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- setembro 21, 2013 às 2:35 am
Caros amigos, acaba de sair uma regulamentação na França para uso de drones. Que ja vinha sendo tratada desde 2012. Acho que isso, irá ser copiado pela anac, pois tanto nossa ANAC quanto a DGAC frances possuem legislação idêntica.
Algumas coisas me chamaram a atenção, nesta regulamentação criou-se uma lista dos fabricantes de equipamentos, existente na frança. Que tiveram que se registrar junto ao Departamento de Aviação Civil, E tambem uma lista de pessoas e empresas que utilizam comercialmente seus equipamentos, constando endereço, atividade, tipo de equipamento (uma classificação) e tbm informações do fabricante. Que tambem tiveram que preencher algumas fichas cadastrais
Foram criadas 4 classes de operação, e algumas subdivisões com base ao peso da aeronave.
S-1: operação para direcionar o UAV ocorrendo fora da área povoada, com uma distância máxima horizontal de 100 metros do UAV;
– S-2 operação realizada fora de visão directa, a área povoada, em um volume de dimensão horizontal máxima de um quilômetro de raio e altura inferior a 50 m / solo
barreiras artificiais, nenhuma pessoa na terra nesta área em evolução. ;
– S-3: operação realizada em áreas urbanas ou próximo de pessoas ou animais, tendo em vista direta e uma distância máxima horizontal de 100 metros.
– S-4: Atividade específica (transcrições, fotografias, observações e levantamentos aéreos), excluindo a visão direta, a área povoada e não atendem aos critérios de cenário S-2.
Categoria de aeronaves: C aeronave guiada, D: Menos de 2 kg, E: Entre 2 e 25 kg, F: mais de 25 kg a menos de 150 kg, G Mais de 150 kg: tratados pela EASA
(2)Lista de Operadores
http://www.developpement-durable.gouv.fr/IMG/pdf/EXPLOITANTS_DRONES_AU_20082013.pdf
Lista de Fabricantes
http://www.developpement-durable.gouv.fr/document138681
Resumo da Classificação (S1 S2 S3 e S4) e suas permissoes.
http://www.developpement-durable.gouv.fr/IMG/pdf/tableau-synthese-aeronefs-telepilotes.pdf
Relatorio tecnico que deve ser apresentado referente a multirotores
http://www.developpement-durable.gouv.fr/document136388
Acho que essa regulamentação nestes moldes é bem vinda.
http://www.legifrance.gouv.fr/affichTexte.do;jsessionid=?cidTexte=JORFTEXT000025834953
Boa leitura a todos.
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- setembro 22, 2013 às 11:15 am
Obrigado por compartilhar essa informação. Vamos ver se por aqui o pessoal segue a mesma tendência.
- setembro 22, 2013 às 12:56 pm
Henrique, muito legal, se vier nesses moldes sera interessante. resta ver como serao as restricoes e procedimentos de solicitacao de voo aqui no Brasil.
- setembro 22, 2013 às 1:04 pm
Pessoal, sabem informar se a ANAC esta cogitando na obrigatoriedade do BRA para o operador de VANT (RPA) ?
- setembro 22, 2013 às 1:18 pm
É mas quais sao os fabricantes aki no brasil?- setembro 22, 2013 às 1:24 pm
Okamura.
Não tem essa exigência.
A tendência é que o futuro piloto de SARP seja mais próximo do piloto privado do que de aeromodelo. A ANAC não vai abrir mão da exigência do conhecimento de legislação de tráfego aéreo, meteorologia e segurança de voo.
Foi perguntado isto no workshop e alguns sugeriram que o piloto fosse também “piloto de aeromodelos” mas não houve consenso porque eles alegaram que o aeromodelismo está restrito a áreas específicas, clubes, etc. Além disso, apenas na decolagem e pouso é que o piloto assume o comando para operar a aeronave tal qual os aeromodelistas. O voo é praticamente por instrumentos (IFR), sendo assim, não basta apenas saber pilotar um aeromodelo.
Eu suspeito que deverão existir algumas regras específicas para cada tipo de SARP, levando em consideração a classificação da aeronave e sua aplicabilidade.
william okamura disse:
Pessoal, sabem informar se a ANAC esta cogitando na obrigatoriedade do BRA para o operador de VANT (RPA) ?
- setembro 22, 2013 às 1:30 pm
No Workshop foi mostrado esse quadro:
?DNPM
?XMOBOTS
?AGX
?CEMIG/FITEC
?CENPES/PETROBRAS
?SKYDRONESDeve ter muito mais, talvez dezenas de pequenas empresas estão no mercado ainda no anonimato.
romel nogueira disse:
É mas quais sao os fabricantes aki no brasil?
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