› Fóruns › Equipamentos › Turnigy 9XR – durou 3 minutos……
- Este tópico está vazio.
- fevereiro 13, 2013 às 12:50 am
Opa galera, só pra informar quem pretende comprar esse radio….
O meu chegou esses dias, super bonito, abri a caixa, pluguei uma lipo 3s com meia carga, fucei os menus por 3 minutos e o radio morreu…..
Ja testei outras baterias, ja abri o radio pra saber se tinha fio solto, os fusíveis estão OK e nada, o radio não liga.
- Replies
-
- fevereiro 13, 2013 às 2:59 am
Sei que tem muita gente que poe 3s de 11v no radio,,, mas a experiencia do pessoal que voa conosco nao foi das melhores com essas baterias…. se nao me engano o radio funciona com 9 V,,,aquelas baterias Life de 9 V são mais confiáveis….com as outras de 11 v vira e mexe alguem fritava um radinho…
- fevereiro 13, 2013 às 4:03 am
Acredito que nao pode usar qualquer bateria..pois ja tem a venda a bateria certa para esse radio, e com taxa de descarga baixissima:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=31315&aff=171252
- fevereiro 13, 2013 às 11:10 am
ACHO QUE FOI A BATERIA Q VC USOU, RECOMENDADO É LIFE
- fevereiro 13, 2013 às 11:36 am
- fevereiro 13, 2013 às 1:17 pm
Daniel acho que tem alguma coisa errada nesta informação pois se não me engano o pack de pilhas que vem para o 9X por exemplo é um pack para 8 pilhas de 1,5V (12V) o que pode acontecer é que as lipos 3s quando estão full charge passam desta voltagem. Foi bom o fabio tocar neste assunto pois acabei de receber meu Rangelink que istalei no 9x que tinha comprado. Em vias das dúvidas vou mandar vir a bateria do link acima…obrigado pelo alerta Fabio e sinto pelo seu 9XR, pelo menos fiz a configuração com uma 3s que estava com meia carga e até agora tudo bem mais não vou arriscar, muito menos dar carga total…ABS
Daniel Gomes disse:
Sei que tem muita gente que poe 3s de 11v no radio,,, mas a experiencia do pessoal que voa conosco nao foi das melhores com essas baterias…. se nao me engano o radio funciona com 9 V,,,aquelas baterias Life de 9 V são mais confiáveis….com as outras de 11 v vira e mexe alguem fritava um radinho…
- fevereiro 13, 2013 às 1:17 pm
O que acontece tambem é que o radio até aguenta a voltagem,,,, mas o radio funciona com maior potencia danificando outros componentes….
- fevereiro 13, 2013 às 1:23 pm
Depois de muito tempo de espera estava com vontade de inaugurar o 433Mhz mais depois desta vou postergar esta idéia e deixar o 72Mhz funcionando por mais um tempo até chegar a lipo adequada…..
- fevereiro 13, 2013 às 1:37 pm
tenho uma lipo 3S 2000 de 25C nesse radio e nao tive problemas.
essa lipo especifica para o 9xr tem um circuito de protecao interna, no mais eh uma lipo comum.
- fevereiro 13, 2013 às 1:58 pm
Nao quero palpitar muito pois não vi o circuito do rádio. O “antigo” 9x usava os 7805 internamente. 12V na entrada é um exagero realmente. Só esquenta o 7805 mas não chega a queimar. Ele aguenta até uns 30v de entrada e no mínimo 7v para regular corretamente.
Me parece que esse diodo da foto está em série com a linha de alimentação para justamente eliminar o problema de bateria ligada invertida e rádio queimado, como justamente víamos bastante nos 9x.
Você citou -> “A energia da lipo entra ali pelo DC+ , passa pelo fusível e vai pro diodo. Mas ai que ta a dúvida, os 12v não estão passando por esse diodo, mas testando ele individualmente, parece estar OK.”
Como sabe que não está passando pelo diodo? Como fez a medição? Se colocou as pontas do multímetro uma em cada lado do diodo, a marcação deve dar algo em torno de 0.7V, 0.6V, ou seja, quase zero.
Dá uma verificada nos reguladores, possivelmente os 7805. Provavelmente ali foi a causa do problema. É muito difícil de queimar um avr. (Li que o circuito do 9xr é 90% idêntico ao 9x).
Como eu disse, são palpites já que não tenho o rádio em questão.
- fevereiro 13, 2013 às 10:14 pm
opa, galera, obrigado pelas respostas.
Pra me deixar mais sem resposta ainda, o radio voltou a funcionar hoje…… Eu liguei ele dessa vez não pela lipo mas pela entrada de 12v de fonte comum. O fusível grandão de vidro segura o que vier dessa entrada.
O radio tb não ligava, eu continuei a medir aqui e ali devo ter pressionado o apertado algo, e quando voltei a ligar com a lipo o radio ligou…….
Eu acho que o problema era ou o botão On/Off do radio ou o fusível 11WF, que se não me engano é resetável…
Devo ter pressionado ou alguma outra coisa e agora o radio ta OK.
De qualquer forma, não é nem de longe um rádio confiável.
Alguem tem outra teoria?
- fevereiro 16, 2013 às 1:53 am
Capanema, para voce usar uma lipo 3S no Turnigy 9x ou qualquer outro rádio, é só inserir um ou dois diodos 1N4007 no terminal positivo da bateria. Voce só precisa saber fazer uma solda. O funcionamento é simples, cada diodo inserido no circuito reduz a voltagem em 0,6 volts e ainda evita que voce use sua lipo até danificá-la. Como o 9x tem um alarme que apita quando a tensão chega em 9 volts, quando o alarme disparar sua lipo já pode estar comprometida. Com a inserção do diodo, além de não sobrecarregar o regulador do rádio, voce engana o circuito do alarme. Quando ele disparar, sua bateria estará com 9 volts + 0,6 volts.
Nota: 1 – a tensão sai pelo lado do diodo que tem um anel.
2 – com a inserção do diodo não dá para recarregar a bateria pelo conector de alimentação do rádio,
terá que usar o outro terminal (conector) que vem na bateria.
3 – não é preciso usar mais de dois diodos.
Lazaro
- fevereiro 16, 2013 às 11:47 am
Opa, Lázaro, bacana esse esquema.
No Turnigy novo vc tem um ajuste da voltagem que quer que o radio avise. No meu coloquei 10v, achei um valor seguro ja que como o radio não consome muito, tenho uma margem boa de segurança.
No caso do 9XR, o pessoal fala pra usar uma lipo especial que vende na hobby king, que tem um circuito de segurança que evita que a bateria solte uma amperagem muito alta pro radio. Fui ver essa bateria e tem gente reclamando que ela não cabe no radio…..
De qualquer forma, esse esquema dos diodos resolveria o problema de ir uma corrente muito alta pro radio?
Abraço.
- fevereiro 16, 2013 às 3:17 pm
Qualquer bateria, inclusive essa “especial” descarrega aquilo que o rádio consome.
Aproveitando ->
Esse 9XR é uma cópia fiel do 9X com firmware ER9X. A diferença é que vem com backlight e o ISP já conectados.
O meu 9x, está com telemetria de Frsky, haptic, backlight e o ISP, lógico. Estou de olho nos módulos com voz e encoder rotativo.
O 9xr tem um design diferente mas para quem tem o 9x com ER9X instalado, não perde em nada.
Fabio A. disse:
Opa, Lázaro, bacana esse esquema.
No Turnigy novo vc tem um ajuste da voltagem que quer que o radio avise. No meu coloquei 10v, achei um valor seguro ja que como o radio não consome muito, tenho uma margem boa de segurança.
No caso do 9XR, o pessoal fala pra usar uma lipo especial que vende na hobby king, que tem um circuito de segurança que evita que a bateria solte uma amperagem muito alta pro radio. Fui ver essa bateria e tem gente reclamando que ela não cabe no radio…..
De qualquer forma, esse esquema dos diodos resolveria o problema de ir uma corrente muito alta pro radio?
Abraço.
- fevereiro 16, 2013 às 7:32 pm
Gilberto
também tenho o 9X com ER9X instalado e backlight temporizado, e realmente não perde em nada pro 9XR.
esse módulo com encoder rotativo e voz, seria com a troca da placa mãe do rádio? tem algum link dele?
- fevereiro 16, 2013 às 9:43 pm
Fábio, o radio só consome o que precisa para funcionar bem, o que sofre com uma voltagem maior é o regulador que tem que estabilizar a tensão de entrada para 5 volts. Dai o que passa de 7 volts é dissipado em forma de calor e em consequencia pode queimar o regulador por causa do aquecimento anormal. Com a inclusão dos diodos, voce derruba a tensão que vai para o regulador, engana o circuito de alarme do rádio e ainda protege sua bateria de baixa tensão.
Abraço
- Você deve fazer login para responder a este tópico.