› Fóruns › Equipamentos › Autopilot RCtimer Arduflyer APM 2.5
- Este tópico está vazio.
- março 19, 2013 às 11:33 pm
Alguem ja usou e tem alguma dica sobre este autopilot, acabei de pegar um kit destes em um rolo, esta novo e pretendo monta-lo em um Skywalker, sera que fica bom? Este auto piloto ja vem com gps, sera que tem home to home?
Desculpem a ignorancia é que não entendo nada de fpv….
- Replies
-
- março 19, 2013 às 11:52 pm
Amigo, vc adquiriu um piloto automático clone do Ardupilot. Como me parece que a placa é de domínio público, não pode-se chamar de falsificado, nem nada assim.
Para aprender sobre ele vá na página Wiki deles. Lá terá tudo que precisa. òtimo local para frequentar é o DIY Drones, a “casa” da 3DR Robotics.
Tem gente que teve problemas com o Arduplane (firmware) original deles, quando usado nas genéricas/clones que existem aos montes nos sites chineses. Não me lembro bem como contornaram.
Só não atualize para o arduplane 2.69 ou 2.70, que está cheio de bugs. Espero pelo próximo release.
Ele tem RTH, Loiter, FBW, Circle etc, etc…. fique tranquilo. De uma pesquisada aqui no FPV Brasil, pois há duas threads que tratam da experiência em se voar com o Ardupilot. Até com o worklog de um colega que está montando um numa X8.
Boa sorte!
- março 20, 2013 às 12:18 am
Valeu amigo, vou dar uma olhada por aqui, vc acha que ele fica legal no SW?
- março 20, 2013 às 12:33 am
Claro, fica explêndido.
Tenho 3 SW, todos com APM2.0.
- março 20, 2013 às 2:09 am
Com esse autopilot eu preciso comprar o OSD também, para saber velocidade, altura e localização?
- março 20, 2013 às 5:03 pm
esse AP é a mesma coisa que o Ardupilot 2.5, agora vá na Wiki do Ardupilot e dê uma estudada.. pois é um otimo autopilot
- março 20, 2013 às 7:06 pm
Sim, ele tem OSD.
Mas fica dentro do HUD do Mission Planner, somente. Ao qual vc pode adcionar video (vindo de um Vtx) ao fundo.
Mas se pretende usar o Vtx enviando vídeo para um goggle ou para uma screen, por exemplo, vc não terá o OSD nele.
Existe um OSD próprio para a Ardupilot, é o MinimOSD, que dizem é excelente. Já tem até mods para ele.
- julho 21, 2013 às 1:21 pm
Bom dia!
Temos 4 placas 3DR 2.5 e já tivemos alguns problemas com multi rotores e aviões, em 90% deles culpa do “engenheiro de vôo”, falha de programação da interface Windows, configuração do usuário e etc.
Nos últimos dois dias realizei os 2 primeiros vôos com a Arduflyer da RcTimer. No primeiro o modo “stabilize” não funcionou a contento, pouso tranquilo, ajuste em configurações, falha do usuário novamente. No segundo vôo na tarde de ontem decolei, vôo em modo manual perfeito, Fly By Wire perfeito, Stabilize perfeito, modo Auto não funcionou a contento, começou a derivar aparentemente arrastado pelo vento (inferior aos 28 nós que voei com perfeição utilizando 3DR), modo Return To Launch e novamente derivando. retornei ao modo manual, realizei curva rápida de 180 graus e nivelei, em seguida perdi completamente o controle, vi o avião virar de dorso e mergulhar. Peguei meu notebook e a antena de telemetria, corri para a área onde ele caiu, consegui reconectar a telemetria, baseando-me no GPS localizei o bicho e conseguímos retirá-lo do alto de uma árvore.
Deduções iniciais, avaliação do acidente:
1 – O GPS funcionou perfeitamente, ou seja, ele não deveria derivar e fugir dos pontos de vôo auto ou rtl.
2 – Poderia ocorrer a derivação por falhas de configuração, do tipo, limitação de potência do motor em vôo de modo auto, assim ele não conseguiria enfrentar o vento forte e estaria derivando.
3 – Avaliando a possibilidade de limitação de potência ou mesmo de limitação em ângulos ou PWM no modo auto, poderia haver a derivação e o não cumprimento da rota, e neste caso o que justificaria a queda em modo manual, simples, dederência. Em algum momento eu teria estolado o avião com forte vento de cauda o que daria a impressão de perda de rádio. Estava montada minha teoria.
4 – A caixa preta e as verdades sobre o vôo. Com a placa em mãos, avaliei a telemetria, logo após alteração para vôo manual e de frente para o ponto de decolagem, a 110 metros de altura em vôo nivelado, a placa congelou, todos os indicadores congelaram, horizonte artificial, inputs e outputs, tudo parado. Apenas o relógio continuou a rodar por mais alguns segundos até o término do log.
5 – Realmente, as placas não obedeceram a determinados comandos, são erros admissíveis, 100% deles por falha lógica de programação ou configuração. A placa congelar em vôo é algo inadmissível.
- julho 21, 2013 às 2:01 pm
é, o ardupilot original já é barato considerando tudo que faz. eu não confio na qualidade da produção e falta de suporte dos clones, que saem pela metade do preço!
- Você deve fazer login para responder a este tópico.