- Este tópico está vazio.
- fevereiro 3, 2013 às 6:17 pm
Olá Pessoal,
Estou fazendo um mestrado em Cultura Visual na Universidade Federal de Goiás e gostaria se possível de relatos dos senhores de como foi o 1o voo em FPV que fizeram:
Quais os sentimentos naquele momento? Sentiram algo novo?
Agradeço pelas colaborações e autorização para adicionar o que sentiram na minha dissertação.
Pablo de Regino
- Replies
-
- fevereiro 3, 2013 às 9:08 pm
Belo Topico, vamos participar pessoal!
Segue minha contribuição….
meu primeiro vôo fpv ainda que usando um equipamento bem precário no inicio, me deu bastante confiança para voar perto até me acostumar com o RC em primeira pessoa. Também utilizei um gaui 330x, e a sensação de estar voando e ver as coisas de uma perspectiva diferente, mesmo com os pés no chão ainda proporcionaram uma adrenalina e nas mudanças bruscas de altitude um frio na barriga. Utilizei um óculos de lcd, que em minha opinião proporciona uma imersão muito mais forte que o uso de telas de lcd. Uns 4 minutos de vídeo mais pareceram 20, e ao tirar o óculos, percebi que as mãos estavam frias e a testa suada rsrsrs depois disso não consegui mais parar de voar em fpv e admirar as coisas de uma perspectiva diferente da habitual.
Abs.
- fevereiro 3, 2013 às 10:30 pm
lá vai. isso é recente.
ainda me considero iniciante em aeromodelismo, pouco mais de 18 meses de peleja. Bom, o kit chegou, 5.9 com óculos. Fiz alguns testes aqui em casa : alguém ia levando a câmera e eu com os óculos…..tudo certo !!! tá fácil! Fui até uma pracinha em um bairro pouco movimentado, sem qquer pessoa. minha esposa me vigiava. eu já sabia que não iria muito alto nem muito longe. um sobe e desce danado, cai-cai e pouco “hover”. Fiquei muito incomodado com os óculos, já na primeira subida quase tirei! foi por pouco. assim foi até as baterias acabarem. Alegria por estar brincando de voar de verdade! uma agonia de não estar vendo o aparelho…sempre tendo que usar a logica para lembrar que era só usar os comandos de forma como se eu estivesse a bordo e às vezes tentar visualizar o comportamento do aparelho e tentar lembrar como eram os comandos….sensação de estar preso e querer voltar como antes…..assim são os desafios : estranhos e desafiadores , se não fossem assim, não seriam desafios….”todo mundo faz , então eu consigo também, calma, persistência.
- fevereiro 3, 2013 às 10:54 pm
Vou dar a minha contribuição… Assim como o Mazza e o Antonio, tb iniciei com um quad Gaui 330.O primeiro voo sobrevoei atrás da minha casa, onde hoje é um terreno. Foi o seguinte: como estava com receio de perder o sinal de video, coloquei uma escada na lateral de casa e subi em cima do telhado… Neste momento já tinha ligado o quad no chão do quintal e decolei olhando para o quad com o óculos na testa… Quando obtive uma altura de uns 6 metros coloquei o óculos… Neste momento pensei “vou ficar “hoverando” para acostumar”… Quando passou uns 10 segundos, achei que estava sob controle, quando percebi que tinha corrido uns 10 metros para a lateral… Com isto, retirei o óculos e não tinha previsto que “ficaria cego” com a claridade… Mesmo assim, consegu visualizar o quad. Depois trouxe o quad perto (já com os joelhos tremendo) e resolvi tentar novamente… Posicionei o quad e coloquei novamente o óculos (como tinha feito anteriormente)… Desta vez, consegui controlar por 1 minuto em voo “hoverando”… Como a bateria já estava acabando, fiz o procedimento de retirar o óculos novamente, e fiquei cego novamente… Quando ainda estava acostumando com a claridade, achei que o quad estava em uma posição, e para mim onde era a parte da frente, estava para trás e vice versa… Neste momento cabrei o hexa e aí que a bagunça começou… O bixinho saiu feito louco e eu lutando para entender o que estava acontecendo… Cheguei a passar a menos de um metro da antena de tv do vizinho… Finalmente consegui controlar o quad e pousei novamente no quintal… Desci do telhado tremendo as pernas e desliguei tudo…
Depois disto, resolvi iniciar no FPV com uma asa e com um amigo como instrutor em cabo trainer.Abs.
- fevereiro 3, 2013 às 11:55 pm
Bom levei uns 2 anos até fazer meu primeiro voo em primeira pessoa, até então ficava lendo artigo e relatos aqui no fórum.Tudo começou aos poucos, primeiro voei com uma segunda pessoa acompanhando o aero para o caso de uma emergência. Mais o que mais marcou foi quando eu consegui aterrizar sozinho, isto foi na cidade de Rio Branco em Cerro Largo/Uruguai foi um domingo bem cedo, resolvi ir sozinho pois com outras pessoas fico nervoso e com medo de cometer algum erro. O voo foi em uma pista de aviação agrícola, percorri 1200 metros tendo a pista como referencia e mais as informações do gps. Naquele dia não fiquei tão nervoso, pois eu sabia que se o aero caísse seria fácil de recuperar o mesmo, pois em volta tudo era campo. Mais a sensação de pilotar 100% em primeira pessoa e aterrizar bem, foi muito Boa.
O equipamento era o seguinte:
Plataforma (Easy Glider)
Radio ( Futaba T9cap)
Osd ( Nova Osd)
Estabilizador ( FMA co-piloto)
Link ( 5.8 com antena Pach 11 dbi)
Valeu! Abs.
- fevereiro 4, 2013 às 12:32 am
Tem um tópico bem antigo, que também trata desse assunto…
http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/meu-primeiro-contato-com-fpv
- fevereiro 5, 2013 às 12:42 am
Mazza, acho que mesmo perdendo o Gaui valeu a pena a emoção em! 🙂 Muito maneira a descrição.
A de todos, bacana conhecer como cada um começou. Meu primeiro voo eu tb tremi e meu coração quase saiu pela boca.
Aqui outro depoimento em ingles que eu gostei tb:
It’s march 26 2012 & I just received my fat shark goggles & flew my first FPV flight ( in a Quadcopter ) & I feel like it’s the day I got my drivers license (or) the day I got married or something-lol. It’s definitely something that I feel needs to be recorded like an historical event. I’ve been hooked on Rc stuff for years but this shit takes the cake! You gotta respect a guy who can take his investment miles out to capture video like this. HATERS need to keep on movin & get the HELL out!
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=iI_UK…
- fevereiro 25, 2013 às 1:41 pm
Meu primeiro voo foi no sabado 23/02, a sensacao e a adrenalina e muito boa, fiz no clube GABA em aruja que tem uma turma muito legal de quadricopetro, olhar tudo de la cima e impresionante, meu unico medo era a falta de sensacao da altura, essa foi a amior dificultade, mais adorei a experiencia, agora ver como melhoro, estou com um reptil 450 com DJI nasa com GPS, agora quero ver como coloco o OSD que acho que vai dar uma forca grande. Abz
- fevereiro 25, 2013 às 5:42 pm
Exactamente, da uma sensacao de vertigo e de medo de perder o bichinho rsrsr O proximo vou gravar, estava sem cartao de memoria para a GOPRO no sabado. Abz
- maio 17, 2013 às 8:53 pm
Todos os meus primeiros voos foram tensos!!! A cada novo avião, um novo primeiro voo.
Em maior parte pela desconfiança quanto ao adequado funcionamento do sistema, assim como pelo receio em perder o aeromodelo, o investimento… Depois do primeiro pouso, tudo melhora. Ganho mais confiança e me inspiro a novas alçadas…
Enfim, não tive um primeiro voo. Tive vários!
- julho 17, 2013 às 1:02 pm
Bons tempos aquele! rs… Me lembro até hoje do meu primeiro FPV! Chequei todos os itens umas 20x, fiz range teste de vídeo e de rádio até uns 300m (Sendo que eu queria voar uns 10 no máximo rs..)
Subi em uma área descampada do meu condomínio no interior de SP, lembro bem da adrenalina e da tremedeira nas mãos! Meu irmão estava no visual, ele me perguntou várias vezes “e ai!? Qual a sensação!?” mas eu não conseguia responder de tão nervoso que estava… Tudo ocorreu bem, hoje o nervosismo passou (na maior parte dos vôos) mas a adrenalina continua! A sensação é indescritível, realmente uma experiência fora do corpo.
Abraços!
- julho 17, 2013 às 6:50 pm
Interessante seu comentário Alexandre.
Quando cita que é “realmente uma experiência fora do corpo”. Bem observado.
Eu diria que nossa atenção fica deslocada para o objeto é como se fossemos o próprio aeromodelo. O corpo entra em suspensão crítica temporária com o foco quase total na imersão proporcionada. É uma mistura de tensão e prazer que se confunde.
- julho 17, 2013 às 8:43 pm
Belas palavras Pablo!
Não faz muito tempo comentei com uns amigos a respeito de construir um controle onde o corpo do piloto seria suspenso por cordas e seus movimentos transformados nos movimentos do aeromodelo, tudo isso acoplado a um sistema 3D de FPV + Oculos Rift (Que proporciona uma imersão completa), só vai faltar o “ventinho no rosto” rs… Imagine a sensação!? Os rasantes seriam ainda mais emocionantes rs…
Abraços
- julho 17, 2013 às 9:01 pm
- agosto 29, 2013 às 11:52 pm
That’s all folks?
- Você deve fazer login para responder a este tópico.