperatura chegou a 37,5 graus no final do vôo, e voi aquecendo de forma bem linear. Eu não tenho uma balança para saber a relação do peso do Hexa com o consumo e tempo de vôo, mas quando puder, faço o teste.
Meu hexa nos 6 minutos, estava carregando uma Sony Nex-5N, e uma ContourHD. Quero tentar dobrar esse tempo de vôo, mas acho que já está muito pesado. Acho que vou ter que fazer um upgrade.
Acho que vou fazer esse tipo de procedimento periodicamente, para acompanhar como a bateria vai se comportar durante a vida dela.
- dezembro 3, 2012 às 11:06 am
Regis,
Qual era o consumo do seu equipamento para a bateria Hyperion G3 CX – 3S 5000mAh durar 50 min de voo?
- janeiro 1, 2013 às 10:45 pm
Só para constar, chegaram baterias novas, testei e consegui extrair mais da bateria, e ter um pouco mais de tempo de vôo.
Fiz um vídeo, com direito a F/S e tudo (perdi o sinal), mas a medição continua válida.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.