Recomendações para compras de equipamentos FPV para uso em projeto de pesquisa financiado pelo CNPq

Fóruns Principal Recomendações para compras de equipamentos FPV para uso em projeto de pesquisa financiado pelo CNPq

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Caros amigos e entendidos em FPV

    Há cerca de 2 anos iniciei este gostoso hobby que é o aeromodelismo, influenciado pelo meu tio (pardal FPV). Como sou geólogo e professor do curso de eng. geológica na UFPel eu comecei a estudar a possibilidade de utilização de VANTs em pesquisas geológicas. Depois de muitas conversas com diversos profissionais em pesquisa (desde geógrafos, eng. cartográficos, geólogos etc) foi elaborado um projeto de pesquisa que foi submetido ao CNPq e com alegria este foi contemplado com recursos que englobam cerca de R$59.000,00 (metade para equipamentos de pesquisa que serão acoplados no avião).

    Este projeto acabou de entrar em vigor e peço a ajuda aos interessados para que me recomendem e me digam o que é mais viável quanto a custo e benefício de peças que englobam desde pilotos automáticos e transmissores de longo alcance.

    Eu já elaborei uma lista de equipamentos no qual foi submetido no projeto de pesquisa mas gostaria da opnião de pessoas mais experientes no assunto para melhor direcionar o recurso federal, pois foi com o suor do nosso trabalho que reverteu em impostos e parte dele vai financiar este projeto de pesquisa.

    Grato pela atenção.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 36)
  • Replies

    Maravilha, parabéns!

    Minha esposa é PhD, já recebeu bolsas, e já fez muitas pesquisas financiadas pelo CNPq, Fapesp, PIBIC, GEF etc.

    Muito legal da sua parte estar disposto a usar da melhor fora possível os recursos, que como sabemos, sai dos nossos bolsos. Isso é algo que falta em muitos pesquisadores; ÉTICA!

    Precisará explicar melhor seu objeto de estudo:

    – área/locais de voo

    – quais tipos de sensores pretende embarcar (tamanho/peso)

    – autonomia e alcançe necessários

    Enfim, faz um briefing para gente sobre seu projeto, que com certeza terá muita ajuda.

    Obrigado, vai abaixo o resumo de que pretendo fazer e os equipamentos que necessito.

    Pretendo ter dois aeromodelos (X8 e raptor 2m) sendo o raptor com uma camera de pequeno formato multiespetral e o X8 com uma camera multiespectral que pesa 800 gr.

    O objetivo do projeto é fazer prospecção de maciços rochosos e identificar os diferentes tipos de rochas com as suas respostas espectrais. Este projeto também servirá de base para estudos nas áreas de geografia, agronomia e botânica.

    O que eu necessito mesmo é um conjunto de transmissores de video e tx de longo alçance (no máximo 8km). Sistema de piloto automático com criação de waypoints e altitude de voo.

    A área de voo está situada na região de Pelotas/RS (região com muito vento quase todos os dias do ano)

    O ideal da autonomia é que fique em torno de 30 min de voo.

    As minhas principais dúvidas é sobre os transmissores de longo alcance e piloto automático.

    Não sou expert, na verdade tenho muito pouco conhecimento, tenho me aventurado com a  APM2.5, que possui todas as funções para piloto automático, e na verdade tenho tido seguidas lenhas…hehehe….tenho procurado informações sobre outros hardwares para este fim, e achei bem interessante este produto: (http://www.cloudcaptech.com/piccolo_system.shtm) parece ser bem confiável e muito boa qualidade, não sei lhe dizer quanto aos custos, mas vale a pena maiores detalhes, se alguém conhece por favor nos dêem mais informações.

    Muito interessante a aplicação de VANT nesse projeto.

    Como rádio de longo alcançe, eu recomendaria um para o voo manual, como o Dragon Link e outro para voo fly-by-wire, como o RFD900 e te dá telemetria. Uso assim, com APM2. É uma segurança a mais ter dois RX.

    Se o objetivo é capturar imagens através das cameras multiespectrais, por quê precisa de Vtx e de  FPV?
    Fará reconhecimento dessas áreas para outros fins também?

    Se não, não precisará desse equipamento/peso extra deixe de fora, tendo assim menos possíveis geradores de intereferência. Pense nisso!

    Quanto aos Vtx, acho que o ideal seria algum de 900MHz ~ 1.2Ghz 1W, como os Lawmate. Com boas antenas, patch e zagy, acho que vc se garante quanto à qualidade na transmissão.

    Quanto a escolha o AP, se tem (muito!) tempo para (muito!) DIY, o melhor custo x benefício seria a Ardupilot e APM 2.5. Mas se tem budget, eu iria para algo mais “profissional”, no mínimo para MicroPilot, e com budget maior ainda, iria de Kestrel.

    Com qualquer um desses poderá criar os WP que desejar e navegar numa boa, mudando a rota real time, reposicionando os WP etc.

    Nos mantenha informados.

    Boa sorte!

    Recebi o orçamento do sistema piccolo e ele sai muito caro… cerca de $58.000. Tenho que ficar em um sistema de piloto automático que não saia mais que $1.500. Dei uma olhada no sistema panda e feyu…achei bem interessante e o preço é mais acessível. O que acham?

    Fernando Luís Bianchi Erthal disse:

    Não sou expert, na verdade tenho muito pouco conhecimento, tenho me aventurado com a  APM2.5, que possui todas as funções para piloto automático, e na verdade tenho tido seguidas lenhas…hehehe….tenho procurado informações sobre outros hardwares para este fim, e achei bem interessante este produto: (http://www.cloudcaptech.com/piccolo_system.shtm) parece ser bem confiável e muito boa qualidade, não sei lhe dizer quanto aos custos, mas vale a pena maiores detalhes, se alguém conhece por favor nos dêem mais informações.

    OS Rx que falas pode ser futaba? Achei dois modelos na hobbyking: Futaba 12ZH 2.4GHz e Futaba 14MZH 2.4GHz. Esses eu posso colocar transmissores de maior potencia? Achei interessante este sistema para aumentar a potencia do rx: 7W Long Range FPV System. Pode ser acoplado no RX futaba acima?

    Como vou utilizar para várias pesquisas eu necessito sim um sistema de FPV co0mpleto.

    E os sitemas de navegação:

    Autopilot system OSD PRO 150A 10Hz GPS and

    FY21AP Autopilot FY606 2.4 GHz Data Radio Ground Control

    Autopilot PANDA

    São indicados para o meu uso?

    Marcelo Gomes disse:

    Muito interessante a aplicação de VANT nesse projeto.

    Como rádio de longo alcançe, eu recomendaria um para o voo manual, como o Dragon Link e outro para voo fly-by-wire, como o RFD900 e te dá telemetria. Uso assim, com APM2. É uma segurança a mais ter dois RX.

    Se o objetivo é capturar imagens através das cameras multiespectrais, por quê precisa de Vtx e de  FPV?
    Fará reconhecimento dessas áreas para outros fins também?

    Se não, não precisará desse equipamento/peso extra deixe de fora, tendo assim menos possíveis geradores de intereferência. Pense nisso!

    Quanto aos Vtx, acho que o ideal seria algum de 900MHz ~ 1.2Ghz 1W, como os Lawmate. Com boas antenas, patch e zagy, acho que vc se garante quanto à qualidade na transmissão.

    Quanto a escolha o AP, se tem (muito!) tempo para (muito!) DIY, o melhor custo x benefício seria a Ardupilot e APM 2.5. Mas se tem budget, eu iria para algo mais “profissional”, no mínimo para MicroPilot, e com budget maior ainda, iria de Kestrel.

    Com qualquer um desses poderá criar os WP que desejar e navegar numa boa, mudando a rota real time, reposicionando os WP etc.

    Nos mantenha informados.

    Boa sorte!

    Só por curiosidade qual o software vai usar para análise das fotos.

    Em relação aos aviões é bom definir primeiro todo o equipamento a ser carregado para não ter surpresas, por exemplo, tenho um raptor de de 1,60 de envergadura houve brusca mudança de comportamento do aeromodelo com 800 gramas de peso e já com motor e hélice maiores que os recomendados.

    Vou usar o ENVI que trabalha com análise de imagens de satélite, multiepectrais e imagens aéreas.

    Pretendo ter no mínimo dois aviões, um X8 para levar o maior peso (conjunto completo de piloto automático + camera multiespectral (800 gr). e outro um pouco menor para levar cameras de pequeno formato.

    Olá!

    Quanto aos Tx, creio que o DragonLink seja compatível com rádios Futaba, sim. Para esse modelos específicos, é vc checar no site do DragonLink, entrar em contato com o Michael.

    Só dá muita “dó” pagar esse absurdo que cobram por um 14MZH, pois no caso de usar com o DragonLink, do rádio original vc só usa os sticks/potenciômetros e switches, mesmo.

    Para tanto, uma rádio mais barato resolve a questão. Eu uso Turnigy 9x mesmo, tod checado, com soldas refeitas, switches substituídos e com ER9x.

    Já o Rx da telemetria, no meu caso uso o RFD900, ele “falará” com o AutoPilot somente, sendo controlado pela GCS. Não tendo problema de compatibiliadde com rádio do voo manual, então. Entendeu?

    Usando rádios LRS (seja UFH como o DL ou na faixa dos 900MHz, como os RFD900), não precisará de booster de potência, não. Aliás, tem batsnate gente que não gosta desses booster. Eu nunca usei.

    Quanto aos AP citados, relamente não os conheço, portanto não posso comentar sobre eles. Mas se vai ficar nesse “nível” de investimento, e dependendo da sua experiência, prazos etc.

    O bom da Ardupilot APM 2.5, é que com $ 250 vc já tem um conjunto completo, com bastante documentação, suporte bom na DIY Drones, respotas rápidas por parte do Michael Oborne (desenvolvedor do Mission Planner) ou e do Chris Anderson, fundador do 3DRobotics. Enfim, descisões difíceis de se tomar… hehehe.

    Outra coisa que atentei agora; escolheu a X8 e o Raptor por algum motivo específico? Pois dependendo do AP que escolha, os arquivos de parâmetros (os PIDs) tem que ser bem configurados para cada modelo. No caso do skywalker com APM, por exemplo, já há diversos arquivos de versões, pré testadas.

    Um modelo que estão gostando bastante, é o Skyhunter em EPO também, que tem excelente espaço interno para Cam diversas etc. Eu já pedi um desses, vou testá-lo.

    Forte abraço.

    olá Leonardo

    parabéns pela aprovação de seu projeto. 

    Sou Agrônomo e também pesquisador, e neste momento também estou montando um VANT para finalidades afins às suas. Minha plataforma também foi a X8. Minha escolha de piloto automático foi o APM2.5, long range EZ UHF, telemetria RDF900, antena Tracker MFD e um paraquedas de segurança. Escolha um bom GPS, pois será importante com a precisão, no meu caso escolhi o uBlox.

    No momento estou na fase de iniciar a montagem e configuração… precisando estamos aqui. boa sorte.

    Olá Leonardo

    uma dica pra você é manter a padronização. se vai montar dois modelos, monte dois iguais (e ainda compre peças críticas sobressalentes), com equipamentos identicos, projetados pra carregar o equipamento mais pesado. no seu caso, duas x8, ou qualquer avião que selecionar pra carregar a camera mais pesada. e pense em embarcar todas as cameras que vai utilizar juntas, pra não ter que ficar repetindo a missão com cada camera diferente.

    e se o projeto é da cnpq, você vai precisar de relatórios detalhados. até onde eu sei, a maioria dos nossos transmissores de vídeo, assim como o dragonlink, são ilegais pela anatel. pra voar fpv não dá nada, mas quando você for apresentar o projeto, pode ser que alguém pergunte e dê nó. procure as frequencias disponíveis regulamentadas, mesmo que isto limite seu alcance num primeiro momento. 72mhz ou 2.4ghz pra rádio, o dataradio da 3drobotics funciona bem nas frequencias livres no Br (inlclusive o meu de 900mhz já veio configurado para a banda daqui), e vídeo tem algumas bandas disponíveis em 1.2, 2.4 ou 5.8ghz, mas nenhum equipamento de fpv é homologado aqui. outra coisa, pelas regras o vant precisa ficar em raio de visão, isto já limita o raio de operação para, no máximo, 2km. forçando a barra já. eu  perco a referencia do avião em 500m (por isso o fpv é importante para um vôo manual em caso de falha do pa), e em 1km tem que prestar muita atenção pra enxergar um ponto no céu e falar que tá ali.

    aconselho você (e qualquer um que for pilotar o vant) tirar o BRA pelo menos, e quando sobrar um tempo, licensa de rádio amador. se sobrar uma grana, um brevet de PP vai bem também, mas por enquando não há necessidade, as legislações disso ainda não apertaram.

    1. Tudo sobre BRA

    http://www.cobra.org.br/

    2. Rádio Amador

    Como obter autorização para o uso do Serviço de Rádio do Cidadão e do Serviço de Radioamador

    1) Informações Gerais

    a) O Serviço Radio do Cidadão conhecido como PX, é regido pela Norma 01A/80, aprovada pela Portaria n° 218-MC, de 23 de setembro de 1980, disponível no endereço http://www.anatel.gov.br. É o serviço de radiocomunicações de uso compartilhado para comunicados entre estações fixas e/ou móveis, realizados por pessoas naturais (fisicas), utilizando o espectro de freqüências compreendido entre 26,96 MHz e 27,61 MHz;

    b) Quanto ao Serviço de Radioamador é regido pela Norma 31/94, aprovada pela Portaria n° 1278-MC, de 28 de dezembro1994, publicada no Diário Oficial da União de 30.12.94, também disponível no endereço http://www.anatel.gov.br. Para executar este serviço se faz necessário que o interessado seja titular do Certificado de Operador de Estação de Radioamador – COER;

    c) Para obter o COER, o interessado deve se submeter a exames de capacitação operacional e técnica, realizado de acordo com agenda prevista pela Anatel. O Escritório Regional ou a Unidade Operacional da Anatel mais próxima de sua residência, estão em condições de dar maiores informações.

    2) Visando desburocratizar e agilizar os procedimentos de autorizações para os Serviços Radioamador e Radio do Cidadão, existem duas opções para obter a autorização:

    a) via “internet” http://www.anatel.gov.br permitindo assim que o interessado obtenha a autorização de suas estações em sua própria residência ou ambiente de trabalho. O usuário deve se auto-cadastrar no sistema de segurança (SIS) no primeiro acesso; ou

    b) por meio de formulário encontrado no endereço http://www.anatel.gov.br, Serviços de Telecomunicações – Formulários – Formulário de Serviços Privados – Requerimento Serviço Rádio do Cidadão ou Radioamador, ao qual deverá ser juntada cópia autenticada da Carteira de Identidade (RG) e o número do Cadastro das Pessoas Físicas (CPF), e enviar para Ánatel do seu Estado.

    3) Para exploração dos serviços em questão e da licença para funcionamento da estação deverão ser pagos os encargos e taxas abaixo relacionadas:

    a) Preço Público pelo Direito de Exploração de Serviços de Telecomunicações e pelo Direito de Exploração de Satélite – PPDESS – R$ 20,00;

    b) Taxa de Fiscalização de Instalação – TF1 – R$ 33,52 para cada estação fixa e R$ 26,83 para cada estação móvel;

    c) Preço Público pelo Direito de Uso de Radiofreqüências – PPDUR – R$ 10.00;

    d) Taxa de Fiscalização de Funcionamento – TFF, no valor de 50% de cada estação, cobrada anualmente com vencimento para 31.03.

    Olá Marcelo

    Quanto ao piloto automático eu tenho uma dúvida. Este APM 2.5 possui software para plotagem dos waypoints? Ele dá todos os parâmetros de voo? Pois vou uma usar um notebook para receber estes dados e olhei outros AP que possuem este software.

    O Skyhunter em EPO aonde você encomendou? Olhei umas fotos dele e ele possui um bom volume de espaço interno para levar os equipamentos… gostei dele.

    Marcelo Gomes disse:

    Olá!

    Quanto aos Tx, creio que o DragonLink seja compatível com rádios Futaba, sim. Para esse modelos específicos, é vc checar no site do DragonLink, entrar em contato com o Michael.

    Só dá muita “dó” pagar esse absurdo que cobram por um 14MZH, pois no caso de usar com o DragonLink, do rádio original vc só usa os sticks/potenciômetros e switches, mesmo.

    Para tanto, uma rádio mais barato resolve a questão. Eu uso Turnigy 9x mesmo, tod checado, com soldas refeitas, switches substituídos e com ER9x.

    Já o Rx da telemetria, no meu caso uso o RFD900, ele “falará” com o AutoPilot somente, sendo controlado pela GCS. Não tendo problema de compatibiliadde com rádio do voo manual, então. Entendeu?

    Usando rádios LRS (seja UFH como o DL ou na faixa dos 900MHz, como os RFD900), não precisará de booster de potência, não. Aliás, tem batsnate gente que não gosta desses booster. Eu nunca usei.

    Quanto aos AP citados, relamente não os conheço, portanto não posso comentar sobre eles. Mas se vai ficar nesse “nível” de investimento, e dependendo da sua experiência, prazos etc.

    O bom da Ardupilot APM 2.5, é que com $ 250 vc já tem um conjunto completo, com bastante documentação, suporte bom na DIY Drones, respotas rápidas por parte do Michael Oborne (desenvolvedor do Mission Planner) ou e do Chris Anderson, fundador do 3DRobotics. Enfim, descisões difíceis de se tomar… hehehe.

    Outra coisa que atentei agora; escolheu a X8 e o Raptor por algum motivo específico? Pois dependendo do AP que escolha, os arquivos de parâmetros (os PIDs) tem que ser bem configurados para cada modelo. No caso do skywalker com APM, por exemplo, já há diversos arquivos de versões, pré testadas.

    Um modelo que estão gostando bastante, é o Skyhunter em EPO também, que tem excelente espaço interno para Cam diversas etc. Eu já pedi um desses, vou testá-lo.

    Forte abraço.

    Olá Leandro

    Você já chegou a testar a antena Tracker MFD?

    O piloto automático APM2.5 já não vem com gps? Porque você escolheu o uBlox?

    Onde você comprou estes equipamentos? chegou a pagar taxa de importação?

    Leandro Santos disse:

    olá Leonardo

    parabéns pela aprovação de seu projeto. 

    Sou Agrônomo e também pesquisador, e neste momento também estou montando um VANT para finalidades afins às suas. Minha plataforma também foi a X8. Minha escolha de piloto automático foi o APM2.5, long range EZ UHF, telemetria RDF900, antena Tracker MFD e um paraquedas de segurança. Escolha um bom GPS, pois será importante com a precisão, no meu caso escolhi o uBlox.

    No momento estou na fase de iniciar a montagem e configuração… precisando estamos aqui. boa sorte.

    Olá Fernando

    É bom saber toda a legislação sobre o uso destes equipamentos, ainda mais com recursos do CNPq nos quais eu tenho que prestar relatórios. Obrigado.

    Fernando Luís Bianchi Erthal disse:

    1. Tudo sobre BRA

    http://www.cobra.org.br/

    2. Rádio Amador

    Como obter autorização para o uso do Serviço de Rádio do Cidadão e do Serviço de Radioamador

    1) Informações Gerais

    a) O Serviço Radio do Cidadão conhecido como PX, é regido pela Norma 01A/80, aprovada pela Portaria n° 218-MC, de 23 de setembro de 1980, disponível no endereço http://www.anatel.gov.br. É o serviço de radiocomunicações de uso compartilhado para comunicados entre estações fixas e/ou móveis, realizados por pessoas naturais (fisicas), utilizando o espectro de freqüências compreendido entre 26,96 MHz e 27,61 MHz;

    b) Quanto ao Serviço de Radioamador é regido pela Norma 31/94, aprovada pela Portaria n° 1278-MC, de 28 de dezembro1994, publicada no Diário Oficial da União de 30.12.94, também disponível no endereço http://www.anatel.gov.br. Para executar este serviço se faz necessário que o interessado seja titular do Certificado de Operador de Estação de Radioamador – COER;

    c) Para obter o COER, o interessado deve se submeter a exames de capacitação operacional e técnica, realizado de acordo com agenda prevista pela Anatel. O Escritório Regional ou a Unidade Operacional da Anatel mais próxima de sua residência, estão em condições de dar maiores informações.

    2) Visando desburocratizar e agilizar os procedimentos de autorizações para os Serviços Radioamador e Radio do Cidadão, existem duas opções para obter a autorização:

    a) via “internet” http://www.anatel.gov.br permitindo assim que o interessado obtenha a autorização de suas estações em sua própria residência ou ambiente de trabalho. O usuário deve se auto-cadastrar no sistema de segurança (SIS) no primeiro acesso; ou

    b) por meio de formulário encontrado no endereço http://www.anatel.gov.br, Serviços de Telecomunicações – Formulários – Formulário de Serviços Privados – Requerimento Serviço Rádio do Cidadão ou Radioamador, ao qual deverá ser juntada cópia autenticada da Carteira de Identidade (RG) e o número do Cadastro das Pessoas Físicas (CPF), e enviar para Ánatel do seu Estado.

    3) Para exploração dos serviços em questão e da licença para funcionamento da estação deverão ser pagos os encargos e taxas abaixo relacionadas:

    a) Preço Público pelo Direito de Exploração de Serviços de Telecomunicações e pelo Direito de Exploração de Satélite – PPDESS – R$ 20,00;

    b) Taxa de Fiscalização de Instalação – TF1 – R$ 33,52 para cada estação fixa e R$ 26,83 para cada estação móvel;

    c) Preço Público pelo Direito de Uso de Radiofreqüências – PPDUR – R$ 10.00;

    d) Taxa de Fiscalização de Funcionamento – TFF, no valor de 50% de cada estação, cobrada anualmente com vencimento para 31.03.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 36)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.