ZAGI no FPV

Fóruns Específicos Plataformas ZAGI no FPV

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Quem voa asa ZAGI no FPV  ?

    Gostaria das seguintes respostas:

    1. o tamanho e peso da ZAGI ?

    2. quais equipos embarcados, motor e baterias ?

    3. o  que percebe durante o voo ?

    3.1. ela balança muito lateralmente ? ou seu voo é bem estabilizado ?

    3.2. qual a velocidade média de cruzeiro ?

    3.4. qual adistancia maior que já foi ?

    3.5. qual maior tempo e voo (autonomia) ?

     

    Objetivos:

    1. pensar em uma plataforma para voo FPV diferente do modelos “aviões com motor trazeiro”

    2. se as ZAGI forem eficientes, projetar uma com caractetísticas específicas

     

     

     

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 30)
  • Replies
    Ricardo
    Membro
    none
    Eu tenho uma zagi fpv, de 1.20, coloquei uma bateria de 3000 ma. Ja voei a 5 km de distancia com ele, mas a grande vantagem foi que ele ganha altitude bem rapido, ja atingi 2500 metros de altitude
    Mas logico que um bixler ou um skywalker eh muito mais estavel e voa sozinho, ja uma zagi nao da pra tirar o olho do monitor

    Ricardo, é ai que entra a minha pesquisa !

    Vejo as ZAGI como modelos muito rápidos para gahar e perder altitude e, quando necessário “voar contra o vento  com menos esforço”.

    Mas a questão de “naõ poder  tirar os olhos dela (ou monitor)” é uma que não experimentei ainda; eu não testei as ZAGI em FPV.

    No momento, eu terminei de montar uma ZAGI e uma Skywalker X8 ! Estão prontas para voar (no proximo FDS, vão pra cima sem fpv).

    Eu queia encontar uma “plataforma” mais estável para voos mais lentos, com facilidade de ganhar altitude, com voo estabilizado para não “balançar lateralmente”, etc…

    Abraço… obrigado pela resposta ! Vamos ampliar o debate …

    Leandro, o pessoal do Flite Test fez um review da x8, eles utilizaram uma eletrônica simples e eu gostei muito do resultado final.

    https://www.youtube.com/watch?v=PoJLgAlkABE

    https://www.youtube.com/watch?v=W8tYjBlCxUg

    Hermogenes, eu assisti estes videos; realmente são encorajadores. A propósito assisto todos os videos deles, porque, além das informações técnicas e praticas, tem o lado “palhaço” deles que é muito descontraído.

    Então, falano de X8 e Zagi 120

    Eu tenho uma X8 aqui e motei uma Zagi 120.  Vou voar as duas esse final de semana para  testar as caracteristicas de voo.

    Mas olhando as duas, dá para ver algumas coisas na X8 que poderiam ser levadas para uma ZAGI e melhorar a sua performane.

    Exemplo:

    – corda  da asa

    – tamanho da asa (fazer a Zagi com 2000 mm)

    – criar um “corpo para a zagi”

    – tanto em uma como outra não tem, Spoiller e Flap; devera adaptar isso

    – tanto em uma como outra não tem trem de pouso; deveria adaptar retráteis

    O problema que eu naõ tenho habilidades com o AutoCAD / ou SolidWorks, senão desenvolveria um “protótipo” e construriria para testar.

    Se alguém aqui tiver habilidades com o AutoCAD eou SolidWorks e quiser brincar  “de fazer um  projeto” eu abriria um tópico em projetos e lá brincariamos de “fazer uma plataforma” juntando tudo de bom de um  modelo e  outro e ai é montar, jogar para cima e testar ! Se ficar  bom, disponibilizamos a planta para a galera ! Alguém se habilita ?

     

     

    Pesquisando sobre o tema, acabei caindo no projeto de um camarada que usou uma “Queen Bee” (uma asa de  100″) e ele fez um voo de 80 Km de distancia ! 

    Aqui esta o video: 

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=z_PxhU9i9Ng

    Este mesmo cara, mais tarde, adaptou “células solares” e esta caminhando para uma autonomia de 5 horas de voo ! 

    O projeto dele esta aqui:

    http://www.rangevideo.com/forum/showthread.php?2547-The-QueenBee-an-step-ahead-of-my-Maxi-Swift

    Enfim, tenho visto  algumas coisas animadoras em relação às ZAGI (ou asas em geral). 

    Ricardo
    Membro
    none

    Esse cara eh o Alex Villa da republica dominicana que fez 80 + 80km com a asa, com 20.000 ma de 3s de bateria mais os painéis solares, e ele fez 7.100 mts de altitude com essa asa 

    o cara eh fera 

    Isso, Ricardo; é ele mesmo.

    Esse cara é um “raçudo” e eu tenho assistido os videos dele com bastante iteresse.

    Ele tem conseguido resutados interessantes que merecem observação.

    E, finalmente,  ele  é um dos “inspiradores” da minha visão para as ZAGIs.

    Ricardo
    Membro
    none

    Ricardo
    Membro
    none

    fiz esta asa para voos de grande altitudes, acima de 1000 metros, por isso instalei a antena na na horizontal

    em baixa altitude, quando ela passa de lado ele perde totalmente o sinal 

    a camera, nao deixei na ponta pra nao quebrar em caso de pousos mal executados 

    Ricardo, é esta que tem 1,20 m ?

    Eu vou fotografar mais tarde a minha e vou postar aqui !

    Olhasó, sobre a antena, ela é “de meia onda” ou tem “dois rabichos” ?

    Se for meia onda ….  voce testou a antena naVertical ?

    Se for dois rabichos, daria para colocar um na horizontal e outro na vertical, formando angulo de 45º.

     

    Ricardo
    Membro
    none

    essa eh a de 1,20, acho pequena, um tamanho bom seria 1,50, mas eu ja tinha essa asa e queria testar pra ver como ficava

    foi eu que fiz a antena eh uma dipolo, usei o tutorial do Juverto pra fazer, eu ja testei na vertical, mas como fiz a asa pra tentar ir bem alto e fazer umas filmagens a 5.000 mts, ela na horizontal ficou melhor de que na vertical.

    nao testei mas acho que esta asa nao consegue carregar mais de 3.000 ma de bateria, e pra chegar a 5000mts acho que consome uns 10.000 ma de bateria 

    (nos outros modelos eu uso na vertical)

    Legal …

    Ricardo, eu tenho em mente que uma asa para ter maior estabilidade deveria ter alguma coisa próxima de 2 metros e assim ter “estrutura”  para  sustentar maior peso embarcado; mas entramos na  eterna luta do “peso x consumo” e por isso seria necessário encontrar “um perfil e um modelo” que minimize o impacto do “peso x consumo”. A propósito estou para iniciar um projeto aqui para a construção de uma asa com estas caracteristicas: estou reunindo talentos para ajudar, porque eu só tenho “a idéia” e preciso de gente com “talento” para materializá-la !

    Leandro, consegui incríveis 3,4km de altura e 8,5km de distância com uma zagi safada de 1,20m. Na minha opinião o único problema da zagi é em baixa altitude, ela sofre demais com turbulências. Abaixo uma foto desse voo que fiz.

    Rodrigo,

    Boa foto. Eu vejo nas Zagi algumas vantagens:

    – ganham altitude rapidamente

    – enfrentam melhor o “vento de frente”

    – se precisar velocidade, elas são boas nisso

     

    O que vejo de desvantagem nas ZAGI, são:

    – sofrem muito com o  vento lateral (elas balanlam hrizontalmente)

    – não tem muito planeio (precisa de motor o tempo todo)

     

    A questão do planeio, eu acredito dá para aumentar:

    – fazendo asas maiores com corda maior (acredto em uma envergadura de uns 2 metros)

    – criando um diedro positivo inferior e adicionando um segundo diedro positivo superior, nas pontas

     

    A questão da autonomia esta diretamente ligada  à capacidade de embarcar maior peso; com asas maiores, eu acredito qu dá para embarcar mais baterias e com isso aumentar  a  autonomia; com o aumento do planeio, isso pode colaborar com um pequeno aumento na autonomia, também.

     

    Mas, vamos deixar claro, que tudo isso é, por enquanto, uma especulaçao que precisa ser testada em um projeto concreto  e experimentar em campo para tirar as conclusões finais.

     

    A Zephyr II é bem bacana, possui algumas caracteristicas que voce citou (1,40 env ), tenho uma , ela usa 2 baterias de 4S de 3300, piloto automatico Fy41ap, servos STD Hitec, RX UHF, modem de audio para antena tracker, GoPro3. Autonomia de voo de cerca de 30min (que ja voamos). Ela encara bem o vento, manobras firmes, e tem um otimo planeio apesar dos 2,7kg completa, mas acredito que possa aumentar mais esse tempo de vôo. Montamos uma esquadrilha de Zephyr II, com o intuito de um vôo mais agressivo (razantes, formação e tal) pois tem nos divertido mais esse tipo de vôo. Segue um video com alguns razantes da Zephyr e verá como ela se comporta.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 30)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.