› Fóruns › Equipamentos › Oculos ou monitor?
- Este tópico está vazio.
- setembro 19, 2013 às 12:35 pm
Pessoal, vagarosamente estou montando meu sistema FPV.
Estou pesquisando bastante sobre óculos e telas para navegação em campo. Por hora fiquei com uma placa de captura USB+meu notebook para o equipamento de campo, o que sei que é ruim.
Estou muito inclinado a comprar um óculos FatShark para a pista porém já vi um e outro vendendo os óculos porque partiram para o sistema de tela. Em todas as minhas pesquisas nunca encontrei algo que fosse melhor por usar uma tela ao invés de um óculos do tipo FatShark.
Alguém tem uma idéia do porque alguém gostaria de usar uma tela LCD ao invés de um óculos para FPV? (Eu só consigo imaginar o custo)
- Replies
-
- setembro 19, 2013 às 1:10 pm
depende vc tem problema de vista ?
se sim esqueça os óculos
eu mesmo uso uma tela de 21 polegadas que fica perfeito !
- setembro 19, 2013 às 1:14 pm
É eu tenho 0,5 graus para enxergar para longe – para perto está tudo certo!
O diabo é usar um monitor de 21 polegadas em campo, alimentar o bixinho, carregar pra cima e pra baixo…
isaias goncalves disse:
depende vc tem problema de vista ?
se sim esqueça os óculos
eu mesmo uso uma tela de 21 polegadas que fica perfeito !
- setembro 19, 2013 às 1:29 pm
kk eu também tenho uma tela de 7 polegadas que uso direto em 12 v ai fica fácil pra carregar !
já na tela de 21 ,uso ela só na minha casa, que fica a uns 5 metro de onde eu faço meus voos kkk
mas já usei um monitor de pc de led com 15 polegadas, e um conversor de imagem, ligados a um inversor de energia , não e tanta coisa e fica perfeito tbm
- setembro 19, 2013 às 2:48 pm
Pra quem usa oculos corretivo, indico o headplay
Já usei o dominador mas me adaptei melhor com o AIO e headplay, mas se fose pra eu montar hoje um setup seria com monitor de 21″!- setembro 19, 2013 às 2:58 pm
Compre o monitor, bem mais em conta, se lhe atender pronto, senão compra o óculos depois…tenho o óculos mas me sinto mais seguro com o monitor, assim posso desviar minha atenção ao multi com mais facilidade
- setembro 19, 2013 às 2:59 pm
Fabiano, não existe “o melhor” no sentido global; é uma questão de preferencia e adaptação pessoal
Vou tentar colocar “a minha” opinião e, voce tira as suas próprias conclusões.
MONITOR: te dá a visão de todas as informações e, ainda, do modelo, em caso de necessidade, referencia, emergência, etc. Tem o inconveniente da claridade, que não chega ser uma situação crítica ao ponto de inviabilizar ou condenar o seu uso.
OCULOS: te dá a imersão total e voce vai “sentir” como se estivesse dentro do modelo, voando lá de cima; é uma sensação diferente. Tem o risco de, voce se perder e precisar rapidamente achar o seu modelo no seu, se orientar e recuperar a situação.
NOTE + PLACA DE CAPTURA: não é a melhor solução ? Do ponto de vista “qualidade / velocidade da imagem” (tem um delay), naõ é, mas funciona bem e atende às necessidades do “modelista” (não serve parea uma aplicação profissional ou um modelista mais experiente).
Assim, eu acho que voce tem que experimentar todas as situações para depois definir “qual delas é a melhor PARA VOCE” e que se adapta à sua necessidade, comodidade, interesse, satistação, etc..
Como muitos falam aqui, acho que voce vai ler muito isso por aqui, no “FPV NÃO TEM RECEITA DE BOLO PRONTA”; cada um tem que achar “a sua receita pessoal”.
Como experiência, se voce tiver ai dois colegas que tem “oculos iguais” e quando um deles for voar, pega o oculos do outro, coloca no mesmo canal, e “pega uma carona no voo” e experimente esta sensação; é o jeito mais seguro de voce “experimentar” ANTES DE COMPRAR ! Tem gente que odeia giló ! Mas nunca comeu um para saber … e fica com aquela cara de entojado quando um fala “nossa, eu adoooooooro giló” !
- setembro 19, 2013 às 3:11 pm
legal leandro,gosto das suas opinioes.
- setembro 19, 2013 às 4:11 pm
Eu uso os dois. Se um falhar tem o outro. Para pilotar prefiro o óculos.
- setembro 19, 2013 às 4:18 pm
É eu dei uma analisada e vi que na BEVRC tem o monitor de 7 e 10 polegadas especial para FPV e não é nada caro comparado com o óculos, acho que o próximo upgrade será para este!
Obrigado pessoal
- setembro 19, 2013 às 4:55 pm
na FoxTech
tem monitores para todos os gostos, e destaco:
Ai, vai de gosto e adequação … vai na “historinha do giló” que voce acerta !
- setembro 19, 2013 às 5:40 pm
Posso dizer o seguinte:1. A tela é mais utilizado pelo custo e facilidade para aprender a voar;
2. Os óculos são mais caros mas a sensação de imersão total é incrível, fiz um voo de 10 Km (5+5) e foi incrível!
Sempre uso os dois em paralelo, mesmo porque o FPV deve ser praticado com co-piloto pois é mais seguro.
- setembro 20, 2013 às 12:24 pm
se quiser utilizar um monitor pra começar, procure em um camelódromo, que você vai achar por uns 150 reais.
- setembro 20, 2013 às 2:56 pm
Tenho óculos e tela, vantagens e desvantagens para os dois lados.
Óculos:
VANTAGENS: Imersão, praticidade, peso.
DESVANTAGENS: FOV muito pequena (4×3)
Tela:
VANTAGENS: FOV satisfatória (9×6) dá um “parabrisas” mais largo e mais confortável
DESVANTAGENS: Não tem imersão?!?!?!?!?!?!?!?!?!? Agora tem…
SOLUÇÃO: Cabine do piloto com lente de 3 graus, que dá uma imersão melhor do que os óculos, muito, muito, muito melhor por causa da FOV. A ipressão é de 3D, você dentro do lance, o que com os óculos não acontece com tanta perfeição.
- setembro 20, 2013 às 5:01 pm
Olha Émerson que oculos vc já usou? Pergunto porque usei, dominator, AIO, e por ultimo o headplay, olha o que da mais fov na minha opinião e o headplay…muito melhor que monitor com lente! Isso pode até danificar a visão não?- setembro 20, 2013 às 5:22 pm
Primeiro, eu sinceramente eu não teria coragem de enfiar um monitor diante dos meus olhos, na distancia de 15 a 20 cm e ficar lá com ele por meia hora, uma hora, etc… os malefícios nem precisam ser explicados. Acho que existem soluções possíveis, como fazer a lente certa para o olho certo ! Coisa simples e fácil de fazer .. todom undo que usa óculos tem uma consulta em mãos e, em toda cidade esta cheio de óticas ….
Segundo, óculos, eu tenho 2: um FatShark Predator e um HeadPlay.
Predator: peguei a consulta do meu oculista, levei em um laboratório ótico e mandei cortar uma “lente para a minha deficiencia visual” e instalei dentro do fatshark, no lugar existente para isso.
HeadPaly: desmerece isso, porque ele tem um excelente range para correção e, para a minha deficiência, atende perfeitamente.
Diferença entre um e outro; como se trata de uma “situação perceptiva” (que naõ tem como demonstrar), vou recorrer de uma metáfora, que pode explicar:
Predator: igual uma daquelas TVs de tubo, de 29″
HeadPlay: igual uma TV LED Digital de 40″
Enfim, quem usa o HeadPlay, com certeza, não troca e sabe do que eu estou falando.
* nota final: o Predator eu acabei de ceder para um amigo que agora, passa ser seu proprietário.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.