Turnigy 9XR – durou 3 minutos……

Fóruns Equipamentos Turnigy 9XR – durou 3 minutos……

• Este tópico está vazio.
    Membro
    none

Opa galera, só pra informar quem pretende comprar esse radio….

O meu chegou esses dias, super bonito, abri a caixa, pluguei uma lipo 3s com meia carga, fucei os menus por 3 minutos e o radio morreu…..

Ja testei outras baterias, ja abri o radio pra saber se tinha fio solto, os fusíveis estão OK e nada, o radio não liga.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 19)
  • Replies
    Daniel Gomes
    Membro
    none

Sei que tem muita gente que poe 3s de 11v no radio,,, mas a experiencia do pessoal que voa conosco nao foi das melhores com essas baterias…. se nao me engano o radio funciona com 9 V,,,aquelas baterias Life de 9 V são mais confiáveis….com as outras de 11 v vira e mexe alguem fritava um radinho…

Acredito que nao pode usar qualquer bateria..pois ja tem a venda a bateria certa para esse radio, e com taxa de descarga baixissima:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=31315&aff=171252

ACHO QUE FOI  A BATERIA Q VC USOU, RECOMENDADO É LIFE

Fabio A.
    Membro
    none

Engraçado que não queimou o fusível , parece que foi o diodo D2 da imagem. A energia da lipo entra ali pelo DC+ , passa pelo fusível e vai pro diodo. Mas ai que ta a dúvida, os 12v não estão passando por esse diodo, mas testando ele individualmente, parece estar OK.

Capanema RJ
    Membro
    none

Daniel acho que tem alguma coisa errada nesta informação pois se não me engano o pack de pilhas que vem para o 9X por exemplo é um pack para 8 pilhas de 1,5V (12V) o que pode acontecer é que as lipos 3s quando estão full charge passam desta voltagem. Foi bom o fabio tocar neste assunto pois acabei de receber meu Rangelink que istalei no 9x que tinha comprado. Em vias das dúvidas vou mandar vir a bateria do link acima…obrigado pelo alerta Fabio e sinto pelo seu 9XR, pelo menos fiz a configuração com uma 3s que estava com meia carga e até agora tudo bem mais não vou arriscar, muito menos dar carga total…ABS

Daniel Gomes disse:

Sei que tem muita gente que poe 3s de 11v no radio,,, mas a experiencia do pessoal que voa conosco nao foi das melhores com essas baterias…. se nao me engano o radio funciona com 9 V,,,aquelas baterias Life de 9 V são mais confiáveis….com as outras de 11 v vira e mexe alguem fritava um radinho…

Daniel Gomes
    Membro
    none

O que acontece tambem é que o radio até aguenta a voltagem,,,, mas o radio funciona com maior potencia danificando outros componentes….

Capanema RJ
    Membro
    none

Depois de muito tempo de espera estava com vontade de inaugurar o 433Mhz mais depois desta vou postergar esta idéia e deixar o 72Mhz funcionando por mais um tempo até chegar a lipo adequada…..

tenho uma lipo 3S 2000 de 25C nesse radio e nao tive problemas.

essa lipo especifica para o 9xr tem um circuito de protecao interna, no mais eh uma lipo comum.

Nao quero palpitar muito pois não vi o circuito do rádio. O “antigo” 9x usava os 7805 internamente. 12V na entrada é um exagero realmente. Só esquenta o 7805 mas não chega a queimar. Ele aguenta até uns 30v de entrada e no mínimo 7v para regular corretamente.

Me parece que esse diodo da foto está em série com a linha de alimentação para justamente eliminar o problema de bateria ligada invertida e rádio queimado, como justamente víamos bastante nos 9x.

Você citou -> “A energia da lipo entra ali pelo DC+ , passa pelo fusível e vai pro diodo. Mas ai que ta a dúvida, os 12v não estão passando por esse diodo, mas testando ele individualmente, parece estar OK.”

Como sabe que não está passando pelo diodo? Como fez a medição? Se colocou as pontas do multímetro uma em cada lado do diodo, a marcação deve dar algo em torno de 0.7V, 0.6V, ou seja, quase zero.

Dá uma verificada nos reguladores, possivelmente os 7805. Provavelmente ali foi a causa do problema. É muito difícil de queimar um avr. (Li que o circuito do 9xr é 90% idêntico ao 9x).

Como eu disse, são palpites já que não tenho o rádio em questão.

Fabio A.
    Membro
    none

opa, galera, obrigado pelas respostas.

Pra me deixar mais sem resposta ainda, o radio voltou a funcionar hoje…… Eu liguei ele dessa vez não pela lipo mas pela entrada de 12v de fonte comum.  O fusível grandão de vidro segura o que vier dessa entrada.

O radio tb não ligava, eu continuei a medir aqui e ali devo ter pressionado o apertado algo, e quando voltei a ligar com a lipo o radio ligou…….

Eu acho que o problema era ou o botão On/Off do radio ou o fusível 11WF, que se não me engano é resetável…

Devo ter pressionado ou alguma outra coisa e agora o radio ta OK.

De qualquer forma, não é nem de longe um rádio confiável.

Alguem tem outra teoria?

Capanema, para voce usar uma lipo 3S no Turnigy 9x ou qualquer outro rádio, é só inserir um ou dois diodos 1N4007 no terminal positivo da bateria. Voce só precisa saber fazer uma solda. O funcionamento é simples, cada diodo inserido no circuito reduz a voltagem em 0,6 volts e ainda evita que voce use sua lipo até danificá-la. Como o 9x tem um alarme que apita quando a tensão chega em 9 volts, quando o alarme disparar sua lipo já pode estar comprometida. Com a inserção do diodo, além de não sobrecarregar o regulador do rádio, voce engana o circuito do alarme. Quando ele disparar, sua bateria estará com 9 volts + 0,6 volts.

Nota: 1 – a tensão sai pelo lado do diodo que tem um anel.

2 – com a inserção do diodo não dá para recarregar a bateria pelo conector de alimentação do rádio,

terá que usar o outro terminal (conector) que vem na bateria.    

3 – não é preciso usar mais de dois diodos.

Um abraço,

Lazaro

Fabio A.
    Membro
    none

Opa, Lázaro, bacana esse esquema.

No Turnigy novo vc tem um ajuste da voltagem que quer que o radio avise. No meu coloquei 10v, achei um valor seguro ja que como o radio não consome muito, tenho uma margem boa de segurança.

No caso do 9XR, o pessoal fala pra usar uma lipo especial que vende na hobby king, que tem um circuito de segurança que evita que a bateria solte uma amperagem muito alta pro radio. Fui ver essa bateria e tem gente reclamando que ela não cabe no radio…..

De qualquer forma, esse esquema dos diodos resolveria o problema de ir uma corrente muito alta pro radio?

Abraço.

Qualquer bateria, inclusive essa “especial” descarrega aquilo que o rádio consome.

Aproveitando ->

Esse 9XR é uma cópia fiel do 9X com firmware ER9X. A diferença é que vem com backlight e o ISP já conectados.

O meu 9x, está com telemetria de Frsky, haptic, backlight e o ISP, lógico. Estou de olho nos módulos com voz e encoder rotativo.

O 9xr tem um design diferente mas para quem tem o 9x com ER9X instalado, não perde em nada.

Fabio A. disse:

Opa, Lázaro, bacana esse esquema.

No Turnigy novo vc tem um ajuste da voltagem que quer que o radio avise. No meu coloquei 10v, achei um valor seguro ja que como o radio não consome muito, tenho uma margem boa de segurança.

No caso do 9XR, o pessoal fala pra usar uma lipo especial que vende na hobby king, que tem um circuito de segurança que evita que a bateria solte uma amperagem muito alta pro radio. Fui ver essa bateria e tem gente reclamando que ela não cabe no radio…..

De qualquer forma, esse esquema dos diodos resolveria o problema de ir uma corrente muito alta pro radio?

Abraço.

Gilberto

também tenho o 9X com ER9X instalado e backlight temporizado, e realmente não perde em nada pro 9XR.

esse módulo com encoder rotativo e voz, seria com a troca da placa mãe do rádio? tem algum link dele?

Fábio, o radio só consome o que precisa para funcionar bem, o que sofre com uma voltagem maior é o regulador que tem que estabilizar a tensão de entrada para 5 volts. Dai o que passa de 7 volts é dissipado em forma de calor e em consequencia pode queimar o regulador por causa do aquecimento anormal. Com a inclusão dos diodos, voce derruba a tensão que vai para o regulador, engana o circuito de alarme do rádio e ainda protege sua bateria de baixa tensão.

Abraço

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 19)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.