Skywalker X-8 FPV / UAV Flying Wing – QUEM MONTOU ?

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    Olá pessoal …

    fiquei um tempo afastado do forum por conta do trabalho, mas estou de volta !!

     

    Para voltar eu vou montar uma  asa Skywalker X-8 FPV / UAV Flying Wing BLACK (kit já esta comigo) e gostaria de saber quem aqui no forum tem uma X-8 e se tem detalhes de montagem dessa  asa. Acho ela relativamente simples, mas tudo que é simples é complicado !

    Achei o design dela muito arrojado e pelos videos que eu assisti,  me parece que entrega um voo tranquilo e estável.

    Tenho dúvida, principalmente, qual melhor motor para ela !  Um motor de muita velocidade ou de maior torque !  Eu tenho aqui disponível um motor 35 Turnigy (é um 35-42 de 1250 Kv) e um ESC de 100 A. Acho que seriam suficientes, mas gostaria de conhecer o motor mais apropriado para ela, pensando em ter “mais força” para subir sem esforço e ao mesmo tempo para levar mais peso (a traia toda do fpve baterias). Objetivo: 1 hora de voo ! Consigo ?

    Esta X8 eu pretendo equipar com todos os equipamentos  da ArduPilot (já adquiridos do nosso amigo Guto, ArduPilote Brasil), tanto para a aeronave quanto para o solo e ArduPlanner.

    Quero deixar  essa asa 100% equipada e quem sabe, consigo esse ano participar do encontro !

    Ajudas são bem vindas.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 19)
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    Xará

    Ainda estou montando a minha… fiquei parado um período pois estava dependendo da aquisição e chegada de alguns componentes.

    Retornarei a montagem dentro dos próximos 15 dias pois acabaram de chegar minhas câmeras.

    Segue o link da minha montagem com o Setup que irei utilizar

    http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/x8-wing-apm2-5-telemetria-rdf900-gps-ublo

    Opaaaaaa… 

    tudo bem ? Então, eu vi que voce vai usar um motor Aeolian 4250 600kv. 

    Tenho dois motores aqui parados (nunca usados), mas são os dois são 3542 1250 kv. Não seria melhor eu pegar um “mais parrudo e com menor KV” ? 

    Depois descrevo aqui os outros equipos que vou usar. 

    Vou acompanhar a sua montagem. 

    Este é o motor que eu tenho: 

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16092__NTM_Prop_Drive_Series_35_42A_1250Kv_600W.html

    ele pesa 148g

    O seu Aeolian 4250 600kv. pesa 302g

    http://www.hobbyb.com/aeolian-4250600kv-brushless-outrunner-motor-with-accessories-p-421.html

    Eu gostei deste aqui

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19610__NTM_Prop_Drive_Series_42_58_500kv_1300w.html

    mas pesa 319g

    Acho que este de 500 Kv, com uma tripá, seria bastante forte, não seria ?

    Penso em instalar:

    – uma Bat 4.000 para rádio RX navegação

    – uma bat 6.000 para link de video

    Não sei quantos kilos essa X8 leva para cima !! Alguém aqui sabe o peso máximo que ela leva para cima e qual motorização / baterias foram usados ?

    Leandro…

    Tome cuidado com motores de baixo KV. Para atingir a potência desejada tem que aumentar o tamanho das hélices ou então utilizar baterias de até 6s.

    Numa 4s, por exemplo, nesses motores de 500, 600kv, teria que usar hélices de 15, até 16 polegadas, ou seja, um monstro de hélice.

    Não adianta usar hélice 12″, com bateria 4s. Não terá rendimento nenhum.

    Motores de baixo KV tem um torque alto mas para isso precisa girar hélices maiores ou então elevar a tensão de alimentação para girarem mais.

    Minha opinião é -> A escolha do motor só deve ser feita quase ao final. Dessa forma tem um peso total de equipamento embarcado, bem como baterias e aí sim pode estudar os melhores motores!

    Opa.. fala Gilberto .. é isso mesmo .. acho melhor terminar a mocinha, deixar ela embarcada com tudo que tem direito e pesar .. ai sim, definir o motor e a helice. Nossa, vi até que uns até instalaram “trem retrátil nelas” ! Caramba, se isso for possível, ai a brincadeira fica boa ..rs.. dá até para colocar uma tripá ou quadripá com um motor mais parrudo rs… 

    Vamos lá .. 

    Embarcado na X8 vai:

    1 RX FRSky

    1 Placa Ardupilot 2.0 c/ GPS

    1 MiniOSD Ardupilot

    1 Airspeed

    1 Telemetria 915 Mhz

    1 TX Lawmate 1.2  1.000 mw

    1 Mini Camera CCD Color HD500 0.1 lux

    1 Bat ?????  para sistema de rádio

    1 Bat ?????  para link de video

    OBS.: tenho sobrando aqui, não sei se precisa, um estabilizador (FMA Co-Pilot 2 Channel Flight Stabilization System). Eu acho que o Ardupilot já faz essa função !! 

    No solo

    1 Note Acer i5 com 12 Gb memoria e Hd de 500

    1 monitor “a ser visto” para tela

    1 Óculos HeadPlay

    1 divisor de sinal de video / som 

    1 Telemetria de 915 mhz

    2 RX Lawmate 1.2

    Rádio, até  chegar o novo que encomendei  (Turnigy 9XR) vou usan um JR X3810 com Módulo FRSky

    Acho que é isso … acho que não falta nada agora ! Só coragem e tempo para montar toda  a traia e configurar tudo. 

    na minha utilizo um KD 36-08XL com hélice APC 11×5.5″, 10Ah em 3S, ESC ACE 80A
    Conseguimos até 60 minutos com esse setup. não adianta tentar aumentar o KV pois essa asa não tem boa penetração, vai só “comer” bateria.

    Boa Marcelo,

    muito boa informação….

    Qual a marca e modelo da Bat 10Ah 3S que vc esta usando ?

    eu pretendo usar esse  motor Turnigy D35-42/5 1250 KV e uma bateria Nano-Tech 6.0 3 Cell 11.1v.

    Somente não  peguei  ainda a Hélice; vou buscar segunda feira, mas encomendei uma Folding … acho que vem  12×6

    Voce acha que seria suficiente e daria uma boa performance ? Não me faltaria força “para subir” e a”autonomia” ficaria próxima de 60 minutos (paramais / para menos) ?

    Acho que seria mais adequado um motor com 800W.

    Hélice 12×6 neste motor que você mencionou vai torrar ele. A maior hélice recomendada para ele seria 11×7 rodando em Lipo 2S. Como você vai utilizar 3S o tamanho da hélice teria que diminuir.

    Seria bom você verificar no ECALC

    Leandro,

    eu não  sei calcular o hélice adequado para o motor ! Voce usa alguma “calculadora digital” para isso ?

    Eu tenho uma  10″ x 6″ (25.5 x 15 cm) da Flyfly … vc acha que seria suficiente para ela ?

     

    Leandro

    simulei aqui no ECALC e verifiquei que o tamanho mais adequado para sua hélice com esse motor e bateria seria 11×6. Com esta combinação teria o seguinte: 

    Motor @ Optimum Efficiency

    Current: 41.16 A
    Voltage: 10.48 V
    Revolutions: 11483 rpm
    electric Power: 431.4 W
    mech. Power: 363.4 W
    Efficiency: 84.2 %

    Motor @ Maximum

    Current: 59.66 A
    Voltage: 10.21 V
    Revolutions: 10407 rpm
    electric Power: 608.8 W
    mech. Power: 505.3 W
    Efficiency: 83.0 %
    est. Temperature: 71 °C

    Propeller

    Static Thrust: 2532 g
      89.3 oz
    Revolutions: 10407 rpm
    Stall Thrust: 1906 g
      67.2 oz
    Pitch Speed: 102 km/h
      63 mph
    Tip Speed: 548 km/h
      340 mph
    specific Thrust: 4.16 g/W

    Simulei com 10×6 

    ela pode ser utilizada porém com empuxo estático 2109g, ou seja, menor do que com 11×6

    Leandro Chaves disse:

    Leandro,

    eu não  sei calcular o hélice adequado para o motor ! Voce usa alguma “calculadora digital” para isso ?

    Eu tenho uma  10″ x 6″ (25.5 x 15 cm) da Flyfly … vc acha que seria suficiente para ela ?

     

    Leonardo, 

    corri os olhos nas 7 páginas do  tópico … E X C E  L E N T E ! Vou fazer uma leitura muito calma amanhã e absorver o máximo de conhecimento e técnica que foram colocadas ali … 

    Uma coisa que tenho observado, a maioria coloca o TX de Video por dentro dela … ele não aquece em demasia ? Ei fico preocupado e colocaria do lado de fora .. mas estou quase me convencendo de colocar  por dentro … ai fica linda a estética … 

    isso não posso dizer.

    Ainda vôo multi.

    Já tenho um ” super WRAP XP3″  do Emerson, mas ainda não voei…..mas é aquele V tail com baixíssima velocidade de stall.

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