› Fóruns › Projetos DIY › Construa seu Gimbal! Super Simple Gimbal (SSG)
- Este tópico está vazio.
- fevereiro 4, 2013 às 7:44 pm
Pessoal,
Vi que ninguém postou aqui ainda e resolvi compartilhar. Em Janeiro/2013 dois caras inventaram um Gimbal bem barato que usa a placa KK2.0 como controladora (com um Firmware próprio pra isso).
Pra quem já usa a KK2.0 no seu multirotor, só precisa comprar 2 servos e montar sua Gimbal!
É bem leve! Da pra colocar facil em Tricopteros/Quads/Hexas.
Video 1
Video 2
Thread Original
O link abaixo tem detalhes de como montar, fotos, etc.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1793759
Eu comprei a KK2.0 pra montar a minha Gimbal mas não chegou ainda. Assim que chegar posto mais infos!
Abraços!
- Replies
-
- fevereiro 4, 2013 às 10:02 pm
Bem interessante! Mecanismo simples mas desempenho muito bom para servos 😉
- fevereiro 5, 2013 às 10:15 am
Realmente impressionante, vou testar no wkm.
- fevereiro 12, 2013 às 4:08 am
Mas com essa configuraração a placa kk so serve para o gimbal?
- fevereiro 12, 2013 às 11:27 am
Oi cristiano,A placa KK ira controlar duas coisas ao mesmo tempo:
1. Seu multirotor
2. Sua gimbalAbs!
- fevereiro 12, 2013 às 2:25 pm
Não sei se alguém já pensou nisso.
Eu ainda não testei, mas acho que pode ser utilizada qualquer outra controladora com recurso de gimbal (2 eixos ou mais). Mas… com o auxílio de um mixer do tipo V-Tail, daqueles utilizados em Zagi´s.
O mecanismo trabalha da mesma forma…
- fevereiro 12, 2013 às 4:32 pm
Pode sim marcelo, inclusive esse gimbal SSG começou assim, depois fizeram um firmware na KK pra nao precisar do mixer (o mixer nao tem tanta pontos qto a KK)Hj ja existe firmware do Gimbal SSG pra outras controlas como a wii-n-sei-das-quantas. Tem q ler a thread original.
- fevereiro 12, 2013 às 4:41 pm
Mas pelo que entendi ,ou configura como quadricoptero ou v-tail.
- fevereiro 12, 2013 às 5:21 pm
Cristiano, acredito que não tem relação com a configuração do quadricóptero (ou outro multirrotor). O uso do mecanismo de mixagem V-Tail teria função apenas nos 2 eixos de estabilização do gimbal.
Por exemplo:
Um eixo, que inclina a câmera lateralmente, seria controlado com os servos se movimentando para sentidos opostos, o equivalente ao aileron do V-Tail.
O outro eixo, que inclina a câmera para frente e para trás, seria controlado com os servos se movimentando para o mesmo sentido, o equivalente ao profundor do V-Tail.
Dei uma rápida olhada no código, e vi que na prática, é exatamente isso que a KK está programada para fazer, sem o uso do mixer.
- fevereiro 12, 2013 às 5:37 pm
Marcelo essa parte eu entendi,na tela de programação da controladora onde escolhe a função v-tail é a mesma pagina que vc escolhe qual o modelo vc vai voar ,tipo quadri exa tricotero,entendeu?
- fevereiro 12, 2013 às 5:46 pm
Então, essa parte não tem relação com a estabilização do gimbal. São duas coisas diferentes.
Para o controle dos 2 eixos do gimbal, tanto faz a plataforma utilizada.
- fevereiro 12, 2013 às 5:48 pm
Então fiquei perdido,a noite quando chegar em casa vou fuçar na placa.Eu montei um gimbal,mas tremia muito,achei que dessa forma fica mais estavel
- fevereiro 12, 2013 às 6:03 pm
Você disse: “Mas pelo que entendi ,ou configura como quadricoptero ou v-tail.”
O que eu quero dizer é que as opções não são excludentes.
É possível utilizar o mecanismo de mixagem baseado no modelo V-Tail em um quadricóptero, em um hexacóptero, em qualquer multirrotor, em um aeromodelo, helimodelo, automodelo, ou até mesmo sem uma plataforma móvel.
- fevereiro 12, 2013 às 6:08 pm
Entendi,a noite quando chegar em casa vou tentar
- fevereiro 12, 2013 às 8:00 pm
Marcelo,pelo que li no rcgroups traduzindo pela google,a placa so e usada para o estabilizador.Meu ingles e ruim,pode ser que tenha entendido errado.
- fevereiro 13, 2013 às 12:32 am
Acho que ainda não fui claro. O que eu quero dizer, é que dá pra usar a estrutura física desse gimbal com qualquer outra controladora, não apenas a KK com firmware modificado. Nesse caso, a mixagem pode ser feita com um mixer do tipo V-Tail.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.