FPV 10 a 15KM

Fóruns Principal FPV 10 a 15KM

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Ola pessoal sou novo no forum, ja trabalho com drones, porem os drones que trabalho sao plataformas totalmente diferentes, e eu estou querendo fazer um fpv pra se divertir no finais de semana (gostei da brincadeira), adquiri recentemente um dragon link, quero montar agora um video (FPV) q alcance uns 15 km pra dar pra brincar legal, porem vejo muitos dizendo coisas diferente eh confuso, e meu dinheiro num eh grande pra mim ficar testando, eu gostaria que o pessoal pudesse me passar uma receita que tenha chances de chegar nos 15 km, se algum amigo dispor do equipamento eu posso compralo tb, sei que muita coisa pode influenciar ateh a disposiçao dos equipamentos dentro do aviao, porem por ser novo no fpv num sei nem oq comprar,.

    editado pela moderação

     ,  obrigado amigos

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 41)
  • Replies

    Gabriel,

    tem um post aqui no FPVBrasil que estamos falando sobre autonomia …. vem de encontro com a sua dúvida e vai te mostrar algumas informações importantes; acessa o poste e coloca lá uma resposta do tipo “Acompnahando …” e a partir dai voce começa receber as respostas do post e vai acompanhando …

    Um abraço …

    Segue o link do Post

    obrigado Leandro

    para alcançar distancias grandes teoricamente o fpv de 1500mw seria melhor?

    Breno
    Membro
    none

    Ola cara, sou iniciante ainda mas já li bastante, 1500mw de video perto do receptor do DragonLink se ele não tiver muitooooo bem isolado vai enlouquecer, a maioria do pessoal que chega a 10Km tem 1000mw e uma antena pach de 8dbi no receptor de vídeo, tem um vídeo de um colega do fórum que foi a 30Km, se eu não me engano ele usou 1500mw da uma olhada nesse link http://fpvbrasil.com.br/video/fpv-de-30-30-68-km-entre-pres-prudente-e-pres-venceslau ele fala detalhadamente de todo material.

    Gabriel,

    a potência, isoladamente, não vai te dar a distância desejada; para atingir determinadas distâncias, voce precisa de “um conjunto de coisas funcionando corretamente” e dentro de um “projeto integrado” que vai “criar as condições necessárias para atingir os seus objetivos“.

    Vou te dar um exemplo prático, para voce entender.

    Eu considero hoje, o melhor equipamento (inclusive aplicadom em soluções militares), os equipamentos da DMD. Sem dúvida, eles atingiram o “estado da arte” na fabricação dos equipamentos; senão vejamos:

     

    1. Solo

    Rádio com um módulo DMD (compatível com o JR – eles usam os rádios da WFly)

    Ground Station comum com um par de antenas (Ominidirecional e uma Patch)

     

    2. Ar

    Em apenas um par de módulos, eles integraram tudo necessário para a “aeronave”:

    Só para voce saber, este módulo tem apenas 500mw, usa  uma antena de 9dBi e atinge até 70  km de distância, com telemetria full duplex (tanto envia quanto recebe sinal). Neste módulo, inclusive, esta embutido o TX de vídeo, de 2.4 Ghz, sistema pan tilt, etc.

    Veja  mais sobre ele:

    ?Receiver XLRS dual band 869-915Mhz with telemetry 10mW.

    ?RC Range: 50-70Km with TX @500mW and 9dBi antenna.

    ?GPS, of 10Hz with antenna and 2 grams weight, connected to the internal battery for fast starts.

    ?XIMU. Inertial Measurement Unit internal with independent CPU of the receiver, 3 Gyroscopes, 3 Magnetometers, 1 precision altimeter, Vario and 1 temperature sensor.

    ?Radio Beacon, 869-915Mhz with included battery.

    ?Internal battery charger.

    ?Voltmeter of the Module.?Battery Voltmeter.

    ?1 Connector RCBus.

    ?7 RC Channel (More 13 of the XVOSD) = ¡¡20 RC channels maximum!!

    ?1 MMCX antenna connector.

    ?869-915 3dBi Antenna low weight.

    ?Battery disconnector.

    ?2 new microprocessors, 5 times musch faster than LRS systems

     

    Para voce entender melhor, veja como é feita a instalação em uma aeronave.

     
    Como voce pode ver, com apenas  dois módulos do tamanho de uma caixa de fósforo voce tem a melhor solução tecnológica em longas distâncias; esta é uma solução para até 70  km e, eles possuem outras (do mesmo tamanho), para atingir até 172 km !

    E como voce pode ver naõ é o tamanho, a quantidade de equipamentos e muito menos a potência que determina a distância a ser atingida.

     

    SUGESTÃO, MEU AMIGO:

    O FPV não é tão simples quanto se apresenta e muito menos deve ser praticado buscando os extremos; se aceitar uma sugestão, inicia o seu FPV com um óculos FatShark 5.8 com RX A/V + Headtracker ! Embarca na aeronave um TX de vídeo 5.8  600mw com uma câmera de boa qualidade ! Tente inicialmente voos em até 1 km, depois, com experiência,  com essa mesma configuração, ajustando antenas corretas e adequadas, voce vai atingir até 5 km ! Uma distância muito considerável, para quem pratica o FPV.

    Longas distâncias, isso já foi muito debatido aqui no fórum; voce precisa fazer um planejamento de ONDE VAI VOAR essa distância, porque quanto mais longe vai mais alto precisa subir, para manter a integridade dos sinais (do R/C do A/V) e esta altitude esta diretamente ligada à SEGURANÇA, porque voce vai acabar ingressando, invariavelmente, na altitude de tráfego das aeronaves civis, comerciais e militares !  Por exemplo: helicópteros 500 pés (+/- 165 metros) e aeronaves pequenas 1500 pés (+/- 495 metros) e, aeronaves comerciais (em tráfego) entre 7.000 / 10.000 pés (+/- 2.310 e 3.300 metros).

    Por isso eu te digo que seria interessante voce iniciar por uma plataforma mais simples, adquirir conhecimento técnico, operacional e da legislação para a  sua melhor qualificação, capaitação e prática.

    Nao deixe de perguntar as suas dúvidas no fórum, porque aqui muita gente vai te ajudar e com certeza, voce vai ter muito prazer no FPV. Forte abraço e boa sorte !

     

    Gabriel Rigolao disse:

    para alcançar distancias grandes teoricamente o fpv de 1500mw seria melhor?

    Recomendo o aeromodelo skywalker de 1680 mm.

    gostei da aula.foi muitissimo importante.

    Adriano W
    Membro
    none
    Muito bem explicado Leandro.
    Minha sugestão:
    Aero: EPP FPV – Hobby King (estou usando este aero e acho muito estável para fpv, tem um espaço razoável interno e da para distanciar bem os equipamentos
    DragonLink
    Lawmate 500mW Omni +patch
    Fy31ap +hornet osd
    Câmera horyzon v3

    Lembrando sempre que a montagem deve ser feita com muita prudência, levando em consideração máxima uma simples conexão de fios.

    Romeu sierra
    Membro
    none
    Falou tudo Leandro! Melhor vôo com diversão e até 6km isso e minha opinião.

    obrigado amigos pela sugestao, eu desejo um equipamento que tenha os 15 km de distancia, mas nao pra usar em todo voo, mas em certas ocasioes, quero ter essa capacidade disponivel, eu tenho uma boa experiencia com VANTs, sou piloto profissional de Vant, piloto 3 aeronaves Nauru 500A um vant de 15 kg com ele usando um amp. eu fui a 68 km voando 2000 metros de alt., autonomia de 5 horas, equipamento show de bola,, mas os vants que piloto sao plataformas totalmente diferentes dessas de fpv, em termos de operaçao eu tenho ja uma boa experiencia, eu quero um fpv, pra se divertir nos finais de semana, e tb sou gamado na parte do montar e fazer funcionar, pretendo projetar e construir o aviao, um aviao de uma performance aerodinamica bem legal, pretendo usar um ardupilot tb, eu tenho uma noçao boa sobre eletronica e RF, sou aeromodelista ja a muitos anos, porem no FPV sou totalmente novo, presciso de conhecimentos praticos como oq vcs tem sobre oq funciona oq nao funciona, oq presta oq nao presta, oq comprar pra ter confiabilidade, onde comprar entre outros, e Leandro muito show esse equipamento q vc postou, 

    vcs acham q um FPV de 1000 mw com uma antena yagi com apontamento eu vou conseguir passar dos 10km, outra coisa pelo que entendo quanto menor a  frequencia mais facil de se ganhar alcance, entao teoricamente os fpv´s de 900 mhz ou 1.2 ghz seria mais facil de atingir a meta. oq me falam?

    gostei da explicação do Leandro, atende e conscientiza muitos iniciantes que querem chegar a lua com o primeiro equipamento.

    Gabriel Rigolao, seja bem vindo ao fórum, explore bem o conteúdo dos tópicos e fique de ouvidos abertos para escutar os mais experientes… também estou iniciando neste ramo, já tenho um ano montando uma plataforma e pretendo voar ela até o final deste ano.

    Você falou que é piloto PROFISSIONAL de VANT… onde você conseguiu essa habilitação e onde você voa o Nauru 500A?

    Vou te adicionar para trocar mais experiência.

    teoricamente sim…

    Porém quanto menor a frequência maiores são as antenas… isso pode atrapalhar a depender de sua plataforma.

    Outra questão importante é ter equipamentos que não venham interferir no funcionamento do outro através de harmônicas.

    Na minha opnião grande segredo  para se conseguir um bom link de transmissão de dados/sinais/video sem dúvidas são as antenas e o uso de equipamentos de procedência/qualidade.

    Pense na segurança acima de tudo.

    Gabriel Rigolao disse:

    vcs acham q um FPV de 1000 mw com uma antena yagi com apontamento eu vou conseguir passar dos 10km, outra coisa pelo que entendo quanto menor a  frequencia mais facil de se ganhar alcance, entao teoricamente os fpv´s de 900 mhz ou 1.2 ghz seria mais facil de atingir a meta. oq me falam?

    Gabriel,

    entendendo a sua base de conhecimento  e a necessidade de atingir a distância, recomendo:

    – Aeronave: Skywalker 1600 (e tem ele com asa de 1800 mm)

    – link de audio / vidio Lawmate 1.2 Ghz (o TX deve ser de 1.000 mw)

    – um rádio  UHF para o controleremoto (p ezUHF é uma excelente opção)

    – uma Ground Station com um par de antenas (uma direcional e uma patch)

    – Câmera: GoPro

    – se desejar ter, ainda, uma navegação assistida, com qualidade profissional, recomendo a plataforma Ardupilot.

    E ai, invetir em boas baterias e um bom carregador.

    Por incrível que pareça, é isso ai !

    Com estes equipamentos, voce poderá atingir até 20 km (e em condições excepcionais: clima, poucos obstaculos, propagação local, etc…), voce poderá dobrar esta distância.

    Recomendo que, finalmente, considere a marca Lawmate para os TX e RX de vídeo !

    A plataforma que estou sugerindo é muito usada mundialmente e a facilidade de conhecimento, usuários, material na internet, etc… é muito grande.

    No mais, é trocar ideia com o pessoal por aqui, trazer suas expeeriências, suas dúvidas e já já … vc esta com tudo pronto !
     
    Gabriel Rigolao disse:

    obrigado amigos pela sugestao, eu desejo um equipamento que tenha os 15 km de distancia, mas nao pra usar em todo voo, mas em certas ocasioes, quero ter essa capacidade disponivel, eu tenho uma boa experiencia com VANTs, sou piloto profissional de Vant, piloto 3 aeronaves Nauru 500A um vant de 15 kg com ele usando um amp. eu fui a 68 km voando 2000 metros de alt., autonomia de 5 horas, equipamento show de bola,, mas os vants que piloto sao plataformas totalmente diferentes dessas de fpv, em termos de operaçao eu tenho ja uma boa experiencia, eu quero um fpv, pra se divertir nos finais de semana, e tb sou gamado na parte do montar e fazer funcionar, pretendo projetar e construir o aviao, um aviao de uma performance aerodinamica bem legal, pretendo usar um ardupilot tb, eu tenho uma noçao boa sobre eletronica e RF, sou aeromodelista ja a muitos anos, porem no FPV sou totalmente novo, presciso de conhecimentos praticos como oq vcs tem sobre oq funciona oq nao funciona, oq presta oq nao presta, oq comprar pra ter confiabilidade, onde comprar entre outros, e Leandro muito show esse equipamento q vc postou, 

    Gabriel, segue uma sugestão de videos para assistir:

    1. 5.15 km com antenas originais usando o Lawmate 1.2 Ghz

    2. 12 km Skywalker 12 km com Lawmate 1.2 Ghz

    3.  35 km link 1.2 Ghz de 1.000 mw

    Enfim, são exemplos;  depois pesquisa no Youtube …  LRS FPV e vai ver uma infinidade de vídeos e lendo as configurações dos equipamentos, vai chegar as conclusões já apresentadas aqui.

    Com o Lawmate 1.2 Ghz  TX de 1.000 mw e usando uma estação de solo com um bom par de antenas, voce vai atingir os 15 km com facilidade ! Isso não é problema.

    Pesquise sobre antenas:

    1. Yagi

    2. par de antenas Skew Plannar (RX) + Clover Leaf(TX)

    3. Patch

    Visite o Youtube e assista videos com elas … vai te enriquecer  muito. 

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 41)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.