- Este tópico está vazio.
- junho 5, 2013 às 12:18 pm
Olá Pessoal;
Estou precisando de fornecedores de antenas para um projeto de faculdade como eu preciso da maior distância possível ainda não fiz a aquisição do rádio que muito provavelmente deverá ser um Futaba 18MZ. Irei utilizar também o ArduPilot mas precisamos primeiramente montar os sistemas de transmissão e recepção de longo alcance.
O local aonde pretendo voar é sobre o mar aonde no equipamento terei um Spot conectado para medir a distância e localização em caso de pane.
Outro detalhe meu orçamento é de R$20.000,00 para construção desse projeto.
Obrigado.
Antonio Rodrigues.
- Replies
-
- junho 5, 2013 às 1:03 pm
OLÁ AMIGO, ESSAS ANTENAS QUE PRECISA É PARA O SISTEMA DE VIDEO OU O SISTEMA DE AUDIO?
QUAL A FREQUENCIA?
ESSE MATERIAL GERALMENTE É COMPRADO FORA DO PAIS, MAS DEPENDENDO DE SUA ESCOLHA PODERÁ SER ENCONTRAR AQUI TAMBEM.
- junho 5, 2013 às 1:32 pm
Parabéns pelos recursos para o projeto. Tem fins ambientais?
Tenho interesse em acompanhar, caso seja possível.
Quanto as antenas, procure o Marcelo Gonzales, http://www.avrbrasil.com.br/loja
Ele certamente tem a solução.
- junho 5, 2013 às 1:42 pm
Antenas Marcelo Gonzalez (AVRBrasil)
Ardupilot Guto Santaella (Ardupilot Brasil)
- junho 5, 2013 às 1:55 pm
Olá muito obrigado pelas informações irei procurar o pessoal avbrasil para verificar qual a antena de maior alcance disponivel.
Pretendemos publicar em breve em um site mas primeiro pretendemos concluir o protótipo.
Antonio Rodrigues.
ECODRONES disse:
- junho 5, 2013 às 2:19 pm
São antenas para os dois sistemas áudio e vídeo a unica ressalva é com relação ao alcance que eu preciso que seja o maior possível independentemente da frequência utilizada. Só para você ter uma idéia chegamos a cogitar a hipotese de utilizarmos internet via satelite para controlar o equipamento no entanto temos o problema do custo de um link KU que é alto demais e tem que permanecer 1 ano com o link por contrato.
Obrigado.
romel nogueira disse:
OLÁ AMIGO, ESSAS ANTENAS QUE PRECISA É PARA O SISTEMA DE VIDEO OU O SISTEMA DE AUDIO?
QUAL A FREQUENCIA?
ESSE MATERIAL GERALMENTE É COMPRADO FORA DO PAIS, MAS DEPENDENDO DE SUA ESCOLHA PODERÁ SER ENCONTRAR AQUI TAMBEM.
- junho 5, 2013 às 2:23 pm
Não respondi tudo. É para um projeto de mapeamento da costa brasileira por isso precisamos desenvolver um equipamento de longo alcance. Em nossa tese iremos propor que é possível e oferecer o equipamento ao estado.
Com relação a origem dos recursos não existe milagre nos juntamos em 4 alunos cada um fica responsável por uma parte do projeto e o custo de R$5.000,00 por cabeça.
Obrigado.
ECODRONES disse:
- junho 5, 2013 às 2:30 pm
só o rádio que escolheram acho que custa na faixa de $3000,00 la fora, com impostos e tudo mais da uma grana, não seria melhor um rádio um pouco mais humilde equipado com DragonLink ou outro?
- junho 5, 2013 às 2:45 pm
Antonio,
Me interesso pelo assunto. Pretendem mapear o quê, exatamente?
– ocupação irregular;
– invasão sobre UC/APP/RPPN
– ocupação dentro da linha preamar?
– ou variáveis ambientais?
Usará que sensores na aeronave? Irá mesurar algo?
Quando vc fala de “mapeamento da costa brasileira”, vc está falando em mais de 8.000km, vc sabe. Com budget de R$ 20K, me desculpe, mas não dá nem para fazer o litoral do PR, que é bem pequeno…
Me ADD como amigo, daí conversamos melhor, ok?
- junho 5, 2013 às 2:47 pm
Acho que você deveria priorizar alguns escolhas antes do rádio, nesta ordem..:
Tipo de aeronave que vai utilizar e custos para produzi-la, quanto ela pode carregar de peso, etc
Piloto Automático (esse é o principal ponto de escolha e dúvida normalmente, vai do gosto, tem Ardupilot, Feyu, etc…e outros de linha mais comercial e também muito mais caros)
Telemetria (para receber informações do voo em tempo real, como altitude, etc
Sistemas de áudio e vídeo (para longas distâncias o pessoal utiliza muito os Lawmate ou Racewood de 1.2Ghz, com 2 receptores, normalmente com diversity)
Câmeras (se for para mapeamento apenas, com fotografias, o pessoal utiliza as canon com CHDK, que tira fotos automaticamente em tempos pré-determinados, um exemplo a SX230HS/240/260, ou ainda Sony Nex com sistema de disparo remoto)
Rádio com sistema long range (com um rádio mais simples, gastando $500 dolares + impostos, e sistema long range + uns 400$ + impostos)
Antenas (podem ser feitas facilmente, você encontra vários tutoriais aqui e fora)
- junho 5, 2013 às 2:49 pm
O pior mesmo é quando esbarrar nas leis de frequência de trasmissão….muito cuidado ao escolher.. pergunte ao pessoal mais experiente sobre as possibilidades
- junho 5, 2013 às 7:07 pm
Com relação ao radio já chegamos estudar a possibilidade de utilização de um link via satélite assim como os que são utilizados em embarcações no entanto o custo somente da antena é de U$12000 sem contar o contrato mensal de que é de R$2000. O sistema parece bastante interessante no entanto o consumo de energia e o peso é bastante alto sem contar com a possibilidade de falhas muito embora essa é a tecnologia utilizada em sistemas militares complexos.
Antonio Rodrigues.
Fernando Luís Bianchi Erthal disse:
só o rádio que escolheram acho que custa na faixa de $3000,00 la fora, com impostos e tudo mais da uma grana, não seria melhor um rádio um pouco mais humilde equipado com DragonLink ou outro?
- junho 5, 2013 às 7:16 pm
O principal objetivo do projeto é mapear todas essas situações. O valor de R$20.000,00 é somente para construção do equipamento não para a operação do mesmo. Estamos estudando um modelo de outra universidade que é feito em fibra de carbono. Acredito que o valor esta de acordo com o que pretendemos a questão principal é definir uma plataforma técnica para o desenvolvimento.
Antonio Rodrigues.
ECODRONES disse:
Antonio,
Me interesso pelo assunto. Pretendem mapear o quê, exatamente?
– ocupação irregular;
– invasão sobre UC/APP/RPPN
– ocupação dentro da linha preamar?
– ou variáveis ambientais?
Usará que sensores na aeronave? Irá mesurar algo?
Quando vc fala de “mapeamento da costa brasileira”, vc está falando em mais de 8.000km, vc sabe. Com budget de R$ 20K, me desculpe, mas não dá nem para fazer o litoral do PR, que é bem pequeno…
Me ADD como amigo, daí conversamos melhor, ok?
- junho 5, 2013 às 9:57 pm
- junho 5, 2013 às 11:50 pm
se servir como sugestão, trabalho no ICMBio e temos algumas Unidades de Conservaçaõ Federais distribuidas na costa, teu projeto bate com o meu, ´so que meu interesse é monitorar incêndios e caça em Unidades de Conservação, desta forma pretendo montar anteans utilizando os sistemas de rádio que temos nas UC.
olhe a dispersão das Unidades que de repente possa montar um kit para atingir uma distancia maior com menor custo e faria um termo de coooperação com o ICMBio
att
Rogério
- junho 6, 2013 às 12:17 am
Olá Antonio, já respondi seu e-mail, mas só para ficar mais claro, a distância não depende somente das antenas e sim de um conjunto composto de frequência de operação, tipo de transmissão (analógica/digital), potência de operação, cabos e antena.
Quanto ao radio a ser utilizado para o controle da aeronave, tem que ser comprado no Brasil, pois tem que ter homologação e rádios comprados fora do pais não tem, você também não poderá utilizar nenhum dos Long Range do tipo DL, RL, CL, RM, pois nenhum deles tem homologação, em suma, tem que operar até aonde um radio controle homologado pode chegar, estou te alertando sobre isso para você não cair em uma roubada.
Quanto a transmissão de áudio e vídeo, também esta no mesmo barco, como alternativa você pode comprar transceptores nas banda ISM de 2.4 ou 5.8 ou até de 18GHz e transmitir via stream, isso ira gerar um pequeno delay dependendo do codec e da resolução.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.